Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre passado e confissão.

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre passado e confissão. Empty Dúvida sobre passado e confissão.

Mensagem por Ninha Seg Fev 28, 2011 11:17 am

Gostaria que um padre respondesse essa minha dúvida:

No passado eu tive um namoro e pequei contra a pureza e a castidade, eu terminei o namoro, o tempo passou, me arrependi, confessei os meus pecados, hoje posso dizer que sou outra pessoa e que mudei bastante.
No entanto, hoje apareceu um rapaz muito bom e piedoso em minha vida e não sei se devo contar isso para ele, visto que poderia fazê-lo sofrer muito pois ele leva uma vida casta e possui uma personalidade ciumenta, além disso ele pensa em casamento.
Uma vez que confessei os pecados ao padre, eu preciso contar para esse rapaz?

Ninha

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/02/2011
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre passado e confissão. Empty Re: Dúvida sobre passado e confissão.

Mensagem por alessandro Ter Mar 01, 2011 4:02 pm

Ola Ninha,

Não sou padre e penso que o melhor que vc poderia fazer é procurar um padre que vc confia e conversar com ele, no entanto vou tentar responder sua questão.

Você não tem nenhuma obrigação de contar nada ao rapaz agora, até porque o futuro é incerto e você tem todo o direito de preservar sua intimidade. No entanto, caso o namora se encaminhe para o casamento é um direito do rapaz saber a verdade sobre vc. não que vc deva contar detalhes aquilo do que se arrepende, no entanto ele precisa saber que você não é virgem, na medida em que isso pode ser importante para a decisão dele.

Além do que, será bastante ruim se ele um dia descobrir por outro caminho. fora que acredito que deva ser ruim para vc passar a vida sem contar a ele esse tropeço. Penso que saber sua história não o impedirá de amá-la.

abraços e espero ter ajudado
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre passado e confissão. Empty Re: Dúvida sobre passado e confissão.

Mensagem por Ninha Ter Mar 01, 2011 5:29 pm

Obrigada Alessandro!
Penso que o problema é contar agora ou não contar nunca mais pois o tempo é um agravante, o que pode gerar mágoas mais profundas.
O que eu gostaria mesmo de saber é se é pecado omitir isso do rapaz, lembrando mais uma vez que isso já foi confessado com um padre.

Ninha

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/02/2011
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre passado e confissão. Empty Re: Dúvida sobre passado e confissão.

Mensagem por alessandro Qua Mar 02, 2011 7:26 am

Ola Ninha,

Não sei se devo usar o termo pecado, mas penso que é um direito do seu futuro esposo saber. Mesmo porque caso ele case com você em virtude da virgindade (e vc não é virgem), isso pode um dia ser motivo de nulidade matrimonial. Afinal de contas uma informação importante para a decisão dele lhe foi "negada".

Além disso, se coloque no lugar dele, acredito que vc iria preferir saber.
Bom, vou rezar para que vc tome a melhor decisão.

abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre passado e confissão. Empty Re: Dúvida sobre passado e confissão.

Mensagem por Ninha Qua Mar 02, 2011 2:47 pm

Obrigada,

Vou esperar o que o Pe. tem a dizer, mas acho que ele não leu.

Ninha

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/02/2011
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre passado e confissão. Empty Re: Dúvida sobre passado e confissão.

Mensagem por Pe. Anderson Qui Mar 03, 2011 4:26 pm

Cara Ninha e caro Alessandro,

Em primeira lugar, desculpar por nao ter respondido à questao antes, estava realmente dificil para mim ter tempo essa semana.

Depois diria a Ninha: espero que seu namorado nao conheça jamais nosso forum e nao leia nunca esse tópico, pois nesse caso sua pergunta perderia o sentido.

Desculpa a brincadeirinha. Falando sério, estou de acordo com o Alessandro, no que ele disse. Mas vamos acrescentar um pouco mais.

Certamente os pecados confessados sao perdoados totalmente por Deus. Em princípio nao há nenhuma obrigaçao de se contar pecados que fizemos a outras pessoas que nao tem o direito de saber os mesmos e que nao sao afetadas pelos mesmos.

Agora, no seu caso: eu concordo com o Alessandro que o melhor é voce contar, no principal ao seu namorado. O motivo é o que foi apontado pelo Alessandro: se ele casa com voce confiando na sua virgindade e, depois do casamento, constata que essa nao existia, ele pode se sentir enganado e pode realmente recorre aos tribunais eclesiásticos e o casamento pode ser declarado nulo. Entao, o melhor é contar o essencial. Nao ha necessidade de se entrar em detalhes, mas a parte principal creio que ele tem o direito de saber.

Também é importate para que voces conversem e cheguem a conclusao de que querem lutar juntos para viver um namoro santo e um casamento fiel. A experiencia nos diz que só quem luta por viver a castidade no namoro, consegue, com menor dificuldade, viver a fidelidade no matrimonio. O sentido da castidade é pois que "o verdadeiro amor sabe esperar".

Vale a pena ver esse video:

https://www.youtube.com/user/VidaeCastidade?blend=3&ob=5#p/u/18/BmC7ZBF9UQM

Acho que respondo o central da sua questao. Se nao, podemos continuar com a resposta. Grande abraço e que Deus os abençoe.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre passado e confissão. Empty Re: Dúvida sobre passado e confissão.

Mensagem por Ninha Sex Mar 04, 2011 9:12 am

Agradeço pela resposta Padre Anderson,

Eu ainda tenho muita indecisão por ele ser muito ciumento. Eu já fui bem ciumenta também e isso é um sofrimento terrível. Gostaria de poupá-lo desse sofrimento.
De uma maneira simples: "É pecado ou não é pecado omitir isso?"

Obrigada!


Ninha

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/02/2011
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre passado e confissão. Empty Re: Dúvida sobre passado e confissão.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos