Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

2 participantes

Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Catholic Seg Out 18, 2010 2:47 pm

Só esclarecendo: minha dúvida não é em relação ao nosso livre arbítrio junto com onisciência de Deus.
Os que foram/vão ao inferno foram/vão por culpa própria até pq poderiam não ter ido, pois, tinham/têm o livre arbítrio.

A onisciência de Deus não faz disso uma contradição, pois, o saber DEle não nos manda ao inferno.

Eusébio Pânfilo: "o conhecimento prévio dos eventos não é a causa de que tenham ocorrido. As coisas não ocorrem [somente] porque Deus sabe. Quando as coisas estão para ocorrer, Deus o sabe"[

Santo Agostinho: "assim como você, pelo exercício da memória, não obriga a ocorrência dos eventos passados, tampouco Deus, por sua presciência, obriga a ocorrência dos eventos futuros"

A questão é: Se Ele sabe antes mesmo de criar por quê criar? A pergunta não serve somente sobre Judas, mas também qualquer outro que teve o mesmo fim.

1. Temos livre-arbítrio.
2. Deus é onisciente, como tal, sabe o que arbitraremos (presciência).
3. Se sabe o que arbitraremos antes mesmo de nos criar, pq criar aqueles que arbitrarão o pecado a ponto de ir ao inferno?
Catholic
Catholic

Mensagens : 103
Data de inscrição : 18/10/2010
Idade : 31
Localização : Porto Alegre

http://www.digitusdei.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Re: Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Binhokraus Seg Out 18, 2010 3:19 pm

Primeiramente bem vindo ao nosso fórum!

Já temos um tópico que trata do assunto. Gostaria que você desse uma olhada nesse tópico, e se a dúvida persistir convido você a reafirmar sua dúvida dentro do referido tópico. Segue abaixo o link:

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/filosofia-e-teologia-f1/predestinacao-e-onisciencia-divina-t610.htm

Neste outro link, também tratamos deste tema:
https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/filosofia-e-teologia-f1/onisciencia-de-deus-t4.htm

Quero dizer que peço isso para uma melhor organização do fórum, e para evitarmos assuntos repetitivos. Dentro deste tópico acima já tem uma bela discussão sobre este tema.

Abraços, permanece em Deus!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Re: Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Catholic Seg Out 18, 2010 3:28 pm

Obrigado Cleber, primeiramente. Lerei os tópicos, caso não sane minha dúvida, volto com a pergunta lá.

Vlw.
Catholic
Catholic

Mensagens : 103
Data de inscrição : 18/10/2010
Idade : 31
Localização : Porto Alegre

http://www.digitusdei.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Re: Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Catholic Seg Out 18, 2010 3:38 pm

O tópico mais semelhante está bloqueado Neutral
Vou entrar em contato com o sr. Thales Wink

Abraços.
Catholic
Catholic

Mensagens : 103
Data de inscrição : 18/10/2010
Idade : 31
Localização : Porto Alegre

http://www.digitusdei.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Re: Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Binhokraus Seg Out 18, 2010 3:48 pm

Se restam dúvidas, pode faze-las aqui mesmo, já que o tópico que mais se aproxima está trancado.
Abraço
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Re: Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Catholic Seg Out 18, 2010 4:10 pm

Ok.

Vou partir segundo o que você colocou lá sobre possibilidades. Poderíamos dizer, então, que presciência é saber todas as possibilidades, mas não necessariamente qual será a escolha? No caso, Deus não sabe o que arbitraremos, mas as diversas possiblidades que poderemos arbitrar?

Por exemplo:

Vejo um cego na rua, e aviso: o sinal está verde. Sei que nesse caso há duas possibilidades de ocorrências (quanto o aviso), uma seria ele me escutar e não atravessar a rua, esperando o sinal vermelho, outra seria ele não me dar ouvidos e atravessar o sinal verde (e isso daria duas possibilidades [quanto o tráfego e o cego] também, uma seria ele ser atropelado, outra não).

Seria isso a presciência?
Catholic
Catholic

Mensagens : 103
Data de inscrição : 18/10/2010
Idade : 31
Localização : Porto Alegre

http://www.digitusdei.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Re: Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Binhokraus Seg Out 18, 2010 4:22 pm

Só quero fazer uma correção. Deus sempre sabe das nossas escolhas.

Eu disse em um dado momento que Deus não saberia da escolha que tomamos mas sim das possibilidades de acontecimento dessas escolhas. Isto está impreciso. Deus sempre sabe o que iremos escolher.

Sobre a pré-ciência. No primeiro link que coloquei pra vc, a discussão parou exatamente neste ponto. Lá o Pe. Anderson postou um link para uma explicação para a pré-ciência. E eu fiz considerações após ter lido os artigos nos referidos links. Convido você a fazer o mesmo.

Respondendo novamente a questão e me corrigindo. Sim, Deus sabe o que arbitraremos. O problema em se discutir isso é a questão do tempo continuo, que é uma realidade da qual nós não nos desligamos. Deus tem tudo diante dos olhos como um eterno presente, e isso é difícil para nossa compreensão. Por essa razão mesmo é difícil compreender essas questões.

Porém o fato de saber não exclui a minha liberdade. Um leitura nos links já referidos explicam essa questão e acredito ser desnecessário reescreve-las aqui. Porém, caso você julgue melhor eu transcrevo aqui.
Abraços
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Re: Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Catholic Seg Out 18, 2010 4:58 pm

Li o link. Parece-me que esta é uma questão que vai além da nossa razão, porque parte de algo também incompreensível. Meu raciocínio está correto?
Catholic
Catholic

Mensagens : 103
Data de inscrição : 18/10/2010
Idade : 31
Localização : Porto Alegre

http://www.digitusdei.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Re: Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Binhokraus Seg Out 18, 2010 5:12 pm

De fato a questão vai além de nossa razão. Não conseguimos atingir uma totalidade da resposta por não conseguirmos entender certos conceitos. Sobre partir de algo incompreensível, eu, particularmente, não gosto de usar este termo, mas eu acredito que este é um fator transitório, ou seja, no momento não compreendemos, mas creio que em algum momento possa se tornar compreensível. Incompreensível soa como algo que jamais conseguiremos explicar, e acredito que em algum momento, mesmo que seja juntos de Deus, as compreenderemos. E também tenho uma convicção pessoal, que ainda compreenderemos muitas coisas, a medida que nosso conhecimento e sabedoria forem avançando. Deus nos vai revelando a medida que temos capacidade de compreender, e a nossa capacidade, embora finita, é bem grande, e acredito que temos muito o que aprender ainda.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Re: Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Catholic Seg Out 18, 2010 5:18 pm

Realmente, você está certo. Obrigado pelas respostas.
Catholic
Catholic

Mensagens : 103
Data de inscrição : 18/10/2010
Idade : 31
Localização : Porto Alegre

http://www.digitusdei.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou? Empty Re: Se Deus sabia que Judas iria ao inferno antes mesmo de criá-lo pq criou?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos