Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sacerdotes, Freiras e leigos consagrados

2 participantes

Ir para baixo

Sacerdotes, Freiras e leigos consagrados Empty Sacerdotes, Freiras e leigos consagrados

Mensagem por Bernardo Ter Jun 15, 2010 9:44 pm

Olá, costaria que alguém me explicasse melhor a diferença entre sacerdotes, freiras e leigos consagrados.

O que leva uma pessoa a decidir ser leigo consagrado e não sacerdote? Ou ser leiga consagrada e não freira?

A diferença entre freira e leiga consagrada pra mim é quase nula. Se alguém puder me explicar melhor ficaria agradecido.

Fiquem com Deus
Bernardo
Bernardo

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Sacerdotes, Freiras e leigos consagrados Empty Re: Sacerdotes, Freiras e leigos consagrados

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Jun 16, 2010 6:28 am

Caro Bernardo,

Que a paz de Jesus esteja sempre no seu coração!

É muito interessante esse seu questionamento e muito oportuno, pois as pessoas preisam conhecer melhor estas questões da nossa igreja.

Quando você diz que a diferença entre freira e leiga consagrada é quase nula, isso é verdade em relação à consagração. Entretanto, há vários fatoreso que diferenciam uma coisa da outra como carismas específicos, as questões inerentes à condição de celibatárias, de pobreza, de obediência, estabilidade e outros aspectos que variam de acordo com as peculiaridades de cada pessoa consagrada e, no caso das freiras, de acordo com as regras de cada congregação. Mas na verdade são coisas diferentes, embora que parecidas.

Muitas leigas consagradas são casadas, enquanto que as freiras fazem os votos de pobreza, obediência e castidade, dentre outros que são peculiares a algumas congregações.

Por outro lado, as leigas consagradas, em muitos casos, não fazem os votos dos chamados conselhos evangélicos, mas fazem votos específicos de acordo com o carisma que abraçam.

Peço desculpas, pois chegou a hora do trabalho e tenho que ir embora.

Penso que contribui de alguma maneira, mas tenho ainda o que falar a respeito do sacerdote.

Mais tarde continuo, ok ?

Um grande abraço !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Sacerdotes, Freiras e leigos consagrados Empty Re: Sacerdotes, Freiras e leigos consagrados

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qui Jul 08, 2010 7:05 am

Meu Caro Bernardo,
Que a paz de Jesus esteja sempre com você !
Conforme afirmei no término do meu ultimo colóquio, estou indicando alguns tópicos do nosso fórum que nos ensinam muita coisa respeito do scerdote. Antes, porém, gostaria de chamar a atenção para o fato de tais temas estarem expostos sob a forma de diálogo, onde aparecem várias opiniões que muitas vezes divergem umas das outras, mas nos ensinam muito. São elas:
Acredito que estes dois tópicos mostram com muita clareza a diferença entre as vocações do leigo e do sacerdote.
Por fim, gostaria de indicar o seguinte livro:
AUNEAU, Joseph. O Sacerdócio na Bíblia. São Paulo: Paulus, 1994.
É um livro fininho (80 páginas) que faz uma abordagem a respeito da figura do sacerdote sob os mais diversos aspectos da história do povo de Deus. Vale a pena ser estudado.
Um grande abraço e, que Deus o abençoe !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Sacerdotes, Freiras e leigos consagrados Empty Re: Sacerdotes, Freiras e leigos consagrados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos