Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esclarecimento Biblico para Espiritas

+2
Manuel Portugal Pires
Yuri07
6 participantes

Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por Yuri07 Qui Abr 22, 2010 8:27 pm

O erro verdadeiramente nos destrói e nos afasta do caminho da salvação. Só a verdade, que é Cristo, é que é capaz de nos salvar. É importante dizer que a santa Igreja Católica recebeu de seu fundador Jesus Cristo o mandato de anunciar a verdade (ele) a todos os povos, dando-lhe o Espírito Santo para que permanecesse com ela e a livrasse do erro. Edificou essa Igreja sobre Pedro para que fosse o pastor visível de suas ovelhas. Qualquer comunidade que esteja separada do sucessor de Pedro está sujeita ao erro. Mesmo que ela contenha a bíblia, se não está em comunhão com Pedro, está sujeita a interpretações errôneas dela. Portante, em nenhuma comunidade que esteja separada da verdadeira Igreja de Cristo está a verdade, seja a comunidade espírita, protestante ou de qualquer outra religião.
Yuri07
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 33
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por Yuri07 Qui Abr 22, 2010 8:58 pm

Com relação à intercessão dos santos, isso já foi bem discutido neste forum. Contudo, há muitas pessoas novas e para dar continuidade à discussão e não deixá-la incompleta, pretendo continuar falando da questão.

Falar do mundo dos mortos antes da morte de Cristo, não é a mesma coisa que falar dele depois. Todos os mortos, tendo sendo bons ou maus, iam para o chamado mundo dos mortos. Lá os santos (justos) de Deus aguardavam a sua redenção. Quando Cristo morre e desce aos mortos, ele liberta os seus santos, abrindo-lhes o céu. Lá no céu, os santos, contemplando a face de Deus, não deixam de pedir a Deus pela Igreja que ainda se encontra peregrina sobre a terra.

Para continuar, não há melhor que a explicação dada por Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, em sua obra A Oração.

É necessária a intercessão dos santos para se obter a graça divina?
Levanta-se aqui a questão se a intercessão dos santos é necessária, para se obter a graça divina. Que seja lícito e útil invocar os santos como intercessores, para eles suplicarem, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que nós por nossos deméritos não somos dignos de receber, é doutrina da Igreja, como declarou o Concílio de Trento: "É bom e útil invocar humildemente os santos, e recorrer à sua proteção e intercessão, para impetrar benefícios de Deus por seu divino Filho, Jesus Cristo".

O ímpio Calvino reprova esta invocação dos santos, mas sem razão, pois, é lícito e proveitoso invocar em nosso auxílio os santos vivos, e pedir-lhes que nos ajudem com suas orações. Assim fazia o profeta Baruc, dizendo: "E rogai por nós ao Senhor, nosso Deus" (Br 1, 13). E São Paulo: "Irmãos, rogai por nós" (1Ts 5, 25). Deus mesmo quis que os amigos de Jó se recomendassem às orações do seu fiel servo, para lhes ser misericordioso em vista dos merecimentos dele... "Ide ao meu servo Jó... e Jó, o meu servo, orará por vós e eu volverei misericordioso o meu olhar para ele" (Jó 42, 8). Se é lícito recomendar-se aos vivos, como então não será lícito invocar os santos, que, no céu, mais de perto gozam de Deus? Isto não é derrogar a honra que se deve a Deus, mas duplicá-la, assim como na terra podemos honrar e venerar o rei em sua pessoa, e também na pessoa dos seus servos. É por isso que Santo Tomás diz ser útil invocar e recorrer a muitos santos, "porquanto pela oração de muitos, às vezes, se alcança o que pela oração de um só não se obteria". Poderá alguém objetar e dizer: de que serve recorrer aos santos para que rezem por nós, quando eles já pedem por todos quantos são dignos disso? Responde o mesmo santo Doutor que alguns não seriam dignos de que os santos rezassem por eles, mas tornam-se dignos recorrendo com devoção aos santos.
Yuri07
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 33
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua maio 12, 2010 2:46 pm

O que é que eu tenho a dizer acerca da questão dos mortos?

Todos somos solidários, e até respondemos pelos nossos mortos, isto é podemos pagar pelas asneiras dos nossos mortos antepassados.

Mas quanto a intercessores, sabemos onde estão os vivos e podemos interceder uns em favor dos outros, mas quanto aos mortos não sabemos nada; eu pelo menos nada sei. Por isso para quê pedir a sua intercessão?!

Se eles o puderem fazer que o façam e isso é bom, mas comunicar com mortos, acho isso ridículo.
Eu nem sei se eles me podem ouvir, penso que não ouvem nada, mesmo os mais santos. Não têm, julgo eu, o dom da ubiquidade.
Uma pessoa que eu julgo «santa» também pode na verdade não o ser aos olhos de YHWH. Eu não julgo ninguém, mas YHWH.
Acho que é prudente não nos metermos em coisas «ocultas», desconhecidas; acho que pode até ser perigoso.

Mas cada um é senhor e responsável pelo que faz e deve assumir as consequências.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por Nita Qui maio 13, 2010 7:43 am

Bom dia a todos!

Antes de mais, peço desculpa pela minha ignorância, mas o que significa YHWH?

Tenho estado a ler alguns tópicos e já vi estas letras noutros temas também, alguém me pode ajudar?

Agradeço desde já.

Um abraço fraterno

Nita

Nita

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/04/2010
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui maio 13, 2010 8:17 am

YHWH que em hebraico se escreve יהוה , é o SANTO NOME DE DEUS, o DEUS e PAI de Yeshua (mais conhecido por Jesus), quando fazemos corresponder os caracteres hebraicos para os que nós usamos na nossa língua.

A propósito Yeshua (vem de YaHSHUA) que quer dizer YaH (abreviatura de YHWH) salva. YaH (ou YHWH) é DEUS.

Quando dizemos Aleluia ( allelu-YaH) queremos dizer: Bendigamos (ou louvemos) a YaH.

O significado das palavras ajudam-nos no nosso conhecimento relativo às coisas espirituais, principalmente quando as queremos compreender melhor.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por Pe. Anderson Seg Jul 12, 2010 10:30 am

Caros amigos,

Sobre o tema aqui proposto (a relaçao entre cristianismo e doutrina espírita) está exposto num artigo meu em outro tópico do nosso fórum:

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/cristianismo-hoje-f4/museu-secreto-das-almas-no-vaticano-reportagem-do-fantastico-t742.htm

Creio que aí está bem explicada a questao.

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por quemtembocadizaverdade Dom Set 26, 2010 11:10 am

católicos e espíritas não são muito diferentes, ambos creem na vida após a morte e acendem velas para mortos. por isso na sexta estão no centro e domingo na missa. fazem isso harmonicamente.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Set 26, 2010 3:34 pm

Não se pode, pelo pecado de uns, se atribuir a todos o mesmo conceito. Tenho certeza que há pessoas que se dizem católicas que frequentam sessões espíritas, como também há protestantes. Entretanto, não posso ser incoerente fazendo tal generalização. Tal procedimento é, no mínimo, falta de bom senso.

Um grande abraço !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por quemtembocadizaverdade Dom Set 26, 2010 5:10 pm

nunca ouvi falar de um protestante fazendo isso
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Set 26, 2010 5:49 pm

Pois eu conheço vários, entretanto, não posso acusar toda uma igreja por conta do procedimento de alguns dos seus membros. Isso seria hipocrisia, como seria hipocrisia acusar os apóstolos de traidores de Jesus porque Judas, que correspondia a 8,33% dos apóstolos, traiu o Divino Salvador.

Um grande abraço!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por quemtembocadizaverdade Dom Set 26, 2010 8:21 pm

pode ser em todo lugar existem os que não são firmes em seus princípios
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Set 27, 2010 5:57 am

E isso vale, para não sermos hipócritas, tanto para protestantes como para católicos !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Fugi do espiritismo, magia e da comunicação com os mortos:

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sáb Ago 27, 2011 9:05 am

Isaías escreveu:
19*Hão-de dizer-vos: «Consultai os espíritos dos mortos e os adivinhos que murmuram e predizem o futuro. Porventura não deve o povo consultar os seus deuses e consultar os mortos em benefício dos vivos20Quando vos falarem assim, respondei: «Só devemos dar ouvidos às instruções do SENHOR.» Quem não actuar assim não verá a aurora.
(Isaías 8,19)
Moisés escreveu:
9«Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te há-de dar, não imites as abominações daquelas gentes. 10*Ninguém no teu meio faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha; ou se dê a encantamentos, aos augúrios, à adivinhação, à magia, 11ao feiticismo, ao espiritismo, aos sortilégios, à evocação dos mortos, 12porque o SENHOR abomina todos os que fazem tais coisas. Por causa dessas abominações é que o SENHOR, teu Deus, desaloja da tua frente essas gentes. 13Entrega-te inteiramente ao SENHOR, teu Deus!

(Deuteronómio 18,11)
E muitos dos que se tinham dedicado à magia trouxeram os seus livros e queimaram-nos diante de todos. O valor dos livros foi calculado em cinquenta mil moedas de prata. (Actos 19,19)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento Biblico para Espiritas Empty Re: Esclarecimento Biblico para Espiritas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos