Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falsa polêmica - comparação entre antissemitismo e acusações de pedofilia

Ir para baixo

Falsa polêmica - comparação entre antissemitismo e acusações de pedofilia Empty Falsa polêmica - comparação entre antissemitismo e acusações de pedofilia

Mensagem por alessandro Seg Abr 05, 2010 1:14 pm

No último sábado santo encontrei um amigo querido que não frequenta a Igreja e ele me disse em tom de brincadeira:

viu o Papa comparou as acusações de pedofilia ao clero ao antissemitismo. conhecendo este tipo de colocações, respondi dizendo que não devia ser bem e assim. Depois vi que alguns setores da mídia falavam algo parecido. no entanto bastante deturpado.

vamos aos fatos:

1 - essa suposta comparação não foi feita pelo Papa, mas se encontra na homilia de sexta-feira santa do frei Raniero Cantalamessa, pregador da casa pontifícia e um dos meus autores favoritos.

2 - a situação da pedofilia é fortemente condenada na própria homilia.

3 - quem comparou a situação da Igreja não foi o frei Raniero, mas um amigo judeu do mesmo em uma carta que ele citou com autorização do amigo.

4 - a citação da carta buscava ser um jeito de proximidade com os irmão da antiga aliança.

cito abaixo o trecho da homilia para que tirem suas próprias conclusões:

Por uma rara coincidência, neste ano nossa Páscoa cai na mesma semana da Páscoa judaica, que é a matriz na qual esta se constituiu. Isso nos estimula a voltar nosso pensamento aos nossos irmãos judeus. Estes sabem por experiência própria o que significa ser vítima da violência coletiva e também estão aptos a reconhecer os sintomas recorrentes. Recebi nestes dias uma carta de um amigo judeu e, com sua permissão, compartilho um trecho convosco. Dizia:

“Tenho acompanhado com desgosto o ataque violento e concêntrico contra a Igreja, o Papa e todos os féis do mundo inteiro. O recurso ao estereótipo, a passagem da responsabilidade pessoal para a coletividade me lembram os aspectos mais vergonhosos do anti-semitismo. Desejo, portanto, expressar à ti pessoalmente, ao Papa e à toda Igreja minha solidariedade de judeu do diálogo e de todos aqueles que no mundo hebraico (e são muitos) compartilham destes sentimentos de fraternidade. A nossa Páscoa e a vossa têm indubitáveis elementos de alteridade, mas ambas vivem na esperança messiânica que seguramente reunirá no amor do Pai comum. Felicidades a ti e a todos os católicos e Boa Páscoa”.

Também nós, católicos, felicitamos os irmãos judeus, desejando-lhes Boa Páscoa. E o fazemos com palavras de seu antigo mestre Gamaliel, inseridas no Seder pascal hebraico e incorporadas na mais antiga liturgia cristã:



“Ele nos conduziu

da escravidão à liberdade,

da tristeza à alegria,

do luto à festa,

das trevas à luz,

da servidão à redenção

Por isso diante dele dizemos: Aleluia” [5]


é triste ver meias-verdades sendo usadas para atacar. A ignorância é muitas vezes uma arma muito cruel.

de qq forma indico a leitura da bela e inteligiente homilia do Frei Raniero, que traz pontos interessantíssimo para nossa meditação. a homilia se encontra no seguinte endereço:

http://www.cantalamessa.org/pt/predicheView.php?id=357

abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos