Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maria = Igreja = Mulher = ?

4 participantes

Ir para baixo

Maria = Igreja = Mulher = ? Empty Maria = Igreja = Mulher = ?

Mensagem por gigantty Qui Mar 25, 2010 12:39 am

Olá amigos, a Paz do Senhor esteja convosto!
Aqui estou eu novamente. Usei esse título para o tópico pois em Apocalipise 12 tenho certas dificuldades de entender o real sentido de Maria como Mulher e Igreja no decorrer dos textos.

O texto ora parece apenas resumir alguns fatos da vida de Cristo.
Em outras interpretassões vê-se a Mulher como a Igreja e o Dragão como o Império da época tentando destruí-la.

No catecismo aprendi que este texto se refere a assunção de Nossa Senhora. Porém a algum tempo atras um colega protestante questionou esta passagem, segundo ele a figura da Mulher simboliza o povo de Israel e as 12 tribos.
Minha dúvida não é na fé, e sim no fundamento, pois creio Sim, no que a Igreja nos ensina, mas por falta de conhecimento não tive como defender minha fé.

Conversando com um outro amigo Católico ele me explicou que devemos ser atentos ao que o evangelista pretende dizer com livro no geral, também pesquisar em que época e tipo de linguagem o livro foi escrito para não prendermos o entendimento a pequenos trechos e esquecer da idea geral.

Confesso que fiquei um tanto mais confuso depois disso tudo, e não sei exatamente por onde começar a estudar este livro.
Gostaria de vocês, se possível, uma explicação melhor.

Abraço forte!
Fiquem com Deus!
gigantty
gigantty

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 36
Localização : Magé - RJ

http://www.blogdoscampistas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maria = Igreja = Mulher = ? Empty Re: Maria = Igreja = Mulher = ?

Mensagem por Pe. Anderson Qui Mar 25, 2010 4:22 am

Caro Giganthy,

Dê uma olhada na explicaçao dada por Santa Edith Stein a esse tema. O texto que eu coloquei dela no fórum fala exatamente entre a Igreja, Maria e a mulher.

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/filosofia-e-teologia-f1/a-mulher-como-membro-do-corpo-mistico-de-cristo-edith-stein-t665.htm

Em outro tópico esse tema também foi muito trabalhado. Dê uma olhada nos textos e depois coloque suas dúvidas.

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/questoes-disputadas-f7/porei-inimizade-entre-ti-e-a-mulher-entre-a-tua-descendencia-e-a-dela-gn-3-15-t558.htm?highlight=inimizade

Grande abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Maria = Igreja = Mulher = ? Empty Re: Maria = Igreja = Mulher = ?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui maio 06, 2010 2:30 pm

A mulher do cap. 12 de Apocalipse embora a identifiquem com a mãe de Yeshua, posso dizer que essa identificação é forçada.
Ora reparem e leiam bem: (Apoc.alipse 12))

1*Depois, apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de Sol, com a Lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça. 2Estava grávida e gritava com as dores de parto e o tormento de dar à luz.

Estava no céu com dores de parto e com o tormento de dar à luz.

Ora a mãe de Yeshua, não deu à luz no céu, mas aqui, na terra.

Mas Yeshua já estava no céu, junto do PAI (YHWH) antes de nascer HOMEM.
Logo, a mulher aponta para algo simbólico e humano do qual faz parte Cristo.
Assim, no céu é a cabeça (Cristo) do seu corpo, que ao assumir a HUMANIDADE, esta passou a fazer parte d'Ele.

Obs. A mulher grávida no céu, não é "Maria" nem nenhuma mulher, mas quer dizer que tal como uma mulher está grávida é chegado o tempo do «Filho de YHWH», que ainda estava no céu, se fazer Homem. Logo que Miriam engravidou, a «mulher simbólica» passou do céu para a terra.

É por isso, que a mulher (a HUMANIDADE como corpo de CRISTO) passou a ser perseguida na terra pelo Dragão.

Miriam, (mãe de Yeshua) faz parte do corpo do Cristo Humano, como qualquer outra pessoa, mas ela teve o privilégio de ser o elo pelo qual o «FILHO de YHWH» assumiu a nossa HUMANIDADE. Ela foi a PORTA da humanização do Cristo. Talvez, é por isso que a confundam com a «mulher» do Apocalipse cap. 12.

Contudo, devo lembrar que em simbolismos a mulher fugiu para o «deserto», e que no cap 17 de Apocalipse João vê neste deserto terreno uma mulher prostituta.

Ora esta imagem simbólica deve-nos alertar para a evolução negativa que teve o chamado cristianismo ao longo da história da HUMANIDADE, afastando-se cada vez mais dos princípios deixados pelo Cristo, a nossa Cabeça.

Se escondermos a cabeça na «areia» do deserto, como faz a avestruz, nunca nos conseguiremos aperfeiçoar, mas ficaremos cada vez mais cegos e insensatos.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Maria = Igreja = Mulher = ? Empty Re: Maria = Igreja = Mulher = ?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sex maio 07, 2010 5:51 am

Meu Caro Manuel,
Que a paz do Senhor Jesus esteja sempre no seu coração!
Me parece haver um eqüívoco na sua descrição quando você relaciona a Mulher Gloriosa (Ap 12,1-18) à Meretriz (Ap 17,1-8).
Entendo que deve haver um esclarecimento dessa questão para um melhor desenvolvimento da discussão deste tópico no nosso fórum.
Um grande abraço, e que Deus o abençoe poderosamente hoje e sempre!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Maria = Igreja = Mulher = ? Empty Re: Maria = Igreja = Mulher = ?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex maio 07, 2010 8:16 am

Sim, há uma relação simbólica.

«Mulher», penso que anda relacionado com o povo de DEUS. Jerusalém, capital de Israel, é chamada a «esposa» de YHWH. (Isaías 54,6)
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Is+54#6

No chamado cristianismo a mulher (o cristianismo nas pessoas) tinha o aspecto glorioso da mulher do cap. 12 do Apocalipse (falando, no ponto de vista espiritual, claro, porque no ponto de vista material essa mulher - o cristianismo - era mesmo miserável).

Essa mulher espiritualmente gloriosa teve que fugir para o deserto, devido às perseguições do DRAGÃO (figura simbólica de Satã e seus acólitos).

Mas à medida que o tempo foi andando o cristianismo (doutrina de Yeshua no coração das pessoas, principalmente nos mais responsáveis) foi-se corrompendo, devido à sede do PODER TERRENO. É por isso que João vê nesse deserto, para onde fugiu a mulher gloriosa do cap. 12, e a descreve no cap.17 da forma que todo o mundo pode ler.
Representa, para mim a corrupção lenta e paulatina do cristianismo de forma que chegou ao ponto que toda a gente que ler a história de uma forma imparcial pode apreender. Só quem é cego é que não enxerga.

Essa mulher do cap. 17 de uma forma majestosa (Apoc. 17,4)

http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Ap+17

« 4*A mulher estava vestida de púrpura e escarlate, coberta de ouro, de pedras preciosas e de pérolas. Tinha na mão uma taça de ouro cheia ...»

Faz-me lembrar, não apenas os Imperadores ROMANOS, mas também as Igrejas cristãs no seu apogeu material.
Mesmo hoje, há marcas indeléveis que a identificam.

Uma pessoa quando toma posse do poder, cega e não consegue ver os seus defeitos. Mesmo os estudantes que mais criticam os defeitos dos seus professores, fazem pior que os mesmos quando ocupam igual responsabilidade. No filme «O Ben HUR» podemos ver também dois amigos intimos e sinceros, mas quando um teve o poder de «ROMA» foi implacável para com o seu fiel amigo: «Judá Ben Hur», por causa de o PODER o ter corrompido. Muito trágico, e cego. Pergunto: «Onde afinal está a amizade (agape αγάπη ) das pessoas?!»

Se substituirmos a palavra simbólica «mulher» por «vestido de noiva», é fácil de enxergar como esse vestido simbólico se sujou e muito. A «noiva» que se senta no deserto deste mundo tornou-se diferente e irreconhecível: Deixou de ser a mesma. Se viesse cá alguém do século I, diria que não é a mesma. É fácil imaginar, pelo menos para mim.

Bem sabemos que a linguagem do livro do Apocalipse é simbólica e profética.
Portanto presta-se a falar através de símbolos acerca do que estava para vir, e aconteceu realmente.

Da mesma forma Pedro (a PEDRA, a ROCHA, KEFAS) pensava que era capaz de ser totalmente fiel ao MESTRE, mesmo se para isso tivesse que dar a sua VIDA. (Marcos cap 14,30)

29*Pedro disse: «Mesmo que todos venham a abandonar-te, eu não.» 30E Jesus disse: «Em verdade te digo, que hoje, esta noite, antes de o galo cantar duas vezes, tu me terás negado três vezes.» 31Mas ele insistia com mais ardor: «Mesmo que tenha de morrer contigo, não te negarei.» E todos afirmaram o mesmo.


Na verdade, eu tenho muito receio das palavras das pessoas que se consideram infalíveis e muito confiantes em si mesmas, porque o mais certo é fracassarem.

É assim esta vida, e Yeshua sabia-o bem: «tu me negarás 3 vezes»

Por isso volto a terminar com as mesmas palavras que julgo sábias.

«É muito perigoso escondermos a cabeça na areia do deserto, como faz a avestruz. Isso não resolve NADA. É melhor reconhecer a nossa triste VERDADE, e procurar as soluções para sairmos do perigo eminente.»

NOTA: Ora isto não quer dizer que Yeshua vai apresentar ao PAI uma noiva corrupta e meretriz.
O Próprio Paulo diz
«Ele quis apresentá-la esplêndida, como Igreja sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. » (Efésios 5,27).
Mas isto é outra coisa que não faz parte deste MUNDO onde habita o pecado, como o Reino de Yeshua também não faz parte.(João 18,36)


2ª Pedro 3,13
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Maria = Igreja = Mulher = ? Empty Re: Maria = Igreja = Mulher = ?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom maio 09, 2010 6:04 am

Meu Caro Manuel,
Que a paz do Senhor esteja sempre nos nossos corações !
Perquirindo o seu primeiro colóquio neste tópico, tenho encontrado alguns aspectos que me parecem equivocados.
O primeiro, conforme expus na minha primeira participação, diz respeito à relação que você faz entre a Mulher Gloriosa (Ap 12,1-18) e a Meretriz (Ap 17,1-18).
O segundo é percebido, salvo engano de minha parte, quando você afirma que a Mulher (Ap 12) não é Maria, a Mãe de Jesus, considerando que "a mãe de Yeshua, não deu à luz no céu, mas aqui na terra".
Nesta sua frase, fica muito claro a desconsideração de tempo e lugar onde Maria deu à luz, ponderando que João viu tal sinal no céu vários anos após o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus.
Mais na frente, você faz outra afirmação que, ao meu ver, coloca a primeira "em xeque". Trata-se da seguinte observação: "a mulher grávida no céu, não é Maria nem nehuma mulher, mas quer dizer que tal como uma mulher está grávida é chegado o tempo do filho de YHWH, que ainda estava no céu, se fazer homem. Logo que Mirian engravidou, a mulher simbólica passou do céu para a terra".
Aqui, repito, salvo engano de minha parte, você considera o local e o tempo em que Mirian (Maria) engravidou, de maneira antagônica à sua primeira afirmação, como também, se contradiz nas entrelinhas da sua segunda afirmação enfatizando que a mulher simbólica não é Maria nem nenhuma mulher e, ao mesmo tempo, associando-a a Mirian por ocasião de sua gravidez.
Não sei se me fiz compreender, mas preciso de esclarecimentos para poder apreender o que escreve.
Fiquemos com Deus!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Maria = Igreja = Mulher = ? Empty Re: Maria = Igreja = Mulher = ?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter maio 11, 2010 6:59 am

Caro Manuel,
Que a paz do Senhor esteja sempre com você!
No sentido de não retrocedermos a uma discussão que já foi amplamente trabalhada no nosso fórum e recomendada neste tópico no dia 25/03/2010 pelo nosso Pe. Anderson, tratarei de discorrer apenas sobre a questão da Mulher (Ap 12) sob as duas interpretações inerentes à Mãe de Jesus e à Igreja, tendo como pano de fundo a sua afirmação de que esta Mulher é a Meretriz apresentada no capítulo 17 do mesmo livro.
Se tomarmos a interpretação inerente a Maria Santíssima, logo chegaremos à conclusão de que a Mulher do capítulo 12 não é a mesma do capítulo 17, uma vez que a Mãe de Jesus é Santa, "Cheia de Graça" (Lc 1,18), "Bem-aventurada" (Lc 1,48). Assim sendo, fica muito evidente que a meretriz a que o Apocalipse se refere, de fato não é a Mãe de Jesus, o que seria um absurdo considerá-la de tal maneira.
Por outro lado, se tomarmos a interpretação referente à Igreja, chegaremos à conclusão de que tal interpretação também não é verdadeira, pos o destino da referida meretriz é a destruição: "Deus executou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição e pediu-lhe conta do sangue dos seus servos" (Ap 19,2).
Devemos observar também que a Igreja é simbolizada por uma cidade cujo nome é "Jerusalém" ( Gl 4,26; Ap 21,2.10) e não "Babilônia" (Ap 17,5; 18,2.10). São duas cidades distintas: a primeira é gloriosa e a segunda é corrompida. A primeira tem a conotação das coisas espirituais e a segunda das coisas materiais. A primeira é a cidade santa e eterna e a segunda é pecaminosa e finita.
Assim, afirmar que a Igreja é a Meretriz que será destruida por causa do seu pecado é anular ou revogar todas as palavras de Jesus a respeito da sua Igreja, aquela que o próprio Jesus afirmou que "as potências do inferno NÃO PREVALECERÃO contra ela" (Mt 16,18).
Seguindo tal interpretação, teriam as potências do inferno prevalecido contra a Igreja de Cristo, negado a sua Palavra e anulado o seu Sacrifício na Cruz?
Um grande abraço e que Deus o abençoe hoje e sempre!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Maria = Igreja = Mulher = ? Empty Re: Maria = Igreja = Mulher = ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos