Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deus do A.T. e o Deus de Jesus

5 participantes

Ir para baixo

Deus do A.T. e o Deus de Jesus Empty Deus do A.T. e o Deus de Jesus

Mensagem por Ralão Dom Jan 31, 2010 9:15 am

Bons dias,

Assunto deveras interessante que foca as diferenças encontradas no Deus do Antigo Testamento (por vezes viril e vingativo) e o Deus apresentado por Jesus no novo Testamento (compassivo e benevulente).

De facto existem notórias diferenças que sempre me causaram algum desconforto.

Gostava de saber qual a vossa opinião e qual a razão pela qual Deus mudou a sua revelação através de Cristo, ele próprio Deus encarnado.

http://www.estudos-biblicos.com/vt-nt.html

Os melhores cumprimentos,

José Ralão
Ralão
Ralão

Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 56
Localização : Portugal - Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Deus do A.T. e o Deus de Jesus Empty Re: Deus do A.T. e o Deus de Jesus

Mensagem por alessandro Qua Fev 10, 2010 1:23 pm

Essa questão é bastante interessante. para adiantar só quero dizer uma coisa:

Deus não mudou a revelação e não há contradição entre o Antigo e o Novo Testamento, embora esta possa ser a impressão após a leitura.

o conceito que explica as diferenças é o de "pedagogia divina". Deus se revela progressivamente e como bom professor não exige mais do aluno do que aquilo que ele pode dar.

como exemplo seria um absurdo explicar cálculo diferencial a um aluno do primário que ainda não dominou as quatro operações. Deus não violenta a humanidade, mas respeita seus limites e vai se revelando progressivamente. em Jesus temos a revelação plena, com cristo sendo "o rosto divino do homem e o rosto humano de Deus".

abraço fraterno
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Deus do A.T. e o Deus de Jesus Empty Re: Deus do A.T. e o Deus de Jesus

Mensagem por são vieira Seg Fev 15, 2010 12:05 pm

ralão, a explicação é muito simples quando á aparente diferença da personalidade de Deus, o criador.

O exemplo de pais amorosos que exercem os mais diversos papéis com relação aos filhos ilustra como isso é possível. Num único dia, a pessoa que tem filhos pode fazer o papel de cozinheira, arrumadeira, eletricista, enfermeira, amiga, conselheira, professora, disciplinadora e muito mais. Ela não muda de personalidade ao assumir os diversos papéis, simplesmente se adapta às necessidades que surgem.

O mesmo se dá com Deus Jeová,o criador, mas numa escala bem maior. Não há limite dos papéis que ele pode assumir para cumprir seu propósito e para beneficiar suas criaturas. — Romanos 11:33.

Jeová é revelado como um Deus de amor e misericórdia tanto nas Escrituras Hebraicas como nas Gregas Cristãs.

Por outro lado, em ambas as partes da Bíblia, Jeová é apresentado como justo Juiz dos que violam as suas leis e prejudicam outros de forma repetida, deliberada e impenitente.

se analisarmos bem o contexto histórico das escrituras hebraicas, Deus estava a lidar com uma nação de dura cerviz e com nações impiedosas.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus do A.T. e o Deus de Jesus Empty Re: Deus do A.T. e o Deus de Jesus

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex maio 07, 2010 2:32 pm

YHWH é a perfeição absoluta porque ELE é o Criador e foi ELE que fez as suas leis. (verdade tipo de "la Palisse", mas é verdade)

YHWH tem propósitos. O mais importante foi criar um ser com livre arbítrio e esperar dele fidelidade absoluta.

A semente "Adão" escolheu a desobediência, mas YHWH já tinha a solução para esse mal: «A redenção através do seu Cristo: Seu Filho Unigénito».

Para isso preparou um povo rebelde : Israel.
Deu-lhe as Suas Leis, mas eles foram infiéis.
Esse povo «Israel» é o seu escolhido, e o seu servo rebelde. ( Isaías 41,8-10 )
Até chama ao seu servo de cego e surdo ( Isaías 42,18-25 )

Mas é esse servo (plural) que escolheu como suas testemunhas

( Is 43, 10 ) Vós é que sois as minhas testemunhas, - oráculo do SENHOR. Vós é que sois os meus servos, os que Eu escolhi, para reconhecerem, acreditarem e compreenderem que Eu é que sou Deus. Antes de mim, não havia deus nenhum, e depois de mim também não haverá.

(Is 43, 12 ) Eu é que predisse e salvei. Eu é que anunciei, e não há nenhum outro no meio de vós. Vós sois as minhas testemunhas, - oráculo do SENHOR. Eu é que sou Deus.

Os Israelitas na carne, apesar de serem surdos e cegos é que são as suas testemunhas e não qualquer seita cristã que quer ser conhecida por esse nome: «Testemunhas de Jeová». YHWH escolheu Judá (os Israelitas: a palavra Judá passou a designar todo o Israel depois da deportação do reino do norte), apesar de tudo.

Por isso deu-Lhes Leis que nem sempre cumpriram com fidelidade.
Como os escolheu, podemos dizer que usou de AMOR αγάπη para com eles.
Como infligiam as suas leis tinha que ser severo para com eles.
Isto chama-se JUSTIÇA ou melhor JUSTEZA, pois é o que está correcto, justo.

YHWH é amoroso, mas não é mole.
YHWH é justo, mas está sempre pronto a ajudar o infractor e a perdoar (não a esquecer).

Talvez seja porque as pessoas que amam o prazer e pensam que elas devem ser mais iguais que os outros apontam o dedo a YHWH chamando-O de tirano. Se eles são «pais» gostaria de saber como tratam os seus filhos e quais as consequências.

Mas ninguém jamais viu a YHWH como está escrito em João cap. 1, verso 18:

18* A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer.

Ora se foi «O Filho Unigénito» que O deu a conhecer, isto significa que afinal ELE ainda não era conhecido verdadeiramente.

Ora foi Yeshua que nos revelou as suas principais características divinas de YHWH, o PAI.
Uma dessas caracteristica é o AMOR αγάπη, pois:

(1 Jo 4, 8) «Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.»


Assim podemos dizer que se notamos diferenças ou até defeitos em YHWH, é porque ainda não O conhecemos.

O problema está na nossa imperfeição e não não na de YHWH.

Tudo o que ele fez é bom. O «mal» não é nada mais que a ausência (ou a falta ) do que é bom, da mesma forma que a escuridão é a ausência da luz e o frio a ausência do calor.

O que vem de YHWH é energia actuante. A falta dessa energia traduz-se em escuridão, caos, desgraça, dor, trevas, tanto materiais como espirituais. A energia de YHWH actua através do Seu «Espirito Santo». É «Santo» porque procede de YHWH e tudo o que prodede d'Ele é «Santo» e BOM.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Deus do A.T. e o Deus de Jesus Empty Re: Deus do A.T. e o Deus de Jesus

Mensagem por Manuel Portugal Pires Ter Ago 23, 2011 5:30 pm

Para completar, gostaria de falar de um caso que aconteceu comigo:
No ano de 1974, um primo meu de Sassoeiros, perto de Lisboa, convidou-me a assistir a uma reunião de católicos nessa localidade. Era presidida por um «padre» e havia lá entre outras pessoas várias «freiras» e «seminaristas».
A certa altura o «padre» perguntou: Sabem-me dizer quem é o Cristo?!
Eu levantei a mão para me deixarem responder. O «padre» autorizou.
E eu disse o seguinte:
«Cristo é a consubstanciação do infinito amor de Deus pelos homens
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Deus do A.T. e o Deus de Jesus Empty Re: Deus do A.T. e o Deus de Jesus

Mensagem por RenatoPaulo Ter Ago 23, 2011 7:41 pm

Sr.Manuel,me responda se o souber e se o quiser,claro:
Vc acha mesmo que Deus ama a todos os homens?
E as guerras que nos fala a Biblia?Os inimigos do povo de Deus?
Vc acha que Deus tambem os amou?
E porque Jesus nos diz isto:
"Pai aqueles que me destes,nao deixarei perder nenhum..."
Acha vc tambem que Jesus ama a todo o homem?
Ou ama simplesmente aqueles que vivem em perfeita uniao com Cristo?

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Deus do A.T. e o Deus de Jesus Empty Re: Deus do A.T. e o Deus de Jesus

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Ago 24, 2011 11:21 am

Em princípio YHWH DEUS ama todas as suas criaturas.
Pois, Deus não faz acepção de pessoas. (Actos 10,34; Romanos 2,11; Gálatas 2,6; etc., etc., etc..)
Mas nem todas as criaturas O amam e assim repudiam o Seu Amor.
Deus ama o pecador a ponto de o deixar pecar, ajuda-o a evitar o pecado, mas se ele recusar a Sua ajuda, não o pode ajudar porque o respeita.
O PAI deu ao Filho, "um pequeno rebanho" para com ELE governarem o mundo.
É a esse pequeno rebanho de escolhidos que Yeshua se refere. Ele são os «Santos do Altíssimo» e a simbólica «Esposa do Cordeiro». (Daniel 7,18,22.25.27).
(Apocalipse 19,7; Apocalipse 21,9)
Não temais, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino.» (Lucas 12,32)
Estes são os que são figurativamente virgens porque se não contaminaram com ídolos sedutores (mulheres simbólicas).
Estes são os que não se perverteram com mulheres, porque são virgens; estes são os que seguem o Cordeiro para toda a parte. Foram resgatados, como primícias da humanidade, para Deus e para o Cordeiro.
(Apocalipse 14,4)
Ora se eles são as primícias (primeiros frutos) quer dizer que há segundos frutos.
Assim, tanto o Pai como o Filho amam toda a sua criação e de acordo com a receptividade que cada um der ao seu amor.
Se nos parece (e realmente acontece) que uns são mais amados que os outros não devemos ser ciumentos, nem nos revoltarmos contra Deus, porque ELE é justo. Cada um recebe na proporção que semeou, mas sempre, sempre mais do que merece. (Apocalipse 20,12-13)
No entanto DEUS odeia o pecador IMPENITENTE, isto é o que tem prazer no pecado e nunca se arrepende, porque ODEIA a iniquidade. (Judite 5,17; Sabedoria 14,9) Estes são os que cometem o pecado de blasfémia contra o Espírito Santo:
mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão: é réu de pecado eterno.» (Marcos 3,29)
DEUS quer ajudá-los e eles repudiam-n'O. Este pecado é imperdoável.

Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Deus do A.T. e o Deus de Jesus Empty YHWH o DEUS do A.T. é o DEUS de Yeshua (Jesus)

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sáb Ago 27, 2011 10:18 am

Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'»
(João 20,17)
Assim,
YHWH o DEUS do A.T. é o DEUS de Yeshua (Jesus) e também é o MEU DEUS.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Deus do A.T. e o Deus de Jesus Empty Re: Deus do A.T. e o Deus de Jesus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos