Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DOGMAS CATÓLICOS IV

+2
são vieira
Yuri07
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Yuri07 Ter Jan 05, 2010 10:27 am

Dogmas referentes ao ser humano.

O HOMEM É FORMADO POR CORPO MATERIAL E ALMA ESPIRITUAL

Afirma o IV Concílio de Latrão (1215), sob Inocêncio III (1198-1216):

· "... a humana, composta de espírito e corpo..." (Dz. 428).

e o Concílio Vaticano I (1869-70), sob Pio IX (1846-78):

· "...a humana como comum constituída de corpo e alma..." (Dz. 1783).

Segundo a doutrina da Igreja, o corpo é parte essencialmente constituinte da natureza humana, e não carga e estorvo como disseram alguns (Platão e outros Originalistas). Igualmente, para defender o dogma católico contra os que dizem que consta de três partes essenciais: o corpo, a alma animal e a alma espiritual, o Concílio de Constantinopla declarou:

· "... que o homem tem apenas uma alma racional e intelectual..." (Dz. 338).

A alma espiritual é o princípio da vida espiritual e ao mesmo tempo o é da vida animal (vegetativa e sensitiva) (Dz. 1655).

Sagradas Escrituras:

· "O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em seu rosto o alento da vida..." (Gn 2,7).

· "...antes que o pó volte à terra de onde saiu, e o espírito retorne a Deus..." (Ecl 12,7).

· "Não tenhais medo dos que matam o corpo, e à alma não podem matar; temeis muito mais àquele que pode destruir o corpo e a alma na geena..." (Mt 10,28).

Se prova especulativamente a unicidade da alma do homem por testemunho da própria consciência, pela qual somos conscientes de que o mesmo Eu, que é o princípio da atividade espiritual, é o mesmo que gere a sensibilidade e a vida vegetativa.
Yuri07
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 33
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por são vieira Ter Jan 05, 2010 12:41 pm

alma é imaterial segundo o dogma. e a biblia?

alguns textos sobre o assunto...


Adão desobedeceu e, portanto, morreu. (Gênesis 5:5) A sua punição foi a morte. Não era a passagem para uma “gloriosa aventura” mas sim para a não existência. Por conseguinte, a morte não é amiga, mas sim, como a Bíblia a chama, ‘inimiga’. (1 Coríntios 15:26) Se Adão tivesse tido uma alma imortal que iria para o céu se ele fosse obediente, então a morte seria uma bênção. Mas, não era. Era uma maldição. E, com o pecado de Adão, a maldição da morte se espalhou a todos os humanos, pois todos são descendentes dele. — Romanos 5:12.

mas se adão tivesse sido obediente o resultado não seria ir para o céu mas sim viver na terra para sempre como era o proposito original de Deus...

(Josué 2:14) . . .: “Nossas almas hão de morrer em vosso lugar!. . .

(Atos 3:23) . . .Deveras, toda alma que não escutar esse Profeta será completamente destruída dentre o povo.’

(Ezequiel 18:4) . . .Eis que todas as almas — a mim me pertencem. Como a alma do pai, assim também a alma do filho — a mim me pertencem. A alma que pecar — ela é que morrerá.


são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Jan 06, 2010 5:11 am

A imortalidade da alma, antes de ser definida a nível dogmático, já o era definida biblicamente.
São Paulo expressa esta realidade com muita clareza: "O primeiro homem, Adão foi feito alma vivente (Gn 2,7); o segundo Adão é espírito vivificante. Mas não é o espiritual que vem primeiro, e sim o animal; o espiritual vem depois (...) Assim como reproduzimos em nós as feições do homem terreno, precisamos repoduzir as feições do homem celestial. (...) Os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. É necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade. Quando este corpo corruptível estiver revestido de incorruptibilidade, e quando este corpo motal estiver revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra das Sagradas Excrituras: A morte foi tragada pela vitória (Is 25,8), Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão (Os 13,14)" (1Cor 15,45-46.49.52b-55).
É preciso compreender que, como bem se expressou Yuri, devidamente fundamentado nas Sagradas Escrituras e no Magistério da Igreja, os que matam o corpo não podem matar a alma, pois esta é imortal.
Outrossim, quando se afirma que a alma é mortal, está se afirmando, de forma figurada, que esta estará ausente da presença de Deus, na Geena, no inferno.
Negar a imortalidade da alma é, portanto, negar a eficácia da fé, dos ensinamentos das Sagradas Escrituras e, inclusive, a Ressurreição de Cristo que é a razão da nossa fé (1Cor 15,12-19).
Fiquemos na paz do Senhor Jesus !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Yuri07 Qua Jan 06, 2010 6:06 pm

Os dogmas nunca são contra as Escrituras, pois eles são uma correta interpretação delas assim como da Tradição. Todo dogma é infalível. Que a alma é imortal, isso tem fundamento bíblico, como explicou Flávio. Contudo, a finalidade desse dogma é dizer que o homem é formado de corpo e alma e não definir sua imortalidade. Adão viveria eternamente na terra? A terra, assim como tudo o que há nela, deixará de existir... Deus é o princípio da vida, a morte da alma então é a separação do Deus da vida: inferno.
Yuri07
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 33
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Yuri07 Qua Jan 06, 2010 6:14 pm

O PECADO DE ADÃO SE PROPAGA A TODOS SEUS DESCENDENTES POR GERAÇÃO, NÃO POR IMITAÇÃO

O Concílio de Trento (1545-63), sob Paulo III (1534-49) publicou o "Decreto sobre o pecado original", a 17 Junho 1546:

· "Se alguém disser que a prevaricação de Adão o prejudicou somente a ele e não à sua descendência... Se alguém disser que este pecado de Adão, que é por sua origem apenas um, e transmitido a todos por propagação, não por imitação, é próprio de cada um... seja excomungado" (Dz. 789-90).

O Concílio de Trento condena a doutrina de que Adão perdeu para si apenas, e não também para nós todos, a justiça e Santidade que havia recebido de Deus. Positivamente ensina que o Pecado, que é a morte da alma, se propaga de Adão a todos seus descendentes por geração e não por imitação, e que é inerente a cada indivíduo.

· "Tal pecado se apaga pelos méritos da Redenção de Cristo, os quais se aplicam ordinariamente tanto aos adultos como às crianças por meio do Sacramento do Batismo. Por isso, até as crianças recém-nascidas recebem o Batismo para remissão dos pecados." (Dz. 791).

Sagrada Escritura:

· "Eis que aqui nasci; em culpa e em pecado me concebeu minha mãe..." (Sl 50,7).

· "Assim então, por um homem entrou o pecado no mundo... e assim a morte passou a todos os homens... pela obediência de um, muitos serão justiçados..." (Rm 5,12-21).

O efeito do Batismo, segundo a doutrina do Concílio de Trento, é apagar realmente em nós o pecado e não apenas que não nos impute uma culpa estranha (Dz. 792).
Yuri07
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 33
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Marcelo Ribeiro dos Santo Qua Jan 06, 2010 8:06 pm

O efeito do Batismo, segundo a doutrina do Concílio de Trento, é apagar realmente em nós o pecado e não apenas que não nos impute uma culpa estranha (Dz. 792).

Segundo este seu relato o batismo apaga os pecados do ser humano, é isso?

E como fica então:
Jo 1.29 ¶ No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
E o que dizer de:
1 Jo 1.7 Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

NÃO É O SACRIFÍCIO DE CRISTO E SEU SANGUE DERRAMADO NA CRUZ DO CALVÁRIO QUE ANULA O PECADO DO HOMEM?

Marcelo Ribeiro dos Santo

Mensagens : 17
Data de inscrição : 03/01/2010
Localização : Jundiai - SP - BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Yuri07 Qui Jan 07, 2010 9:34 am

Todos os sacramentos, incluindo o Batismo, brotam na vida da Igreja a partir do lado aberto de Jesus na cruz, quando brotam sangue e água. O Batismo cristão nos foi dado a partir do sacrifício de Cristo. Sim, é o sacrifício de Cristo que anula o pecado, o Batismo surgiu dele.

Há referências bíblicas sobre o Batismo: "Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado". "Quem não renascer pela água e pelo Espírito, não terá a vida eterna".
Yuri07
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 33
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Yuri07 Qui Jan 07, 2010 9:40 am

O HOMEM CAÍDO NÃO PODE REDIMIR-SE A SI PRÓPRIO

Assim ensina o Concílio de Trento (1545-1563), sob Paulo III (1534-1549):

· "[Que os homens caídos] eram de tal forma escravos do pecado que se achavam sob a servidão do demônio e da morte, que nem os gentios poderiam livrar-se nem levantar-se com a força da natureza, nem os judeus poderiam fazê-lo com a força da lei mosaica..." (Dz. 793).

O Concílio Vaticano II no decreto "Ad Gentes" nº 8 declara:

· "Somente um ato livre por parte do amor divino poderia restaurar a ordem sobrenatural, destruída pelo pecado. Se opõe à doutrina católica o pelagianismo, segundo o qual, o homem tem em sua livre vontade o poder de redimir-se a si mesmo, e é contrário também ao dogma católico o moderno racionalismo com suas diversas teorias de 'autorredenção'".

Sagradas Escrituras:

· Cf. Rm 3,23, como "todos pecaram, todos estão privados da glória de Deus" (graça e justificação), e agora são justificados gratuitamente por sua graça, pela Redenção de Jesus Cristo. O pecado, enquanto ação da criatura é finito, mas, enquanto ofensa a Deus é infinito, portanto exige uma satisfação de valor infinito.
Yuri07
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 33
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por são vieira Sáb Jan 09, 2010 6:07 am

ninguém pode matar a alma...?

(Ezequiel 18:20) . . .A alma que pecar — ela é que morrerá. . . .

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sáb Jan 09, 2010 7:00 am

"É o pecador que deve perecer. Nem o filho responderá pelas faltas do pai nem o pai pelas do filho. É ao justo que se imputará sua justiça, e ao mau a sua malícia" (Ez 18,20).
Esta citação de Ezequiel se complementa nos versículos seguintes, em cujo desfecho nos diz o Senhor:
"Não sinto prazer com a morte de quem quer que seja. Convertei-vos e vivereis" (Op cit 18,32).
Se a alma é mortal, como o interpreta Vieira, qual seria a razão da fé, da Ressurreição?
Não podemos crer dessa maneira. Se cremos na Ressurreição, afirmar que a alma é mortal, é negar as Sagradas Escrituras.
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por são vieira Seg Jan 11, 2010 3:58 am

questão, interessante, sr. flávio...
cristo, ressuscitou onde...no céu ou na terra?
lázaro?e todos os outros?


A palavra grega a·ná·sta·sis significa literalmente “levantar; erguer”. Esta palavra é usada com frequência nas Escrituras Gregas Cristãs com referência à ressurreição dos mortos. As Escrituras Hebraicas, em Oséias 13:14, citadas pelo apóstolo Paulo (1Co 15:54, 55), falam da abolição da morte e de tornar impotente o Seol .

“Ora, se se prega Cristo, que ele tem sido levantado dentre os mortos, como é que alguns entre vós dizem que não há ressurreição dos mortos? Se, deveras, não há ressurreição dos mortos, tampouco Cristo foi levantado. Mas, se Cristo não foi levantado, a nossa pregação certamente é vã e a nossa fé é vã. Além disso, somos também achados como falsas testemunhas de Deus, porque temos dado testemunho contra Deus, de que ele levantou o Cristo, a quem ele, porém, não levantou, se realmente é que os mortos não hão de ser levantados. . . . Outrossim, se Cristo não foi levantado, a vossa fé é inútil; ainda estais em vossos pecados. . . . No entanto, agora Cristo tem sido levantado dentre os mortos, as primícias dos que adormeceram na morte. Pois, visto que a morte é por intermédio dum homem, também a ressurreição dos mortos é por intermédio dum homem.” — 1Co 15:12-21.

(2 Reis 4:32-37) . . .Por fim entrou Eliseu na casa, e eis que o rapazinho estava morto, deitado no seu leito. 33 Então entrou e fechou a porta atrás de ambos, e começou a orar a Jeová. (...) E o rapazinho começou a espirrar tantas quantas sete vezes, após o que o rapazinho abriu os seus olhos. 36 Ele chamou então a Geazi e disse: “Chama esta sunamita.” De modo que a chamou e ela entrou até ele. Então ele disse: “Levanta teu filho.” 37 E ela passou a entrar e a lançar-se aos seus pés e a curvar-se diante dele para a terra, após o que levantou seu filho e saiu.

MUITO ANTES DE CRISTO VIR Á TERRA HOUVE RESSUSCITAÇÕES...

ressurreição é trazer algo morto á vida e é isso que acredito...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Alan Seg Jan 11, 2010 9:29 am

Marcelo Ribeiro dos Santo escreveu:NÃO É O SACRIFÍCIO DE CRISTO E SEU SANGUE DERRAMADO NA CRUZ DO CALVÁRIO QUE ANULA O PECADO DO HOMEM?

Sim, porém não entendi aonde isso anula a validade e importância do Batismo.

Para um entendimento pleno do que significa o Batismo primeiro você precisa entender o porquê de Jesus ter se batizado. Recomendo a leitura deste tópico: Batismo de Jesus

Paz e Bem

Alan
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Yuri07 Seg Jan 11, 2010 10:20 am

O que acontecerá na ressurreição, verdade crida por todo cristão, é que a alma imortal se unirá novamente ao corpo mortal mesmo estando em estado deteriorado. Falar da destruição da alma após a morte, é negar várias passagens das Escrituras como a parábola do pobre Lázaro e a palavra dita por Jesus na cruz ao criminoso: "Ainda hoje, estarás comigo no paraíso".
Yuri07
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 33
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por são vieira Seg Jan 11, 2010 7:13 pm

então uma questão, yuri... se o malfeitor estaria "hoje" no paraíso com jesus que só subiu aos céus passados 40 dias?

Embora muitas traduções ponham uma vírgula (ou dois pontos) antes da palavra “hoje”, e desta forma dêem a impressão de que o malfeitor entrou no Paraíso naquele mesmo dia, não existe nada no restante das Escrituras que apoie isto. O próprio Jesus ficou morto e no túmulo até o terceiro dia e foi então ressuscitado como as “primícias” da ressurreição. (At 10:40; 1Co 15:20; Col 1:18) Ele só ascendeu ao céu 40 dias depois. — Jo 20:17; At 1:1-3, 9.

então, seria mais lógico dizer...`te digo hoje: estarás comigo no paraiso

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Alan Qui Jan 14, 2010 12:37 pm

são vieira escreveu:então uma questão, yuri... se o malfeitor estaria "hoje" no paraíso com jesus que só subiu aos céus passados 40 dias?

Conceição é necessario entender que para nós faz sentido visto que acreditamos na Trindade, ou seja, Jesus e o Pai na unidade do Espirito Santo mostra que realmente ele estaria com Ele no paraiso, pois la esta o Pai.

Paz e Bem

Alan
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por são vieira Sex Jan 15, 2010 7:12 am

então expliquem-me... porque depois de morrer desceu aos infernos, como vós ensinam no credo, e foi ressuscitado no terceiro dia e foi levantado dentre os mortos. portanto durante esse tempo não esteve no paraiso.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jan 15, 2010 2:27 pm

Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por são vieira Sáb Jan 16, 2010 3:27 am

anderson, as respostas que foram dadas nesse tópico não me esclareceram... é que se o inferno é mau não seria coerentes os homens justos quererem ir para lá, para além de que não é algo que um leigo saiba sequer... e o que foi explanado de outros sentidos para o inferno-o limbo que num outro tópico me responderam que não é licito...

achei a explanação contraditória ao que já me exortaram... tiro as minhas conclusões...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Jan 17, 2010 6:18 am

Cara Conceição,
Que a paz do Senhor esteja sempre com você !
É preciso compreender o que significa a ressurreição. De forma primária, você já definiu essa questão quando afirmou que "ressurreição é trazer algo morto à vida". Foi essa ressurreição a que aconteceu com Lázaro, dentre tantos outros milagres que as Sagradas Escrituras revelam tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Mas é importante ressaltar que estas ressurreições aconteceram como sinais, como dons espirituais ou carismas, cuja função foi comprovar com sinais e milagres a Palavra que era anunciada. Foram ressurreições que aconteceram no plano material, visto que aqueles que foram ressuscitados tornaram a morrer novamente. Por esta razão é que, pedagogicamente, tratei da ressurreição de forma primária, conforme citei no início deste meu colóquio.
Compreendido o que é, de forma primária, a ressurreição, ou seja, entendido que a ressurreição sob a ótica da devolução da VIDA HUMANA é uma realidade que, segundo as Sagradas Escrituras, ocorreu várias vezes de forma material e temporal, podemos refletir, doravante, no que é a RESSURREIÇÃO PARA A VIDA ETERNA, ressurreição esta que Cristo vivenciou como primícia, e que nós a vivenciaremos no último dia terreno que inaugurará o dia pleno, o dia que não terá ocaso, o dia que não terá fim.
Esta é ressurreição que dá sentido a nossa fé e que é a razão da nossa alegria em Cristo Jesus, nosso Senhor!
Penso que devo ter contribuido para o seu discernimento entre uma e outra ressurreição.
Grande abraço !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por são vieira Dom Jan 17, 2010 12:31 pm

interessante o seu raciocinio...e correto. pois as escrituras gregas falam da ressurreição celestial para a imortalidade. mas haverá uma ressurreição terrestre no futuro na terra.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Jan 17, 2010 4:52 pm

Cara Conceição,
Não conheço nenhuma fundamentação bíblica consistente no sentido de haver uma ressurreição terrestre no futuro da terra como você afirma. Gostaria que fundamentasse esta sua afirmação.
Volto a repetir que haverá a ressurreição para a vida eterna como Jesus fez referências por várias vezes no Evangelho e os apóstolos confirmaram nos seus escritos.
Dentre estes escritos, no sentido de elucidar da melhor maneira possível a realidade da ressurreição para a vida eterna, estou transcrevendo um pequeno trecho de São Paulo que não deixa qualquer dúvida a esse respeito:
"Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como os outros homens que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram. Eis o que vos declaramos, conforme a Palavra do Senhor: por ocasião da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos. Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre as núvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor" (1Tes 4,13-17).
Esta é a fé que professa a Igreja Católica, fundamentada nas Sagradas Escrituras, na tradição apostólica e no magistério confiado à Igreja pelo Divino Salvador.
Fiquemos na paz do Senhor Jesus enquanto aguardamos a sua vinda gloriosa quando seremos ressuscitados e/ou arrebatados.
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por são vieira Seg Jan 18, 2010 5:07 am

e como já afirmei concordo plenamente que na perspectiva de Paulo e da congregação cristã inicial todos tinham essa perspetiva- de ir reinar com cristo no céu

...mas se não houver ademais pessoas na terra para serem governadas vão governar quem? os anjos? (visto que já nessa altura a terra é pó no universo, segundo a vossa ideologia)...

visto que vai fugir do assunto vou criar um tópico

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Jan 20, 2010 4:37 am

Cara Conceição,
Que Deus esteja no seu coração !
Por ocasião da segunda vinda de Jesus, o texto que mencionei (1Tes 4,13-17) deixa claro que os que estiverem mortos ressuscitarão e os que estiverem vivos serão arrebatados.
Por outro lado, o Evangelho mostra claramente que há um destino para os salvos e outro para os condenados (Mt 25,31-46), não sendo mencionado nenhum lugar além do céu e do inferno.
Em outras palavras, para ser mais claro, por ocasião da segunda vinda de Jesus, ou se vai para o céu ou para o inferno.
Permita-me discordar do seu julgamento a respeito da nossa "ideologia"!
Quem afirmou "visto que já nessa altura a terra é pó no universo" foi você e não eu. Creio que por engano você assim escreveu e atribuiu tal escrito a mim. Mas revendo os meus colóquios no tópico você verá que realmente houve um lápso de sua parte.
Em momento nenhum afirmei que a terra será destruida, que será transformada em pó ou qualquer coisa semelhante, até mesmo porque o que me interessa é saber que quando Jesus voltar EU TENHO PARA ONDE IR COM ELE !
Se a terra vai continuar existindo ou não depois do juizo final não me interessa saber, pois o meu tempo na terra já estou vivendo na/pela graça do Senhor que me foi preparar um lugar (Jo 14,1-3).
Não acredito naquilo que você deixa transparecer no seu colóquio, no sentido de existirem pessoas governando e sendo governadas na terra após a volta de Jesus e o julgamento final, pois o próprio Jesus afirma que existem dois destinos.
Não sei se estou equivocado (se estiver, por favor me corrija), mas tenho uma indagação considerando o que você escreveu:
Você escreveu assim: "...mas se não houver ademais pessoas na terra para serem governadas vão governar quem? os anjos?"
Diante do exposto, questiono o seguinte: A terra será um lugar intermediário entre o céu e o inferno, contradizendo, desta maneira o que Jesus afirmou?
Grande abraço !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por são vieira Qua Jan 20, 2010 6:00 am

peço desculpa mas fiquei com a ideia de que concordava com o yuri nessa questão...sem ofensa. mas de qualquer forma quando vier esse dia final, anseio usufruir a vida perfeita na terra que será restaurada graças ao sacrificio de Cristo.

ver o pleno cumprimento de salmos 72:12-16, salmos 37:9-11, 27 e isaias 33:24 entre outros é... mesmo imerecido.

com relação á questão do inferno penso que já deve haver algum tópico que trate desse assunto. atenciosamente

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Jan 20, 2010 6:40 am

Então você atribui essa idéia a Yuri ?
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

DOGMAS CATÓLICOS IV Empty Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos