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DOGMAS CATÓLICOS III

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Mensagem por Yuri07 Sáb Jan 02, 2010 7:06 pm

Nesta terceira parte, exporei os dogmas sobre a criação do mundo.

TUDO O QUE EXISTE FOI CRIADO POR DEUS A PARTIR DO NADA

Afirma o Concílio Vaticano I (1869-1870), sob Pio IX (1846-1877):

· "Proclamamos e declaramos desta cátedra de Pedro... que unicamente este Verdadeiro Deus... criou do nada uma e outra criatura, a espiritual e a corporal, isto é, a angélica e a mundana, e logo a humana, como comum, constituída de espírito e corpo" (Dz. 1783).

Também o Concílio de Latrão, em 1215:

· "...Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, espirituais e corporais, que por sua onipotente virtude, existente desde o princípio dos tempos, criou do nada a uma e outra criatura..." (Dz. 428).

Provas da Sagrada Escritura:

· "No princípio Deus criou o céu e a terra..." (Gn. 1,1).

· "Suplico-te meu filho, que olhes o céu e a terra, e vejas o quanto existem neles, e entendas que do nada Deus fez tudo isso" (2Mc 7,28).

· "Pela fé conhecemos que os mundos foram dispostos pela palavra de Deus de modo que do invisível teve origem o visível" (Hb 11,3).

A criação do mundo do nada, não apenas é uma verdade fundamental da revelação cristã, mas também que ao mesmo tempo chega a alcançá-la a razão com apenas suas forças naturais, baseando-se nos argumentos cosmológicos e sobretudo no argumento da contingência.
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Mensagem por Yuri07 Dom Jan 03, 2010 9:10 am

CARÁTER TEMPORAL DO MUNDO

O mundo teve princípio no tempo - O Concílio Vaticano I (1869-1870), sob Pio IX (1846-1878), afirma:

· "Determinamos declarar desta cátedra de São Pedro... desde o princípio do tempo, criou do nada..." (Dz. 1783). "...Criador de todas as coisas..." (Dz. 428).

Provas das Escrituras:

· "Agora, tu, Pai, glorifica-me próximo a ti mesmo, com a glória que tive perto de ti antes que o mundo existisse..." (Jo 17,5).

· "Escolheu-nos antes da constituição do mundo..." (Ef 1,4).

· "Desde o princípio fundaste tu a terra..." (Sl 101,26).

A doutrina da eternidade do mundo foi condenada (cf. Dz. 501-503). Contra a filosofia pagã e o materialismo moderno que supunha a eternidade do mundo, ou melhor dizendo, da matéria cósmica, a Igreja ensina que o mundo não existe desde toda a eternidade, mas teve um princípio no tempo. O progresso da física atômica permite inferir, pelo processo de desintegração dos elementos radiativos, qual seja a idade da terra e do universo, provando positivamente o princípio do mundo no tempo (Discurso de Pio XII, 22 Novembro 1951: Sobre a demonstração da existência de Deus à luz das modernas ciências naturais).
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Mensagem por Yuri07 Seg Jan 04, 2010 4:36 pm

CONSERVAÇÃO DO MUNDO

Deus conserva na existência a todas as coisas criadas - Diz o Concílio Vaticano I (1869-1870), sob Pio IX (1846-1877), a 24 de Abril de 1870:

· "A Igreja Católica declara a partir desta cátedra... Tudo o que Deus criou, com sua providência o conserva e governa..." (Dz. 1784).

Provas da Sagrada Escritura:

· "E como poderia subsistir nada se tu não o quisesses ou como poderia conservar-se sem ti?" (Sb 11,26).

· "Meu Pai segue trabalhando ainda e eu também trabalho" (Jo 5,17).

· "E tudo nele subsiste" (Col 1,17).

A ação conservadora de Deus é um constante influxo causal pelo que mantém as coisas na existência. São Tomas de Aquino define a conservação do mundo como continuação da ação criadora de Deus. É condizente à sabedoria e bondade de Deus conservar na existência as criaturas que são vestígio das perfeições divinas e servem, portanto, para dar glória a Deus
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Mensagem por Marcelo Ribeiro dos Santo Seg Jan 04, 2010 9:34 pm

Caro Yuri
Me diz uma coisa que estou bastante curioso para saber:
A ESCRITURA SAGRADA (BÍBLIA) por si só não seria o suficiente para fundamentar que tudo que existe foi criado por DEUS do nada, porque é necessário citar os concílios como fez?
Quem tem autoridade maior: a BÍBLIA ou os concílios?

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Mensagem por alessandro Ter Jan 05, 2010 9:33 am

querido amigo...

os concílios serviram para determinar a interpretação ortodoxa das Escrituras e para resolver questões importantes entre os cristãos.

a própria Escritura dá testemunho da importância de tais concílios em Atos dos apóstolos.

um exemplo interessante é a questão da divindade de Cristo que, embora seja atestada pela Escritura, foi controversa em virtude de passagens da própria Escritura. um concílio solucionou a questão.

só mais um ponto: vc já levantou a questão do magistério em outro tópico e este não é o mais apropriado.

abraços
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Mensagem por Yuri07 Ter Jan 05, 2010 10:18 am

O nosso amigo Alessandro já respondeu a questão. Mas quero acrescentar algo. A bíblia é uma escrita inspirada, assim sendo, ela é a palavra de Deus e tem essa autoridade. No entanto, essa mesma obra pode ser mal interpretada e isso nos conduz a erros. A função do Magistério e dos concílios é confirmar a autoridade das Escrituras assim como da Tradição e nos dar uma correta interpretação delas (interpretação ortodoxa), não permitindo assim que cheguemos a erros doutrinários.

Nessa época em que ocorreu o concílio Vaticano I, o materialismo estava "a todo vapor". (O materialismo é agnóstico/ateu e afirma que a matéria existe desde sempre). Para combater essa falsa ideia a Igreja, para não permitir que seus filhos passassem a defender esse erro, afirma, como está na escritura, que o universo foi criado por Deus do nada, que ele teve início no tempo e que é governado pelo mesmo Deus que o criou. Assim a Igreja protege seus filhos dessa falsa ideia (o materialismo) assim como de outras falsas ideias.
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