Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tatuagens e Piercings

5 participantes

Ir para baixo

Tatuagens e Piercings Empty Tatuagens e Piercings

Mensagem por Luana Sanábio Ter Set 16, 2008 8:16 pm

O que a igreja recomenda a nós cristão quanto as tatuagens a
aos piercings?
Sei que nosso corpo é templo do Espírito Santo, por isso devemos respeitá-lo
mas furos na orelha são comuns porque não seriam permitidos piercings? Sei que
temos este costumo de utilizar brincos ha muitos anos e é até uma questão
cultural talvez por isso a Igreja Católica aceite. Mas tenho muitas dúvidas
quanto a esse assunto gostaria de tê-lo mais esclarecido na minha mente!


Desde já agradeço Wink


Fiquem com Deus
Luana Sanábio
Luana Sanábio

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/09/2008
Idade : 33
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Tatuagens e Piercings Empty Re: Tatuagens e Piercings

Mensagem por alessandro Ter Set 16, 2008 11:23 pm

Ola Luana, seja bem vinda ao "quem tem boca vai a roma"!!!
Sobre este tópico vejo muita posição simplista por aí, seja para um lado seja para outro.
O significado de tatuagens e pircings, como da maioria das vestimentas e adereços varia da cultura para cultura. Brincos, por exemplo, são sinal de masculidade para muitos povos. É interessante saber que algumas das proibições que figuravam na lei de Moisés no antigo testamento visavam fazer com que os judeus não praticassem atos que nos povos a sua volta estavam relacionados à idolatria.

Falei isso para dizer que não existe uma resposta absoluta para estas questões. Depende do povo, depende da cultura. Nestas horas vale lembrar aquela famosa frase de Santo Agostinho: No essencial a unidade, no duvidoso a liberdade, em tudo a caridade.

Mas e no caso específico da nossa cultura? Acredito eu que a questão continua complexa, afinal não podemos dizer que alguém está cometendo uma grave ofensa a Deus por colocar um pircing na orelha. Ao mesmo tempo temos que notar que alguns destes adereços (um pircing no umbigo ou uma tatuagem sobre as nádegas por exemplo) visam uma espécie de sensualização do corpo, o que vai contra a virtude do pudor. Além disso tem a questão da motivação do uso. Por quê? Moda, vaidade, simples gosto, não aceitação do próprio corpo...
Por fim quero dizer que certos adereços estão ligados a certos grupos sociais, como tribos urbanas (góticos, emos, punks, skinheads). ao vestirnos de certo modo podemos estar vendendo certa imagem que não corresponde aquilo que de fato somos. É claro que o que importa é nosso coração, mas acredito ser bastante importante que aquilo que sou por dentro transpareça no dia a dia.

Sei que talvez não tenha sido a resposta que vc esperava. Mas cada vez mais acredito que é mais importante formar uma consciência cristã capaz de pensar e julgar o mundo a partir de certos valores do que meramente ditar normas.

Espero ter ajudado na sua reflexão
Um abraço

Obs: No caso das tatuagens há ainda o agravante de que é uma marca que fica. mesmo que daquia a alguns anos me arrependa ela estará lá. Lembro de uma conhecida que tatuou o nome do namorado no dedo. Cerca de um ano depois terminou o namoro! Ela tatuou uma marca preta por sobre o nome... Há possibilidade de retirar com laser, mas é caro e não fica tão legal.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tatuagens e Piercings Empty Re: Tatuagens e Piercings

Mensagem por Thales Qua Set 17, 2008 12:12 am

Também existem certos adereços que agridem ou deformam permanentemente o corpo de alguma forma. Nesses casos a Igreja também não recomenda.


Última edição por Thales em Sáb maio 09, 2009 12:36 am, editado 1 vez(es)
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tatuagens e Piercings Empty Re: Tatuagens e Piercings

Mensagem por gigantty Sex Mar 19, 2010 1:28 am

Olá, sou novato aqui mas ja gostaria de comentar o assunto...

Eu penso da seguinte forma:

Deus não nos proibe de nada, a Igreja muito menos.
Nos é dada liberdade e sabedoria o suficiente para dicernir o que é certo do que é errado, e cabe a nós escolher entre um e outro, concordam?

Só que...
1. Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus!
2. Somos Templos vivos do Espirito Santo!
3. O bom filho, ao Pai agrada!

Mesmo que não o ofenda, será que agrada a Ele?
E se ele lhe pede para não fazer algo? VOCÊ VAI DESOBEDECER?
Lembre que a desobediência tirou Adão e Eva do paraíso.

Em Levítico 19:28
"Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura
alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor."


A questão dos brincos eu particularmente não vejo problema, ja que, como foi dito, faz parte da cultura do povo e demonstra o cuidado que a mulher tem com a própria beleza.

Ja o piercing, pra mim, é algo menos discreto, parte do pensamento ousado de "furar onde não era pra ser furado", gerando a idéia de algo q burla o uso normal dos brincos. Como se fosse colocado num lugar "proibido para brincos", por exemplo: em cima da orelha, onde o normal seria em baixo, ou até mesmo no umbigo
e cá entre nós, qual menina q tem piercingo no umbigo e não o amostra? Daí ja disperta um olhar menos natural, fica mais provocante e deixa de ser beleza pra ser sensualidade, ou obcenidade... nomeiem como quiser.

Quando Adão e Eva pecaram e perceberam que estavam nús, se cobriram com folhas, mas Deus não apreciou aquilo e lhes fez roupas de pele de animais. Ou seja, Ele se incomoda sim, com o modo como nos mostramos diante d'Ele. E se com as vestes ja é assim o que dirá de nosso corpo?

Em Eclesiástico 19:26,27
"Pelo semplante se reconhece um homem; pelo seu aspecto se reconhece um
sábio. As vestes do corpo, o riso dos dentes, e o modo de andar de um homem
fazem-no revelar-se"


Agora que ja temos uma mínima noção do que nos é proposto por Deus, responda pra si a simples pergunta:

Devo agradar ao Pai, com o que Ele me pede e é bom pra mim,
ou devo deformar e sujar meu corpo para servir a "moda" e agradar ao mundo?
gigantty
gigantty

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 36
Localização : Magé - RJ

http://www.blogdoscampistas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tatuagens e Piercings Empty Re: Tatuagens e Piercings

Mensagem por Yuri07 Sex Mar 19, 2010 8:12 am

Só para fazer um comentário. Não acho correto dizer "Deus não nos proíbe", Ele não nos obriga, mas há proibições feitas por Ele para o nosso próprio bem (o trecho do Levítico é uma proibição), e quando nós não respeitamos essas proibições, estamos usando mal a nossa liberdade, estamos abusando dela.

Não foi o conteúdo, mas o termo usado que não achei correto.

Se foi uma má interpretação que tive, peço desde já desculpas.
Yuri07
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 33
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Tatuagens e Piercings Empty Re: Tatuagens e Piercings

Mensagem por gigantty Seg Mar 22, 2010 10:02 am

Yuri07,
Eu é que peço desculpas, não formulei bem a frase.
Agradeço pelo comentário!
Você completou bem o que quis dizer!
Obrigado!
gigantty
gigantty

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 36
Localização : Magé - RJ

http://www.blogdoscampistas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tatuagens e Piercings Empty Re: Tatuagens e Piercings

Mensagem por Thales Seg Mar 29, 2010 10:15 pm

Olá! Agradeçemos as contribuições!

Como parece que a resposta do Alessandro esclarece bem a posição da Igreja em relação ao tema, estamos fechando o tópico. Se tiverem qualquer outra questão, podem abrir outro tópico.

Abraço!
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tatuagens e Piercings Empty Re: Tatuagens e Piercings

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos