Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seicho No Ie

5 participantes

Ir para baixo

Seicho No Ie Empty Re: Seicho No Ie

Mensagem por Luana Motta Ter Nov 24, 2009 5:18 pm

Olá !

Já aproveitando esse tópico sobre religião e culto. Eu gostaria de saber o que a Igreja Católica diz a respeito de filosofias de vida como o Seicho No Ie?Eu não conheço muito bem , mas sei que diz sobre o pensamento positivo. E gostaria de saber também a definição e caracterização de uma filosofia de vida .

Obrigada

Fiquem com Deus Seicho No Ie Icon_smile

Luana Motta

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/09/2009
Localização : Petrópolis- RJ

http://luuhmotta.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Seicho No Ie Empty Re: Seicho No Ie

Mensagem por alessandro Ter Nov 24, 2009 6:33 pm

Ola Luana

separei a sua pergunta do outro tópico pq acho que merece um tratamento específico.

qto a pergunte em si acho interessante pensar no seguintes pontos:

1 - boa parte das religiões orientais ou sociedades secretas hoje se apresentam como filosofia. ao fazerem isso afirmam que não estão em contradição com nenhuma religião e que membros de todas as religiões podem aderir a tal posicionamento sem abandonar a religião que professa.

acredito que isso se deve ao relativismo atual e tb ao fato de que a palavra religião para muitos tem um uma conotação negativa.

é importante notar que estas filosofias entram em contradição com o cristianismo sim. boa parte tem o reecarnacionismo como base, por exemplo.

no caso da seicho no ie é interessante pensar sobre o que dizem.
afirma que o mal não existe e que tudo vem do pensamento individual, ou seja pense positivo e seja feliz!

posições como essa negam o cristianismo na medida em que negam o pecado e a necessidade de salvação.
além disso acho uma visão de mundo bastante cruel. ao ver alguém passando fome na rua, em vez de pensar ( e agir!): que mundo injusto! vou me esforçar para mudá-lo e vou fazer algo para ajudar essa pessoa em concreto!, vou dizer para mim mesmo: essa pessoa não pensou positivamente!

ou seja culpabilizamos o sofredor pelo sofrimento. e como o livro de Jó nos ensinou e o Evangelho corroborou nem sempre que sofre merece...

abraços e espero ter ajudado
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Seicho No Ie Empty Re: Seicho No Ie

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Nov 24, 2009 6:52 pm

Conheço muito pouco a respeito dessa matéria. Entretanto, esse pouco, quero partilhar.

Seicho-no-iê quer dizer "lar do progredir infinito".

No Brasil, a Seicho-no-iê é registrada como Igreja Seicho-no-iê do Brasil, e não como filosofia.

No Japão, onde foi criada em 1930, está vinculada à vida de Masaharu Taniguchi, seu fundador. A Seicho-no-iê tem nos seus fundamentos princípios do budismo, do xintoísmo, do confucionismo, do cristianismo e da psicologia.

A matéria e o pecado não existem e o mal é reflexo da mente. A ilusão da mente causada pela idéis da matéria, do pecado e do mal é eliminada pelo exercício do agradecimento, do elogio e do perdão a tudo e a todos.

No início, a Seicho-no-iê tinha a pretenção de ser um modo de vida. Posteriormente, tornou-se religião.

Espero ter contribuido.

Fiquemos com Deus !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Seicho No Ie Empty Re: Seicho No Ie

Mensagem por Luana Motta Qua Nov 25, 2009 6:50 pm

Ah sim...
Podemos comparar então esse entendimento do seicho no ie com o livro "O Segredo". Que fala da lei da atração e do pensamento positivo, certo ?
E em relação a Igreja Messiânica, que é conhecida como Johrei? O pouco que conheço e que vi, eles falam bastante sobre Deus mas são abertos a todas as religiões. E particularmente lembrou muito essa coisa de pensamento positivo, tipo O Segredo.

No fundo eu penso que isso tudo é muito materialista, no fundo o grande foco é a prosperidade. E não o amor a um único Deus e o bem ao próximo.

Agradeço as respostas e aguardo a confirmação das ultimas questões!

Fiquem com Deus ! Seicho No Ie Icon_wink

Luana Motta

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/09/2009
Localização : Petrópolis- RJ

http://luuhmotta.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Seicho No Ie Empty Re: Seicho No Ie

Mensagem por são vieira Qui Nov 26, 2009 4:13 am

este tópico é interessante visto que abrange algo que ada vez mais é aceite como prática no mundo ocidental..

Ioga: apenas um exercício ou algo mais?

A palavra sânscrita original para “ioga” pode significar unir ou conjugar, arrear ou controlar. Para o hindu, a ioga é uma técnica ou disciplina que resulta na união com uma grande força sobrenatural ou espírito. Tem sido descrita como “subjugar todas as forças do corpo, mente e alma a Deus”.

Os hindus afirmam que as figuras sentadas em posições iogues são imagens do deus Xiva, senhor dos animais e senhor da ioga, que muitas vezes é adorado por meio do linga, um símbolo fálico.

Os métodos da ioga, no começo, eram transmitidos oralmente.

Depois o indiano Patañjali, um sábio iogue, os colocou em forma pormenorizada e escrita como Yoga Sutra, que continua sendo o livro básico de instrução da ioga.
Segundo Patañjali, a ioga é “um esforço metódico para alcançar a perfeição, por meio do controle dos diversos elementos da natureza humana, físicos e psíquicos”.
A partir desse começo até o tempo atual, a ioga tem sido parte integrante de religiões orientais, agora especialmente do hinduísmo, do jainismo e do budismo. Alguns praticantes da ioga acreditam que ela os levará a conseguir a mocsa, ou liberação, por se unir com um espírito que permeia tudo.

No livro Hindu World, o autor Benjamin Walker diz a respeito da ioga: “Pode ter sido um sistema primordial de ritualismo mágico, e a ioga ainda retém no seu significado a implicação de ocultismo e de feitiçaria.”

portanto quem tem o hábito de se exercitar com o ioga está na realidade a fazer algo bem mais perigoso espiritualmente

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Seicho No Ie Empty Re: Seicho No Ie

Mensagem por alessandro Qui Nov 26, 2009 4:36 pm

Podemos comparar então esse entendimento do seicho no ie com o livro "O Segredo". Que fala da lei da atração e do pensamento positivo, certo ?

isso mesmo Luana.
o livro "o Segredo" é uma popularização do Seicho No IE.

sobre a Johrei tenho que pesquisar para falar com mais propriedade.

abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Seicho No Ie Empty Re: Seicho No Ie

Mensagem por Joao Domingos Qui Jun 10, 2010 8:10 am

A Seicho-no-Ie prega a caridade sim.Não ficaria inerte ao ver um mendigo na rua e pensar "pena,ele não pensou positivo".Um hino da seicho diz "a caridade é nosso dever".E Cristo disse "alegrai-vos", isto não seria um pedido de jesus para pensarmos positivo? E não é que o mal "não exista" ele não existe no sentido de que não foi criado por Deus, que criou somente o bem.O que acontece é que o mal se manifesta, mas o mal ,a doença, a morte, não existem originariamente.Simples assim.

Joao Domingos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/06/2010
Localização : Birigui-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seicho No Ie Empty Re: Seicho No Ie

Mensagem por Joao Domingos Qui Jun 10, 2010 8:25 am

Vc teria que pesquisar tam´bem sobre a seicho-no-ie para "falar com mais propriedade" também,pois ficou óbvio que vc nao pesquisou n ada e colocou vários "achismos"...

alessandro escreveu:
Podemos comparar então esse entendimento do seicho no ie com o livro "O Segredo". Que fala da lei da atração e do pensamento positivo, certo ?

isso mesmo Luana.
o livro "o Segredo" é uma popularização do Seicho No IE.

sobre a Johrei tenho que pesquisar para falar com mais propriedade.

abraços

Joao Domingos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/06/2010
Localização : Birigui-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seicho No Ie Empty Re: Seicho No Ie

Mensagem por alessandro Sex Jun 11, 2010 2:23 pm

Ola, antes de mais nada, seja bem vindo ao fórum.

bom, eu não disse que a seicho-no-ye não prega a caridade, mas que o mal o pensamento positivo tem influência decisiva no estado da pessoa, sendo assim é claro que tal doutrina culpabiliza o sofredor pelo sofrimento, embora possa ser amenizada pela pregação da caridade.

qto ao segredo eu disse é uma popularização, ou seja elementos orignários de doutrinas seicho-no-ye estão presentes no livro de forma simplificada. discorda disso?

abraço fraterno
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Seicho No Ie Empty Re: Seicho No Ie

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos