Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anel de Tucum

3 participantes

Ir para baixo

Anel de Tucum Empty Re: Anel de Tucum

Mensagem por Camila Tatagiba Qua Jul 08, 2009 6:52 pm

Em relação ao anel de tucum?
Parece que eles utilizam como um símbolo de amor aos pobres...
Já vi muitas pessoas utilizando,o que realmente significa?É "certo" usá-lo?
Camila Tatagiba
Camila Tatagiba

Mensagens : 20
Data de inscrição : 30/04/2009
Idade : 31
Localização : Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Ir para o topo Ir para baixo

Anel de Tucum Empty Re: Anel de Tucum

Mensagem por Thales Ter Nov 03, 2009 1:14 pm

Alguém sabe de alguma coisa sobre isso?

Abraços,

--
Thales
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Anel de Tucum Empty Re: Anel de Tucum

Mensagem por Alan Ter Nov 03, 2009 2:23 pm

O anel de tucum significa adesão às causas populares, luta contra a opressão social e o desejo de um mundo mais justo, de humanos direitos para todos.

O origem dele é essa


Na época do Império, quando o ouro era usado em grande escala entre os opressores, principalmente nos anéis, os negros e os índios não tendo acesso ao ouro, criaram o ANEL DE TUCUM como símbolo de pacto matrimonial, símbolo de amizade entre si e também de resistência na luta por libertação. Era símbolo clandestino cuja linguagem somente eles sabiam. O anel de tucum agregava os oprimidos, em busca de vida, mesmo no meio de tanta opressão.

Se é errado ou não utilizar creio que não há nenhuma "proibição" pois já vi alguns bispos utilizando, porém não tenho certeza mas vou procurar saber.

Nota que o anel é utilizado pelos Teólogos da Libertação mas não somente por eles. Creio que seja esse o anel utilizado pelos Frades Franciscanos mas não tenho 100% certeza.

Complementarei as respostas assim que puder

Paz e Bem

Alan
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Anel de Tucum Empty Re: Anel de Tucum

Mensagem por Alan Ter Nov 03, 2009 6:52 pm

Olá a todos

Em relação ao que eu disse sobre os frades franciscanos usarem o anel de tucum, é verdade que alguns usam mas não é obrigatório. Então fica como uma opção pessoal porém é muito comum o uso de tal pelos frades pela proposta do simbolismo do anel se assemelhar com a proposta da regra da Ordem Primeira criada por Francisco.

Em relação à proibição não há nenhuma porém ja vi muitos casos de preconceito com a ideologia do anel , como por exemplo pessoas que dizem que quem usa esse anel é exibicionista e etc ou talvez porque tenha alguma semelhança com as Teologias de Libertação.

Bom creio que seja isso, se cometi algum engano me perdoe pois realmente não tenho grande conhecimento no assunto.

Paz e Bem

Alan
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Anel de Tucum Empty Re: Anel de Tucum

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos