Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mt 10,5-15 e Mt 28,16-20

3 participantes

Ir para baixo

Mt 10,5-15 e Mt 28,16-20 Empty Mt 10,5-15 e Mt 28,16-20

Mensagem por Alan Qua Out 28, 2009 7:52 pm

Estava fazendo uma leitura do Evangelho de Mateus e reparei que as seguintes passagens aparentam uma contradição. Os textos são os seguintes:

Mt 10,5-15
Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’.Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés.Em verdade, vos digo: no dia do juízo, a terra de Sodoma e Gomorra receberá uma sentença menos dura do que aquela cidade.


Mt 28,16-20
Os onze discípulos voltaram à Galiléia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. Jesus se aproximou deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.


Então como procurei pesquisar sobre para entender o porquê de Jesus ter dado aquelas instruções para os doze Apóstolos, no primeiro texto, porém creio que a minha pesquisa chegou a uma conclusão relativamente "pobre", mas vamos lá :

O trecho em que Jesus diz para não ir em território de samaritanos nem dos pagãos (no caso gregos) ou seja eles estavam restritos a irem evangelizar judeus porém no final do Evangelho ele diz para eles irem evangelizar o mundo todo. Parece contraditório mas eu cheguei a uma conclusão para responder isto : Haviam várias profecias da vinda do Messias mas com o detalhe de que ele seria o Messias de Israel (Is 49,5-7 e Mt 15,24). Sendo assim Jesus veio para concretizar todas as profecias e assim sendo ele deu estas instruções ao seus Apóstolos pois Ele precisava ser primeiramente o Messias de Israel para então ser o Messias do Mundo como ele diz no Evangelho de João

Jo 8,12
Jesus falou ainda: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida”.


Creio que seja isso porém acho muito superficial essa análise de minha autoria então peço ajudar para um melhor entendimento/aprofundamento.

Paz e Bem

Alan
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Mt 10,5-15 e Mt 28,16-20 Empty Re: Mt 10,5-15 e Mt 28,16-20

Mensagem por são vieira Qui Out 29, 2009 5:36 am

sr. alan é um prazer voltar a falar consigo...

todas as profecias apontavam para o messias para a nação de israel...e se analisarmos o contexto geral dos evangelhos são amplamente direccionados para tal nação...

se recordarmos, os judeus eram extremistas quanto á lei, ás mulheres e aos de outras nações mas desde sempre pessoas de outras nações podiam acompanhar e fazer parte da nação.

Jesus conhecia essa situação e aos poucos introduziu o cristianismo no seu coração...
temos um exemplo, entre outros, que mostra essa imparcialidade: jesus falou sobre assuntos religiosos a uma mulher e samaritana, o que era impensável aos judeus.

antes de ascender aos céus deu a ordem que está mencionado nos ultimos versiculos de Mateus cap. 28...

mas se analisarmos por exemplo em Atos no cap. 10, os apóstolos, com excepção de Paulo, ainda tinham alguma dificuldade nesse aspecto, tanto que Pedro foi comissionado em ir ter com um gentio e Deus deu uma visão para ele entender definitivamente a imparcialidade necessária para se pregar especialmente a outras nações...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mt 10,5-15 e Mt 28,16-20 Empty Re: Mt 10,5-15 e Mt 28,16-20

Mensagem por Thales Qui Out 29, 2009 1:03 pm

Olá Alan,

De fato, Jesus salva a todos e quer que a Boa Nova seja levada a todos os cantos da terra.

Em Mt 10, porém, Jesus deixa claro que o Evangelho deveria naquela ocasião ser pregado primeiramente ao povo de Israel, pois foi deste povo a promessa da vinda do Messias. Naquele momento, Jesus conferiu uma missão específica e particular aos apóstolos: pregar o Reino de Deus às "ovelhas perdidas da casa de Israel".

Em Mt 28, Jesus, na glória da ressurreição, retira essa restrição. Durante sua vida, Ele próprio e os seus discípulos vieram falar primeiramente para os judeus. Mas agora, tendo Jesus ressuscitado e subido aos céus, é a hora de conquistar todos os povos e nações para Deus.

São Paulo fala bastante desse assunto, especialmente na Carta aos Romanos.

Conclusão: não há uma contradição interna. As ordens de Cristo são dadas em momentos diferentes, segundo o plano de Deus para a salvação dos homens.
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mt 10,5-15 e Mt 28,16-20 Empty Re: Mt 10,5-15 e Mt 28,16-20

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos