Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gripe Suína

5 participantes

Ir para baixo

Gripe Suína Empty Gripe Suína

Mensagem por Ju Maria Sex Jul 31, 2009 8:29 pm

23/07/09 - 08h03 - Atualizado em 23/07/09 - 09h41

Recomendação de evitar abraços e mãos dadas durante missas divide fiéis

Medida foi indicada por bispos por causa de casos da nova gripe.

Bispos da Igreja Católica recomendaram a paróquias que sejam evitados, durante as missas, abraços e mãos dadas por causa do risco de contágio pela nova gripe. Com o aumento do número de casos da doença, também foi pedido aos padres que as hóstias sejam entregues na mão dos fiéis durante a comunhão – algumas pessoas preferem recebê-las na boca. As recomendações dividem os frequentadores.

Dom Pedro Luiz Stringhini, responsável pela região episcopal Belém, mandou uma carta na terça-feira (21) aos padres das 63 paróquias e 140 comunidades da Zona Leste de São Paulo aconselhando mudanças nas missas por causa da doença. São três recomendações: “pedir que os fiéis recebam a comunhão na mão”, “não fazer o convite ao abraço da paz, passando diretamente ao ‘Cordeiro de Deus’” e “não convidar os fiéis a darem as mãos na oração do Pai Nosso”.

“Não é uma medida alarmista, é uma precaução sanitária. É um ajuste dentro da missa para não precisar suprimir as celebrações”, afirmou o bispo ao G1. A assessoria da arquidiocese disse que o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, voltará de uma viagem nesta quinta-feira (23) e decidirá sobre eventuais indicações por causa da doença. Enquanto isso, os bispos responsáveis pelas regiões podem adotar medidas específicas.

Dom Nelson Westrupp, bispo da diocese de Santo André, fez as mesmas recomendações para os padres e diáconos de 95 paróquias de sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “Eu julguei necessário porque a vida é um dom de Deus e temos a obrigação de cuidar do outro, de sua saúde”, afirmou. Um e-mail com as indicações foi enviado às paróquias na segunda-feira (20).


Opiniões divididas

A nutricionista Iracema Maria Liguori, de 53 anos, que frequenta uma paróquia na Mooca, concorda com as recomendações. “A gente sabe que a maior forma de contágio é pela mão. A sua fé não está vinculada ao abraço ou ao aperto de mão. Tudo o que é feito por precaução é muito bom”, afirmou.

O auxiliar administrativo Antônio Júnior, de 23 anos, não acredita ser necessário evitar contato físico durante as missas. “Eu acho que não precisa tanto. Você, em uma igreja, tem que ter união, não há necessidade de não poder chegar perto. Há tantos meios de se pegar, como no ônibus”, acredita. Para ele, basta sempre lavar as mãos.

A aposentada Vanilde Antonelli, de 65 anos, defende que a Igreja está cumprindo seu papel. “Acho que as pessoas que estão com gripe não deveriam frequentar locais com muita gente”, opinou. Para o conferente Rômulo Pereira da Silva, de 41 anos, a medida “é um exagero”. “Se não puder tocar na mão, fica difícil”, disse. [...]

Fonte: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1239200-16726,00-RECOMENDACAO+DE+EVITAR+ABRACOS+E+MAOS+DADAS+DURANTE+MISSAS+DIVIDE+FIEIS.html

Será que outras Dioceses virão a adotar essas medidas também, visto que a gripe suína não para de se alastrar?

Fiquem com Deus!!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Gripe Suína Empty Re: Gripe Suína

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Ago 03, 2009 10:20 am

Olá

Já pensou se os sacerdotes deixassem de visitar os tuberculosos, os missionários deixassem os leprosos...?

Sei lá, riscos existem em todos os lugares!

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gripe Suína Empty Re: Gripe Suína

Mensagem por alessandro Ter Ago 04, 2009 6:14 pm

de minha parte concordo com as medidas. ser prudente nunca é demais.

afinal, a graça não anula a natureza.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gripe Suína Empty Re: Gripe Suína

Mensagem por Binhokraus Ter Ago 04, 2009 7:59 pm

Eu também sou totalmente de acordo...

Eu me preocupo muito com essa situação, existem muitas variáveis que precisam ser evitadas para que a situação não se agrave, e essas medidas são muito pertinentes. Entendo que muitas pessoas não as compreendam, tanto que gerou uma polêmica que está até na mídia, mas são medidas bastante acertadas.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Gripe Suína Empty Re: Gripe Suína

Mensagem por Ju Maria Qua Ago 05, 2009 12:12 am

Eu também acho que essas medidas são necessárias, pois como o disse o Bispo da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp
a vida é um dom de Deus e temos a obrigação de cuidar do outro, de sua saúde


Inclusive, acabo de chegar da Missa em comemoração ao dia de São João Maria Vianney e o Padre Ernande avisou que a partir deste final de semana essa recomendações acima citadas se estenderão também a nossa Diocese. Ele falou que hoje (dia 04/08) teve reunião do clero e o nosso Bispo deu essa recomendação para TODAS as paróquias.

Eu não gosto de receber a comunhão na mão, mas como quem obecede nunca erra, terei de me acostumar e rezar para que essa onda de gripe suína passe logo para podermos voltar ao normal...

=]

Fiquem com Deus!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Gripe Suína Empty Re: Gripe Suína

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Ago 05, 2009 6:02 pm

Sinceramente não tenho opinião sobre isso. Por um lado acho correto, por outro nem tanto... Mas não faz tanta diferença assim. E é como a Juliana disse, "quem obedece nunca erra". Eu achar ou não achar não vai mudar meu comportamento, se estão pedindo isso então será assim.

Cristo foi obediente até a morte..

Mas que é uma situação a se pensar, é sim.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gripe Suína Empty Re: Gripe Suína

Mensagem por alessandro Qui Ago 06, 2009 4:06 pm

bacana o Bispo ter dado essa orientaçao...

tb não gosto de receber comunhão na mão, mas prefiro fazer isso a pegar ou transmitir uma doença.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gripe Suína Empty Re: Gripe Suína

Mensagem por solcarioca Dom Ago 09, 2009 10:28 pm

Com certeza a Santa Igreja, prudente e sábia, está protegendo os fiéis de futuras associações errôneas, já imaginou aparecer gente por aí que pegou gripe suína na Missa? É bom ser prudente e obediente.

Além do mais, é uma medida transitória, pode-se notar que é para nosso próprio bem.

Viva a Santa Igreja

*Eu não sou adepto de receber a comunhão nas mãos, mas por hora vou obedecendo.
solcarioca
solcarioca

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/08/2009
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gripe Suína Empty Re: Gripe Suína

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos