Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astúcia de Ananias e de Safira

+2
são vieira
Cinho
6 participantes

Ir para baixo

Astúcia de Ananias e de Safira Empty Astúcia de Ananias e de Safira

Mensagem por Cinho Ter Jul 14, 2009 10:39 pm

No capítulo 5 dos atos dos apóstolos é narrado um fato um pouco confuso a mim. Porque Ananias e Safira simplesmente morrem ao ouvirem a interrogação de Pedro?
Perdão se já há algum tópico desse...se houver, por favor, me indiquem!
Grato!

Cinho

Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/10/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Astúcia de Ananias e de Safira Empty Re: Astúcia de Ananias e de Safira

Mensagem por são vieira Sex Jul 17, 2009 2:54 am

é interessante o que está por traz da oferta deles. venderam uma propriedade e DISSERAM ao apóstolo que era TODO o dinheiro da venda. mas na realidade era apenas uma parte. o queestava envolvido era uma mentira e tentaram trapacear mas hacia necessidade de dizerem que era todo quando não era? não, eles nem sequer eram obrigados a isso, davam o que quisessem mas a atitude deles custou-lhes a vida.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Astúcia de Ananias e de Safira Empty Re: Astúcia de Ananias e de Safira

Mensagem por Ju Maria Qua Set 09, 2009 11:04 pm

Também fiquei um pouco confusa com a passagem..

Esperando resposta OFICIAL.

Fiquem com Deus!!!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Astúcia de Ananias e de Safira Empty Re: Astúcia de Ananias e de Safira

Mensagem por Tiago Vicente Dom Set 13, 2009 12:44 am

Bom Dia!
Vou tentar responder! Os biblistas que discordarem, ou não aceitarem, me falem.
Precisamos ter como premissa que a comunidade primitiva cristã era regida pelo Espírito Santo. Este Espírito gera comunhão, koinonia, no grego. Logo, o texto nos mostra que quem participa desta comunidade deve viver a unidade, solidariedade e sinceridade. Pergunto: aconteceu isso? não, houve mentira, e satanás é o pai da mentira, com isso perde-se essa comunhão, pois este casal mentiu a Deus e ao Espírito, que é o Espírito da Verdade (Jo 14, 17; 15, 26). A mentira nos coloca fora desta temática da comunhão, pois a mentira divide, envenena, ou você conhece algum testemunho bom sobre a mentira? creio que não, ela no primeiro momento pode ajudar, mas posteriormente tudo virá átona e as coisas ficarão sempre piores. A mentira nos tira do centro da comunidade cristã e nos coloca para a "comunidade dos individuais", isto é, nos conduz a olharmos apenas para o nosso umbigo, tendo um olhar individualista, exemplo disso é a sociedade em que vivemos. Existe sociedade mais individualista do que a nossa? não, e isso se dá pela mentira, pois, cada um vai contando a sua mentira, logo, perde-se a confiança e começamos a acreditar e a vivenciar apenas em uma autoconfiança, perdendo assim o espírito comunitário. Logo, quem mente esta fora desta comunhão.
A bíblia do Peregrino traz algo interessante a respeito da morte de ambos. “o que aconteceu de fato? Talvez um incidente mortal que foi interpretado como castigo. Ou, na tradição oral, da exclusão da comunidade passou-se a exclusão da vida. É muito improvável que cheguemos a sabê-lo.”
Aqui o texto bíblico nos abre duas perspectivas, ou aconteceu realmente, literalmente o que esta escrito. Ou, o autor sagrado, São Lucas, queria exprimir que a mentira nos exclui da comunidade. Penso que estas sejam as duas respostas mais coerentes, pois não estive lá para afirmar que aconteceu de fato a morte, mas também não posso afirmar o contrário. Creio que minha resposta esteja coerente com o magistério da Igreja, se não estiver, favor me avisarem.
Algo interessante é que pela primeira vez aparece a palavra Igreja, do grego ekklesia, isso encontra-se no versículo 11 do mesmo capítulo.
Espero que tenha ajudado a tirar as dúvidas se aumentei perdão.
Abraço Tiago

Tiago Vicente

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/09/2009
Idade : 37
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Astúcia de Ananias e de Safira Empty Re: Astúcia de Ananias e de Safira

Mensagem por roberson_cmvd Sex Out 09, 2009 9:15 pm

Olá Cinho, cada pergunta, hein... rsrs

A passagem que vc citou é muito interessante. Penso que o Tiago respondeu bem.

Quem também citou Ananias e Safira foi João Paulo II, em uma Audiência Geral a 29 de novembro de 1929. Segue a parte do texto relacionada à questão:

5. Por su parte los Apóstoles “daban testimonio con gran poder de la resurrección del Señor Jesús” (4, 33) y realizaban “muchas señales y prodigios” (5, 12), como habían pedido en la oración del Cenáculo: “Extiende tu mano para realizar curaciones, señales y prodigios por el nombre de tu santo siervo Jesús” (Hch 4, 30). Eran señales de la presencia y de la acción del Espíritu Santo, a la que se refería toda la vida de la comunidad. Incluso la culpa de Ananías y Safira, que fingieron llevar a los Apóstoles y a la comunidad todo el precio de una propiedad vendida, quedándose, sin embargo con una parte, es considerada por Pedro una falta contra el Espíritu Santo: “Has mentido al Espíritu Santo” (5, 3); “¿Cómo os habéis puesto de acuerdo para poner a prueba al Espíritu del Señor?” (Hch 5, 9). No se trataba de un “pecado contra el Espíritu Santo” en el sentido en que hablaría el Evangelio (cf. Lc 12, 10) y que pasaría a los textos morales y catequísticos de la Iglesia. Era más bien, un dejar de cumplir el compromiso de la “unidad del Espíritu con el vínculo de la paz”, como diría San Pablo (Ef 4, 3) y, por lo tanto, una ficción al profesar aquella comunión cristiana en la caridad, de la que es alma el Espíritu Santo.
A passagem que vc mencionou nos apresenta vários ensinamentos:

1- o que significa viver num ambiente de verdadeira comunhão;
2- o sentido profundo da palavra comunhão;
3- a ligação entre Espírito Santo e Comunhão;
4- e, mais uma vez, vemos a intimidade que os apóstolos tinham com o Espírito Santo.

Quantos ensinamentos podemos tirar e utilizar na nossa vida, a partir deste acontecimento...

Um abraço.
roberson_cmvd
roberson_cmvd

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/09/2008
Localização : Teresópolis

http://www.cmvd.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astúcia de Ananias e de Safira Empty Re: Astúcia de Ananias e de Safira

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua maio 12, 2010 2:34 pm

Para mim esse casal cristão foi muito esperto mas saiu-lhe cara a sua esperteza, o seu logro.

Vejo o relato, como algo de natural e até de justo.

O que me surpreende é a forma como as pessoas eram enterradas.
O marido já tinha sido enterrado e a esposa ainda não sabia.

Agora, pelo contrário dá-se imensa valor aos funerais, muito mais que às pessoas quando ainda estão vivas. Esta preocupação é mundial.
Porquê?
Não é por amor, porque quem ama verdadeiramente ama mais a pessoa viva que o seu cadáver.
Por interesse?! Em certos caso é evidente obter uma certidão de óbito para usufruir da herança.
Mas cada um é como cada qual. Cada um tem as suas razões e os seus sentimentos que diferem muito de pessoa para pessoa e que eu respeito.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Astúcia de Ananias e de Safira Empty Re: Astúcia de Ananias e de Safira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos