Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comemorar!!??? O que?

+4
Milene Guimarães
jonathan_penha
alessandro
Eraldo
8 participantes

Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Eraldo Qui maio 07, 2009 9:53 pm

Nesse último dia 1º de Maio o Brasil inteiro foi marcado por festejos do dia do trabalhador. Centrais sindicais, responsáveis por garantir os direitos trabalhistas, se dedicaram completamente a elaborar grandes eventos e shows pra os trabalhadores com distribuição de prêmios e muita música para divertimento da população.
Não sei se eu estou fora da realidade, mas até o que me consta, o dia do trabalhador foi instituido para orientação e reivindicações de melhorias trabalhistas, mantendo direitos e deveres já instituídos e um diálogo sempre crescente das frentes sindicais com o governo, prara que não seja negado a autêntica função do trabalhador.( a de ser trabalhador)
Ainda me recordo em minha pouca experiência de vida, que no colégio aprendíamos em História, que houveram pessoas que chegaram a dar a própria vida para que eu pudesse ter meus direitos trabalhistas valendo, quando entrasse no mercado de trabalho, já que ainda bem pequeno não tinha certeza se seria motorista de ônibus, médico ou bombeiro.
Vimos sem importância que em boa parte do mundo, algumas manifestações foram realizadas, não apelando necessariamente à força, para que isso tudo fosse lembrado e valorizado. Mas "aqui", acho que as coisas foram um pouco diferentes. Sorteios de apartamentos e carros populares fizeram a "alegria da galera" e enquanto uns poucos desempregados voltavam para casa com um carrinho ou um novo lar, todos os outros milhões de trabalhadores se contentavam em ver estes "camaradas" felizes por terem ganhado e certamente pensando: "poderia ter sido eu... quem sabe no ano que vem"! Assim se esquece que a maioria volta pra casa ( alugada) sem perceber que enquanto trabalhador, deveria ter o direito de ter sua própria habitação sem ter que esperar ganhar em um sorteio. Isso se estende aos outros ramos de direito trabalhista como o transporte, a saúde, a educação etc.
Lembrei-me que na Roma antiga havia um negócio chamado "Pão e circo" onde o império romano disponibilizava diversão e algum alimento para o povo estar "satisfeito" e assim o domínio se tornar mais seguro. Cada um tire suas conclusões lógicas.
Em Petrópolis o ridículo se deu pelo fato de colocarem as passagens de ônibus a R$1 apenas nesse dia e talvez para ironizar que nos outros 364 dias do ano o trabalhador "paga o que mandarem" e que os aumentos podem continuar, pois as empresas lembraram do trabalhador no seu dia e se aumentar a gasolina, aumentará a passagem, se aumentar o salário também iremos reajustustar e se aumentar o feijão também e se nada aumentar, agente espera a virada do semestre e aumenta de novo só 10% porque o povo nem liga.
É claro que muitas pessoas não concordariam com isso pois se submeteriam ou se submetem pensando " O que fazer?". Mas deixo aqui minha indignação e crítica como brasileiro trabalhador que paga seus impostos ( e não poucos) e como retorno tenho os piores serviços públicos do mundo, a pior educação, a pior saúde, o pior transporte,a pior aposentadoria, quase nada de habitação, ninguém para ajudar e muitos para me criticarem... no entanto quando forem assinar sua carteira de trabalho, dê um sorriso para seu contra-cheque ao perceber que te prometem 100% e o governo "cata" quase 40% do seu benefício pra trazer showzinhos para te divertir e pãezinhos para te alimentar no dia que você deveria estar perguntando... Comemorar!!!??? O que?
Eraldo
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por alessandro Sex maio 08, 2009 12:04 pm

ola eraldo
nao o li seu texto com a atençao devida, pois estou com certa pressa agora.
só vou dar uma informação que acho que a maioria nao tem:

pensei a mesma coisa que vc sobre a passagem de ônibus custar 1 real no dia primeiro de maio.
mas pelo que apurei depois, isso foi apenas um texte. a idéia é que esse seja o custo em todos os domingos e feriados.

nao invalida seu comentário, mas apresenta um nuance.

abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Eraldo Dom maio 10, 2009 7:51 pm

já ouvi falar nessa possibilidade e quando escreví tinha isso em mente, o que não muda em nada a crítica e ainda agrava sobre outros aspectos. minha base sobre esse assunto é uma pesquisa desenvolvida na UCP por um aluno de Matémática que comprovou o ridículo do valor cobrado. Ah! vale ressaltar que o tema central não é esse e que a crítica se estende com fontes seguras e que se forem apresentadas a todo momento tornam o texto massante.


abraço
Eraldo
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re

Mensagem por jonathan_penha Seg maio 11, 2009 9:16 pm

Concordo com os pontos levantados pelo Eraldo.
Acho que infelizmente o povo aprendeu a se contentar com o nada que recebe e esqueceu que tem direito a muitas coisas. Tornou-se um povo que escolhe representantes corruptos alegando que ''todos são assim'' e não lembram que tem direito a representantes honestos; viraram pessoas que se acontumam com mortes trágicas toda semana e, infelizmente, não se espantam como deveriam ao ouvirem mais um caso, além de não acreditarem em quem deveria protegê-los de tais fatos. Virou, ou melhor, viramos um povo acomodado sem pespectiva de melhoria - porque se acreditássemos que tem como melhorar não aceitariamos tais coisas.

Sobre essa questão so ônibus (só para ilustrar como o Alessando e o Eraldo) é uma das coisas mais absurdas que já escutei. Nesses dias pelo que sei estão analisando essa idéia de colocar as passagens a R$1,00 no domingo/feriado e, por isso, aumentarão a passagem para R$ 2,50 durante a semana (não tenho tanta exatidão no valor). Matematicamente, você economiza para sair no domingo R$ 3,00 - com o novo valor de passagem - e gasta a mais durante a semana R$ 3,00 no mínimo. Agora se pensarmos que no domingo a quantidade de passageiros é bem menor, fato evidenciado pela redução de mais de 20% da frota de ônibus, pagaremos mais por uma ''promoção'' e não seremos beneficiados em nada.

Presente de Grego esse... Mad


Jonathan Penha de Almeida
''Let Leleto be with you''
jonathan_penha
jonathan_penha

Mensagens : 26
Data de inscrição : 26/08/2008
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por alessandro Ter maio 12, 2009 4:12 pm

finalmente li o texto do eraldo com um pouco mais de calma.
concordo com que disse. tb concordo com que o jonathan comentou...

so faço uma ressalva.
tenho uma certa resistência com discursos políticos em terceira pessoa.
por exemplo: qdo dizemos "o povo nao tem consciência" estamos nos retirando dele.
espreções como "o povo", "o Brasil", ou até mesmo "o governo" podem nos fazer lidar com o problema de uma forma "externa".

falo isso para dizer que o problema não são eles, somos nós.
e aí, o que faremos?
quem sabe no próximo ano nao podemos organizar algo no dia do trabalhador.
se bem que não devemos esperar tanto...

abraços e fiquem com Deus
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Eraldo Ter maio 12, 2009 9:50 pm

Eraldo escreveu:(...) Mas deixo aqui minha indignação e crítica como brasileiro trabalhador que paga seus impostos ( e não poucos) e como retorno tenho os piores serviços públicos do mundo, a pior educação, a pior saúde, o pior transporte,a pior aposentadoria, quase nada de habitação, ninguém para ajudar e muitos para me criticarem...

só pra relembrar
Eraldo
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Milene Guimarães Qua maio 13, 2009 10:04 am

Concordo, em certa medida, com o que foi colocado por você Eraldo. De fato muita gente se perde no verdadeiro sentido de certas comemorações e datas festivas. Precisamos ir mais a fundo no que diz respeito a elas. Muita coisa é deixada para trás, e os interesses que deveriam ser de todos acabam sendo apenas de alguns poucos. Mas coloco aqui a importância da educação, nesse processo de construção de visão crítica do cidadão. Acho que nós, brasileiros, somos educados de uma maneira bem dispersa e longínqua da realidade socioeconômica de nosso pais. Não é interesse do governo, que saibamos de muitas COISAS que eles andam fazendo. E “por que criar visão crítica? Olhar reflexivo?” Não crescemos com esses interesses. Bom, e aí está outro problema: muitos quando crescem não querem se meter em determinadas questões, outros não ligam, uns não tiveram nem a oportunidade de se instruir a respeito... Acabamos, muitas vezes, vivendo numa falta de formação econômica, social, cultural. E aí é mais fácil, para muitas gente, aceitar o que lhe é oferecido de qualquer modo. É aí que muita gente se perde no caminho.
É difícil cobrar aquilo que nem sabemos. A ignorância, ou a falta de oportunidade, acabam cegando muita gente. E como brasileiro tem uma certa tendência a gostar de satisfação imediata e muita festa, acabamos por cair na “boa e velha” política de “Pão e circo”.
Devemos é rezar mais pelos nossos políticos e pelo povo, para que tenham mais sabedoria!
Milene Guimarães
Milene Guimarães

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 37
Localização : Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por alessandro Qua maio 13, 2009 12:10 pm

não julgo que pagar os impostos signifique "fazer minha parte". até são é obrigatórios e não optativos. mas entendo que quis dizer que não falou na terceira pessoa.

na verdade meu comentário se dirigiu ao tópico em geral e nao apenas a sua mensagem. comentei algumas idéias expostas pelo jonathan.

concordei com a opinião. só estou propondo concretizar, ir além das palavras.

o que faremos?

abraço fraterno


Última edição por alessandro em Qua maio 13, 2009 12:20 pm, editado 1 vez(es)
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por alessandro Qua maio 13, 2009 12:15 pm

só outra quero comentar uma outra coisa:

nossos sistemas de educação e saúde não são nada bons. tem que mudar, mas dizer que são os piores do mundo acho que é um certo exagero.

e as vezes exageros só tornam uma posição mais fácil de ser criticada.

reitero minha posição e minha angústia.
o que faremos?
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Eraldo Qua maio 13, 2009 3:16 pm

Acho q vou começar a escrever pro Arnaldo Jabor.... aqui os comentários estão bem fraquinhos eihn... o povinho difícil esse!!!! parece q tah dificil de entender a crítica sem antes querer criticar o q eu disse.... soh descepção.... a Mirian Leitão ou a Cora Rónai compartilhariam dessas idéias, pena que elas não estão neste fórum. hahahhahha
Eraldo
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Fernando Heirich Qua maio 13, 2009 3:34 pm

Concordo com o Alessandro no tentar se aproximar de soluçoes práticas.... creio q todos já estamos fartos de exaltados que de vez em quando manifestam extremadamente sua revolta, ficam tranquilos em ser identificados como revoltados, e depois nada....

Na verdade, o assunto é muito difícil, e uma soluçao a curto prazo seria imaturidade intelectual. Teria q começar td de novo
Fernando Heirich
Fernando Heirich

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2008
Idade : 35
Localização : Barra-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por alessandro Qua maio 13, 2009 4:06 pm

nao desmereci as críticas de ninguém.
caso tenha se sentido assim peço desculpas. mas quem começou a apelar para o ad hominen não fui eu. as vezes o problema não é o "povinho" é que buscamos elogios, ou ecos de nossa voz e encontramos um debate. pode ser que nao estejamos preparados para isso.

outra coisa: a crítida foi entendida e concordei com ela.

só disse que palavras não nos faltam.
só pedi que além destas, fossem feitas propostas concreta. - nao vi nenhuma até agora.
.

concordo com o fernado que o assunto é difícil e as coisas nao se mudam do dia para noite.

acho esse tópico bastante importante pq é a primeira vez que no fórum levantamos uma bandeira desse tipo.

repito a pergunta, agora sendo mais explícito: o que podemos fazer de forma concreta, para monitorar o governo de nossa cidade e fazer com que as reais necessidades dos cidadão sejam contempladas pelas políticas públicas?

só para encerrar: gostei fazendo referência ao arnaldo jabor. é o tipo de intelectual pop: inteligente, fala bem, é nostálgico, nao faz nada, critica o capitalismo e trabalha para a rede globo
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Leo Santos Qui maio 14, 2009 10:34 am

O que mata aqui é não ter o recall, pra poder retirá-los do poder. Não tem o que comemorar mesmo. Salário mínimo de miséria, o desemprego continua a subir e até nos concursos públicos já tem pessoas desiludidas, por causa do trem da alegria dos parentes de diretores de órgaos ou/e de políticos.

Se você sabe que todos os políticos que concorrem ao pleito não prestam, por que você não anula o voto?Ao contrário do que dizem, voto nulo é exercício de cidadania também, ao contrário do que diz o TSE em suas propagandas e às organizações estudantis.

Dependendo dos atos, caberia até mandado de segurança.

Leo Santos

Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/12/2008
Idade : 48
Localização : Petropolis -RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Eraldo Qui maio 14, 2009 6:33 pm

compreendido todos os pontos de vista anteriores, apesar de ainda nao perceber a recíproca... mas a questão é... se eu nao vou propor nada concreto então nao tenho o direito de criticar? Adeus filosofia, adeus jornalismo e ciencias afins.. parece q o conformismo nao vem de quem critica.... o froum... é de que mesmo? ... debate? balcão de empregos? revoluções? direito?.....
Eraldo
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por alessandro Qui maio 14, 2009 8:42 pm

nao disse isso. afinal o pensamento deve vir antes da ação.

eh que já vivi em ambientes nos quais as criticas palavram nas palavras.

so falei que em termos de política concreta, propostas concretas são necessárias.

digo amém a filosofia, e não a demagogia.

abraçao
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Leo Santos Sex maio 15, 2009 12:09 am

Eu anulo o voto, não voto nem amarrado em políticos de esquerda(nenhum presta e os de esquerda prestam menos) e tem coisas que a administração faz que , caso junte algumas pessoas, poderia até embarreirar uma lei ilegal com uma adin, por exemplo.
Quanto a vergonha toda da politicagem, tem cotas, que é um absurdo.ao invés de expulsar todos os comissionados, daí tendo dinheiro pra pagar melhor professores e melhor equipar as escolas, toma cota e demagogia no 1º de maio. Não tem o que comemorar, só protestar.

Leo Santos

Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/12/2008
Idade : 48
Localização : Petropolis -RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Eraldo Seg maio 25, 2009 7:00 pm

Segundo o dicionário Michaelis:
Demagogo = do grego, s.m. Aquele que lisonjeia a multidão, ás vezes para tirar proveito pessoal. / Agitador que excita as paixões populares.
Demagogia = do grego, s.f. Política que favorece as paixões populares. / Dominação das facções populares. / O que inculca os valores populares.
Se a crítica gira em torno de uma ilusão política histórica e ideológica de valores sociais abandonados, não vejo motivos para ser eu, mero crítico, chamado de demagogo, já que o emprego da palavra parece conter um significado um tanto quando a favor de minha crítica e se empregar mais perfeitamente aos que manipulam as ações populistas do que aos que se manifestam contra. No entanto sei que mais uma vez receberei alguma crítica desprovida de base objetiva, mas mesmo assim agradeço a atenção de quem se propõe a levantar bandeiras críticas como as anteriores, mesmo não agradáveis me fazem rir ao menos e assim dão um passo para sairem de seus comodismos pseudointelectuais.
Eraldo
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Barbara M. Seg maio 25, 2009 7:03 pm

Concordo com vc!!!
Alé pega leve!!! rsss

beijos
Barbara M.
Barbara M.

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/05/2009
Localização : Teresópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Milene Guimarães Seg maio 25, 2009 11:41 pm

...KKKKKkkkk....
Milene Guimarães
Milene Guimarães

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 37
Localização : Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Leo Santos Seg Jun 08, 2009 5:43 pm

Só criticar sem apresentar soluções lhe transformam em parte do problema, Eraldo e não da solução.

Você faria o quê se estivesse no lugar do lula "não gosto de trabalhar, só viajar"?

Leo Santos

Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/12/2008
Idade : 48
Localização : Petropolis -RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Eraldo Qua Out 07, 2009 8:47 pm

HAUHAUHAUA

essa foi boa....
nem quero comentar sobre o molusco
Eraldo
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Milene Guimarães Seg Nov 30, 2009 11:26 am

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Milene Guimarães
Milene Guimarães

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 37
Localização : Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Gustavo Qui Jul 15, 2010 3:05 am

o que se encaixa como bom politico ?

Gustavo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/02/2009
Idade : 30
Localização : Paróquia Nsa. Sra. do Amor Divino - Corrêas

Ir para o topo Ir para baixo

Comemorar!!???  O que? Empty Re: Comemorar!!??? O que?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos