Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sagrada Tradição

4 participantes

Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Sagrada Tradição

Mensagem por Binhokraus Qua Abr 22, 2009 10:08 am

Como sabemos a Nossa Igreja Católica Apostólica Romana, se apoia na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e no Sagrado Magistério.

A maioria das outras igrejas cristãs, se não todas, negam veementemente a sagrada tradição, e até mesmo o sagrado magistério, porém sem uma tradição, e sem um magistério nem mesmo elas podem subexistir.

Por qual razão as outras igrejas cristãs, atacam tanto a tradição, pois se até mesmo o Judaísmo, que é o povo escolhido até hj, tem na tradição uma fonte e um pilar para a sua religião? Por que negar uma tradição?
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por são vieira Ter Jul 21, 2009 2:15 pm

depende da origem... jesus foi bem claro (Marcos 7:7-8) . . .É em vão que persistem em adorar-me, porque ensinam por doutrinas os mandados de homens.’ Deixando o mandamento de Deus, vós vos apegais à tradição de homens.”

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Sagrada Tradiçao!

Mensagem por Pe. Anderson Qua Jul 22, 2009 12:21 pm

Caros amigos,

Vamos tentar explicar um pouco sobre esse tema.

Devemos lembrar que Cristo pregou até o ano 33, mais ou menos. Os primeiros livros do Novo Testamento foram escritos entre os anos 50 e 90, quer dizer, mais ou menos de 20 a 30 anos depois de Cristo. E o que faziam os Apóstolos antes de escrever os ensinamentos do Senhor? Pregavam seus ensinamentos! Lembramos que o Senhor nao escreveu nada e nao ordenou (ao menos nao lemos isso explicitamente nos Evangelhos) aos seus discípulos escreverem nada. No entanto, Ele interpretou as Escrituras e as explicou aos seus Apóstolos. A esse conjunto de interpretaçao dos textos antigos feito por Cristo, transmitidos aos Apóstolos e posteriormente à Igreja, nós chamamos de Tradiçao. Tradiçao vem do verbo "tradere", entregar. Significa tudo o que Cristo entregou aos Apóstolos como ensinamento. É claro que essa Tradiçao é anterior cronologicamente às Escrituras. As Escrituras surgiram quando os Apóstolos perceberam que iam deixar essa vida, e sentiram a necessidade de colocar por escrito a pregaçao do Senhor (junto com a sua interpretaçao das Escrituras). Portanto, a Escritura nasce da Tradiçao, do que Cristo entregou aos Apóstolos.

Essa Tradiçao de Cristo nao é, como é obvio, a Tradiçao dos fariseus e saduceus, que o Senhor tantas vezes condena nos Evangelhos. Nós católicos defendemos a Tradiçao que provêm de Cristo e nao a que provêm dos partidos judaicos da época de Cristo. Isso para nós é evidente, mas alguns se confundem nisso.

Sobre a Tradiçao podemos citar a explicaçao dada pelo Concílio Vaticano II:

E assim, a pregação apostólica, que se exprime de modo especial nos livros inspirados, devia conservar-se, por uma sucessão contínua, até à consumação dos tempos. Por isso, os Apóstolos, transmitindo o que eles mesmos receberam, advertem os fiéis a que observem as tradições que tinham aprendido quer por palavras quer por escrito (cfr. 2 Tess. 2,15), e a que lutem pela fé recebida dama vez para sempre (cfr. Jud. 3)(4). Ora, o que foi transmitido pelos Apóstolos, abrange tudo quanto contribui para a vida santa do Povo de Deus e para o aumento da sua fé; e assim a Igreja, na sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que ela é e tudo quanto acredita.

Esta tradição apostólica progride na Igreja sob a assistência do Espírito Santo. Com efeito, progride a percepção tanto das coisas como das palavras transmitidas, quer mercê da contemplação e estudo dos crentes, que as meditam no seu coração (cfr. Lc. 2, 19. 51), quer mercê da íntima inteligência que experimentam das coisas espirituais, quer mercê da pregação daqueles que, com a sucessão do episcopado, receberam o carisma da verdade. Isto é, a Igreja, no decurso dos séculos, tende contìnuamente para a plenitude da verdade divina, até que nela se realizem as palavras de Deus.

Afirmações dos santos Padres testemunham a presença vivificadora desta Tradição, cujas riquezas entram na prática e na vida da Igreja crente e orante. Mediante a mesma Tradição, conhece a Igreja o cânon inteiro dos livros sagrados, e a própria Sagrada Escritura entende-se nela mais profundamente e torna-se incessantemente operante; e assim, Deus, que outrora falou, dialoga sem interrupção com a esposa do seu amado Filho; e o Espírito Santo - por quem ressoa a voz do Evangelho na Igreja e, pela Igreja, no mundo - introduz os crentes na verdade plena e faz com que a palavra de Cristo neles habite em toda a sua riqueza (cfr. Col. 3,16).
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por são vieira Sáb Ago 15, 2009 4:09 pm

a explanasão que apresenta mostra que foi iniciativa própria dos apóstolos que foram escritas as cartas e os envangelhos mas isso vai contra o pensamento de cristo que nunca fez nada de sua iniciativa mas por vontade do Pai e vai contra o que diz 2timóteo 3:16,17 que as escrituras foram inspiradas por Deus e não por vontade do homem algum

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por Binhokraus Dom Ago 16, 2009 1:20 am

vc não entendeu, As escrituras são de fato divinamente inspiradas, se não fossem assim, não poderiam conter verdades da fé! Porém, para que as escrituras fossem escritas com os ensinamentos de Cristo foi preciso lançar mão da Tradição, ou seja, o ensinamento oral que foi passado pelo próprio Cristo para os Apóstolos e desses para todos os fiéis da época, foi pela tradição que São Lucas pode escrever o evangelho dele, visto que ele, Lucas, não foi um dos 12... São textos sim Inspirados por Deus, mas escritos a partir da tradição oral.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por são vieira Dom Ago 16, 2009 2:44 am

assim já se entende. mais uma questão...qual é a tradição de Cristo especificamente que vocês falam?...pontos especificas, exemplos concretos...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por Binhokraus Dom Ago 16, 2009 9:58 am

Ora... qual é a tradição de Cristo se não toda a Bíblia em si!?
E outras coisas mais. A prova que a Sagrada escritura não contém toda a verdade vem da própria escritura no seguinte trecho...

"Jesus fez ainda muitas outras coisas. SE FOSSEM ESCRITAS UMA POR UMA, penso que NEM O MUNDO INTEIRO PODERIA CONTER OS LIVROS QUE SE DEVERIAM ESCREVER." (Jo 21, 25)

Antes disso João mesmo falava em Jo 20, 30-31
"Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que NÃO ESTÃO ESCRITOS neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais a vida em seu nome."

Observação importante a se fazer é que, segundo os estudos, o evangelho de São João termina no cap 20, com o trecho acima citado, e o cap 21, acredita-se que foi um apêndice acrescentado por um dos discípulos de João. Perceba, era um dos discípulos de João, não era um que esteve em contato com o Cristo, mas conhecia toda a história e muitos dos milagres e ensinamentos que NÃO FORAM ESCRITOS EM NENHUM LIVRO, mas eram passados verbalmente mostrando claramente a origem da tradição que vem de Cristo.

E mais, conforme o cap 20, a intenção de João não era levantar todas as regras para fundamentar a igreja, e sim dar testemunho do Cristo, para que todos pudessem crer que Ele era o Messias que devia vir ao mundo, as verdades sobre a fé, e a doutrina completa, era passada através da Escrita e da FALA (tradição oral). As escritura são a BASE de toda a DOUTRINA católica, porém não foram a única fonte para o estabelecimento da Sã Doutrina.

Pq os católicos usam a Tradição é simples, somos a Igreja primitiva, que vem Do Cristo, passada pelos apóstolos, a tradição foi sendo escrita pouco a pouco para que não se perdesse, e foi se tornando junto com a escritura a Doutrina como a temos hoje. A igreja Católica descende dos apóstolos, basta olhar a história, portanto os escritos antigos, a tradição oral permanece viva dentro da Igreja, assim como a tradição judaica permanece viva no povo judeu até hoje, assim também, a tradição que vem DE CRISTO, e passando pelos APÓSTOLOS que conviveram com o Cristo, permanece VIVA até hoje nos seio da Santa Madre Igreja.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por Binhokraus Dom Ago 16, 2009 10:13 am

Para enriquecer os exemplos...

"O que OVISTES DE MIM em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que sejam capazes de ensinar ainda a outros" (2Tm 2,2)

Note que o "ovistes de mim" é a transmissão oral do depósito da fé.

"Muitas coisas tenho a dizer-vos, MAS NÃO PODEIS SUPORTAR AGORA. Quando vier o Advogado, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-a toda a verdade..."(Jo 16,12)

São palavras de Cristo, dizendo claramente que Ele não ensinou tudo o que era necessário, logo, nem tudo poderia estar contido no Evangelho, a plenitude da revelação se daria mais tarde, e seria transmitida pela Tradiçao oral.

"Não vos lembrais de que vos DIZIA estas coisas, quando estava ainda convosco?" (2Tes 2,5)

"Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por PALAVRAS, seja por CARTA NOSSA" (2 Tes 2,15)
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por são vieira Dom Ago 16, 2009 6:43 pm

ora se Deus nos deixasse mais algo para além das escrituras tinha mencionado especificamente pois isso entra de acordo com amós 3:7.
sim o entendimento viria com o tempo mas isso não quer dizer que haveria outras fontes.
e Deus só incluiu nas esrituras o essencial para a nossa fé...não precisamos de mais.senão entramos num campo perigoso como nos adverte 1 tim. 6: 3,4 e 1 cor. 4: 6... então já agora, visto que seguem a tradição de cristo porque não aplicam o que os apóstolos faziam- pregar de cidade em cidade e em aldeia aos pares?

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por Binhokraus Dom Ago 16, 2009 11:26 pm

Na boa... pra mim essa discussão terminou!
Você só pode estar de brincadeira?!
Pq agente não prega de cidade em cidade, de aldeia em aldeia?!?!?!?!
Isso só pode ser brincadeira....

Eu podia citar muitos exemplos de pessoas que estão morrendo pela fé católica em lugares como china, vietnã e outros lugares mais... mas será em vão... Quando se chega a um fundamentalismo não existe mais diálogo, e se não há diálogo, não pode haver entendimento....

Pra mim esse assunto específico da tradição se encerrou...
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por são vieira Seg Ago 17, 2009 3:34 am

peço desculpa mas onde vivo isso não se faz nem arredores longínquos por isso questiono se existe representantes da igreja porque não pregam como me afirma?
a demais, um sacerdote entre outros casos disse DIRECTAMENTE que não têm coragem de o fazer e eu pessoalmente nunca fui abordada por ninguém nem leigo...visto que todos os discipulos de Jesus o faziam...e com estes assuntos não se brincam. só quero que me informem. mas é mais fácil fugir ao assunto... como já fizeram várias vezes

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por alessandro Seg Ago 17, 2009 11:20 am

ola,
peço que voltem ao assunto do tópico que é a Sagrada Tradição.
São Vieira, sua visão é um pouco injusta e ofensiva.
tenho vários amigos que dedicam a vida a evangelização. vários mesmo...
o exemplo citado do sacerdote é triste, mas, graças a Deus não revela a situação do todo. além disso posso citar maus exemplos vindos de qualquer religião seja ela cristã ou não. (conheci muitos protestantes, católicos, testemunhas de jeová que não se importam com a evangelização, no entanto isso não é motivo para eu vir ao fórum e numa discussão teológica acusá-los)

novamente peço que a cortesia e que sejam evitadas falácias ad hominen.

abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por são vieira Seg Ago 17, 2009 11:54 am

para isso é que serve o fórum ...é para esclarecer e daí o meu interesse mas ficar ofendido com estas questões não é levar o assunto de forma pessoal? não é esse o objetivo. o meu objectivo aqui é simplesmente entender os assuntos como um todo e é perfeitamente natural que comece pelo que conheço... mas agradecia que tentassem ver as coisas de outra forma. rápidos no ouvir e vagarosos no falar, ou seja, escutem porque as pessoas pensam de maneira diferente e respondam á altura da questão pois pode haver muitos factores que levem as pessoas a pensar diferente e sem ofensas.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por alessandro Seg Ago 17, 2009 12:09 pm

não tenho problema em pensar de forma diferente...
o problema é confundir os assuntos nos tópicos e atacar pessoas em vez de discutir idéias.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por são vieira Seg Ago 17, 2009 12:57 pm

a minha intenção não é atacar mas sim esclarecer uma realidade... tenho pena que interpretem as minhas questões de forma tão negativa e depreciativa.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por Binhokraus Seg Ago 17, 2009 5:32 pm

Ok São Vieira, desde já peço desculpas se a idéia que eu deixei transparecer foi de fugir... é pq realmente, aqui na nossa diocese, temos inúmeros exemplos positivos de evangelização, inclusive de porta em porta, e mais, temos acesso a relatos de outros países aonde isso acontece, é claro, me entristece saber da situação do sacerdote acima citada, mas como o Alessandro disse, é só um exemplo, e exemplos ruins existem em qualquer religião ou instituição. Não podemos condenar o todo pela parte.

E como o Alessandro também disse, o objetivo desse tópico em questão é tratar da sagrada Tradição, vc me pediu exemplos concretos e eu os dei, se alguns não seguem as orientações da Santa Madre Igreja, já é outra história, que deve ser debatida em outro tópico.

Permaneça em Deus! Paz, unção e música.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por são vieira Seg Ago 17, 2009 6:41 pm

a palavra puxa palavra e ao ler os conteúdos surgem perguntas e sinceramente acho mais proveitoso questionar visto que está dentro do contexto anterior mas possivelmente fora do inicial.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por Binhokraus Seg Ago 17, 2009 7:56 pm

Entendo, e respeito sua opinião, mas, devido a eventos anteriores e para tentarmos manter uma organização no fórum, preferimos não misturar assuntos, se forem de fato pertinentes ao contexto, apenas citar os temas, se for preciso aprofundar, criar um novo tópico, ou levar a um tópico já existente. É só por uma questão de organização, espero que entenda.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por são vieira Ter Ago 18, 2009 4:27 am

ok, entendo e vou tentar não fugir ao assunto se voltar a escrever

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sagrada Tradição Empty Re: Sagrada Tradição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos