Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Casamento civil e castidade

5 participantes

Ir para baixo

Casamento civil e castidade Empty Casamento civil e castidade

Mensagem por Bernardo Sáb Set 06, 2008 5:37 pm

Se um homem e uma mulher casam no civíl e tem relações sexuais estão eles pecando contra a castidade?
Bernardo
Bernardo

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Casamento civil e castidade Empty Re: Casamento civil e castidade

Mensagem por alessandro Sáb Set 06, 2008 9:09 pm

Ola Bernardo...
Essa é uma questão complexa. Mas vejamos se podemos resolvê-la.

Se um casal cristão mantém relações sexuais antes de receber o sacramento do matrimônio comete um pecado (mesmo que já tenha casado no civil). O casamento para o cristão é muito mais do que um contrato feito em cartório...significa uma aliança feita diante de Deus.

No caso de um não cristão que espere o casamento civil para ter relações sexuais não podemos julgar que ele comete um erro visto que teve intimidade sexual após ter selado um compromisso estável. Acredito que um casal não cristão que pense dessa forma tem até uma visão bem positiva quanto a sexualidade.
Dememos sempre nos lembrar que o casamento é uma instituição natural que Cristo elevou à categoria de sacramento. Para aqueles que não são cristãos não há sacramento, mas não implica que não haja uma união que implique compromisso de ambas as partes.

Espero ter ajudado
um abraço
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Casamento civil e castidade Empty casamento e castidade

Mensagem por Pe. Leonardo Tassinari Ter Nov 04, 2008 9:25 pm

Caríssimo irmão,

Um cristão, católico e consciente de seus compromissos de cristão que se casa somente no civil comete um pecado chamado "atentado contra o matrimônio", pois sabendo da importância e da graça deste se recusa a ele.
Um casal pagão (que não tenham recebido validamente o batismo) se une por união natural, vale lembrar que também esta união é indissolúvel e portanto estável.
Portanto, um casal pagão não peca contra a castidade realizando um ato próprio do matrimônio. Já um casal cristão comete dois pecados, um em decorrência do outro.
Espero ter ajudado
Deus os abençoe
Pe. Leonardo Tassinari
Pe. Leonardo Tassinari

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/11/2008
Localização : Paróquia São José do Itamarati, Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Casamento civil e castidade Empty Re: Casamento civil e castidade

Mensagem por Patricia Qui Nov 06, 2008 6:04 pm

Bom, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo site. Apesar de estar cadastrada há algumas semanas, só agora comecei a ter tempo para ler as perguntas e as respostas enviadas. E como ainda estou começando, novamente não sei se posso postar minha pergunta aqui ou se tenho que fazer um tópico novo. Very Happy Mas como vocês são legais é só me avisar que eu coloco em outro lugar...rsrsrsrs...

Não sei se a minha pergunta é besta mas, qual a postura da Igreja em relação a uma pessoa que já foi casada somente no civil e se divorciou? Ela poderia casar na igreja?

Aguardo as respostas.
Patricia
Patricia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/10/2008
Idade : 41
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Casamento civil e castidade Empty adiantando...

Mensagem por Binhokraus Qui Nov 06, 2008 11:18 pm

.... olha só, não sou a pessoa mais indicada para te responder, então apesar da minha resposta espere pela resposta de um tira-dúvidas oficial.
Os casados somente no civil, não fizeram seus votos diante do altar, então para a igreja e perante Deus não houve a instituição do sacramento do Matrimônio, uma vez que o ministro autorizado pela igreja (Padre, diácono, ou outra pessoa autorizada pela igreja) não assistiu a esse casamento. Como no casamento civil vc precisa fazer tudo diante de um juiz de paz diante de testemunhas, na igreja é a mesma coisa! Só que ao invés de um Juiz de Paz é o Padre ou pessoa autorizada... logo, quem casou só no civil e se divorciou, pode sim se casar na igreja!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Casamento civil e castidade Empty Re: Casamento civil e castidade

Mensagem por alessandro Dom Mar 01, 2009 12:07 am

depois de um certo tempo distante, volto a estar mais presente.

qto ao ponto levantado pelo binho, quero dizer que a questão é um pouco mais complexa.

De acordo com a visão católica, a indissolubilidade do casamento não vem propriamente do sacramento, mas da própria lei natural. cumpridos os requisitos necessários, mesmo o casamento não religioso vincula por toda a vida.
isso se deve ao fato de que para que os fins do casamento possam ser atingidos, a indissolubidade é condição essencial.

abraços e fiquem com Deus
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Casamento civil e castidade Empty Re: Casamento civil e castidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos