Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quaresma

+3
Milene Guimarães
Thales
Davison
7 participantes

Ir para baixo

Quaresma Empty Quaresma

Mensagem por Davison Qua Fev 25, 2009 11:19 pm

Olá amigos!! No início deste tempo forte e profundamente alegres pela beleza do retiro de carnaval, ponho aqui trechos da Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma de 2009, o texto na íntegra está disponível em:

http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/lent/documents/hf_ben-xvi_mes_20081211_lent-2009_po.html

Podemos perguntar que valor e que sentido tem para nós, cristãos, privar-nos de algo que seria em si bom e útil para o nosso sustento. As Sagradas Escrituras e toda a tradição cristã ensinam que o jejum é de grande ajuda para evitar o pecado e tudo o que a ele induz. Por isto, na história da salvação é frequente o convite a jejuar. Já nas primeiras páginas da Sagrada Escritura o Senhor comanda que o homem se abstenha de comer o fruto proibido: «Podes comer o fruto de todas as árvores do jardim; mas não comas o da árvore da ciência do bem e do mal, porque, no dia em que o comeres, certamente morrerás» (Gn 2, 16-17). Comentando a ordem divina, São Basílio observa que «o jejum foi ordenado no Paraíso», e «o primeiro mandamento neste sentido foi dado a Adão». Portanto, ele conclui: «O “não comas” e, portanto, a lei do jejum e da abstinência» (cf. Sermo de jejunio: PG 31, 163, 9. Dado que todos estamos estorpecidos pelo pecado e pelas suas consequências, o jejum é-nos oferecido como um meio para restabelecer a amizade com o Senhor. Assim fez Esdras antes da viagem de regresso do exílio à Terra Prometida, convidando o povo reunido a jejuar «para nos humilhar – diz – diante do nosso Deus» (8, 21). O Omnipotente ouviu a sua prece e garantiu os seus favores e a sua protecção. O mesmo fizeram os habitantes de Ninive que, sensíveis ao apelo de Jonas ao arrependimento, proclamaram, como testemunho da sua sinceridade, um jejum dizendo: «Quem sabe se Deus não Se arrependerá, e acalmará o ardor da Sua ira, de modo que não pereçamos?» (3, 9). Também então Deus viu as suas obras e os poupou.



Abç !!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty Quaresma

Mensagem por Thales Ter Abr 07, 2009 11:50 pm

A Quaresma termina no Domingo de Ramos ou com a Vigília Pascal?

O Rev.mo Bispo desejou a todos uma boa Quaresma na mensagem do domingo de Ramos e eu fiquei na dúvida.

Abraços,

--
Thales
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty Re: Quaresma

Mensagem por Milene Guimarães Qua Abr 08, 2009 12:04 am

Termina na quinta-feira Santa ...

Deus abençoe! Abençoada Semana santa!
Milene Guimarães
Milene Guimarães

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 37
Localização : Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty Re: Quaresma

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Abr 08, 2009 9:35 am

Oi
Como vão?

Pois é, eu também aprendi que termina na quinta-feira santa, mas aquela acolhida do folheto e umas palavras do bispo me deixaram na dúvida.
Agora não lembro bem, acho que foi no folheto mesmo, tava de um jeito dando a entender que terminava no Domingo. Falando na Quaresma como algo que passou...

Fiquem com Deus
Santa Semana Santa
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty Re: Quaresma

Mensagem por alessandro Qua Abr 08, 2009 5:03 pm

opa...essa pergunta eh boa!
kd o davison? Smile
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty Re: Quaresma

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Abr 09, 2009 12:48 am

Olá...

Bom aprendi que no fim das contas são mais de 40 dias porque no domingo não se faz jejum, por isso termina na quinta.

Na revistinha da Campanha da Fraternidade, diz o seguinte:

"...
4. Quando começa e quando termina o tempo da Quaresma?
O tempo da Quaresma é iniciado com a quarta-feira de cinzas, e concluído com as celebrações da quinta-feira santa, ou aquelas que forem realizadas até o final da tarde desse dia. A celebração da Ceia do Senhor, com o gesto do lava-pés, já não pertence mais à Quaresma; é o início do Tríduo Pascal."

Pág 06

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty Re: Quaresma

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Abr 10, 2009 1:57 pm

Olá

Já que o assunto é Semana Santa, aproveitando o ensejo... Alguém sabe o porquê do costume de fazer canjica na Semana Santa?

PS: * Poderia ter um tópico sobre curiosidades..

Fiquem com Deus
Santa Semana Santa
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty Re: Quaresma

Mensagem por Helô Seg Abr 13, 2009 5:09 pm

Olá!
Também entrei numa discussão sobre quando terminaria a Quaresma, e fazendo as contas, parece que terminaria mesmo no Domingo de Ramos. Veja bem com o exemplo desse ano de 2009:

25/02 - Quarta-feira de Cinzas
05/04 - Domingo de Ramos

Totalizando 40 dias!

Não sei se há alguma ressalva, tipo, excluir alguns dias, não sei... Mas sempre aprendi desse modo e pelas contas, me parece ser isso mesmo!
Abraço, fiquem com Deus.
Helô
Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty Re: Quaresma

Mensagem por alessandro Seg Abr 13, 2009 5:27 pm

penso da mesma forma Helô. nao acho que faz sentido excluir os domingos pq, como diz o missal, são domingos da quaresma.

de qq forma neste tópico participo apenas como forista. tb estou no aguardo pela resposta oficial

liturgia é algo que realmente entendo muito pouco... Sad Very Happy
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty quaresma

Mensagem por Pe. Leo Seg Abr 13, 2009 5:49 pm

A Quaresma começa na quarta feira de cinzas e termina imediatamente antes da missa assim chamada " In Coena Domini", a missa ca Ceia do Senhor, na quinta feira Santa.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty Re: Quaresma

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Abr 15, 2009 12:36 am

Padre, obrigada. Essa dúvida já estava se espalhando...
Rs!
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quaresma Empty Re: Quaresma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos