Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre o Evangelho !

3 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre o Evangelho ! Empty Dúvidas sobre o Evangelho !

Mensagem por Gabriel Costa Sáb Jan 24, 2009 1:04 am

Caríssimo pe. Léo, quero perguntar se foram os próprios apóstolos Lucas, Mateus, Marcos e João que escreveram os Evangelhos, ou foram escritos por outrem !!!

ansioso aguardo a resposta !!

In Corde Jesu, Semper !
Gabriel Costa
Gabriel Costa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 33
Localização : Areal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o Evangelho ! Empty Re: Dúvidas sobre o Evangelho !

Mensagem por Binhokraus Sáb Mar 07, 2009 2:18 am

Irmão, não sei exatamente a resposta, mas ao que me parece, e me corrijam se eu estiver errado, o Evangelho de Lucas, foi escrito por lucas mesmo, e o de João não foi escrito por João. Disso eu sei. Agora sobre Marcos e Mateu eu não sei... me parece que o de Mateu também não foi escrito por ele. Nos dois casos, aonde os atores não foram os escritores, isso se deu por narração. Eles narravam e seus discípulos escreviam.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o Evangelho ! Empty Evangelistas.

Mensagem por Pe. Leo Sáb Mar 28, 2009 7:45 am

Gabriel, desculpe-me pela demora na resposta.



Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que nem todos os Evangelistas foram apóstolos, no sentido estrito da palavra, enquanto enviados pelo próprio Senhor.



Sendo assim, nem Lucas nem Marcos foram apóstolos.



Os Evangelistas são aqueles que colocam por escrito a pregação dos apóstolos, sejam porque eles mesmos os escutaram, por terem sidos companheiros destes ou por terem recebido de outros.

Quanto a Lucas e Marcos, temos certeza de q foram os mesmos a escrever, pois Lucas era companheiro de Paulo e Marcos acompanhava Pedro em suas missões.



Sobre Mateus, pelas referencias internas que existem no texto, como por exemplo não utizar de maneira detalhada seu nome ou suas circunstancias, se deduz que tenha sido o próprio a escrever, levando Tb em conta que Le a era cobrador de impostos, profissão que obrigava ao conhecimento da leitura e da escrita.



Sobre João, pelo motivo da idade em que parece escrever o Evangelho, parece que foi ditado a um colaborador, pois percebe-se um grego muito simples, próprio de quem não teve esta língua como língua nativa.



Quando falamos de Evangelho, falamos de uma boa nova contado segundo a versão de cada autor. O Evangelho ( a boa nova) é única, mas temos esta boa nova contada segundo a experiência de cada autor.



Bom , qualquer outra coisa, é só postar.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o Evangelho ! Empty Re: Dúvidas sobre o Evangelho !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos