Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grande Cisma

3 participantes

Ir para baixo

Grande Cisma Empty Grande Cisma

Mensagem por Marcus Vinícius Sáb Jan 17, 2009 10:46 am

Olá!!

Estava fazendo pesquisas sobre o sacro-império quando me deparei com uma realidade que já me questionei só que nunca consegui esclarecer as minhas dúvidas.

Quando o papa Bonifácio VIII foi aprisionada pela França e logo depois acaba morrendo...em 1.305 Clemente V um bispo da França é elito papa sob influência de Filipe o Belo, e ai ocorre a mudança de Roma pra Avignon e tudo mais...só q em 1377 quando se pretende transferir a sede para Roma (Gregório XI)ocorre o cisma por se ter Clemente VII em Avignon e Urbano VI em Roma...só q em 1409 o Sacro-Império elege um terceiro papa...então s etem o Concílio de Constança onde os três foram depostos e foi eleito um novo papa Martinho V se não em engano...

A questão é: O papa é aquele q é eleito em Roma e que sucede São Pedro sobre isso não há dúvidas.A indagação q me faço é que o fato de três supostos papas existirem, ou melhor dois, pois um era o verdadeiro, não significaria escolher um novo.Pois um era o verdadeiro e a eleição de um novo papa parece como que nenhum deles era valido ou seja o proprio papa eleito em Roma tinha q ser substituido...E isso pode fazer parecer q nesse momento a igreja perde a unidade pois o proprio bispo de Roma é destituido para q outro assuma.

Para facilitar a resposta coloco em uma pergunta. Pq houve a elição de um novo papa,sendo q um deles era realmente o sucessor de São Pedro?

Aguardo resposta!!
Abraço
Fiquem com Deus
Marcus Vinícius
Marcus Vinícius

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/11/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Grande Cisma Empty Re: Grande Cisma

Mensagem por M.Levi Qua Jan 21, 2009 10:26 pm

Fala Marcus, tudo bem ? Mil perdões pela demora!!!!!

Vamos lá, sua pergunta é muito importante.
Após a morte de Clemente VII em Avinhão na França acreditavasse que o legado dos antipapas estaria terminado, pois havia uma disputa entre os Clementistas e os Ubanistas ( legítimo), só que com a morte de Clemente VII seus apoiadores logo elegeram outro antipapa Bento XIII, ai que desandou tudo, em Pisa os bispos depuseram Bento XIII e o Papa legítimo que era Gregório XII, e elegeram Alexandre V, qual foi a intenção : - Vamos acabar com essa bagunça e começar de novo, tudo bunitinho e arrumado, só que esses bispos não tinham autoridade para nomear outro Papa estando o legítimo VIVO. O mais legal é que para resolver o problema do Cisma do Ocidente se reuniu em Constança 1414 (16º Ecumênico) e ai percebemos quem era o Papa verdadeiro, Gregório XII propôs abdicar e assim tb deveriam os outros que nessa época era João XXIII que sucedeu Alexandre V e Bento XIII, esses dois últimos não aceitaram a proposta e foram depostos e Gregório renunciou, sendo eleito Papa Martinho V pondo fim ao Cisma do Ocidente.
Volto aqui a citar Brancaleone, até acho que já escrevi isso aqui, a cena do encontro entre os partidários de Clemente e Urbano é impagavél hehehe tem que pegar e assistir é diversão na certa, " Brancaleone das Cruzadas"

Marcus se não ajudei escreve ai que procuro tentar elucidar mais.....

Fica com Deus
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 41
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Grande Cisma Empty Re: Grande Cisma

Mensagem por Marcus Vinícius Sáb Jan 24, 2009 12:28 pm

Fala Levi!!

Valeu pela resposta!!Pq essa é uma época confusa e é sempre bom saber ao certo o q aconteceu para posteriormente não falar besteira por ai..ehhehe

Vc poderia postar alguma bibliografia q fala sobre esses acontecimentos?

E sabe aonde posso encontrar esse filme pra alugar?fiquei curioso!!rsrsrsrsr

Abração
Marcus Vinícius
Marcus Vinícius

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/11/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Grande Cisma Empty Re: Grande Cisma

Mensagem por alessandro Sáb Jan 24, 2009 11:58 pm

para alugar eu nao sei. mas dá para encontrar os dois filmes do brancaleone para vender na loja americana por 9,99.
abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande Cisma Empty Re: Grande Cisma

Mensagem por M.Levi Ter Jan 27, 2009 4:24 pm

São bem baratos eu comprei na casa e video por 5,99 nas americas tb tinha mas acho que era 12,00 , em locadoras eu não achei......
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 41
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Grande Cisma Empty Re: Grande Cisma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos