Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A "Vocação" de um solteiro.

+2
alessandro
Michael Bodão
6 participantes

Ir para baixo

A "Vocação" de um solteiro. Empty A "Vocação" de um solteiro.

Mensagem por Michael Bodão Ter Dez 23, 2008 11:22 pm

Estav eu pensado num belo dia de sol em Vocação, daí surguiu-me a dúvida;
Qual seria a vocação de uma pessoa solteira?
Um cidadão solteiro, q não é um Leigo consagrado, pode viver "normalmente" sua vida?
Não ter uma vocação (matrimonial, sacerdotal e etc), nesse caso seria um pecado?

Espero ter sido claro.
Aguardo resposta.
Abraços e Deus abençoe! Razz
Michael Bodão
Michael Bodão

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/08/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

A "Vocação" de um solteiro. Empty Re: A "Vocação" de um solteiro.

Mensagem por alessandro Ter Jan 06, 2009 11:30 pm

ola Bodão, como vão as coisas?
Vou tentar aprofundar sua questão...

Vc perguntou se constitui pecado alguém permanecer solteiro sem ser sacerdote, religioso, ou leigo consagrado. A resposta é, em princípio não. a pessoa pode ter uma espécie de chamanda ao celibato ou não ter se casado por alguma circunstância da vida. Tenho um amigo muito querido que não se casou e cuidou por cuidar durante mais de vinte anos de quatro familiares doentes. A vida dele era toda dedicada a eles...

Na Idade média professores eram celibatários.

no entanto, vale uma reflexão já levantada pelo Antônio em sua resposta. Toda vocação pressupõe renúncia e entrega. ficar solteiro em si não é pecado, mas hj vivemos uma situação grave de recusa ao compromisso. O número de pessoas que não se casam e não tem filhos pq julgam que isso seria um estorvo aumenta a cada dia. neste caso há um egoísmo muito grande na raiz do estado de vida. Neste caso o pecado não é ser solteiro, mas ser egoísta a ponto de querer viver apenas para si.

abraços e espero ter ajudado em sua questão.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A "Vocação" de um solteiro. Empty Re: A "Vocação" de um solteiro.

Mensagem por Vinicius Qua Jan 07, 2009 11:19 am

Sei que os homens de nosso tempo pensam mais em dinheiro do que em Deus, mas no caso de nós que buscamos a santidade, existe sim uma resposta clara para a sua pergunta, vamos lá:
1 - se você não se apaixonou por nenhuma outra pessoa, não é pecado, só estamos em falta no mercado;
2 - se você se entrega aos serviços do senhor e não se identificou com o sacerdócio, a vida religiosa ou comunidades de vida, você não esta pecando, você esta na busca;
3 - se você esta bem, consegue superar as fraquesas da carne vivendo no Espirito, ajuda numa paróquia, se dedica a Deus e seus estudos e seu trabalho lhe santificam e santificam os que convivem com você, espero que o seu estado de vida (solteiro) lhe permita servir melhor a Deus e ao próximo, você esta no caminho certo, precisamos mais de católicos assim do que aqueles que iniciam e terminam relacionamentos causando traumas e contribuindo para o "mercado da sexualidade" usando as pessoas como objetos.
Abraços

Vinicius

Mensagens : 21
Data de inscrição : 07/01/2009
Idade : 41
Localização : Petrópolis, São José - Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

A "Vocação" de um solteiro. Empty Re: A "Vocação" de um solteiro.

Mensagem por Thales Sáb maio 09, 2009 2:07 am

Confirmando.
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A "Vocação" de um solteiro. Empty Re: A "Vocação" de um solteiro.

Mensagem por Ju Maria Sex Set 25, 2009 12:16 am

Olá galera!

Não sei se essa pergunta se encaixa aqui. Caso não, os moderadores podem mudá-la de lugar...

Na semana passada estava assistindo ao Globo Repórter, cujo tema era a adoção. Eles mostraram a história de uma mulher solteira, que adotou um bebê, pois já tem mais de 40 anos, nunca se casou (não me lembro se foi por não querer ou falta de opção) e sempre quis ser mãe. Desde então fiquei com a seguinte dúvida: o que pensa a Igreja sobre esse caso? Pode uma pessoa que permaneceu solteira por não encontrar a pessoa certa formar uma família por meio da adoção? Essa poderia ser um novo ramo da vocação de pessoas solteiras?

Não sei se conseguirão entender bem o que eu estou perguntando... Caso não, tentarei explicar melhor depois...

Fiquem com Deus!!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

A "Vocação" de um solteiro. Empty Re: A "Vocação" de um solteiro.

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sáb Nov 21, 2009 5:54 pm

Não existe impedimento para a adoção de filhos por uma pessoa solteira. Obviamente, a adoção é um ato de amor, de caridade. O ideal, se levarmos em conta a criança que está sendo adotada, seria que fosse adotada por um casal, considerando a questão dos referenciais que a criança deve ter das figuras masculina e feminina no convívio familiar.

É importante observar que muitas pessoas solteiras que viveram sozinhas, ao adotarem uma criança, ancontraram um maior sentido para as suas vidas.

A adoção é partilha de vida, de amor e dos bens temporais e espirituais.

Seria muito bom que os solteiros adotassem crianças que não têm lar, que não têm abrigo e proteção.

Assim, mesmo que lhes falte os referenciais da figura do homem e/ou da mulher, para quem não tem nenhum dos dois, ou para quem os tem em situações de desequilíbrio, passar a ter um só que cuide dele e se responsabilize com amor pela sua formação integral, já é muito bom. Isso é amor, isso é dar a vida, é abrir mão de si mesmo para servir ao outro.

Jesus nos ensina, falando sobre o juizo final, que seremos condenados por aquilo que deixamos de fazer em benefício dos pequeninos, dos pobres, dos nus, dos famintos, dos órfãos, das viúvas e, enfim, de todos os necessitados e carentes de amor, de abrigo, de compaixão e de misericórdia. E o mais importante é que Ele não mensura se deve ou não ser casado, o que implica os solteiros. Em outra passagem, Ele promete recompensa até por um copo de água. Ma no desfecho do texto sobre o juizo final, ele diz bem claramente: "Todas as vezes que fizestes isto a um destes irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes" (Mt 25,40), e mais na frente, no versículo 46, Jesus nos mostra o destino daueles que procederam de forma contrária, independentmente de serem casados ou não.

Espero ter contribuido !

Fiquemos com Deus !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

A "Vocação" de um solteiro. Empty Re: A "Vocação" de um solteiro.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos