Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

João Paulo II o e Maçonaria

+3
Pe. Leo
M.Levi
Vinny
7 participantes

Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Vinny Ter Nov 25, 2008 11:56 pm

Fala galera!

Hoje um amigo da Faculdade me questionou sobre o envolvimento do Papa João Paulo II com a Maçonaria, disse, inclusive que ele era Maçom.
Nunca ouvi nada à respeito, mas ele me disse que leu um livro (Sobre os Essênios) que fala sobre tal fato!

Alguém poderia me esclarecer?

Abraços!
Vinny
Vinny

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2008
Idade : 35
Localização : Areal (as piadinhas já tão manjadas! ¬¬')

http://meadiciona.com/vinnyareal

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por M.Levi Sex Nov 28, 2008 9:49 pm

Pura teoria da conspiração... Viny essas histórias são de temporadas, falta do que fazer ai alguém vai lá e cria uma dessas, sem pé nem cabeça. Vale ressaltar que a Questão do Pio II foi foi criada a mando dos russos.
Qualquer coisa comenta ai.
Abraço e Fica com Deus
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Vinny Sáb Nov 29, 2008 3:37 am

Valeu pela moral Levi!
É realmente difícil de acreditar!
Mas é sempre bom vir ter certeza! =]

Mais uma coisa, quem foi Malt Zedek? (não sei se é assim que se escreve =/)
E quem foram os Essênios?
Eles tem alguma relação?

Abraços!
Vinny
Vinny

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2008
Idade : 35
Localização : Areal (as piadinhas já tão manjadas! ¬¬')

http://meadiciona.com/vinnyareal

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Pe. Leo Sáb Nov 29, 2008 11:11 am

Ola Vinicius. Gostaria de saber onde vc leu este nome, em q livro, ou em q página, pois assim poderemos te ajudar. Já tenho desconfiança de quem se trata, mas espero tua resposta para ver se podemos fazer relaçao com os essenios.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Vinny Sáb Nov 29, 2008 1:31 pm

Fala Padre!
Na verdade não fui eu quem li, mas sim um amigo da faculdade!
O livro foi "A Odisséia dos Essênios"

Um abraço!
Vinny
Vinny

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2008
Idade : 35
Localização : Areal (as piadinhas já tão manjadas! ¬¬')

http://meadiciona.com/vinnyareal

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Essênios.

Mensagem por Pe. Leo Sáb Nov 29, 2008 3:08 pm

Vini, nao conheço este livro, mas posso te falar sobre os essenios. Será breve, e se quiser q aprofunde em algo, é só falar.

Na Palestina do século I, entre populaçao judaica, tinham surgido no século anterior alguns grupos, como consequencia das diversas sensibilidades no modo de viver a religiao de Israel, e na interpretaçao da literatura oral.

Entre estes, se encontra um dos grupos mais estudados nos últimos anos, por causa da descoberta dos escritos de Qumram, no Mar Morto.
Se caracterizavam pela rejeiçao do culto q se fazia no Templo de Jerusalém, já q era realizado por um sacerdócio q tinha se transviado e se tornado bastante banal em suas práticas desde ao século II a. C. Como consequencia, os essenios optaram por separar-se das práticas comuns com a idéia de conservar e restaurar a santidade do povo num âmbito mais reduzido, o de sua propria comunidade.

Muitos deles se retiraram a regioes desérticas com o objetivo de excluir a contaminaçao que poderia se derivar do contato com outras pessoas. Tinham como regra a renuncia a manter reaçoes econômicas e a aceitar presentes e doaçoes, nao como critério de pobreza, mas para evitar a contaminaçao q estes objetos poderiam trazer, para assim salvar a pureza ritual.

Com a ruptura com o Templo e com o culto oficial, a comunidade se entendia como um templo imaterial q substituia temporariamente o Templo de Jerusalém, enquanto nele se seguisse oficiando um culto q se considerava indigno.

A comunidade mais conhecida é a comunidade de Qumram. Ali encontramos ritos de purificaçao parecidos ao de Joao Batista e temos a constancia de q muitos de seus membros abraçavam o celibato.

É mais ou menos isso. Acho q dá para ter uma idéia.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Rafaela Botelho Sáb Nov 29, 2008 3:11 pm

Viviam em regiões desérticas e não aceitavam doações...
Viviam do quê???
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Pe. Leo Sáb Nov 29, 2008 3:19 pm

De trabalho.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Rafaela Botelho Sáb Nov 29, 2008 3:26 pm

rssrs (ficou engraçada essa resposta)

Trabalho em áreas desérticas? Shocked
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Vinny Sáb Nov 29, 2008 4:20 pm

Ah tah, entendi!
Valeu de novo Padre! =]
Isso aí foi dos Manuscritos do Mar morto né?

Mas acho q o lance do Melquisedec (aprendi como escreve! \o/) ainda ficou em aberto, né?
Quem era ele?

Pois bem... O povo Essênio era meio q secreto certo?
E não se sabe quem era o "líder" deles, concorda?
Então, respondidas essas perguntas aí chegamos no ponto onde cai exatamente minha dúvida!

Abraços!
Vinny
Vinny

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2008
Idade : 35
Localização : Areal (as piadinhas já tão manjadas! ¬¬')

http://meadiciona.com/vinnyareal

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por alessandro Sáb Nov 29, 2008 5:19 pm

Gn 14, 17 -20. esta é a passagem que fala sobre Melquisedeque.

Rei de Salém e sacerdote que ofereceu um sacríficio de pão e vinho.

nesta passagem vemos uma figura da eucaristia.

não há muito nas Escrituras sobre tal personagem, logo é muito fácil criar histórias fantasiosas em torno.

abração e espero ter ajudado.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por alessandro Sáb Nov 29, 2008 5:41 pm

E não se sabe quem era o "líder" deles, concorda?

os essênios não eram um povo, mas uma corrente dentro do judaísmo.

além disso nao entento pq não saber o nome do líder é um problema...
poderia esclarecer um pouco melhor este ponto?
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por M.Levi Sáb Nov 29, 2008 9:15 pm

Então, eu tive a oportunidade de ver os manuscritos ( uma pequena parte) em uma exposição no Rio, coisa linda e rica, o mais legal é que são documentos contemporâneos a época de Jesus, nos dão um idéia de como se vivia á época. Os essênios são considerados uma seita judaíca, o que gosto tb é a questão de quê os manuscritos do mar morto são provas aos escritos bíblicos, pois os textos sagrados como por exemplo, se não me engano, Isaías são do século IX, e foi encontrado uma cópia integral desse mesmo texto em Qumran e quase exato o texto de Qumran e os do século IX.
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por LeoLacerda Qui Mar 05, 2009 12:13 am

Fala Vinicius! =]

Cara, não confunde as coisas que eu falo não. O fato do Papa com a maçonaria não tem nada haver com essênios. hauahuahau
Só completar um pouco sobre os achados dos manuscritos do mar morto: eles são a prova viva de que a nossa Bíblia não é forjada, não foi modificada e nem algo do tipo igual muitas pessoas afirmam. Nossa Biblia somente foi "reduzida" no sec III d.C. Por exemplo os 4 evangelhos que foram achados incluem tudo o que já conhecemos e parte que não foi "deixada lá". Outro exemplo: O profeta Enoque, avó de Noé, que é citado no Gênesis e suas profecias no novo testamento na Epístola de Judas. suas profecias foram encontradas aonde? Em Qumram, escondida pelos Essenios.
Dai se tira a quantidade de sabedoria que existem nos manuscritos do mar morto, sem falar da Biblioteca de Nag Hammadi (que por acaso também tem Livro de Enoque).
E só uma coisa, se o Papa que o Vinny citou foi iniciado ou não na maçonaria, eu sei que não importa pra maioria. Porém eu não consigo achar nenhum ponto negativo nisso, até porque ele foi um dos papas mais exemplares desde Pedro (primeiro papa).
E quanto a maiores informações sobre Melquisedek é realmente dificíl, mas se descobre fontes se pesquisando sobre o pouco que se falou (Rei de Salém por exemplo...).

Abraços e paz.
LeoLacerda
LeoLacerda

Mensagens : 62
Data de inscrição : 04/03/2009
Idade : 34
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Vinny Qui Mar 05, 2009 2:18 pm

Caraca... Léo aqui, que legal! =]
Vinny
Vinny

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2008
Idade : 35
Localização : Areal (as piadinhas já tão manjadas! ¬¬')

http://meadiciona.com/vinnyareal

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por LeoLacerda Seg Mar 09, 2009 2:42 pm

Ah só mais uma informação que eu esqueci de falar.
Nos livros apocrifos encontrados no Mar Morto existe um chamado Melquisedec, o Principe Celeste.
LeoLacerda
LeoLacerda

Mensagens : 62
Data de inscrição : 04/03/2009
Idade : 34
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Melquisedeque e Essênios

Mensagem por LeoLacerda Dom Mar 22, 2009 9:55 pm

Bom/boa dia/noite pessoal!
Venho aqui falar novamente sobre outras fontes de Melquisedeque que ninguém perguntou e esclarecer a questão do Vinny sobre o líder (Mestre) dos Essênios.

Primeiramente Melsedeque é citado em Gn 14, 17-20, e fazendo isso cronologicamente é muuuito antigo. Estava falando com o Vinny sobre Ordens de caráter iniciático esses dias e relembrei uma pergunta que eu fiz para um Padre jutamente com o Rodrigo e o próprio Vinny na escada faculdade no ano passado: perguntamos sobre Melquisedeque, e depois de um tempo eu perguntei "Padre, e quanto a história de Jesus ter sido iniciado na Ordem de Melquisedeque?". E em vez de espanto ou "que absurdo" o que recebemos foi: "Ai é que está..." (com aquele sutaque europeu).
Ai o Vinny me falou que se Jesus fez isso que ele teria um bom motivo, pois Jesus era livre de pecados. Eu fiquei sem entender "O que pecados tem haver com isso?", ele respondeu "é porque a Igreja condena as Ordens", eu fiquei meio "...". Sim sim, o objetivo de estar falando isso é que realmente as autoridades condenam tudo talvez possam ir contra elas, por isso eu acho importante ir na raiz da história e tirar as opiniões pessoais. Mas eu sinceramente não vejo nenhuma ameaça contra alguma coisa se tratando de Ordens iniáticas, além de eu gostar da Igreja Católica e estar entrando em uma Sociedade de estudos Cristãos.
Meu professor de Teologia nos ensinou esses dias quem é de alguma Ordem Rosacruz ou da Maçonaria não estaria de modo algum em comunhão com o Catolicismo ou outra religião, e eu "...". Já que eu estou lá dentro vós afirmo que é inverdade e "história pra boi dormi". Então gente, eu estou fazendo isso de certa forma como um desabafo, pois sei que cheguei derrepente aqui com algumas idéias diferentes. Vim para cá tanto para aprender, vi que tem pessoas muito inteligentes e que quero explorar essa pessoas o máximo possível (alessandro e Levi por exemplo hehehe), como também expor umas coisas que acho interessantes, entendem?

Voltando: Melquisedeque citado no gênesis, Jesus da Ordem de Melquisedeque, etc. Eis que lhês apresento: Hebreus 5. Ordens...
Peço para que pensem depois que ler: "Se isso existe, porque não é famoso/publico?"
E pensem também no fato de quantos anos de passou desde o Gênesis que cita Melquisedeque até a época de Jesus.
(dica: ORDEM)
Se quiserem depois dou minha opinião.

alessandro escreveu:
E não se sabe quem era o "líder" deles, concorda?

os essênios não eram um povo, mas uma corrente dentro do judaísmo.
além disso nao entento pq não saber o nome do líder é um problema...
poderia esclarecer um pouco melhor este ponto?

A existência de um notável lider religioso, guia espiritual, venerado pelos Essênios, cujo o nome verdadeiro não foi registrado, e que até hoje não foi possível identifica-lo com nenhum personagem histórico. Ele é citado em vários textos apócrifos encontrados no Mar Morto como Comentário de Habaquq, O Manuscrito de Damasco, o próprio Evangelho dos Essênios, entre outros, como Mestre da Retidão e Mestre Verdadeiro.
Segundo os Manuscritos o Mestre Verdadeiro preparou o caminho de Cristo, e também mostram que João Batista pertenceu a essa seita dos essênois, além de Jesus ter sido seus dicípulo em Qumram.
Fonte principal: A Odeisséia dos Essênios, pelo Teólogo Hugh Schonfield, um dos responsáveis pelas primeiras traduções dos Manuscritos, se formou na Universidade de Glasgow, se especializou em Oriente Próximo, chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

Abraços e paz sempre!
LeoLacerda
LeoLacerda

Mensagens : 62
Data de inscrição : 04/03/2009
Idade : 34
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por LeoLacerda Qua Mar 25, 2009 9:52 pm

Estava comentando sobre a passagem Hebreus 5 com o Vinny e Rodrigo na faculdade ontem, ai a questão ficou mais clara pra mim sobre outro ponto de vista. Mas ainda me resta duvidas: Hebreus 7 (deixei pra falar desse cap só depois que eu tivesse uma do cap5)

Me foi dito que Melquisedeque era um homem e Salém um vilarejo ou cidade. Mas como venos no cap7: "Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim
de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece
sacerdote para sempre."
Tudo bem que me explicaram a parte do sem pai e sem mãe falando que pode ser por falta de informações sobre esse homem, e continua. Fala também que Jesus teve que prestar juramento para ser sacerdote eternamente. Isso eu acho meio estranho.

Por favor, essa é uma questão que eu tenho bastante curiosidade. Sem falar do livro apócrifo que mencionei antes.

Estarei no aguardo!

Fiquem com Deus e paz!
LeoLacerda
LeoLacerda

Mensagens : 62
Data de inscrição : 04/03/2009
Idade : 34
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Fillipe Rios Qua Jun 17, 2009 8:26 pm

ae Vinny
procure o apócrifo "a historia de um vaso" q conta o encontro de abraão com melquisedec e a história de Salén ( q depois passou a chamar Jerusalem)
Jah Bless

Fillipe Rios

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

João Paulo II o e Maçonaria Empty Re: João Paulo II o e Maçonaria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos