Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sonhos

3 participantes

Ir para baixo

Sonhos Empty Sonhos

Mensagem por Ysa Seg Nov 24, 2008 9:08 pm

O que são os sonhos ?
O que a Igreja diz sobre eles ?

Ysa
Ysa

Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/11/2008
Idade : 34
Localização : Magé - RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=521846967072537366

Ir para o topo Ir para baixo

Sonhos Empty Re: Sonhos

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Nov 24, 2008 11:17 pm

Oi Ysa.

Gostei da sua pergunta!

Bom, eu aprendi que os sonhos são apenas restos diurnos. Imagens que sua mente vai captando durante o dia, mesmo que inconscientemente, coisas fortes, algo que chamou a atenção, etc. Como se existisse em nossa mente uma sala dos "bastidores", que ali essas coisas ficam guardadas. E não existe o tempo para eles, você pode sonhar com um objeto que viu há anos atrás.

Esse assunto entra na área de psicanálise, sobre a DESCOBERTA DO INCOSNCIENTE.
Freud ("Pai da psicanálise") começou a analisar os sonhos.
Os sonhos estão no inconscinte, e este faz parte da Primeira Teoria sobre o Aparelho Psíquico (Inconsciente, Pré-consciente e Consciente).
Para o inconsciente não existe tempo, ou seja, é atemporal.

O consciente é o que estou captando do meio através da minha razão, o agora. O Pré-consciente é a instância da personalidade do aparelho psíquico que ora lembro, ora esqueço. E o inconsciente é a parte onde estão guardadas as coisas que não lembro (coisas guaradadas: por repressão ou resistência).

Ou seja, você pode sonhar com coisas bobas do seu dia ou com coisas que você quis forçar a esquecer, quis reprimir por te causar dor, etc. "Elas estão ali... guardadas em algum lugar"
Retornando, são restos diurnos. Produto do dia ou das lembranças guardadas no inconsciente. (De acordo com a Psicologia... Vamos aguardar a resposta em relação à Igreja..)

Na Bíblia encontramos relatos de sonhos reveladores.

Bom, só dei a definição de acordo com a Psicologia. Deixo a parte da Igreja para outro, porque bem sabemos que de Igreja Freud não tem nada...

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sonhos Empty Re: Sonhos

Mensagem por alessandro Ter Nov 25, 2008 3:27 pm

os sonhos são um fenômenos psicológico que podem ser abordados pelas várias correntes de pensamento que versam sobre a psiquê humana (psicanálise, neurologia, logoterapia, etc). A Igeja respeita a autonomia da psicologia como ciência, embora sempre se coloque contra posições que atentem contra a integralidade do humano (ser composto de corpo e espírito).

além disso vale ressaltar que tanto na Escritura quanto na vida de vários santos os sonhos foram utilizados por Deus para se comunicar com os homens. é claro que tal ponto tem que ser tratado com bastante discernimento visto as terríveis confusões que pode causar.

abraços e espero ter contribuído para a discussão...
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sonhos Empty Re: Sonhos

Mensagem por Rafaela Botelho Ter Nov 25, 2008 4:12 pm

É, acho que é bem importante ressaltar essa questão do discernimento mesmo!
Porque os santos são casos especiais.
Mas quanto a nós, não é porque sonhamos com Deus ou com fulano que vai morrer que necessariamente isso vá acontecer. Muita coisa a gente sonha por reprimir sentimentos ou por querer muito tal coisa, etc.

Mas agora falando opinião pessoal, não descarto alguns "avisos" vindos através dos sonhos. Claro, lembrando do discernimento. Não falo de milagre nem aparição, digo coisas simples que as vezes nos chegam através deles.
Claro que a Igreja não pode ser do tipo que aceita tudo, porque se não o que ia dar de gente sonhando com isso ou aquilo (fim do mundo, aparição, aviso, novo papa, etc.) não está no gibi!

Acho que os sonhos são importantes...

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sonhos Empty Re: Sonhos

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Nov 27, 2008 6:22 pm

Ah! Umas coisas que eu ia comentar e acabei esquecendo.

Pré-consciente: é o famoso "subconsciente" conhecido popularmente, mas que não é próprio da psicanálise.
Repressão: Quando eu falo em "reprimir" (eu não... Freud! rs) isso também se dá de uma maneira não-consciente. Ou seja, é como se nossa mente por não suportar tais pensamentos dolorosos jogasse esse conteúdo para o inconsciente (de modo que não ficasse no consciente para não lembrarmos disso muitas vezes, porque não aguentaríamos tais lembranças), mas não fazemos isso porque queremos ou mandamos na mente.

Nota: As coisas de Freud as vezes enganam, se a gente for ver o que ele pensa mesmo... Tem umas coisas bem estranhas! Até sobre as coisas ocultas ou "reprimidas"...

Bom, é isso...
Se quiser podemos continuar.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sonhos Empty Re: Sonhos

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Jan 26, 2009 11:13 am

Bom, acho que sempre vale a pena enriquecer quando se tem mais informações.
Falando em Freud, lendo um livro achei um poema muito legal que faz uma crítica a ele.

"Determinismo Revisitado

Fui ao meu psiquiatra - para ser psicanalisado
Esperando que ele pudesse me dizer por que esmurrei ambos os olhos do meu amor.
Ele me fez deitar em seu sofá para ver o que poderia descobrir
E eis o que ele pescou do meu subconsciente:
Quando eu tinha um ano mamãe trancou minha bonequinha num baú
E por isso é natural que eu esteja sempre bêbada.
Um dia, quando eu tinha dois anos, vi papai beijar a empregada
E por isso agora sofro de cleptomania.
Quando eu tinha três anos senti amor e ódio por meus irmãos
E é exatamente por isso que espanco todos os meus amantes!
Agora estou tão feliz por ter aprendido todas essas lições que me foram ensinadas
De que tudo o que faço de errado é culpa de alguém!
Que tenho vontade de gritar: viva Sigmund Freud!

(Autor desconhecido)"

rsrsrs

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sonhos Empty Re: Sonhos

Mensagem por alessandro Qua Jan 28, 2009 3:41 pm

muito boa!!!!
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sonhos Empty Re: Sonhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos