Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lewis

5 participantes

Ir para baixo

Lewis Empty Lewis

Mensagem por Diego Seg Set 01, 2008 4:18 pm

Tenho uma dúvida sobre a vida do escritor C. S. Lewis. Por que ele, ao ser convertido ao Cristianismo, escolheu a religião Anglicana, se ele provavelmente sabia como ela surgiu?
Diego
Diego

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Lewis Empty Re: Lewis

Mensagem por alessandro Seg Set 01, 2008 5:17 pm

Ola Diego...
Estou morrendo de raiva porque acabei de escrever um texto comentando a sua quetão e quando fui enviar deu erro no computador. Mad vou tentar escrever de novo mas acho que não vai ser a mesma a coisa.

A sua dúvida é muito comum aos católicos que leêm Lewis. Eu mesmo já pensei nela várias vezes. Lewis em sua obra defende vários argumentos e doutrina que são católicas e tradicionalmente repudiadas pelo protestantismo. No seu livro "uma dor observada" ela faz referência a oração pelos mortos! Na tradução protestante há mesmo uma nota de rodapé dizendo que aquilo foi fruto de uma fraqueza momentânea do autor. (o que, é claro, foi forçar a barra e demonstrar uma ignorância sobre a vida e obra de C. S. Lewis). Além disso sabe-se que Jack (apelido que Lewis deu a si mesmo) tinha em seu círculo íntimo de amigos alguns católicos, sendo que um deles, J.R.R. Tolkien, foi fundamental para a sua conversão.

Então por que esse sujeito não se converteu? confused

Acredito que um dos principais motivos tenha sido o fato de que Lewis era de família anglicana. Qdo voltou ao cristianismo voltou à Igreja nao qual nascera. é interessante saber que quando Lewis voltou a frequentar a Igreja ainda não era cristão. Acreditava apenas que existia um Deus pessoal! Foi ao templo por que julgava importante a um homem mostrar certo comprometimento público com aquilo que acreditava.
O próprio Lewis reconhece em "Supreendido pela Alegria", sua autografia, que existia em seu meio um grande preconceito "anti-católico". Vale lembrar que ele era Irlandês e você sabe como são as relações entre católicos e prostestantes na Irlanda...
Lewis superou parte desse preconceito, mas parece que carregou por toda a vida uma resistência ao catolicismo. Respeitava a Igreja Católica, mas não a considerava a Igreja de Cristo.

Quanto ao fato dele permanecer anglicano mesmo sabendo que a origem desta igreja, confesso que carreguei essa dúvida não só em relação a Lewis, mas a todos os anglicanos. Esse dias lendo em uma comunidade do orkut as declarções de um anglicano acho que pude entender melhor as motivações dos fiéis desta igreja.
Pelo visto a origem política nao é vista como um ponto essencial. Pode até ser considerado um erro. Para um anglicano o valeu foi a criação de uma igreja nacional não submissa a Roma. Embora Lewis nunca tenha escrito sobre este ponto acredito que o primado de Pedro tenha sido uma de suas principais reservas quanto ao catolicismo.

Vale lembrar que quando Lewis voltou à Igreja Anglicana esta estava numa boa fase, ainda vivendo os frutos do movimento de Oxford no século XIX. (só uma curiosidade: o principal líder deste movimento se converteu ao catolicismo, foi feito cardeal e é considerado um dos maiores pensadores cristãos do século XIX) Hoje a situação infelizmente é outra, com certos setores da Igreja anglicana apoiando a prática do aborto e a ordenação de homossexuais.

Abraçao e espero que desta vez não dê nenhum erro...
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lewis Empty Re: Lewis

Mensagem por Moco Qua Out 01, 2008 2:40 am

Alessandro, vc pode comentar um pouco sobre a vida e obra do Lewis pra gente?

Abraço.
Moco
Moco

Mensagens : 76
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Lewis Empty ...

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Out 17, 2008 11:49 pm

Também me interessei pelos comentários do Alessandro...
bounce
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lewis Empty Re: Lewis

Mensagem por alessandro Sáb Out 18, 2008 12:22 am

Ola caros amigos...
Não respondi esta pergunta pq estamos pensando em montar um link para artigos. Ainda não está confirmado, mas de qq forma se a idéia se concretizar um dos meus primeiros será sobre C.S. Lewis...

vou conversar com o Thales essa semana. Dependendo da decisão, posto uma resposta aqui ou dou uma posição sobre o artigo.

abração
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lewis Empty .

Mensagem por Rafaela Botelho Dom Out 19, 2008 7:12 pm

Ok.

Estado: Em espera
rs
Very Happy

Fiquem com Deus Like a Star @ heaven
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lewis Empty Re: Lewis

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Out 31, 2008 11:27 pm

TOC! TOC! TOC!
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lewis Empty Ainda sobre Lewis

Mensagem por Fernanda Seg Nov 03, 2008 10:12 pm

Olá, lendo este tópico sobre Lewis, gostaria de colocar aqui uma dúvida que tive lendo o "Mero Cristianismo". O livro me convenceu de quase tudo nele abordado, mas nele há uma declaração que me deixou intrigada. Não me recordo do capítulo, pois li faz alguns meses e não o tenho em mãos para verificar.
Enquanto afirma que matar é pecado, o livro abre excessões para o caso da morte ser aplicada sobre pena à algum crime e para o caso da morte ocorrer por motivos de guerra.
Sei que a Igreja é contra a pena de morte e sobre o caso de guerra, sinceramente não sei sua posição.
Gostaria de saber se interpretei mal, ou se de fato há uma discordância entre essa declaração e a concepção católica de "Não matarás".

Obrigada!
Fernanda
Fernanda

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/09/2008
Idade : 33
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Lewis Empty Re: Lewis

Mensagem por alessandro Ter Nov 04, 2008 11:26 pm

Ola Fernanda....
antes de mais nada fico feliz por ver sua primeira mensagem!!!!

vamos a questão...

como já disse várias vezes, julgo Mero Cristianismo um livor fantástico (ele está no meu top ten de melhores livros Very Happy ). No entanto vale lembrar que nosso amigo C.S. Lewis não era católico, mas anglicano. Um anglicano com um pé e meio na doutrina católica, mas ainda assim um anglicano. Sendo assim é possível encontrar em suas obras alguns pontos nos quais ele não está em consonância com a Igreja. estes pontos são raros, mas existem.

No entanto, a questão do "5º mandamento" não é um destes pontos. vários manuais de teologia moral apresentam situações na qual a pena de morte seria uma espécie de mal menor. O próprio Santo Tomás de Aquino dizia ser a pena de morte lícita em alguns casos, como naqueles nos quais a recuperação é impossível e o mal feito pelo indivíduo a comunidade é enorme e contínuo. Preciso consultar o catecismo para te dar uma informação melhor sobre o posicionamento oficial da Igreja, mas é um fato que cada vez mais os católicos repudiam tal pena. (afinal é bastante difícil afirmar qdo um indivíduo não é mais passível de recuperação)

O caso dos soldados em guerra é até um pouco mais simples. Desde o início do cristianismo temos soldados cristãos. No caso de uma guerra a morte do adversário não é algo desejado por si, funciona como que uma "legítima defesa". algo bastante interessantee é a questão dos critérios para uma guerra justa apresentados por Santo Agostinho. Caso tenha interesse em saber sobre isso sugiro que abra um tópico na pasta teologia e filosofia. O Thales ou o Levi vão ter muito prazer em trabalhar tal assunto.

Peço desculpas por não ter desenvolvido tanto a questão da pena de morte, mas é que estou respondendo a pergunta "correndo" e não tenho nenhum material de consulta a mão. sendo assim prefiro ficar por aqui para não falar besteira. Sugiro um tópico na pasta catecismo.

mas voltando ao nosso Lewis, talvez vc esteja curiosa por saber um ponto no qual ele se afasta do pensamento católico. vamos lá: a questão do divórcio não é bem trabalhada neste autor. ele considera a indissolubilidade do matrimônio uma caracterísca do casamento cristão enquanta a Igreja a vê como derivada da própria lei natural.

abração e espero ter ajudado.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lewis Empty Re: Lewis

Mensagem por Rafaela Botelho Ter Dez 02, 2008 10:27 pm

Bom, me interessei pelo tópico 'guerra', esperei. Vou criar então para discutirmos...

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lewis Empty Re: Lewis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos