Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comunhão na mão

+4
papista
Jullia da Paz
Tiago Rodrigues
Rafaela Botelho
8 participantes

Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Comunhão na mão

Mensagem por Rafaela Botelho Sáb Nov 08, 2008 1:42 am

Oi gente..
Tudo bem?

Sobre a discutida situação da comunhão na boca ou na mão: é correto na mão?
(Naquele livro "Missa parte a parte" diz que sim, mas tem a posição correta da mão. Entretanto, e os "farelinhos" que ficam na mão? A pessoa não ingere... {Se fosse farelinho de ouro caindo no chão, dava até briga... Mas como não é o ouro convencional a pessoa tem 'nojo' de lamber para ingerir tudo, como fica? É Jesus...})
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por Tiago Rodrigues Seg Nov 17, 2008 10:06 am

Caríssima Rafaela, sobre a questão da comunhão na mão ou na boca, a Instrução geral sobre o Missal Romano diz o seguinte:

"Se a Comunhão é dada sob a espécie do pão somente, o sacredote mostra a cada um a hóstia um pouco elevada, dizendo: o Corpo de Cristo. Quem vai comungar respode: Amém, recebe o Sacramento, na boca ou, onde for concedido, na mão, à sua livre escolha. O comungante, assim que recebe a santa hóstia, consome-a inteiramente." (Instrução geral sobre o Missal Romano. nº 161)

Bem, percebe que fiz questão de sublinhar duas partes da citação, e colocar em negrito dois fatores importantes que, creio eu, respondem a sua pergunta.

No primeiro destaque deixa claro que a comunhão fica à escolha do comungante. Na diocese o mais habitual é a comunhão na boca. Não saberia te dizer se existem restrições, mas vou buscar saber.

No segundo destaque, percebe que destaquei o inteiramente. Fiz isto para responder a questão dos "farelinhos". Os fragmentos que sobram também devem ser consumidos, se a pessoa tem "nojo" de consumir estes fragmento, então que comungue na boca.

Sobre a questão da posição das mãos na hora da comunhão respondo em outro momento.
Tiago Rodrigues
Tiago Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 29/10/2008
Idade : 37
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por Jullia da Paz Dom Dez 14, 2008 1:54 pm

E a questão de comungar ajoelhado?
Eu tinha visto em uma resportagem na televisão falando que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, havia pedido que aqueles que comungassem com ele, comungassem ajoelhados. (Era mais ou menos isso, não me recordo muito bem.)
Há alguma restrição ou indicação em relação a comungar ajoelhado? O que a igreja fala em relação a isso?
Jullia da Paz
Jullia da Paz

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2008
Idade : 32
Localização : Raiz da Serra - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Dez 15, 2008 12:17 am

Bom, eu aprendi o seguinte:

Que antigamente se comungava ajoelhado... Sabe essas matrizes antigas que têm aquela cerquinha de madeira separando o altar da assembléia? Então... Que já ficava todo mundo ajoelhado ali na beirada da cerquinha, esperando o sacerdote vir com a comunhão. Daí recebiam, levantavam-se e iam para seus bancos.

A Toca de Assis tem esse costume, de receber a comunhão de joelhos.

Quanto a comungar e no banco, se sentar ou ajoelhar... Aprendi que se deve sentar (que o costume de ajoelhar é por essa coisa antiga) até pela questão de ser um banquete, e, se faz uma refeição sentado. Porém, pelo fato da refeição ser tão sublime, seria correto também ajoelhar. Então, os dois estariam corretos.

Contudo, acho que cabe nosso bom senso se uma Missa está muito lotada e eu sou a que está sentada na ponta do banco, por acaso comungo primeiro, não devo voltar e ajoelhar antes que os outros já tenham sentado, para que possam passar com facilidade para seus lugares. Também não vou ajoelhar no meio do caminho e nem em algum momento que prejudique a outrem.

Bom, foi isso que aprendi.
Se estiver errada, por favor corrijam, também quero saber a resposta correta sobre isso...

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por papista Seg Dez 15, 2008 9:07 am

Para mim, comunhão tem que ser na boca. Evita acidentes.
papista
papista

Mensagens : 52
Data de inscrição : 13/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por Davison Dom Dez 21, 2008 10:49 pm

Há alguma restrição ou indicação em relação a comungar ajoelhado? O que a igreja fala em relação a isso?


Olá, a Igreja diz o seguinte:

"Convém que os fiéis comunguem de joelhos ou em pé... quando, porém, comungam em pé, recomenda-se que antes de receber o sacramento, façam a devida reverência..." Redemptionis Sacramentum n° 90.

Abç!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty MInha opinião !!!

Mensagem por Gabriel Costa Qui Jan 22, 2009 2:16 am

Sou contra sentar após a comunhão ! acho que a posição de joelhos, além de reverenciar mais o Sagrado Corpo e SAngue que recebemos, é tambpem mais favorável ao clima de oração que é necessário após a comunhão ! E quanto sentar-se por ser uma refeição, e uma refeição deve ser feita sentada, não acho um bom argumento, pois não se trata de uma refeição comum, mas o Banquete Celeste, O Sacratíssimo Corpo e SAngue do Cristo !

Essa é apenas minha opinião !!!
Gabriel Costa
Gabriel Costa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 33
Localização : Areal

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por Jullia da Paz Sáb Fev 07, 2009 7:49 pm

Obrigada Davison pela resposta, eu já sabia que era permitido, mas a sitação sobre o que a Igreja diz, no caso no Redemptionis Sacramentum, me ajudou bastante.
Concordo com o que o Papista e o Gabriel disseram, comunhão na mão e ajoelhar após a comunhão, ainda acrescento comungar ajoelhado...
Porque estamos comungando e permitindo estar dentro de nós em corpo e sague, Aquele que nos faz sair de casa tantas vezes para irmos adorar em uma capela, igreja... Estamos tendo a graça de sermos sacrários, nada mais digno e piedoso do que ajoelhar, se ajoelhamos tantas vezes diante do santíssimo, exposto ou não!
Jullia da Paz
Jullia da Paz

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2008
Idade : 32
Localização : Raiz da Serra - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Fev 09, 2009 7:54 pm

Olá pessoal
Como vão?

Acrescentando...

... Sem contar que estar de joelhos ajuda no clima de oração. Pelo menos eu acho.
Mas, como eu disse ali em cima foi o que aprendi friamente. Não tinha colocado opinião.
Mas mantenho meu pensamento quanto ao bom senso em caso de missas lotadas, gente passando para lá e para cá, etc. Enfim, em casos que atrapalharíamos estando de joelhos.
Mas sei que entenderam.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por Ricardo Jahara Qui maio 07, 2009 7:06 am

Concordo com a Rafaela.
Convém cada um escolher sua melhor maneira de fazer sua ação de graças, mas numa Missa lotada, a pessoa estando de joelhos atrapalha muito a passagem, e inevitavelmente acaba atrapalhando, tanto o que está de joelhos quanto o que está passando. É uma questão de bom senso.
Diferente se estou numa Missa onde não tem muita gente, e pode-se ajoelhar tranquilamente nao atrapalhando a passagem.


Abraço!
Ricardo Jahara
Ricardo Jahara

Mensagens : 14
Data de inscrição : 19/01/2009
Idade : 38
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por Lukaas Dom maio 10, 2009 2:36 pm

Bom,e antes de receber a comunhão?deve se fazer a venha?(não sei escrever) ou a genoflexão?(também nao sei escrever)

Lukaas

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/05/2009
Localização : Magé,Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por Davison Seg maio 11, 2009 2:50 pm

Olá, antes da comunhão o fiel escolhe uma ou outra, ou vênia, ou genuflexão.
Mas, deve-se fazer uma reverência.
Abç.
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão na mão Empty Re: Comunhão na mão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos