Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escapulário

+7
Binhokraus
Fabricio
quemtembocadizaverdade
Manuel Portugal Pires
Antônio Seixas
Rafaela Botelho
João
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Escapulário Empty Escapulário

Mensagem por João Sex Out 31, 2008 3:19 pm

Olá!

Bem, navegando pela rede, achei uma crítica ao catolicismo que dizia mais ou menos assim:

"A ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) quer apenas lucrar ao vender os escapulários, visto que prometem a salvação automática de quem o estiver usando na hora da morte. E, para isso, vendem escapulários a um preço salgado de centenas de reais"

- Em relação à venda do ecapulário, pesquisei o preço. Era um escapulário de ouro com várias pedras e tal, o preço era "salgado" por isso.

- Porém, em relação à "salvação automática" de quem estiver usando o escapulário. Não era a primeira vez que via algo parecido com isso. Quando era criança meu primeiro escapulário me foi dado com a promessa de que aquilo me garantia a "salvação automática". Sendo que isso foi corfimado depois por uma pessoa próxima a Igreja.

Então, surgem as dúvidas:

- Isso são apenas historinhas mentirosas de ambulantes e informações erradas de pessoas ligadas a Igreja?
- Existe alguma "história" ou "fato" que "sustente" o uso do escapulário? (revelação pessoal, por exemplo)
- Quando surge o uso desse "artefato"?
- O que a Igreja diz em relação ao uso do escapulário? ("deve ser usado por isso e por aquilo", por exemplo)

abraços
João
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty ...

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Out 31, 2008 4:00 pm

Oi João,

Bom, agora estou de saída, depois volto e completo, mas só pra não deixar em branco vou falar um poquinho (resumo do resumo do resumo).

O Escapulário é um sacramental, ou seja, um sinal visível da fé. Essa devoção à Ssma. Virgem veio com a aparição de N. Sra do Carmo. Mas ele já era utilizado (a veste) pelos monges.
São Simão Stock era um homem penitente que viveu anos e anos numa floresta dentro de uma árvore oca, que só cabia ele e uma imagem de N. Srª (a mãe de Simão Stock era muito devota de N Sra e por ocasião do bom parto que teve, o consagrou a Ela e cada vez que ia amamentá-lo rezava uma Ave-Maria -diz a história), que misteriosamente era alimentado com pão que um cachorro levava para ele na floresta, quando não, comia raízes e bebia água de um riacho.
Bom, ele sentiu um chamado a vida monástica (Carmelo), e assim fez... Passaram-se anos, ele virou Superior Carmelita, e num dado momento decidiu que os monges tinham que estudar, isso gerou uma confusão muito grande por causa dos mais velhos. Então, ele também muito devodo, recorreu a proteção da Ssma Virgem. Aos seus 90 anos de idade, ela apreceu para ele rodeada de anjos e entregou-lhe o escapulário (não como o que conhecemos, mas, era uma veste mesmo). Isso foi no dia 16 de julho de 1251 se não me engano.

Bom, essa devoção do Escapulário não garante uma "salvação automática". Mas, conta-se que o fiel que usá-lo com devoção tem o privilégio sabático (o que é isso? Simples.. Se o fiel morrer e for para o purgatório, no primeiro sábado N Sra promete ir buscá-lo e levá-lo para o céu), 500 dias de indulgência com um beijo de devoção, e mais uns que não lembro agora. Mas, para que se possa gozar dessas 'promessas' é necessário no mínimo rezar 3 ave-marias por dia, ou ter uma prática mariana, como o terço por exemplo (e mais umas que depois posto).
O bom é que a pessoa nem precise usar o privilégio né?! rs Melhor fazer tudo pra ir pro céu do que pagar pra ver.. rsrs

O Escapulário da forma que é usado hoje é muito "modinha", tem gente que usa e nem sabe pq. É importante lembrar que, ao comprar um Escapulário é preciso levá-lo para que o Padre faça a imposição.

Uma polêmica: Nuns livros dizem que se pode tirar o escapulário, noutros dizem que não..

Como eu disse, o Escapulário é uma veste, para que a devoção fosse adotada pelo povo, fez-se dessa forma de 'cordão', a frente sobre o peito a imagem de N Sra do Carmo (com o paninho dentro do plástico), e atrás a imagem do Sagrado Coração de Jesus (com o paninho..).
Estou ressaltando aquele "paninho" que tem dentro do plástico, pq é outra polêmica, esses escapulários de ouro, madeira, prata, não valem se não tiverem o paninho... Porque justamente é a imposição da veste, e o paninho é um pedacinho dela, que foi colocado no cordão para que se tornasse uma devoção popular, como já foi dito. Porque por exemplo, se não fosse assim, eu ou você não poderíamos sair por aí com uma 'roupa de monge' na rua, já que não somos.
Ah! Essa coisa de Escapulário de São José, de N Sra das Graças, etc. isso também não existe.
O Escapulário verdadeiro (mesmo se for de madeira tem que ter por dentro) contém um pedaço da veste e é de N Sra do Carmo e do Sagrado Coração de Jesus.
Também não vale aquele que as duas "medalhas" ficam para a frente.. Tem que ser uma sobre o peito, e a outra nas costas...

Ah! E sobre as pessoas que usam Escapulário no pulso, no tornozelo, num sei onde, num sei onde... está errado! Isso aí é enfeite. O uso correto do Escapulário é no pescoço com N Sra pra frente e o S.C. para trás.

Existe um testemunho/história de um menino que tentou se matar, se jogou num poço e ficou três dias degolado... é humanamente impossível, porque o pescoço dele estava quase arrebentando, se separando... ele usava o escapulário.. quando foi encontrado, depois de 3 dias sumido, (o padre o encontrou) ele se confessou, tinha se arrependido de tentar se matar.. daí morreu logo após a confissão. Pq isso? Pq se ele morresse como suicida, como N Sra iria tirá-lo do purgatório? Ele nem ia pro purgatório né?! Então, ele arrependido, conta-se, que N Sra sustentou a vida dle até que ele pudesse confessar isso, para que Ela pudesse cumprir a promessa de retirá-lo de lá no primeiro sábado.

São João da Cruz cita o uso do escapulário, morre num sábado. O Papa João Paulo II completamente Mariano, morre num sábado.. etc

Bom, ninguém deixa de ser católico se não acredita numa aparição de N Sra, portanto... é isso.

Vc mesmo pode pesquisar sobre a Aparição de N. Srª do Carmo, vai ter a história completinha.

Espero tê-lo ajudado, desculpe a pressa.

Fiquem com Deus
Very Happy

(Quanto aos assuntos polêmicos sobre o Escapulário, podemos continuar desenvolvendo)
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Antônio Seixas Sáb Nov 01, 2008 2:43 am

Eu conheço outra versão para a origem do escapulário:


"No século XI, um grupo de homens dispostos a seguir Jesus Cristo, reuniram-se no Monte Carmelo, em Israel. Ali construíram uma capela em honra de Nossa Senhora. Este local é considerado sagrado, desde tempos imemoriais ( Is 33,9;35,2; Mq 7,14), e se tornou célebre pelas ações do profeta Elias (1 Rs 18). A palavra "carmelo" quer dizer jardim ou pomar. Nasciam ali os carmelitas, ou a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Tempos depois, os carmelitas mudaram-se para a Europa e passavam por grandes dificuldades. No dia 16 de julho de 1251, quando rezava em seu convento de Cambridge, Inglaterra, S. Simão Stock, superior geral da Ordem, pediu a Nossa Senhora, um sinal de sua proteção, que fosse visível a seus inimigos.

Recebeu, então, de Nossa Senhora o escapulário, com a promessa: "Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”. " (Conferir http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/origem.htm#ORIGEM%20DO%20ESCAPULÁRIO)

Agora, quanto ao seu uso, o catolicismo popular e o sincretismo religioso lhe conferem atributos mágicos, o que é uma grande bobagem.

Para usá-lo deve-se pedir a um sacerdote para fazer com você a imposição do escapulário. Alguns padre aguardam a festa de Nossa Senhora do Carmo para fazer a investidura.

Como sacramental, devemos lhe o respeito conferido aos sacramentos.

Santa Filósofa Edtih Stein, rogai por nós!
Antônio Seixas
Antônio Seixas

Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Rafaela Botelho Ter Nov 25, 2008 11:17 am

1) E então, pode ou não tirar o escapulário (ficar tirando e colocando..)?

2) O correto é mesmo somente o de N. Sra do Carmo e do Sagrado Coração, né?!

3) Os de metal valem?
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Fev 18, 2011 2:15 pm

Sem palavras! ...
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por quemtembocadizaverdade Qua Mar 09, 2011 7:10 am

Está na cara que esse escapulário é apenas mais uma forma de tirar dinheiro dos irmãos. crendice inventada que não merece atenção de pessoas sensatas. são indulgências... como pode alguém crer nisso? a salvação vem somente através da fé em Cristo. nada de purgatório ou escapulário. isso são apenas algumas das invencionices de satanás para anular o sacrifício de Jesus. que absurdo! por isso que babilônia é a mãe de das prostituições( doutrinas falsas) que se cometem na terra.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Fabricio Qui Mar 10, 2011 7:47 am

Não sei bem a história do escapulário, mas tenho convicção de uma coisa: assim como a medalha de Nossa Senhora das Graças, o escapulário é um sinal visível da nossa fé. Seu uso puro e simples não traz nenhum atributo, pelo contrário, seu uso deve transcrever o estado de penitência, devoção e oração do usuário. À despeito das modas populares, qualquer católico um pouco mais esclarecido, que tenha freqüentado aquela catequese das criancinhas, sabe disso. Os colegas já expuseram com muita propriedade acima. Daí vem esses 'doutores', que entendem mais de Bíblia que São Jerônimo, conhecem mais da Igreja do que o Papa, que são mais dignos de crédito do que nossos irmãos do passado que entregaram a vida por Cristo, e destilam todo seu ódio contra nós. A senhora por um acaso sabe quanto que a Igreja ganha com a venda de escapulário? A senhora sabe o que é indulgência (parece que não)? O que seria "crendice inventada": um sinal visível da fé que sempre foi ensinada pela Igreja, desde os tempos dos primeiros cristãos; ou a última pretensa 'revelação' oriunda da cabeça de algum 'doutor' que leu a Bíblia semana passada?

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Mar 10, 2011 11:57 am

Peço desculpa por intervir.
O facto de a «senhora» dizer «que é uma forma de tirar dinheiro aos irmãos» pode não se estar a referir que é o CLERO que faz isso, mas os que fabricam e vendem tais artigos religiosos. A propósito, no tempo do Cristo havia homens cambistas que cambiavam o dinheiro comum no dinheiro próprio para se ofertar no templo e vendiam também pombas, bois etc., e ganhavam com isso, Jesus indignou-se com esse uso ancestral e pegou numas cordas e expulsou os vendilhões dos edifícios do Templo. (João 2,13-17)
Aí, os comerciantes não eram os SACERDOTES, que ofereciam os sacrifícios, mas eles toleravam esse comércio que indignou o nosso MESTRE.
O mesmo pode acontecer agora nas diversas festividades e cultos religiosos.

É curioso a forma verbal que alguns inocentes católicos expressam:
«e destilam todo seu ódio contra nós. »
Infelizmente, esses senhores acham-se num grau de opulência tão elevado que qualquer critica ou opinião (bem ou mal fundamentada) a consideram como ÓDIO, quando essa opinião não lhe convém.
Eu pessoalmente não sou a favor do uso de escapulários, nem de tercinhos nem de outras coisas semelhantes ... ... ...
Contudo há passagens bíblicas que também me deixam estupefacto:
Por exemplo:

11Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, 12a tal ponto que bastava aplicar aos doentes os lenços e as roupas que tinham estado em contacto com o seu corpo, para que as doenças e os espíritos malignos os deixassem.
(Actos 19, 11-12)

Quanto à penitência, não é necessário o uso de objectos visuais para mostrarmos que fazemos penitência.
Yeshua deu o seu conselho:

16*«E, quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto para que os outros vejam que eles jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas apenas do teu Pai que está presente no oculto; e o teu Pai, que vê no oculto, há-de recompensar-te.»
(Mateus 6,16-18)

Quanto a Jerónimo, eu sei que foi um tradutor da Bíblia do Hebraico para o Latim.
Também sei que esse tradução foi durante muito tempo a única tolerada pela Igreja Cat. Romana.
Sei que muitos tradutores em vez de serem encorajados pela hierarquia clerical foram pelo contrário perseguidos até à morte e sua traduções queimadas. Felizmente, agora isso já não é tão possível.
Agora também há bons tradutores como foi o falecido Jerónimo, proclamado «santo» pela Igreja Católica Romana.

Falando de superstições, há hoje quem use a Bíblia como um objecto supersticioso. Em vez de a ler põe-na na mesinha de cabeceira para afastar os maus olhados etc. etc. ...
O valor das coisas está no uso devido que fazemos delas, aliado ao nosso conhecimento espiritual.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por quemtembocadizaverdade Qui Mar 10, 2011 12:16 pm

Fabricio, vc não me entendeu.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Fabricio Qui Mar 10, 2011 1:51 pm

Em um debate sadio poderiam me dizer que o uso de escapulário é uma ignorância, uma supertição, mas veja o comentário que foi feito pela senhora em questão:

"Está na cara que esse escapulário é apenas mais uma forma de tirar dinheiro dos irmãos."

Entendo isso como uma ofença, e não como um debate (no mínimo nos chamam de charlatães). Quem ofende o faz porque odeia! Por isso digo e repito que muitos andam destilando seu ódio contra nós!

Quanto ao fato de sinal visível da nossa fé, esclareço que ele nem sempre é utilizado para mostrar nossa condiçao aos outros, mas muitas vezes a nós mesmos. Afinal, somos corpo e espírito. Por exemplo: pouca gente sabe que eu uso um crucifixo (muitas vezes ele fica por baixo da camisa), mas gosto de tocá-lo quando rezo. Sua imagem traz-me mensagens que encorajam minha penitência. Além do mais, Nosso Senhor condena o ato daqueles que supervalorizam sua penitência, fazendo-se de vítimas e sofredores. Devemos aceitar de bom grado o sofrimento quando enviado por Deus.

São Jerônimo, proclamado Doutor da Igreja, não foi simplesmente um tradutor, foi muito mais do que isso. Sua tradução das Escrituras é de grande importância para a Igreja porque ele teve acesso aos mais antigos manuscritos. É mentira que a Vulgata Latina era "a única tradução tolerada pela Igreja". Não sei se o senhor está repetindo isso porque ouviu em algum lugar ou se está deduzindo a partir de sei lá o quê... o fato é que isto é mentira! Há versões da Bíblia em francês datada do séc. IX, em alemão datada do séc. XIII, em inglês datada do séc. IX. Após a invenção da impressa, temos em 1466 a primeira Bíblia impressa em alemão, isto quase 60 anos antes da tradução de Lutero.

A propósito, o que o senhor diz que sabe sobre outros tradutores não condiz com a verdade histórica. Como disse acima, as primeiras traduções da Bíblia para o vernáculo foram feitas pela Igreja Católica muito tempo antes da Revolta Protestante. A Igreja coibia apenas as traduções não autorizadas porque heresiarcas de toda gama valiam-se de erros de tradução (muitas vezes propositais, apoiados em má fé) para proclamar as mais heterodoxas doutrinas (vide o "apenas" de Lutero, o "significa" de Zwinglio). Mas acho que isso já é assunto para outro tópico...

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Mar 10, 2011 2:17 pm

Jerónimo viveu no século IV.
Só se falava «latim», em todo o mundo, até ao século IX?!
Quanto aos outros tradutores, não autorizados pelas autoridades do clero, deveria pelo menos existir respeito por eles, apesar de terem opinião (ou visão) diferente.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por quemtembocadizaverdade Qui Mar 10, 2011 8:56 pm

Fabricio, fiz essa afirmativa baseada no que li por exemplo:
Bom, essa devoção do Escapulário não garante uma "salvação automática". Mas, conta-se que o fiel que usá-lo com devoção tem o privilégio sabático (o que é isso? Simples.. Se o fiel morrer e for para o purgatório, no primeiro sábado N Sra promete ir buscá-lo e levá-lo para o céu), 500 dias de indulgência com um beijo de devoção, e mais uns que não lembro agora. Mas, para que se possa gozar dessas 'promessas' é necessário no mínimo rezar 3 ave-marias por dia, ou ter uma prática mariana, como o terço por exemplo (e mais umas que depois posto
Em relação as indulgencias eu sei sim do que se trata. Era a garantia do perdão dos pecados que era vendida pelo clero na idade média, inclusive para parentes mortos. Eu não tenho ódio de católicos, espíritas ou quem quer que seja Fabricio. Nasci em lar católico e fui muito católica. Mas não é por isso que vou concordar com esse misticismo todo. Vejo coisas boas e ruins. Quando alguém me mostra que não estou correta em algum pensamento eu compreendo.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Binhokraus Sex Mar 11, 2011 12:46 am

A senhora se engana em vários aspectos. Tem uma visão tendenciosa e preconceituosa a respeito do assunto. Se postar tudo de uma vez, fica mais fácil para debatermos sobre este assunto.

Quanto as indulgências, a senhora se engana profundamente. De fato, aconteceram vários problemas com as indulgências na idade média. Convido mais uma vez a ler os ensinamentos católicos a respeito dos assuntos católicos antes de critica-los. Não vou adentrar neste assunto, pois este não é o tópico...
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Fabricio Sex Mar 11, 2011 12:07 pm

Sra 'quemtembocadizaverdade',
A sra fala com muita propriedade, coloca bem as palavras e passa muita segurança no que fala. Tens boa oratória, de pessoa culta e instruída. Parabéns, tu tens um dom, só falta agora utilizá-lo para falar a verdade!

Em primeiro lugar, a afirmação na qual a sra se baseou está um tanto imprecisa, mas não vou entrar neste mérito. Concluindo, não sei qual exercício mental a sra fez para acusar-nos de tirar dinheiro dos fiéis com venda de escapulário baseando-se nesta afirmação. Tens que forçar muito a barra...

Em segundo lugar, indulgência não tem absolutamente NADA haver com o que a senhora falou...Sendo assim, há duas alternativas:
1) A senhora está mentindo.
2) A senhora está repetindo uma mentira que lhe contaram, acreditando ser verdade.
Vou confiar na sua boa intenção a presumir que a senhora se encaixa na alternativa (2). Apesar da sra dizer q foi católica parece que não aprendeu NADA sobre a Igreja nesse tempo, não sei se foi por negligência de seus catequistas, por negligência da sra, não vem ao caso, isso Deus irá julgar, o fato é q da mentira q lhe contam brota o ódio a Igreja... mas nunca é tarde para aprender... Por favor, procure uma autoridade eclesiástica católica e aprenda de maneira certa (mesmo q a sra não pretenda tornar-se católica), não vá aprender sobre catolicismo com 'pastores' que odeiam a Igreja tanto ou mais que a sra.

A gente pode ver facilmente em seus comentários e nos comentários do sr Manuel que vcs recorrem a fatos inverídicos para atacar a Igreja. Vocês recorrem a MENTIRA. Veja bem, a sra fala que indulgência era "a garantia do perdão os pecados que era vendida pelo clero na idade média", (êta mentira cabeluda!!!), indulgências não são garantia de perdão dos pecados, existem antes, durante e depois da Idade Média, e a despeito de algumas distorções do Monge Tetzel cometidas na Alemanha no séc. XVI, elas não são vendidas. O sr Manual fala que a Vulgata era o único texto tolerado pela Igreja (baita mentira!!!)... ele se esquece q a Vulgata foi definida como tradução oficial (não única) somente no Concílio de Trento (séc. XVI), que antes e depois desse tempo havia outras traduções autorizadas (mesmo antes do séc. IX, só não citei pra não ficar extenso), e se seguirmos seu brilhante raciocínio vamos reclamar com os apóstolos e evangelistas porque não se falava apenas grego quando o Novo Testamento foi escrito... Vê-se q a intenção é atacar a Igreja, jogar nela qualquer pedra que achar no chão.

Vocês estão recorrendo a mentira. Pelo bem de vossas almas espero que o estejam fazendo por ingenuidade, pois sabemos quem é o pai da mentira.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Mar 11, 2011 12:51 pm

Sr. Fabricio.
« (baita mentira!!!)...»

Eu não vivi no tempo em que houve problemas com as Sagradas Escrituras, quer quanto ao uso quer quanto às traduções.
Li vários testemunhos e fiquei com a impressão (talvez exagerada) de que a Vulgata latina foi a única autorizada durante algum tempo. Mas isso não invalida o autoritarismo que foi praticado no passado, pois não há fumo sem fogo.
Eu conheço muitas traduções recentes, quer protestantes quer católicas e tenho o texto tanto em papel como em formato digital.
As edições da Bíblia só têm valor quando são usadas.
Eu não pretendo atacar ninguém. Não acha que atacar é também um exagero?! Estamos, apenas, amigavelmente a falar de coisas do passado, afim de evitar que se repitam no futuro, na medida do possível.
Só o facto de as pessoas se sentirem atacadas ou odiadas (quando não é o caso) deixa algo no ar: «uma misteriosa desconfiança» de que "algo vai mal no reino da Dinamarca".

Quanto mais leio certos defensores do «catolicismo» (ROMANO) mais admiro a coragem do papa «João Paulo II» no que teve de humildade, pois, apesar de ser «papa» e do meio em que viveu, ter sido capaz de reconhecer alguns erros do passado.

Pois é Sr. «Fabricio»,
Eu sei muito bem quem é o PAI da mentira, que quer que elevemos a CRIATURA acima do Criador.
Aí, nessa sua "Localização" chamada «Fabricio» penso que as pessoas também sabem estas coisas.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Binhokraus Sex Mar 11, 2011 2:18 pm

Peço por favor que não se desviem do tema do tópico. Entendo que no calor do debate os assuntos vão surgindo, mas vamos nos esforçar para dar foco ao tema do tópico, por favor.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Mar 11, 2011 3:12 pm

Para saberem o que a Wikipédia diz a respeito do escapulário, deixo a seguir o link para quem o quer consultar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escapul%C3%A1rio_de_Nossa_Senhora_do_Carmo

O assunto nem sequer me merece qualquer comentário.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por quemtembocadizaverdade Sáb Mar 12, 2011 4:09 pm

respeito os superticiosos. cada um com seu amuleto
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Mar 13, 2011 7:31 am

É preciso distinguir e conceiturar o que são amuletos !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Manuel Portugal Pires Ter Mar 15, 2011 12:20 pm

Quem os usa deve saber porquê! ...
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Binhokraus Ter Mar 15, 2011 12:48 pm

Infelizmente as pessoas não fazem distinção entre essas coisas.
Acho engraçado um comentário como. "Quem os usa deve saber porque" que o Senhor Manuel faz.
Em teoria ele está corretíssimo, assim como eu e outros que ao ver uma crítica pensamos: "quem critica deve saber o porque", porém na prática, como vemos aqui no fórum, as pessoas falam daquilo que não conhecem, e ainda por cima se acham no direito de criticar algo que não conhecem, assim também, as pessoas utilizam de alguns artefatos religiosos e por ignorancia, fazem deles "objetos místicos" mesmo que o propósito de tais artefatos não tenham esse fim.
Este é só mais um dos muitos motivos pelos quais não devemos criticar a fé, seja católica seja qualquer outra, pela prática que as pessoas fazem desta fé. Se nosso olhar está voltado para o que as pessoas fazem, vamos sempre encontrar erros, problemas, abusos e tudo mais. A partir de um comportamento estranho em relação a algo, devemos ir na fonte e ver se este comportamento reflete a doutrina do que se segue. Tomar exemplos de pessoas que procedem de uma forma diferente do que se ensina e se por a criticar o que a pessoa segue é uma prática muito comum hoje em dia. Não só em relação a religião, mas também, em outros aspectos, como mencionado em outros tópicos já. O que quero dizer, mais uma vez, é que concentrem seus esforços e suas críticas e argumentos em cima do que as coisas realmente são de fato e não naquilo que algumas pessoas fazem delas. Assim, acredito que realmente estaremos mantendo um debate sadio em busca da verdade, que é um dos propósitos deste site.
Por isso, mais uma vez eu peço, antes de escrever seus comentários, pense se ele é um comentário acerca da raiz, da fonte, ou é um comentário baseado na prática ou vivência de quem se diz seguir tal ensinamento, doutrina ou seja lá o que for.

Permaneçam em Deus
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Manuel Portugal Pires Ter Mar 15, 2011 2:18 pm

O mundo em que vivemos é muito complicado.
Em religião, política e futebol, quando duas pessoas não falam a mesma linguagem é como pôr um português a falar com um chinês.
Mas parece-me que é mais fácil um português e um chinês se entenderem melhor, mesmo sem conhecerem a língua um do outro, quando falam de assuntos que interessam a ambos, que duas pessoas de crenças diferentes a falar de um determinado assunto.
Este mundo é assim e temos de conviver com ele com a tolerância e compreensão que nos é possível sem termos que nos zangar.
Se formos capazes de o conseguir já podemos dizer que fomos muito longe.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por rafael.exe Sáb Jun 04, 2011 11:45 am

Pessoal, na boa, li todos os comentários e acho lamentável tamanha disculsão. Em vez de discutirem sobre o escapulário e fazer basfêmeas a respeito, vamos procurar respeitar o seu proximo com suas decisões e procurár amar como Cristo nos ensinou. Vamos em vez de criticar, fazer a diferença. Eu sou hoje catequista e procuro fazer a MUDANÇA porque o mundo está muito mudado, e as crianças precisam de religião e justamente hoje vou explicar para eles o poder do escapulário que mudou a minha vida.
rafael.exe
rafael.exe

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 40
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty escapulário não salva

Mensagem por maristelamelocatolica Qua Jun 15, 2011 4:20 pm

Nao conheço a história completa do escapulário, mas tenho certeza que a doutrina católica não ensina que este objeto é capaz de salvar ninguém, e sim SIMBOLIZA a proteção e o cuidado de Jesus (um dos lados do escapulário) por nós por intercessão de algum santo (outro lado do escapulário). Ninguém é obrigado a comprar escapulários de ouro ou de prata com objetivo de qualquer salvação. Assim como as imagens, os escpulários só tem como objetivo dar-nos subsídios visíveis para que tenhamos fé nas coisas invisíveis, nesse caso a proteção de Deus. Tenho e uso escapulários custando na faixa de 1,00 a 2,00 e nunca acreditei que eles teriam capacidade de salvar-me imediatamente.

maristelamelocatolica

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 30
Localização : Bom Jesus PI

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Binhokraus Qua Jun 15, 2011 8:43 pm

Ola maristelamelocatolica e rafael.exe, fico muito feliz com a participação de vocês no nosso fórum.

bom, infelizmente questões como essa já foram amplamente discutidas, os argumentos e resposta amplamente difundidos, mas infelizmente, alguns poucos não levam em consideração o que escrevemos e fica repetindo as mesmas falácias e fazendo as mesmas acusações infundadas, baseadas naquilo que eles acham que é a Igreja Católica, e não naquilo que é realmente o catolicismo. Infelizmente estamos sujeitos a isso quando estamos em um fórum aberto na Net.

Tendo feito essa consideração, volto a dizer que vocês são muito bem vindos a este espaço. Fiquem a vontade para participar e se for o caso, perguntarem também.

Permaneçam em Deus.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Escapulário Empty Re: Escapulário

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos