Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anunciação

4 participantes

Ir para baixo

Anunciação Empty Anunciação

Mensagem por Bárbara Seg Set 01, 2008 12:55 am

Oi pessoal!
Ontem indo para o show do Walmir Alencar, além da dúvida já colocada pela Helô em outro tópico, também fiquei com outra na cabeça: e se Maria tivesse se negado a fazer a vontade de Deus após o anjo Gabriel ter anunciado que ela seria mãe de Jesus? Não haveria salvação? Existe uma resposta da Igreja sobre essa questão? Rolling Eyes
Bárbara
Bárbara

Mensagens : 49
Data de inscrição : 13/08/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Anunciação Empty Re: Anunciação

Mensagem por alessandro Seg Set 01, 2008 10:09 am

Ola Bárbara...

Não acredito que exista uma resposta oficial do magistério sobre esta questão. O que sabemos é o seguinte: Deus contou (e conta!) com a liberdade o homem. A salvação, embora seja um dom gratuito de Deus, pode ser aceita ou negada pelo homem.

Maria é, neste contexto, a anti-Eva. Se Eva foi aquela que disse um não à vontade de Deus, Maria disse um sim.

Se Maria tivesse dito um não, seria a humanidade que teria dito não pela boca de Maria, o que seria algo muito grave. Apesar disso, pessoalmente acredito que Deus não teria desistido da humanidade...
Que bom que ela disse sim e a nossa pergunta hoje
pergunta é : e se ela tivesse dito não? Imagina se fosse o contrário... Shocked

abração
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Anunciação Empty Re: Anunciação

Mensagem por Bárbara Qua Set 03, 2008 1:20 am

Que bom mesmo!! Smile
Obrigada!
Bárbara
Bárbara

Mensagens : 49
Data de inscrição : 13/08/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Anunciação Empty Re: Anunciação

Mensagem por alessandro Qui Set 04, 2008 9:11 pm

Ola Bárbara...

Acabamos de conversar por telefone sobre a questão apresentada neste tópico e vc disse que ouviu uma resposta diferente (se quiser postar depois, acho legal) da que aqui foi apresentada.

Só estou escrevendo para frisar que a resposta dada neste tópico está no campo da especulação. Como foi dito não há uma posição oficial do magistério.
Outras respostas são possíveis e podem até ser melhores. Desde que não firam nenhum ponto de doutrina estas diferenças são sadias e interessantes. Significam que gastamos tempo pensando nas coisas de Deus.

abração
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Anunciação Empty Re: Anunciação

Mensagem por Bárbara Dom Set 07, 2008 11:51 pm

Oi Alessandro!
Já conversamos mais sobre esse assunto, mas vou tentar colocar aqui a outra resposta que ouvi.
Basicamente é que Deus preparou N. Senhora desde sua concepção para que pudesse ser a mãe do nosso Salvador. A possibilidade do não seria praticamente nula e Deus é onisciente, então sabe desde sempre a resposta de Maria. Mas aqui encontrei alguns problemas... Como já esclarecido em outro tópico, saber não significa causar. E se Ele tivesse causado, estaria interferindo em sua liberdade, o que não faz sentido, já que foi o próprio Deus quem nos fez livres para que com nossas escolhas pudéssemos verdadeiramente amá-lo ou não. E Ele só "sabia" da resposta dela porque ela disse sim!
No último retiro que participei ouvi uma coisa bem legal que eu acabei de lembrar sobre a obediência de N. Senhora: ela já estava acostumada a fazer a vontade de Deus e quando o Anjo lhe disse que seria a mãe do Salvador, sua resposta foi também resultado da constante obediência à vontade de Deus durante toda sua vida. Em minha apostila de ética encontrei também uma coisa interessante: "A virtude... é um hábito[...] Hábito é pura e simplesmente uma qualidade adquirida (auto-adquirida e livremente desenvolvida) que facilita e aperfeiçoa a ação e aperfeiçoa também o próprio homem."
Penso até que podemos tentar entender isso olhando para nossa vida: quando somos fiéis nas pequenas coisas, é mais fácil sermos fiéis também nas grandes. Obedecer a Deus nas pequenas tarefas do dia-a-dia torna mais fácil obedecê-Lo em grandes decisões. E acredito eu que com Maria tenha sido assim... o exercício livre do "sim" ao longo de sua vida possibilitou o sim que nos trouxe a salvação. Very Happy
Bárbara
Bárbara

Mensagens : 49
Data de inscrição : 13/08/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Anunciação Empty Re: Anunciação

Mensagem por Rafaela Botelho Sáb Nov 08, 2008 12:03 am

Olá.

Bárbara, eu também estava pensando nessa questão.

Também aprendi que Maria foi preparada para esse momento e para ser mãe do Salvador (até a preparação entra na questão dela ser imaculada).

Mas aí temos as questõs: Se ela foi preparada isso não seria já uma influência para o seu 'fiat'? Se ela tinha a liberdade de dizer 'não' por que Deus a fez sem pecado desde antes dela decidir então? Pq ele já sabia? Mas e a liberdade? Tá tem a onisciência..

Mas, bom, vai virando uma cadeia de perguntas infinitas que vão levando sempre as iniciais.
É nossa limitação...
As vezes eu vejo a diferença quando se trata em explicar as verdades sobre Maria e as outras verdades da Igreja. Quando se trata da Igreja, tem todo um fundamento bíblico e tantas outras coisas que usam para nos explicar e tal... E as vezes dá a impressão de que quando se trata de Maria, é como se fosse "uma verdade em cima de outra fundamentada na fé". Entende? Se chega a uma verdade pela tradição ou por dedução, e, em cima disso tem outra...
Veja bem, não estou questionando as verdades mariológicas, de forma nenhuma, sei que são explicações para nós católicos. Mas, se nós por ex quiséssemos explicá-las para um não católico que aceitasse o diálogo ou apenas ouvir, seria beeem difícil.

É como Thales disse num outro tópico, o cristão não pode querer sempre fundamentos, fundamentos fundamentos e com isso diminuir o poder de verdade que sua fé tem.

Fica com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Anunciação Empty Re: Anunciação

Mensagem por Bárbara Dom Nov 09, 2008 9:34 pm

Olá. Tudo bem?
Realmente acho difícil explicar essas questões para alguém que não é católico, mas como você disse, são verdades de fé. Em relação a imaculada conceição de N. Senhora, acredito que, ainda que Deus a tenha presenteado com esse dom, não interfiriu de modo algum em sua liberdade. O fato dela ter sido concebida sem pecado não anula sua liberdade. E quanto a onisciência divina, também não a interfere: Deus não escolheu Maria porque sabia que ela ia dizer sim, mas Deus sabe que sua resposta foi "sim" porque livremente ela escolheu fazer sua vontade. Algumas vezes entendemos de forma errada a onisciência de Deus... (eu custei a entender isso) Ele não sabe da coisas antes delas acontecerem, mas simplesmente porque elas acontecem. Ele só sabe que N. Senhora disse sim porque ela disse, não porque estava condicionada a dizer... Não sei se consegui explicar direito... Se alguém puder contribuir (algum dos tira-dúvidas oficiais também...), agradeço.
Um abraço e fica com Deus
Bárbara
Bárbara

Mensagens : 49
Data de inscrição : 13/08/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Anunciação Empty Re: Anunciação

Mensagem por Rafaela Botelho Dom Nov 09, 2008 10:43 pm

Oi Bárbara
Tudo bem sim, graças a Deus.
(Já percebeu que nessas perguntas ninguém diz o contrário?)
E contigo?

Bom, vc conseguiu se explicar sim. É aquela questão de Deus não estar no nosso tempo. Mas eu quis ressaltar a dificuldade de se explicar uma coisa dessas, principalmente as questõs mariológicas..

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Anunciação Empty só pra acrescentar um pouco...

Mensagem por Binhokraus Seg Dez 22, 2008 11:48 am

Gostaria de fazer uma consideração neste tópico mas que também serve para todos os outros aonde se trata da ação de Deus no meio do povo.

Não podemos nos esquecer do que é realmente a Oniciencia, Onipotencia e Onipresença de Deus. Sempre que falarmos da ação de Deus, perguntar como se essa interferência não causaria a nulidade da liberdade, ou conotariam uma predestinação, não deveriam surgir. Digo isso por que nessa comunidade tem um tópico discutindo a oni: ciencia, potencia e presença, de Deus. E uma das conclusões que está bem clara é a da noção de espaço tempo. Deus está fora do espaço tempo e por isso Todas as Coisas acontecem ao Mesmo tempo como se fosse um Eterno Presente. Quando se fala da ação divina tem que se excluir o tempo, pq a sarça ardente, a passagem pelo mar vermelho, a anunciação, a crucificação, pentecostes, a Morte de João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude na Austrália, a JMV da Espanha, a Eleição do próximo Papa, a Segunda vinda de Nosso Senhor, acontecem Agora pra Deus!!! Então não há tempo. Exatamente como a Bárbara disse, Deus só sabia do Sim de Nossa Senhora pq ela o disse, porém, e ai que está a questão, só Deus sabe das consequências que o não geraria. Justamente porque ele é Oniciente, ele sabe de tudo o que aconteceu, acontece e acontecerá, e de todas as variantes possíveis imagináveis e inimaginaveis, se os eventos que ocorreram, ocorrem e ocorrerão, ocorrecem de maneira diferente! heheheheh
Deu pra entender?!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Anunciação Empty Re: Anunciação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos