Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sofrimento humano: mistério redentor???

+2
Rafaela Botelho
Davison
6 participantes

Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty Sofrimento humano: mistério redentor???

Mensagem por Davison Qua Out 29, 2008 10:36 pm

Olá, minha pergunta é boba, mas diante de tantas pessoas que sofrem pensei: há uma explicação racional para o sofrimento? Quero dizer assim: crianças nascem com ou adquirem doenças complicadíssimas, uns pensam logo que é castigo, mas há um modo de dizer o por que? Ou faz parte de um Mistério que nem mesmo a revelação nos fez compreender, ou pode ser pensado no sentido de redenção? Mas sendo assim damos um sentido para e não um porque, me fiz entender???

Isso me angustia ... affraid
Sei que a pergunta ta ruim mas deu p entender ...
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty Re: Sofrimento humano: mistério redentor???

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Out 29, 2008 10:57 pm

Oi,
Espero alguém para completar minha modesta opinião, mas..

Sei lá, ao meu ver, doença, dor, sofrimentos (por doenças, sentimentos, etc.) são consequências de nossa humanidade mesmo. Acho que não tem a ver com redenção, no caso por exemplo de idosos que sentem dores. É uma consequência de um corpo que está vulnerável ao tempo, que vai corrompendo, vai gastando, acabando, envelhecendo... Doenças, por estarmos sujeitos a elas, porque somos humanos mesmo, etc.
Deu pra entender o que eu quis dizer?

Aguardo uma resposta direita. rs

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty Re: Sofrimento humano: mistério redentor???

Mensagem por Davison Qui Out 30, 2008 7:36 am

Quando disse redenção fazia referência a dar um sentido para o sofrimento humano, no momento da dor uno-me a Cristo, e assim aquele vale de trevas que passo recebe uma luz, um Lógos, um sentido, ou melhor ainda, uma razão de ser.

Mas a questão é como entender o sofrimento humano? O sofrimento dos inocentes? Que todos sofremos é fato, que é conseqüência do pecado também é. Então o por que (motivo) vem daí?

Mas assim partimos de um dado revelado, portanto não fílosófico, quero dizer que minha razão sozinha não pode chegar a esse conhecimento de que o sofrimento deriva do pecado, estou certo ou errado ( me ajudem)??? Isso é teologia, como a filosofia responde? É preciso fé e razão para entender o sofrimento humano???

Confuso, mas é assique me sinto quando sou questionado affraid

Abç!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty Re: Sofrimento humano: mistério redentor???

Mensagem por Thales Qui Nov 06, 2008 1:27 pm

Olá!

O problema do sofrimento é com certeza uma questão filosófica.

Porém, a filosofia, até onde eu saiba, não encontrou ainda uma resposta satisfatória para ela. A notícia cristã de que a dor é conseqüência do pecado é considerada por muitos como a melhor explicação para o sofrimento no mundo. A tradição teológica (CIC 396 s.) é de que a dor e a morte ambas nasceram com o pecado original. A própria escritura nos diz isso:

Rm 5,12 escreveu:Como por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, e assim a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram...

E temos que tomar cuidado para não criarmos barreiras intransponíveis entre o conhecimento da fé e o conhecimento puramente racional. Na minha opinião, um dos maiores erros que um cristão pode cometer é considerar aquilo que ele sabe pela fé algo "menor" que o que ele sabe pela razão, tentando encontrar por trás de cada verdade de fé uma explicação racional. Há apenas uma verdade.
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty Sofrimento Humano

Mensagem por Pe. Anderson Seg Nov 10, 2008 2:28 pm

Caros amigos,

No seguinte link temos um excelente texto filosófico sobre o sofrimento humano. Esse texto é de um dos maiores filósofos católicos do século XX: Robert Spaeman. Espero que possa ajudar a voces.

http://www.unav.es/capellaniauniversitaria/gfirmas/spaeman02.htm

Um abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty Re: Sofrimento humano: mistério redentor???

Mensagem por larissa Qui Nov 13, 2008 1:19 pm

Comentarios de Sao Josemaria Escriva ao sentido da dor

http://www.pt.josemariaescriva.info/index.php?id_cat=1225&id_scat=788
larissa
larissa

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty Re: Sofrimento humano: mistério redentor???

Mensagem por alessandro Qui Nov 13, 2008 4:54 pm

vale dizer que exite um documento de JP II sobre o sentido cristão do sofrimento humano.
Se alguém puder postar o link...
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty Re: Sofrimento humano: mistério redentor???

Mensagem por larissa Qui Nov 13, 2008 9:51 pm

Carta apostolica Salvifici Doloris

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/hlthwork/documents/hf_jp-ii_apl_11021984_salvifici-doloris_po.html
larissa
larissa

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty JP II

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Nov 13, 2008 10:03 pm

Oi!
Como vão?

Então, a Carta Apostólica que o Alessandro falou foi publicada em 11 de fevereiro de 1984, (Pô, beeeeeeeem mais velha que eu, rs) que fala do sentido cristão do sofrimento humano.

Tá aí o link:
. http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_11021984_salvifici-doloris_po.html

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty Re: Sofrimento humano: mistério redentor???

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Nov 13, 2008 10:05 pm

iiiiii Larissa, rs.
Postamos a mesma coisa.

rs ^^

Acho que postamos no mesmo tempo!

Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento humano: mistério redentor??? Empty Re: Sofrimento humano: mistério redentor???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos