Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ministério Paulino na Sagrada Escritura

5 participantes

Ir para baixo

Ministério Paulino na Sagrada Escritura Empty Ministério Paulino na Sagrada Escritura

Mensagem por Davison Ter Out 14, 2008 10:54 pm

Olá, o título parece tema de monografia affraid !!!

Mas a pergunta faz referência a um texto em que S. Paulo diz que não recebeu seu Evangelho de nenhum homem, sei que não foi bem assim, mas como fica o aspecto da autoridade da Igreja??? Em que sentido esse texto deve ser entendido???

Além disso, por que o Senhor lhe aparece, tola pergunta rsrs, se a sua missão agora seria continuada pelos apóstolos???

Abç!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ministério Paulino na Sagrada Escritura Empty Re: Ministério Paulino na Sagrada Escritura

Mensagem por Breno Ter Out 14, 2008 11:41 pm

no minimo interessante Davison!
Breno
Breno

Mensagens : 22
Data de inscrição : 27/09/2008
Localização : petropolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ministério Paulino na Sagrada Escritura Empty Re: Ministério Paulino na Sagrada Escritura

Mensagem por alessandro Qua Out 15, 2008 7:13 pm

O Pe Lé pode explicar isso bem melhor que eu, mas só para adiantar...

Quando Paulo fala que não recebeu seu Evangelho de nenhum homem está falando sobre sua experiência pessoa com o Evangelho. Como podemos ver em Atos do Apóstolos, seu encontro pessoal com Cristo ocorreu sem intermediários. Com isso Paulo não está desmerecendo a autoridade da Igreja, à qual inclusive se submete.

Temos que lembrar, por exemplo, que foi até Jerusálem para resolver em comunhão com os Apóstolos a questão dos gentios convertidos ao cristianismo. isso tb está narrado no livros de Atos...

Qto a questão da aparição do Senhor a Paulo quero lembrar algo que já foi dito algumas vezes no fórum: Deus não está limitado aos meios ordinários instituídos por Ele. Foi uma situação extraordinária, um chamado extraordinário, de um ministério extraordinário. Vale ressaltar que este extraordinário não nega de forma alguma o corriqueiro e habitual.

abração e espero ter ajudado (ainda que minha resposta tenha sido um tanto quanto superficial)
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ministério Paulino na Sagrada Escritura Empty Re: Ministério Paulino na Sagrada Escritura

Mensagem por Pe. Leo Sáb Nov 29, 2008 9:00 am

Vale a pena, em primeiro lugar, comentar o q é o Evangelho. O Evangelho é uma pessoa, Jesus Cristo, e cada evangelista e tb S. Paulo contam a experiência de Jesus Cristo q tiveram, diretamente ou por parte de outros. Daí q falamos tanto do Evangelho de Paulo como falamos da Boa Nova contada ( narrada) segundo a visao de S. Mateus ou de Lucas. Nao existe nenhuma contradiçao ou margem de negaçao da autoridade da Igreja, já q estas msmas autoridades confirmam a autenticidade de seu " Evangelho":

Ex: 2 Pd. 3, 15: " Considerai tb a longanimidade de Nosso Senhor como a nossa Salvaçao, conforme o nosso amado irmao Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria q lhe foi dada. Isto mesmo faz ele em todas as cartas , ao falar nelas deste tema. É verdade q em suas cartas se encontram alguns pontos difíceis de entender...".
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ministério Paulino na Sagrada Escritura Empty Re: Ministério Paulino na Sagrada Escritura

Mensagem por papista Sáb Nov 29, 2008 3:15 pm

Esta passagem eu entendi assim:
Estavam questionando a missão apostólica de Paulo. Alguns estavam o desmerecendo por não ter feito parte do círculo inicial de Jesus. Daí, ele conta que teve uma experiência sublime. Jesus o manda pregar o evangelho. Por isso diz que não consultou nem carne nem sangue. Foi enviado diretamente de Jesus. Contudo, reconhece a autoridade apostólica e a liderança de Pedro (esteve com ele 15 dias). De qualquer forma, Paulo se reconhece também como apóstolo.

Paulo apóstolo - não da parte de homens, nem por meio de algum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai que o ressuscitou dos mortos

Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho pregado por mim não tem nada de humano.

para revelar seu Filho em minha pessoa, a fim de que eu o tornasse conhecido entre os gentios, imediatamente, sem consultar a ninguém, sem ir a Jerusalém para ver os que eram apóstolos antes de mim, parti para a Arábia; de lá regressei a Damasco. Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias.
papista
papista

Mensagens : 52
Data de inscrição : 13/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ministério Paulino na Sagrada Escritura Empty Re: Ministério Paulino na Sagrada Escritura

Mensagem por Pe. Leo Qui Out 01, 2009 11:47 am

confirmando a resposta do papista.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ministério Paulino na Sagrada Escritura Empty Re: Ministério Paulino na Sagrada Escritura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos