Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DEUS É A CAUSA DO MAL???

+5
Guilherme
Thales
alessandro
roberson_cmvd
Moco
9 participantes

Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Deus e o problema do mal

Mensagem por Moco Qua Set 03, 2008 2:29 am

No ato da criação Deus concedeu às suas criaturas o direito de escolha, pois era algo bom, permitiria a elas desenvolver entre outras coisas a sua principal virtude o amor, só que em decorrência das más escolhas dessas criaturas, como por exemplo a rebelião de Lúcifer ocasionou-se o "mal", ausência do bem.
Não seria correto que Deus o "Bem absoluto", interfirisse nessas escolhas impedindo que houvesse tal conseqüencia, pois afinal de contas elas o afetam diretamente, pois somos o seu corpo, e afetando o corpo, afeta também a cabeça que é Ele próprio. Em cima disso tenho dois questionamentos:

Seria Deus mesmo onipotente incapaz de evitar o surgimento do mal?

E caso a resposta seja que Ele limitou sua onipotência por amor, seria possível Deus se limitar? E ainda sabendo q essa limitação ocasionariam esses danos tal como o surgimento do mal?
Moco
Moco

Mensagens : 76
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por roberson_cmvd Qua Set 10, 2008 6:26 pm

Moco,

apesar de termos outro tópico sobre a Onipotência de Deus, vou tentar ajudar (apesar de o tema não ser simples). Como o Thales mencionou no outro tópico, "dizer que Deus é onipotente é o mesmo que dizer que Deus pode todas as coisas dentre as coisas que são absolutamente possíveis.", ou seja, Deus não pode ir contra a lógica das coisas. Agora, pensa comigo: Por que fomos criados? Porque Deus é amor (como diz São João) e, sendo amor, não pode ficar fechado em si mesmo. Deus nos criou, então, para amarmos, assim como Ele (somos Sua imagem). Deveria haver uma correspondência de amor entre nós e Deus (é onde o pecado atrapalha). Se o nosso fim último é, sobretudo, amarmos a Deus, isso não pode acontecer sem o livre-arbítrio. Este é uma característica essencial do amor.

Lá no Gênesis vemos que o que "atrapalhou" a Adão e Eva foi a bendita árvore da ciência do bem e do mal, que não era pra ser tocada. Podemos pensar, continuando na linguagem desse livro, que bastaria que Deus não tivesse criado jardim algum ou, pelo menos, que não tivesse criado a tal da árvore, assim, respondendo sua pergunta, Deus evitaria o surgimento do mal.

O problema é que, dessa forma, não teríamos o livre-arbítrio. E se assim fosse, Deus jamais poderia se dizer amado por alguém. Pois amor pressupõe liberdade. Não adianta vc trancar uma menina num quarto pro resto da vida e achar que ela ama vc. Se quer ser amado, precisa deixá-la livre para escolher por vc ou não.

Isto é, dixar o livre-arbítrio de lado é ir logicamente contra o amor. Pra Deus evitar o mal, teria que ter deixado o livre-arbítrio de lado. Isso seria logicamente contra Seu próprio objetivo de criar o ser humano no amor e para o amor. E Deus não Se contradiz.
roberson_cmvd
roberson_cmvd

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/09/2008
Localização : Teresópolis

http://www.cmvd.com

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por Moco Qua Set 10, 2008 7:49 pm

Valeu Roberson, esclareceu bem!

Mas a questão que me incomoda não é o livre-arbítrio, sei que foi por amor, e certamente é através dele que temos a capacidade de amar, mas a minha dúvida, é porque não outra forma de repreender os erros das criaturas
que não seja o surgimento do "mal", não sei se me fiz claro?
Moco
Moco

Mensagens : 76
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por alessandro Qua Set 10, 2008 8:22 pm

Esta questão do problema do mal é realmente um pouco espinhosa... confused Sempre surge nos debates. Estou me coçando para escrever alguma coisa. Mas vou esperar a resposta do Thales, e aí tento contribuir com algo.
Que bom que nosso filósofo voltou de viagem!!!
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por Thales Qui Set 11, 2008 2:58 pm

Olá pessoal!

Bom, como essa pergunta envolve várias questões, vou tentar uma resposta apenas no nível filosófico e vou tentar me ater ao que foi perguntado. Conforme surgirem outras questões, surgem também outras respostas.

Seria Deus mesmo onipotente incapaz de evitar o surgimento do mal?
Não, Deus, em sua onipotência, é capaz de evitar o surgimento do Mal. Deus poderia muito bem não ter dado a opção de escolha aos anjos e humanos. Poderia não ter colocado a árvore do conhecimento no jardim. Mas ele o fez.

Deus não causou o mal diretamente; portanto, podemos admitir que ele tenha criado a possibilidade de que o mal acontecesse, se fosse para um bem maior. Sabemos, como bem disse o Roberson, que Deus permitiu o surgimento do mal para permitir também que o homem e os anjos usassem de sua liberdade para amar.

E caso a resposta seja que Ele limitou sua onipotência por amor, seria
possível Deus se limitar? E ainda sabendo q essa limitação ocasionariam
esses danos tal como o surgimento do mal?
Essa é uma coisa que nós falamos, mas apenas com tom didático. Naturalmente, Deus não pode se limitar no sentido próprio da palavra, pois Deus não pode sofrer nenhuma limitação extrínseca ou intrínseca. Deus não é capaz de ser sujeito a nada. Os conceitos de Deus e limite são contraditórios entre si, portanto é absolutamente impossível que Deus seja limitado.

Estritamente falando, Deus não limita a sua onipotência, apenas não deseja destruir o mal se para isso ele teria que destruir a chance de alguém se aproximar dele amando. Dizemos na teologia que o amor nos torna próximos de Deus, que é Amor, e nos faz glorificá-lo com nossas vidas. Essa foi a escolha de Deus: fazendo o homem, arriscar perdê-lo.

É isso. Na verdade não toquei diretamente no problema do mal propriamente dito, mas entendi que não era essa a pergunta inicial. Qualquer dúvida ou reclamação, ligue para o nosso SAC... ops, quer dizer, pergunte aqui mesmo. ^^

Abraços,
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por Moco Qui Set 11, 2008 7:12 pm

Thales, estou satisfeito com a resposta, minhas dúvidas foram esclarecidas, qualquer outra dúvida voltarei a perguntar.

Abraço.
Moco
Moco

Mensagens : 76
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por Guilherme Sex Set 26, 2008 7:13 pm

Ok, mas pq coisas como a fome existem no mundo?!
Guilherme
Guilherme

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2008
Idade : 35
Localização : Areal

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty e aqui estou eu....

Mensagem por Binhokraus Sáb Set 27, 2008 3:08 am

respostas filosóficas... nossa esse fórum é muito bom... eu parto mais pro campo da cieência.... eheheh no pouco que sei... e é bem pouco mesmo... mas à luz do que falam aqui, fica mais claro entender, pelo menos para mim, e espero que vc, guilherme, também entenda.
Como eu respondi no tópico da onisciência. Deus Conhece todas as possibilidades, independente da escolha que cada um de nós faça, ele sabe aonde cada escolha termina. ponto. a liberdade está que mesmo sabendo de todas as possibilidades que qualquer uma das escolhas que nós fizermos pode causar, Ele não interefere, pq a nós é concedida a liberdade de escolha, justamente para O escolhermos, e assim nos encontrar com a nossa essencia, e até mesmo o sentido de nossa vida. Pq a fome existe? Pq escolhemos mal. Mas eu não escolhi que haja fome! Mas eu não sou sozinho no universo. Deus nos fez para vivermos em união, como filhos do mesmo pai, como irmãos, mas escolhemos, não eu, e nem vc, mas outros antes de nós, escolheram não viver assim, o que convergiu na realidade dos tempos de hj. O problema é que pensamos no eu. e restringimos todo o mundo ao eu, mas somos nós, nunca foi só eu! Tudo o que vc faz afeta a vida de alguém, mesmo que vc não perceba, ou não queira, por mais simples que possa ser a sua atitude, vc afeta a vida de alguém. então, que tamanha responsabilidade temos nós, de vivermos para o bem,não só para que nós sejamos salvos, ou alcancemos de Deus Graças especiais, mas para que os nossos irmãos no futuro, possam viver bem também, e isso só é possivel, a medida que traduzimos na nossa vida as palavras de Cristo! Amaivos uns aos outros assim como eu vos amei. Enquanto formos egoistas... a fome vai continuar a existir... não depende de um, depende de todos! Façamos a nossa parte!!!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty entrando o monstro

Mensagem por cloverfield Sáb Set 27, 2008 3:07 pm

Antes de mais nada, ja vou avisando que entrei aqui a convite do binho, entao se quiserem a cabeça de alguem que seja a dele. Very Happy Very Happy Very Happy

Essa questão de mal ser causado por uma entidade nada mais é que uma desculpa esfarrapada para o mal-caráter de algumas pessoas, sejam cristãs (demonio), arabes (infiéis) ou espiritas (obssessores).

Não li ainda nenhuma passagem da bíblia onde exista essa história de anjos caídos e etc, porém, existe uma passagem interessante no livro de Isaías 45 versículo 6:

"eu sou o Senhor, não existe outro;
eu modelo a luz e crio as trevas,
eu faço a felicidade e crio o MAL."

Alguem pode explicar isso?
cloverfield
cloverfield

Mensagens : 37
Data de inscrição : 27/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por alessandro Sáb Set 27, 2008 7:57 pm

ola clovefield

Só passei para dizer que vc é bem vindo...Não vamos caçar a cabeça de ninguém que pense diferente de nós. embora o fórum seja cristão e a grande maioria dos membros tb sejam, suas perguntas e reflexões são bem vindas. A única regra é que a discordância seja feita com respeito, tanto de um lado quanto de outro.

Abração e fique com Deus
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por Thales Dom Set 28, 2008 2:10 am

cloverfield escreveu:Não li ainda nenhuma passagem da bíblia onde exista essa história de anjos caídos e etc, porém, existe uma passagem interessante no livro de Isaías 45 versículo 6:

"eu sou o Senhor, não existe outro;
eu modelo a luz e crio as trevas,
eu faço a felicidade e crio o MAL."

Alguem pode explicar isso?
Na verdade, Deus não criou o mal, pois consideramos o mal como uma ausência, privação de algo. Neste sentido, Deus não poderia ter criado o mal, pois o mal não é uma criatura, mas sim a corrupção de algo.

Podemos, contudo, estar pensando no mal moral, que é uma ação livre e consciente cujo fim último é contra a natureza de algo. Nesse caso, Deus não teria criado diretamente o mal, pois Deus não fez tal escolha. Porém, Deus criou o homem, que a fez. Por isso podemos admitir que Deus teria criado o mal indiretamente, pois criou uma criatura que o fez surgir.

Uma outra forma de considerar Deus como causa do mal, seria da mesma forma que podemos de certa forma dizer que alguém é causa da inveja que sentem dela. Deus seria causa do mal que seus inimigos "tramam" contra ele. Enquanto a sua versão da bíblia diz "crio o mal", a bíblia Ave Maria diz "suscito a infelicidade"; a Vulgata Latina, uma versão bem antiga da qual a maioria das outras são traduções, diz "creans malum ego", que seria um "ego mau", ou simplesmente mágoa, rancor.

Uma última observação, é que a leitura da bíblia não pode ser feita de maneira literal sempre. Em muitas passagens, devemos nos ater ao objetivo geral que está sendo revelado. Neste caso, por exemplo, dentro do contexto da passagem, Deus está dizendo para o seu servo que ele é todo-poderoso, que pode todas as coisas e que não há barreiras para o seu poder. Ele é o responsável pela criação de todas as coisas: aquelas que consideramos como boas, e aquelas que consideramos como más.

Abraços,
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por cloverfield Qua Out 01, 2008 12:12 pm

ola clovefield Só passei para dizer que vc é bem vindo...Não vamos caçar a cabeça de ninguém que pense diferente de nós. embora o fórum seja cristão e a grande maioria dos membros tb sejam, suas perguntas e reflexões são bem vindas. A única regra é que a discordância seja feita com respeito, tanto de um lado quanto de outro. Abração e fique com Deus
Como deixei claro ao entrar a convite do binho, respeitarei q opiniao dos outros ate que me seja feita proposta ad hominem ( por acaso em uma semana ja vou responder uma).

Outra coisa que quero deixar claro é que nao sou ate, sou catolico e como tal busco a verdade que querem me esconder. como dizia Santo Tomas de Aquino: " esclareça sua mente".

Caso alguem posso me responder ou refutar, ótimo. além disso, nao me interessa.
cloverfield
cloverfield

Mensagens : 37
Data de inscrição : 27/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por cloverfield Qua Out 01, 2008 12:17 pm

Na verdade, Deus não criou o mal, pois consideramos o mal como uma ausência, privação de algo. Neste sentido, Deus não poderia ter criado o mal, pois o mal não é uma criatura, mas sim a corrupção de algo.
Isaias diz ao contrário. em quem acredito?

Podemos, contudo, estar pensando no mal moral, que é uma ação livre e consciente cujo fim último é contra a natureza de algo. Nesse caso, Deus não teria criado diretamente o mal, pois Deus não fez tal escolha. Porém, Deus criou o homem, que a fez. Por isso podemos admitir que Deus teria criado o mal indiretamente, pois criou uma criatura que o fez surgir.
Entao voce afirma que Deus criou o mal. Se eu uso drogas nao sou responsavel pelas mortes ligadas a ele?

Uma outra forma de considerar Deus como causa do mal, seria da mesma forma que podemos de certa forma dizer que alguém é causa da inveja que sentem dela. Deus seria causa do mal que seus inimigos "tramam" contra ele. Enquanto a sua versão da bíblia diz "crio o mal", a bíblia Ave Maria diz "suscito a infelicidade"; a Vulgata Latina, uma versão bem antiga da qual a maioria das outras são traduções, diz "creans malum ego", que seria um "ego mau", ou simplesmente mágoa, rancor.
O bem pode ser considerado uma infelicidade? A tradução pode ate ser diferente, mas o sentido permanece.

Uma última observação, é que a leitura da bíblia não pode ser feita de maneira literal sempre. Em muitas passagens, devemos nos ater ao objetivo geral que está sendo revelado. Neste caso, por exemplo, dentro do contexto da passagem, Deus está dizendo para o seu servo que ele é todo-poderoso, que pode todas as coisas e que não há barreiras para o seu poder. Ele é o responsável pela criação de todas as coisas: aquelas que consideramos como boas, e aquelas que consideramos como más.
Em outras palavras, o que me convem é literal, o que nao me convem é metaforico?
Desculpe, mas isso nao refuta nada.
Basta contar quantas pessoas Deus matou na biblia e quantas o diabo matou (so a familia de Jó), e voce vai ver que nao e bem assim que acontece.
cloverfield
cloverfield

Mensagens : 37
Data de inscrição : 27/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por Thales Qua Out 01, 2008 5:54 pm

cloverfield escreveu:
Podemos, contudo, estar pensando no mal moral, que é uma ação livre e consciente cujo fim último é contra a natureza de algo. Nesse caso, Deus não teria criado diretamente o mal, pois Deus não fez tal escolha. Porém, Deus criou o homem, que a fez. Por isso podemos admitir que Deus teria criado o mal indiretamente, pois criou uma criatura que o fez surgir.
Entao voce afirma que Deus criou o mal. Se eu uso drogas nao sou responsavel pelas mortes ligadas a ele?
Devolvo a pergunta: se você se matar por overdose de um remédio o culpado é o dono da fábrica que fez o remédio?

E o tema sobre o qual estou falando não é a responsabilidade pelos atos maus, mas sim a criação do mal em si.

cloverfield escreveu:
Uma outra forma de considerar Deus como causa do mal, seria da mesma forma que podemos de certa forma dizer que alguém é causa da inveja que sentem dela. Deus seria causa do mal que seus inimigos "tramam" contra ele. Enquanto a sua versão da bíblia diz "crio o mal", a bíblia Ave Maria diz "suscito a infelicidade"; a Vulgata Latina, uma versão bem antiga da qual a maioria das outras são traduções, diz "creans malum ego", que seria um "ego mau", ou simplesmente mágoa, rancor.
O bem pode ser considerado uma infelicidade? A tradução pode ate ser diferente, mas o sentido permanece.
Uma outra forma de considerar Deus como causa do mal, seria da mesma forma que podemos de certa forma dizer que alguém é causa da inveja que sentem dela. Ou seja, analogicamente e não propriamente.

cloverfield escreveu:Em outras palavras, o que me convem é literal, o que nao me convem é metaforico?
Desculpe, mas isso nao refuta nada.
Basta contar quantas pessoas Deus matou na biblia e quantas o diabo matou (so a familia de Jó), e voce vai ver que nao e bem assim que acontece.
cloverfield escreveu:Isaias diz ao contrário. em quem acredito?
A Tradição da Igreja diz que Isaías estava falando de forma alegórica quando diz que Deus faz o mal. Você diz que era de forma literal. Em quem acredito?

Uma interpretação radicalmente literal da Bíblia é impraticável, se quisermos ser fiéis ao objetivo e o espírito da obra. Ou dizemos que há interpretação alegórica, ou dizemos que os próprios autores da Escritura eram loucos, contraditórios, esquizofrênicos e não inspirados por Deus.

Mais sobre esse assunto em: Questões fundamentais sobre a Bíblia.
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por Eraldo Qui Out 09, 2008 6:52 pm

Parece que o supremo bem , que é Deus, é a causa do mal, pois....

Como está escrito no livro de Isaías: " Eu sou o Senhor, e não há outro Deus, que forma a luz e cria as trevas, que faz a paz e cria o mal". E em Amós:" Haveria algum mal na cidade que o Senhor não tivesse feito"?

Além disso, o efeito da causa segunda se reduz à causa primeira... Ora, Deus é a causa primeira de todas as coisas, logo parece que por ser a causa do bem, também O é do mal.

Concluímos que parece ser Deus, que é o Supremo bem, a causa do mal....
Eraldo
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por alessandro Qui Out 09, 2008 6:59 pm

ola eraldo...
já tem um tópico sobre este tema....sugiro que poste lá
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua maio 19, 2010 2:21 pm

Em primeiro lugar será lógico perguntar:
YHWH DEUS também criou o mal?
Mas afinal o que é o MAL?

TUDO o que YHWH criou é bom (Genesis 1), muito bom.

Mas afinal o que é o MAL? Repito.

Deus criou também o escuro e o frio?!
Mas o que é o escuro e o frio?!

Resposta: o escuro é a ausência de LUZ; YHWH criou a LUZ (o escuro é a falta de luz; do que DEUS criou).
O frio é a ausência de calor (energia calorifica); YHWH criou o CALOR, assim como toda a energia; (o frio é a falta da energia que os nossos sentidos sentem como CALOR).

O BEM é TUDO o que YHWH DEUS criou; a falta ou corrupção, devio do que é BOM (criado por DEUS) é o mal.

Logo o mal existe porque estragamos o que DEUS criou; filosoficamente falando o mal não existe; não existe em si mesmo, mas na ausência do BEM, é a ausência do BEM.

Portanto, repito por outras palavras, todo o desvio dos propósitos de YHWH DEUS é MAL; o cumprimento dos seus propósitos é o BEM.

Observação: isto é bem diferente de duas coisas que existem ao mesmo tempo e que até são complementares:
o homem e a mulher;
o pólo positivo e o polo negativo;
o electrão e o protão (no átmo)
etc. etc. etc.

Mas quanto ao mal só existe na medida que o bem falta.
Assim como o escuro só existe na medida que a luz falta.
Assim como o frio só existe na medida em falta o calor.
Bem, luz e calor é ENERGIA;
Mal, escuro e frio é a falta de energia.

O que DEUS criou foi a energia (não a falta da mesma)
Deus é criador e não destruidor.

O resto são palavras de homens que querem confundir os incautos.
Por isso até mesmo nas coisas espirituais procuremos a LUZ; é assim que evitamos as TREVAS.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS É A CAUSA DO MAL??? Empty Re: DEUS É A CAUSA DO MAL???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos