Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

São francisco e a certeza do céu

3 participantes

Ir para baixo

São francisco e a certeza do céu Empty São Francisco e céu

Mensagem por Juliana Correia Dom Out 05, 2008 11:31 pm

Olá!!

Me surgiu uma curiosidade!!
Eu estava conversando com o meu namorado...
Não sabemos se iremos para o céu ou para o inferno, certo? Mas ouvi que
São Francisco teve uma revelação divina, e depois dela ele teve a
certeza de que iria para o céu. Minha pergunta é a seguinte:Como
aconteceu isso?? Em sonho, apareceu alguém pra ele, ouviu uma voz?? Há
relatos?? E como ele teve certeza que era mesmo uma revelação divina?

Abraços bounce
Juliana Correia
Juliana Correia

Mensagens : 22
Data de inscrição : 25/08/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

São francisco e a certeza do céu Empty Re: São francisco e a certeza do céu

Mensagem por alessandro Dom Out 05, 2008 11:51 pm

Ola Ju...
Transferi seu tópico para cá porque a discussão não versava diretamente sobre doutrina, embora toque em ponto importante da fé católica.
Desconheço esta passagem da vida de são francisco, mas pelo que sei, esse fato da certeza do céu é um acontecimento recorrente na vida de alguns santos. Vale ressaltar que o contrário também é comum. Muitos santos tiveram uma aridez tão terrível que tinham grande receio quanto ao destino eterno de sua alma. São franciso de sales viveu uma situação assim e madre Teresa também...

Quanto a questão da revelação pessoal só quero fazer alguns comentários: nenhum católico tem o dever de crer em nenhuma revelação pessoal. Elas não fazem parte do depósito de fé. No caso de um santo canonizado a Igreja apenas diz que em suas revelações não houve nenhum erro de doutrina.

Quando ao como são franciso teve certeza se a revelação era divina, penso que devido ao tipo de experiência mística que fez, somada a alguns critérios, como os frutos advindos de tal revelação e a coerência desta com a doutrina católica.
Vale ressaltar que o discernimento das supostas revelações, ou seja se provém de Deus, do próprio homem ou do demônio é tema recorrente na lliteratura mística. recomendo a leitura de santa Teresa de Ávila. embora no início sejam um pouco difíceis, seus livros contém uma riqueza espiritual muito grande. Li o Livro da vida há uns oito anos atrás... e embora tenha feito a leitura num momento no qual não estava preparado para compreender de forma profunda, lembro como estas questões da intimidade com Deus, do ouvir sua voz, eram tratadas com profundidade. Talvez seja interssante ler primeiro alguma introdução.

abração e espero ter ajudado ao menos um pouco.
Outra coisa: peço que se alguém tiver mais detalhes sobre esta experiência mística se são franscisco poste aqui.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

São francisco e a certeza do céu Empty Re: São francisco e a certeza do céu

Mensagem por Alan Qui Out 15, 2009 1:37 pm

Acho que o fato ocorrido é em relação a uma revelação que Francisco teve dois anos antes de sua morte. Vou colocar aqui o texto do livro que tenho aqui que fala sobre

O Sofrimento não é em vão

Era inverno de 1224, dois anos antes da morte do santo. Conta-nos Frei Tomás que, certa noite, atormentado mais do que de costume por uma porção de sofrimentos graves e suas doenças e muito incomodado pelos ratos, começou a ter profunda compaixão de si mesmo. Para não desfalecer, rezou intensamente a Cristo, E, estando em oração, recebeu do Senhor a promessa da Vida Eterna, desta maneira:

- Francisco, imagine se toda a terra e tudo o que nela existe fosse ouro, de preço incalculável e eu, tirando-te a dor, te desse no lugar dos teus duros sofrimentos a recompensa de um tesouro de tamanha glória que todo aquele ouro nada seria em sua comparação, não merecendo ser sequer mencionado, não te alegrarias, suportando de boa vontade o que suportas por alguns momentos?

O santo respondeu:

- É claro que me alegraria, seria o auge da alegria.
- Podes exultar, então, disse-lhe o Senhor, porque tua doença é uma garantia de meu Reino e, pelos merecimentos da paciência, podes esperar, com segurança e certeza, que o herdarás!


Podemos imaginar a imensa alegria que se apoderou de Francisco ao receber esta promessa! Com maior paciência e amor, acolheu ele os sofrimentos do corpo. O sofrimento humano é um mistério. Quando acolhido por amor, torna-se libertador, redentor.

Fonte:Francisco, o irmão sempre alegre

Em relação à certeza de ter sido uma revelação divina se deve à intimidade que Francisco tinha com Deus. Há varios relatos em que Deus revela pensamentos e acontecimentos com outros frades para Francisco , no mesmo livro de onde eu tirei o relato, como também há algumas passagens em que satanás se faz passar pelo nosso Senhor para tentar enganar/tentar Francisco, todas em vão São francisco e a certeza do céu Icon_cool

Paz e Bem

Alan
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

São francisco e a certeza do céu Empty Re: São francisco e a certeza do céu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos