Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Signis Brasil organiza I seminário para produtores de conteúdo para Mídias Católicas

Ir para baixo

Signis Brasil organiza I seminário para produtores de conteúdo para Mídias Católicas Empty Signis Brasil organiza I seminário para produtores de conteúdo para Mídias Católicas

Mensagem por camiloabc Qua Mar 13, 2013 10:26 am

o evento não é meu, mas acho útil divulgá-lo:

www .zenit.org/pt/articles/signis-brasil-organiza-i-seminario-para-produtores-de-conteudo-para-midias-catolicas

Signis Brasil organiza I seminário para produtores de conteúdo para Mídias Católicas
Nos dias 2 e 3 de maio no Auditório Paulo Apóstolo na cidade de São Paulo

São Paulo, 04 de Março de 2013 (Zenit.org) | 200 visitas

Nos dias 2 e 3 de maio, Signis Brasil em parceria com um grupo de impressos associados, realizarão o I Seminário para produtores de conteúdo para Mídias Católicas, no Auditório Paulo Apóstolo. O tema do seminário será o Dinamismo da evangelização numa sociedade em mudança.

Diante da necessidade de refletir sobre que tipo de comunicação estamos produzindo, neste contexto de mudanças e como manter os valores cristãos e a dimensão profética, um grupo de impressos, associados da Signis Brasil, propôs um seminário formativo.

A RCR conversou com a presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza, que falou sobre o objetivo do seminário, “este primeiro seminário nasceu de um grupo de jovens que trabalham em mídias sobre tudo imprensa, preocupados com as questões dos conteúdos hoje com as mudanças sociais e dos desafios da evangelização. Então sentiram a necessidade de parar para pensar e refletir sobre estas mudanças e os compromissos que também os veículos católicos, sejam eles, impressos, rádios, sites e Tvs, enfim, de avaliar um pouco aquilo que estamos fazendo se responde as necessidades”.

Continua Ir. Helena, “estamos numa sociedade em mudança – mudança de época, de civilização, de modos de viver e compreender a sociedade e também a religião. Há um dinamismo que passa pelo cotidiano e muda as referências. E quem é produtor de conteúdos em mídias católicas, sobretudo, precisa se dar conta da mudança, compreender o contexto contemporâneo e ter novas linguagens para poder continuar falar e ser compreendido pelos interlocutores. O dinamismo envolve muitos desafios à evangelização”.

Para este primeiro seminário o programa foi pensado por produtores de conteúdo no desejo de compreender as mudanças e parar para pensar. Buscar olhares diferentes, da sociologia com a profª. Brenda Caranza que estuda o fenômeno religioso hoje, sobretudo no olhar pentecostal; Da Teologia com o Drº Frei Luís Calos Susin, um teólogo renomado, com muitas publicações nacionais e internacionais e a Draª Joana Puntel, jornalista, doutora e escritora, especialista em Comunicação e Igreja.

“Durante a exposição em cada painel uma pessoa só fala, porque queremos privilegiar o tempo do debate, da interlocução com os palestrantes” explicou Ir. Helena.

Outro aspecto importantíssimo na programação será na tarde do dia 03, com trabalhos de grupos de afinidade para amarrar propostas de continuidade de acordo com cada área. A proposta de trabalhos em grupos é fazer um grande esforço para projetos conjuntos e incisivos na sociedade atual.

A Signis Brasil, durante a programação, quer homenagear veículos de comunicação católicos que celebram datas comemorativas. Têm alguns jornais e revistas que já são centenários, outros fazem 90, 80 anos – outros organismos 30. É a hora do reconhecimento e do estímulo, pois a evangelização e a catequese no Brasil, desde o final do século 19, caminhou graças ao empenho de grupos de religiosos e religiosas que se empenharam, iniciando com a Imprensa.

Formulário de inscrição

Para acessar o formulário de inscrição clique na imagem

Auditorio Paulo Apóstolo

Rua Dona Inácia Uchoa, 62 - Vila Mariana - São Paulo,SP - CEP 04110-020

Informações - Tel: (11) 2578 4866

PROGRAMA

Dia 2 de maio

8h30 – Recepção e credenciamento

9h30 – Abertura – Ir. Helena Corazza – presidente de Signis Brasil

Oração inicial

10h00 – Painel 1 - Mudanças culturais e religiosas

Assessoria: Profa. Dra. Brenda Carranza.

Drª Brenda Carranza - Originária da Guatemala, residente no Brasil desde 1990. Formada Teologia/PUC-Campinas e em Ciências Sociais/ UNICAMP; Mestre em sociologia e doutora Ciências Sociais/UNICAMP - É professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Área de concentração Antropologia Teológica.

Publicações: Novas Comunidades Católicas; Catolicismo midiático - Assessoria permanente e esporádica: Instituto Nacional de Pastoral INP/CNBB; Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB); Consejo Episcopal Latinoamericano (CELAM) - Linhas de pesquisa: Catolicismo, pentecostalismo, fundamentalismo, cultura midiática, cultura urbana, juventude, subjetividades, novas gerações.

11h15 – Perguntas e debate

12h00 - Intervalo

14h00 – Painel II – Modelos de Igreja e desafios à evangelização

Assessoria: Prof. Dr. Fr. Luis Calos Susin

Dr. frei Luiz Carlos Susin - Doutor em Teologia pela Pontificia Universitas Gregoriana de Roma. Professor e pesquisador da PUC/RS e Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, de Porto Alegre, membro do Comitê de Redação da Revista Internacional de Teologia Concilium, membro da Equipe de Reflexão Teológica da Conferência dos Religiosos do Brasil, Secretário Geral do Fórum Mundial de Teologia e Libertação.

Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia e Ética fundamental, Antropologia teológica, História da teologia latino-americana. É professor convidado na Faculdade de Filosofia da Pucrs, em Metafísica e Ética ambiental. Realizou estágio pós-doutoral na Georgetown University, de Washington, sob a orientação do professor Peter Phan.

15h30 – Intervalo

Atividades até as 17h30

19hs – NOITE FESTIVA - Auditório Paulo Apóstolo - Homenagens a meios de comunicação católicos por datas comemorativas.

Dia 3 de maio - Manhã -– Cenário da comunicação

8h – Celebração eucarística – Capela Jesus Mestre

9h - Intervalo

9h30 - Painel III - A comunicação como espaço de evangelização

Assessoria: Profa. Dra. Ir. Joana T. Puntel, fsp

Drª Joana T. Puntel - Jornalista, mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de S. Paulo – Umesp, doutora em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pela Universidade de S. Paulo (USP), pós-doutorado pela The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra).

É orientadora pedagógica do Serviço à Pastoral da Comunicação – Sepac, onde atua também como docente de pós-graduação; docente na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – Fapcom; membro da Equipe de Reflexão sobre Comunicação da CNBB; docente no ITESP (Instituto Teologia de S. Paulo). É pesquisadora, conferencista e dirige seminários sobre Igreja/Comunicação e Cultura da Comunicação no Brasil e no exterior

11h15 – Perguntas e debate

12h – Intervalo

Tarde: Coordenação de cada grupo – será estudado na reunião de mídia impressa

13h30 – Trabalhos de grupo e encaminhamentos de propostas.

Grupos – Impressos – Rádio/ webradio/ Rádios comunitárias

TV/Vídeo/webTV – Internet/sites – Redes Sociais digitais

15h30 – Intervalo

16h – Plenário

17hs – Encerramento



(04 de Março de 2013) © Innovative Media Inc.

camiloabc

Mensagens : 67
Data de inscrição : 06/03/2013
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos