Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Milagres: Maria e o Mar ter aberto

5 participantes

Ir para baixo

Milagres: Maria e o Mar ter aberto Empty Milagres: Maria e o Mar ter aberto

Mensagem por Jonas Vinícius Ter Out 23, 2012 1:25 am

Gostaria de Saber uma melhor explicação para dois milagres:
# Como seria explicado o fato de Maria ter tido filho através do Espírito Santo. O que a Igreja Católica retrata sobre esse milagre? Qual a opinião acerca do assunto?

# O fato do mar ter se aberto na história mencionada na Bíblia, qual seria explicação plausível para esse acontecimento?

*Observação: Se possível gostaria de links e/ou documentos que demonstrem a verdade da Igreja Católica, ou seja a bibliografia. Mas não há problemas se não tiver bibliografia, só preciso de argumentos plausíveis.

Agradeço se poderem ajudar.

Jonas Vinícius

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/10/2012
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres: Maria e o Mar ter aberto Empty Re: Milagres: Maria e o Mar ter aberto

Mensagem por diogo0912 Ter Out 30, 2012 11:21 am

Vamos reformular a pergunta: como a Igreja Católica explica a ocorrência de milagres?

Vou iniciar um diálogo sobre isso, e outras pessoas, como por exemplo catholic, que tem um bom conhecimento no assunto, lhe responderão com mais propriedade.


Existe as coisas metafisicamente impossíveis e as fisicamente impossíveis. Deus não pode fazer as coisas metafisicamente impossíveis pois seria contraditório, uma vez que as leis naturais subsistem nele, e modifica-las representaria mudar a imutabilidade de Deus. Isso não esbarra no conceito de onipotência, uma vez que Deus pode fazer todos os possíveis (e ainda alguns impossíveis).


Quando ocorre algum milagre, não é Deus mudando as leis naturais. Isso não pode ser feito. Deus só manipula as leis naturais de modo que o milagre possa ocorrer. Por exemplo, no caso da abertura do mar, Deus pode ter criado um gradiente de pressão de forma a fazer o mar abrir.


Espero ter ajudado.
Espero que alguém responda melhor.


Na paz,
Diogo
diogo0912
diogo0912

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/02/2011
Idade : 32
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres: Maria e o Mar ter aberto Empty Re: Milagres: Maria e o Mar ter aberto

Mensagem por espíritos nunca mais Qui Nov 22, 2012 2:08 am

Esses milagres não existiram! A bíblia é um conto, uma história!
espíritos nunca mais
espíritos nunca mais

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/11/2012
Localização : Além

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres: Maria e o Mar ter aberto Empty Re: Milagres: Maria e o Mar ter aberto

Mensagem por Geovanni146 Qui Nov 22, 2012 9:39 am

Olá sr. "espírito...", seja bem vindo ao forum.

Realmente se não há fé podemos chegar facilmente a esse tipo de conclusão, e até piores do que essa que o amigo chegou. Contudo, peço que não se apresse em tais conclusões, tente mergulhar um pouco mais fundo, sem querer aqui questionar seu conhecimento das coisas do mundo, só uma exortação.

Grande abraço.

Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres: Maria e o Mar ter aberto Empty Re: Milagres: Maria e o Mar ter aberto

Mensagem por Jonas Vinícius Sáb Nov 24, 2012 1:39 am

Acredito que não seja algo trivial para explicar.
Teria como provar cada milagre? Ou há apenas uma explicação geral para a definição do milagre.

Vale salientar que ainda quero focar nos dois milagres no tópico criado.

Agradeço as respostas.

Jonas Vinícius

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/10/2012
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres: Maria e o Mar ter aberto Empty Re: Milagres: Maria e o Mar ter aberto

Mensagem por MSPP Dom Nov 25, 2012 2:02 pm

Olá.
Eu não sou religioso, mas posso explicar.

1) Explicação espiritual.
YHWH Deus pode usar a força do seu Espirito Santo para fazer o que quer, como o que se chama a Encarnação.
Em que consiste?!
O LOGOS (em grego λόγος, PALAVRA ou VERBO), que sempre fez parte de YHWH (DEUS) e que já existia quando começou a criar as 1ªs coisas, que suponho que sejam o tempo e o anjos, encarnou no seio de Miriam (Maria): ela engravidou e ao fim dos nove meses deu á luz um filho do género masculino (HOMEM). Muito simples!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Logos
(João 1:14)

2) Explicação biológica:
Nasceu a assim uma pessoa (um ser humano) como qualquer outro mas sem a ajuda da intervenção de um espermatozoide de um macho, isto é sem ter tido relações carnais com um macho homem.
Assim, é lógico que a fertilização do óvulo da mãe de Jesus (Yeshua) não foi por clonagem de uma célula materna porque se assim fosse nasceria uma mulher e não um homem, como bem pode comprovar qualquer pessoa formada em biologia se tiver a vontade de ajudar.
Resta, pois, a hipóterse de a fertilização ter sido por uma espécie de espermatozoide que YHWH (DEUS) criou de propósito dentro do óvulo começando imediatamente a divisão do óvulo já fecundado atravéz dos processos que todos conhecemos. Os cromossomas da espécie de espermatozoide tinham um cromossoma Y para que nascesse um homem e não uma mulher e como não vieram por intervenção humana só resta a ideia de terem sido criados por YHWH no momento preciso da concepção.
Penso que dei mais uma achega à forma como se deu o «milagre» da encarnação de Jesus (Yeshua) no ventre de sua mãe Maria (Miriam).
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93vulo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meiose


Como Miriam não teve relações carnais o óvulo foi fecundado pela força do Espirito Santo. Isto foi uma autêntica «criação humana» (isto é de um homem) feita por DEUS.
Os teólogos chamam a isto a Natureza humana de Yeshua (Jesus). Assim a Natureza humana de Yeshua foi criada, e recebeu de sua mãe o ADN feminino, O Espirito Santo providenciou (isto é criou) o ADN masculino.


A natureza divina que vem do LOGOS (λόγος ou VERBO) existiu sempre em Deus e essa já existia quando a criação começou (João 1:1) .
Yeshua é também chamado de O FILHO DE DEUS (ou Filho de YHWH) e o Filho do Homem como ele mesmo mencionou em várias passagens.
Confirme aqui.
Toda a criação veio por intermédio do LOGOS (λόγος) de YHWH (DEUS) que já existia quando a 1ª coisa foi criada.
(João 1:3)

Assim Yeshua tem duas naturezas,
1) uma que é divina que proveio do PAI a que chamamos de LOGOS e que nunca foi criada porque sempre fez parte de DEUS;
2) e outra humana que foi criada que é o homem Yeshua (Jesus Cristo Homem).

Essas duas naturezas fazem parte de uma só pessoa: a pessoa humana de Yeshua (Jesus) que é um só ser ou ente humano.
Por outras palavras Yeshua não é a fusão de duas pessoas, mas é uma só pessoa (com o significado comum do termo)
Os teólogos chamam a esta união de naturezas a união hipostática, porque fazem parte de uma só pessoa: Yeshua: O filho de YHWH DEUS: Yeshua Messiah Homem (Jesus Cristo Homem).

Obs.
1 Falando em pessoa devo informar que os teólogos foram buscar ao grego a palavra prosopon (do grego πρόσωπα) e que significava máscara, os mesmos teólogos fizeram evoluir o sentido dessa palavra prosopon (másara) para significar o que distingue o PAI do Filho e do Espirito Santo e para os relacionar entre si num só DEUS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prosopon

Contudo a palavra «pessoa» evoluiu ainda mais e começou a significar também ser humano e ser espiritual (no caso dos anjos).
Assim quando os teólogos dizem que a SS. Trindade são 3 pessoas distintas, não estão a utilizar a linguagem comum e popular, mas uma convenção teológica bastante indefinida, já que é impossível para o homem definir YHWH DEUS.

2 Quando eu uso normalmente a palavra «pessoa» estou a dar-lhe o significado que todas as pessoas agora dão e não o sentido ambíguo, impreciso e indefinido que os teólogos tentam dar-lhe e que só eles percebem e que eu tentei explicar acima destacado em vermelho escuro.

3. O Espirito Santo é a força, PODER, ou energia com que YHWH DEUS cria todas as coisas e o Logos é a sua VONTADE criativa, isto é, é a razão dos propósitos criadores de YHWH.
Os teólogos dizem que DEUS criou tudo do nada, mas isso apenas significa que o que criou não existia antes, Eu digo, contudo que YHWH (DEUS) cria tudo com a força do seu PODER, pois ele é onmipotente; isto é faz TUDO o que ELE quer e apenas o que ELE quer. A estes dois princípios que fazem parte de YHWH DEUS chamam de LOGOS (PALAVRA ou VERBO) e de Espirito Santo, que fazem parte integrante de YHWH DEUS.
Os teólogos classificam estes dois princípios de «pessoas» (prosopon ou πρόσωπα) nos seu catálogo (ou cânone) verbal (de palavras), com um significado muito diferente do comum. O significado teológico das palavras é geralmente muito diferente do significado que as mesmas palavras têm na linguagem usual.
Eu não gosto de usar o significado dos teólogos porque causa muita confusão, mas o sentido verbal comum do termo «pessoa».
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres: Maria e o Mar ter aberto Empty Passagem do mar vermelho e do rio Jordão.

Mensagem por MSPP Seg Nov 26, 2012 2:09 pm

Obs. também expliquei no dia 24/11/2012 muito bem como foi a travessia do mar vermelho e comparei-a com a travessia do rio Jordão com links bíblicos, mas perdi a mensagem por falta de sinal e porque a que já tinha escrito não ter sido memorizada no «cromium» do linux, nem no site respectivo.
Peço desculpa, mas como não tenho internet própria não me é possível de momento refazer o texto. assim deixo isso para quem estiver mais disponível e se mais ninguém quiser dar essas informações, talvez eu volte a tentar noutro dia.


1) http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Ex+14:15-31

2) http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Ex+14:21-23


3) http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Js+3

Vou agora tentar refazer o texto que no dia 24/11/2012 perdi.

No lugar da passagem dos Israelitas, no mar vermelho, soprou um forte vento como podem verificar na biblia Exodo 14 que podem consultar nos dois primeiros links que deixei ontem acima. Portanto foi o vento que secou as águas deixando o solo enxuto. Poderia também ter havido uma maré baixa viva, nessa altura, provocada normalmente ou com um toque divino do próprio DEUS-YHWH. Não sei qual é a força das marés naturais nesse lugar, mas parte das águas do mar vermelho poderiam, muito bem, ter vazado para o Oceano Indico. Contudo a Bíblia apenas menciona o vento e que as águas formavam uma muralha à direita e à esquerda, dando a ideia que gelaram (verso 22)
A tradução da Biblia que indicam os links acima é a católica, portuguesa dos Capuchinhos, mas se você preferir a de João Ferreira de Almeida usada pelos protestantes use o seguinte link onde pode compará-la com uma outra tradução católica: A da esquerda é a Católica e a da direita é a protestante.(Êxodo cap.14)
Obs. a palavra SENHOR toda em maiúsculas, por convenção, substitui a genuína palavra YHWH ( יהוה‎) que está no hebraico.
http://www.bibliaonline.com.br/vc+acf/ex/14
http://www.hiscovenantministries.org/yhwh.htm
,
Quando os Israelitas entraram na terra prometida de Canaã depois de terem deambulado pelo deserto durante 40 anos, tiveram que atravessar o Rio Jordão e houve igualmente uma divisão das águas semelhante à que tinha acontecido 40 anos antes no mar vermelho. Neste caso aconteceu que as águas a montante do rio Jordão vazaram para as margens alagando-as e o leito onde a Arca da Aliança esperou pelos Israelitas que se distanciavam da Arca CERCA DE 2000 côvados (interessante!) permaneceu seco até que todos os Israelitas passassem e também a Arca da Aliança (que simboliza a PALAVRA de DEUS : O VERBO), que só saiu do leito depois de todos os Israelitas passarem. As águas a jusante continuaram o seu curso.(Josué cap.3)
http://www.bibliaonline.com.br/vc+acf/js/3
Quem já esteve no campo e sabe como se fazem as regas pode imaginar muito bem como procede o lavrador. Com um sacho tapa e destapa os regos de modo que as águas reguem as margens que o lavrador quer. Isto a nível humano. Assim também YHWH, a nível do cosmos, que é imensamente superior ao terrestre pode fazer com que as águas quer de um rio como de um mar vazem para o sítio que Lhe convier de modo a inundar ou encher uns terrenos e deixar outros enxutos. YHWH DEUS é infinitamente mais poderoso que o homem.

Foi ELE que criou o nosso Universo, assim como muitos outros Universos que nós desconhecemos e que eu acredito que circundam o nosso, havendo entre eles uma mútua atração, que pode explicar melhor que o BIG-BANG a suposta expansão do nosso Universo. Lembre-se que a expansão é acelerada, que o Big-BANG não pode explicar, mas pode ser explicada por uma atracão mútua de vários universos que circundam o nosso. Assim, um universo poderá ser comparado a uma bola de borracha cheia de galáxias, com as suas estrelas, planetas, buracos negros e outros corpos celestes conhecidos e desconhecidos,, a aumentar de volume, expandindo-se. A força que faz expandir o nosso universo não vem do seu interior, mas dos outros universos circundantes que podem ser tendencialmente de número ilimitado, pois a expansão é acelerada e não constante nem retardada como erradamente os teóricos previam. Também sabemos que nós pertencemos a uma galáxia (a Via Láctea) que se aproxima de um grande conjunto de galáxias a uma velocidade astronómica. Ora como nós, como observadores do universo, tentamos medir a velocidade das estrelas que ficam mais na periferia do nosso Universo obtemos velocidades aparentes e não velocidades reais, pois devemos contar que nos estamos a afastar delas (e noutros casos nos estamos a aproximar).
Observemos dois comboios (trens), à velocidade de 100 Km à hora cada um, a correr em sentidos opostos. Ao se afastarem (e mesmo ao se aproximarem) um do outro poderemos chegar a obter uma velocidade relativa entre eles muito próxima dos 200 Km por hora.

Ora este comentário serve para nos maravilharmos com a obra criativa do nosso DEUS YHWH, que para nós é miraculosa, mas para ELE é TUDO NORMAL, pois foi ELE que estabeleceu todas as leis com que se gerem todas as suas criações e ninguém como ELE as conhece completamente. Os cientistas apenas descobrem parcialmente essas leis de pouco a pouco e assim vão aumentando gradualmente os seus conhecimentos, que são sempre parciais. Quando falo de cientistas incluo, os que estudam a ciência de DEUS (divindades ou dos deuses), como fazem os teólogos.
8*O amor jamais passará.
As profecias terão o seu fim,
o dom das línguas terminará
e a ciência vai ser inútil.
9Pois o nosso conhecimento é imperfeito
e também imperfeita é a nossa profecia.
(1ª Corintios 13)
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres: Maria e o Mar ter aberto Empty Re: Milagres: Maria e o Mar ter aberto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos