Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Antipapas

3 participantes

Ir para baixo

Antipapas Empty Antipapas

Mensagem por Obraider Mota de Sá Qua Set 19, 2012 9:55 am

O Anuário Pontifício do Vaticano publica regularmente a lista dos 264 papas. O anuário pontifício reconhece também 37 antipapas. Recordo-me até de um rosto que se repete por 3 vezes, acho que Bento IX, onde ele teria sido deposto, abdicado (ou vendido) e deposto de novo!
Ficou muito confuso para mim.
Queria saber o posicionamento da igreja, Visto que os rostos continuam nos quadros.
Sato dia!
=D
Obraider Mota de Sá
Obraider Mota de Sá

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/09/2012
Idade : 30
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Antipapas Empty Re: Antipapas

Mensagem por Geovanni146 Seg Dez 31, 2012 8:43 am

Olá amigos,

Sobre a idade deste papa (Bento IX) há bastante controvérsias. Os historiadores modernos não mais confirmam com total segurança que realmente ele possa ter assumido a cátedra de S. Pedro com os seus apenas 13 anos, mas possivelmente com uns trinta. Porém, mesmo com trinta anos de idade, ainda assim seria muito jovem para assumir um cargo tão importante como é o de ser o representante da cristandade.

Na verdade esta estória do papa-menino tende muito mais a ser considadara uma lenda pela crítica moderna, mas para os inimigos da Santa Igreja qualquer lenda serve para alicerçar seu contumaz ódio. Ainda mais quando uma pessoa que deveria ser um exemplo de moral cristã, como um Papa, age justamente o contrário.

Conclusão: Se esta Igreja peregrina não fosse verdadeiramente a Igreja de Cristo, não teria conseguido sobreviver por tantos séculos, passando pelas dificuldades que hoje conhecemos. Ou seja, vamos ter como exemplo os nossos santos (pelo amor de Deus, isso não exclui Jesus, nosso paradigma) "homens de que o mundo não foi digno", e aprender com os erros para procurar acertar mais. Agora quem quiser pode atirar sua pedra...

Feliz ano novo meus irmãos em Cristo!!!

VIVA CRISTO! VIVA A IGREJA! VIVA O PAPA!



Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Antipapas Empty Re: Antipapas

Mensagem por MSPP Qua Jan 02, 2013 4:20 pm

Conclusão: Se esta Igreja peregrina não fosse verdadeiramente a Igreja de Cristo, não teria conseguido sobreviver por tantos séculos, passando pelas dificuldades que hoje conhecemos. Ou seja, vamos ter como exemplo os nossos santos (pelo amor de Deus, isso não exclui Jesus, nosso paradigma) "homens de que o mundo não foi digno", e aprender com os erros para procurar acertar mais. Agora quem quiser pode atirar sua pedra...
Conclusão absurda! Pelo amor de Deus não inclua Cristo em todos os escândalos de papas e anti-papas. Não confundir o aparente com a realidade; o visível com o invisível!
Na ciência é a mesma coisa: Há o movimento aparente do sol, mas o movimento real correspondente é o da terra.
Os homens enganam-se todos, YHWH não.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Antipapas Empty Re: Antipapas

Mensagem por Geovanni146 Qua Jan 02, 2013 4:59 pm

A Igreja, sr Manuel, é santa e pecadora. Santa porque sua doutrina foi dada por Cristo e é pecadora porque todos nós, homens e mulheres, dentro da nossa condição humana, erramos e necessitamos sempre do perdão e da misericórdia de Deus.

Reafimo sem exitar que a barca de Cristo já atravessou muitas tormentas ao longo dos seus dois milênios de existência. E mesmo que ao lado de homens santos existiram e existem também grandes pecadores, esta é e sempre será a querida Esposa de Cristo.

Grande abraço.
Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Antipapas Empty Re: Antipapas

Mensagem por MSPP Qui Jan 03, 2013 3:56 pm

Conclusão: são duas igrejas diferentes!
Quanto a barca é uma alegoria!
Ouça esta canção para se distrair : https://www.youtube.com/watch?v=PUDbMRKaBt0
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Antipapas Empty Re: Antipapas

Mensagem por Geovanni146 Sex Jan 04, 2013 10:11 am

O sr tem senso de humor. Ainda não pude me distrir e relaxar com a canção que o amigo sugeriu, mas irei tentar, ok.

Quanto a alegoria da barca de Cristo, foi para lhe inculcar a idéia da Igreja peregrina. Foi só uma alegoria mesmo!

Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Antipapas Empty Re: Antipapas

Mensagem por MSPP Sex Jan 04, 2013 1:28 pm

Ora isso de Igreja peregrina faz-me lembrar as peregrinações a vários lugares de culto como Fátima, onde já senti o odor da idolatria.
Eu bem sabia que havia várias Igrejas no mundo e que os teólogos falam de 3.

Fazem parte do Corpo Místico de Cristo: a Igreja Triunfante (constituída pelas almas que já se encontram no Céu); a Padecente (almas do Purgatório) e a Militante (nós, na terra). Como galhos da mesma árvore, vivendo da mesma seiva, como membros de um mesmo Corpo (a Igreja), ligados a Jesus, sua Cabeça, vivemos do mesmo Sangue – isso é a Comunhão dos santos – a união de todos, no Corpo, no Sangue, no Espírito.
Link
Ora se analisar bem, a «esposa» do Cristo corresponde apenas à Igreja triunfante, na altura da vinda do Cristo, mas ninguém sabe se já há santos no céu nem quantos há no céu nem quem são. Esses são os eleitos escolhidos por YHWH e irão julgar (governar) as nações durante um período de 1000 anos (que poderá ser um nº simbólico ou literal). Isso vem em apocalipse cap. 20 http://www.paroquias.org/biblia/?c=Ap+20
O cap. 14 também fala deles http://www.paroquias.org/biblia/?c=Ap+14

A Igreja Padecente (almas do purgatório) é apenas uma especulação dos teólogos do catolicismo.
Também há aí uma má e suspeita interpretação das Sagradas Escrituras. Yeshua disse:

31*Por isso vos digo: Todo o pecado ou blasfémia será perdoado aos homens, mas a blasfémia contra o Espírito não lhes será perdoada.
E, se alguém disser alguma palavra contra o Filho do Homem, há-de ser-lhe perdoado; mas, se falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo nem no futuro.»
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Mt+12#31-32
Os teólogos católicos concluíram que há pecados que não são perdoados neste mundo, mas são no mundo vindouro e com razão.
A 1ª e precipitada reação foi a invenção do «purgatório».
Mas bem sabemos que uma purgação ou purificação não se da com orações dos outros nem com «missas».
Então o que é que vai acontecer?!
Yeshua disse:
Se (ἄν) perdoardes os pecados serão perdoados se (ἄν) os retiverdes serão retidos.
ἄν τινων ἀφῆτε τὰς ἁμαρτίας ἀφέωνται αὐτοῖς ἄν τινων κρατῆτε κεκράτηνται.
http://biblesuite.com/greek/302.htm

Portanto, há uma condição para o PERDÃO.
e há o pecado contra o Espirito Santo que não tem perdão.
Se alguém vir que o seu irmão comete um pecado que não leva à morte, peça, e dar-lhe-á vida. Não me refiro aos que cometem um pecado que não leva à morte; é que existe um pecado que conduz à morte; por esse pecado não digo que se reze.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=1+Jo+5#16
Mas tirando este pecado todos os outros que não foram perdoados serão perdoados, (Mateus 12:31)
Como?!
Vemos isso claramente no PadreNosso:
12*perdoa as nossas ofensas (ou dívidas),
como nós perdoámos a quem nos tem ofendido (ou aos nossos devedores);
(Mateus 6)
Isto deixa claro que para YHWH nos perdoar temos que incondicionalmente também estar dispostos a perdoar TUDO.
Ora isso acontecerá no outro mundo, no dia de julgamento final. http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Ap+20

Está tudo muito claro.
Se não queres ser vítima da 2ª morte (o lago de fogo) tens que ser perdoado de tudo e para isso também tens que perdoar.
Isto é que é o verdadeiro MINISTÉRIO da RECONCILIAÇÃO.
Não é um purgatório.
O Purgatório é já neste mundo, aqui e agora.
Veja mais:
a sua obra ficará em evidência; o Dia do Senhor a tornará conhecida, pois ele manifesta-se pelo fogo e o fogo provará o que vale a obra de cada um.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=1+Cor+3#13
Aqui não há apenas as boas obras que podem não valer nada se não forem provadas como que pelo fogo como as impurezas do ouro, mas também o valor do PERDÃO.
Ora boas e más obras são as que fazemos agora e aqui! Este mundo é uma espécie de purgatório: o nosso purgatório.
É por isso que temos que sofrer tanta maldade de muita gente e depois ter que perdoar incondicionalmente.

Como vê o chamado purgatório é este mundo. Esta é a igreja padecente, que não é esposa de Cristo e fazem parte dela todos os «militantes».
Assim igreja Padecente ou militante é a mesma e são todos candidatos à igreja triunfante, mas nem todos serão eleitos para reis e sacerdotes.
Estes sim são a esposa do Cristo. Os outros são (ou podem vir a ser) os amigos do esposo.
O esposo é aquele a quem pertence a esposa; mas o amigo do esposo, que está ao seu lado e o escuta, sente muita alegria com a voz do esposo. Pois esta é a minha alegria! E tornou-se completa! http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Jo+3#29

Compreendeu os ensinamentos de Yeshua?!
Eles são fáceis de compreender!

Quanto às igrejas deste mundo nada mais são (todas reunidas e legalizadas) que o campo onde está semeado o trigo e o joio.
Esta parábola ilustra perfeitamente a situação actual, neste mundo!

24Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é comparável a um homem que semeou boa semente no seu campo. 25*Ora, enquanto os seus homens dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e afastou-se. 26Quando a haste cresceu e deu fruto, apareceu também o joio.
27Os servos do dono da casa foram ter com ele e disseram-lhe: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?' 28'Foi algum inimigo meu que fez isto' - respondeu ele. Disseram-lhe os servos: 'Queres que vamos arrancá-lo?' 29Ele respondeu: 'Não, para que não suceda que, ao apanhardes o joio, arranqueis o trigo ao mesmo tempo. 30Deixai um e outro crescer juntos, até à ceifa; e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado; e recolhei o trigo no meu celeiro.'» http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Mt+13#25
Está a ver que Yeshua comparou o REINO do Céu a UM HOMEM ... e não a uma Igreja, constituída por homens?! Ele semeou a BOA SEMENTE no SEU CAMPO.
Mas há também o INIMIGO que semeou o JOIO, que é aquilo que PARECE TRIGO, mas o grão está ressequido e não pode produzir pão.

Assim, temos que procurar e distinguir o trigo do joio.

Continue com YHWH!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Antipapas Empty Re: Antipapas

Mensagem por Geovanni146 Sáb Jan 05, 2013 10:53 am

Oi sr Manuel, a paz.

Vejo que o amigo tem uma vista bem limitada do verdadeiro sentido de que é ser peregrino. Também percebo que o sr não perde uma oportunidade para atirar pedras na Igreja; de nos acusar de idolatria. Não vou aqui rebater este absurdo, pois que, com um pouquinho de boa vontade o sr compreenderia que as imagems proibidas nas Escrituras são de ÍDOLOS. Mas tudo bem, se o sr pensa diferente vou respeitar, ok.

Ademais, estamos nos desviando da essência que nos propõe o tópico que o amigo Obraider criou... (Reconheço que sou talvez o responsável por isso, mas sigamos pelo menos por enquanto).

Passando à frente o sr , talvez pela minha falta de argumentos, não sei, (É! reconheço minhas limitações, por isso procuro este fórum), nos apresenta um pensamento bastante acertado trazido de um site católico, mas apenas para ilustrar o que pretende expor. Mas sr Manuel, com todo respeito aos seus (possíveis) cabelos brancos, entre o vosso pensamento e o que o sr colou do site, fico com o segundo:

"Como galhos da mesma árvore, vivendo da mesma seiva, como membros de um mesmo Corpo (a Igreja), ligados a Jesus, sua Cabeça, vivemos do mesmo Sangue – isso é a Comunhão dos santos – a união de todos, no Corpo, no Sangue, no Espírito".

E se não podemos precisar quantos santos já estão no céu, podemos pelo menos sustentar que seremos (aqui não sei se o ser estará presente uma vez que não acreditas em santo) uma multidão:

"Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão, (Ap 7,9)".

O purgatório é uma realidade bíblica não especulação teológica e suspeita como quer o sr. No entanto mais uma vez reintero que respeito sua posição teológica quanto a Igreja Padecente, mas estamos de lados opostos.

Então o sr cita um pequeno trecho do evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus e dele coclui que os teólogos católicos daí "inventaram equivocadamente" a doutrina do Purgatório. Mas novamente esta é sua conclusão e não a da Igreja. Há várias passagens, sr Manuel, e não apenas uma, que nos indicam a existência de um lugar de purificação. E não são nossas orações que irão purgar o padecente, isso quem afirmas és tu, ok. Afinal, nunca o sr orou para que Deus abreviasse a dor de um moribundo? Duvido. Pois é, não sei se fui claro, mas o princípio talvez seja o mesmo.

Querido irmão sua distância da sã doutrina lhe fez ignorar que mesmo quando somos perdoados ou perdoamos alguém isso não é sinal de que estamos livres de pagar pela ofensa que cometemos, é preciso expiar (remir) o pecado. Perdão não pode ser sinal de impunidade, sr Manuel, mas de justiça. Só para ilustrar isso tomemos um exemplo prático na Bíblia ocorrido com o rei Davi, veja:

“E disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi, o Senhor perdoou teu pecado, não morrerás" (2Sam 12,13).

Note que Davi se arrepende do pecado cometido (adultério e assassínio do marido de Bate-Seba) e Deus o perdoa. Mas isso significa que tudo foi acertado? Não. Pois lemos mais adiante que Davi teve de sofrer a perda de seu próprio filho para fazer satisfação por seu pecado, um pecado que já havia sido perdoado:

"Todavia, como desprezaste o Senhor com essa ação, morrerá o filho que te nasceu. E Natã voltou para sua casa. O Senhor feriu o menino que a mulher de Urias tinha dado a Davi, e ele adoeceu gravemente (2 Sam 12,14-15)."

Ou seja, quando em vida não temos tempo ou condições de retratar nossos danos, temos uma última oportunidade para isso, o purgatório. O purgatório é graça de Deus! É a doutrina da misericórdia! Espero que Deus permita-me lhe felicitar por lá.

Grande abraço.

Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Antipapas Empty Re: Antipapas

Mensagem por MSPP Sáb Jan 05, 2013 1:36 pm

Meu caro, uma imagem não é só de ídolos, mas é potencialmente um ídolo.
Quanto ao ser peregrino, no ponto de vista geográfico, devo dizer que quase nunca saí de Portugal (apenas estive a cerca de 50 metros da Fronteira de Vilar Formoso), mas mesmo assim fui severamente ostracizado. Quanto ao sentido espiritual, posso dizer que tenho sérias razões para me considerar um peregrino, não de romarias, mas de eventos nesta madrasta terra.

Geovanni146 escreveu:"Como galhos da mesma árvore, vivendo da mesma seiva, como membros de um mesmo Corpo (a Igreja), ligados a Jesus, sua Cabeça, vivemos do mesmo Sangue – isso é a Comunhão dos santos – a união de todos, no Corpo, no Sangue, no Espírito".
Ora isto é apenas uma alegoria. A realidade é muito diferente da teoria.

Geovanni146 escreveu:E se não podemos precisar quantos santos já estão no céu, podemos pelo menos sustentar que seremos (aqui não sei se o ser estará presente uma vez que não acreditas em santo) uma multidão:
Eu acredito na existência dos «Santos do Altíssimo» mas não em canonizações. YHWH escolhe quem quiser, mas como não podemos julgar, nem para bem nem para mal, só posso dizer que não sei quem são.

"Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão, (Ap 7,9)".
Isto foi uma visão Apocaliptica, que na realidade sucede à visão dos 144.000 tirados das 12 tribos de Israel.

Geovanni146 escreveu:O purgatório é uma realidade bíblica não especulação teológica e suspeita como quer o sr. No entanto mais uma vez reintero que respeito sua posição teológica quanto a Igreja Padecente, mas estamos de lados opostos.
Depende de como você entender essa realidade. Quanto a especulações teológicas, não tenho dúvidas. Isso não veio só de interpretações (corretas ou não) da Bíblia, mas mais da filosofia grega. Embora não tivesse estudado teologia, cheguei a ler um livro católico em francês do meu tio padre que já tinha falecido, acerca de «Teologia Acética e Mistica» incluindo «as 3 vias». Se você estudou fica a saber do que estou a falar. Não passam de especulações semelhantes às teorias orientais de misticismo. Assim, gostava de lhe perguntar. Já alguma vez atingiu esse estado mistico?! Eu nunca. Paulo no cap 12 da 2ª carta aos corintios parece dizer que chegou a esse ponto, mas isso é um caso de excepção e ele mesmo diz algo que lança uma dúvida, pois diz que não sabe se foi com o corpo se fora do corpo, o que revela a sua sinceridade.

Quanto a «lugar de purificação» chamo a atenção para o que disse João Paulo II que afirmou que nem o céu (católico), nem o inferno,nem o Purgatório eram LUGARES.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4885464-EI8142,00-Purgatorio+e+um+fogo+interior+esclarece+o+Papa.html
http://www.oapocalipse.com/home/estudos/estudos_ceu_inferno_pulgatorio.html
Isto só por si revela que há aí muito de especulação de coisas que NINGUÉM conhece!

Está claro que mesmo que obtenhamos perdão total de YHWH, e dos homens há mais do que isso. Mas não chame a isso purgatório.
DEUS dá a cada um segundo a suas obras, mesmo depois de estarmos todos no Reino Eterno DE YHWH.
Ora veja:

12*Eis que Eu venho em breve e trarei a recompensa para retribuir a cada um conforme as suas obras.
13*Eu sou o Alfa e o Ómega,
o Primeiro e o Último,
o Princípio e o Fim.
14*Felizes os que lavam as suas vestes,
para terem direito à árvore da Vida
e poderem entrar nas portas da cidade.
Apocalipse 22)
Ora as boas obras serão recompensadas e as más penalizadas. Quanto ao caminho para a perfeição está claro que se prolongará por toda a eternidade, pois não vamos a passar o nosso futuro eterno como se fosse uma «pasmaceira», palavra que tirei da opinião pública.
Quanto a pedir para aliviar dores às pessoas (incluindo o dos moribundos) é apenas um gesto de solidariedade social.

Eu ponho as coisas de um outro modo no que você e a igreja chama de «purgatório».
Não é uma vida futura cheia de sofrimentos para purgarmos as nossas fraquezas, os nossos pecados, as nossas imperfeições, mas um estado evolutivo permanente das pessoas salvas que forem escolhidas para viver no mundo do Futuro. As pessoas não serão infelizes como são aqui na terra. Não haverá doenças (nem médicos). Não haverá desavenças (nem advogados). Não haverá politica (nem políticos). Não haverá economia (nem economistas). Não haverá religião (nem chefes religiosos) etc.
Nem haverá quem chore, pois as primeiras coisas passaram.

- 1*Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia.
2*E vi descer do céu, de junto de Deus, a cidade santa, a nova Jerusalém, já preparada, qual noiva adornada para o seu esposo. 3*E ouvi uma voz potente que vinha do trono e dizia:
«Esta é a morada de Deus entre os homens.
Ele habitará com eles;
eles serão o seu povo
e o próprio Deus estará com eles
e será o seu Deus.
4*Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos;
e não haverá mais morte,
nem luto, nem pranto, nem dor.
Porque as primeiras coisas passaram
5*O que estava sentado no trono afirmou: «Eu renovo todas as coisas.» E acrescentou: «Escreve, porque estas palavras são dignas de fé e verdadeiras.» 6*E disse-me ainda:
ȃ verdade!
Eu sou o Alfa e o Ómega,
o Princípio e o Fim.
Ao que tiver sede,
Eu lhe darei a beber gratuitamente,
da nascente da água da vida.
7*O que vencer receberá estas coisas como herança;
Eu serei o seu Deus e ele será meu filho;
http://www.paroquias.org/biblia/?c=Ap+21
Ninguém ensinará o seu próximo nem o seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor'; porque todos me conhecerão, do mais pequeno ao maior,
(Hebreus 8:11)

Meu caro, o que os homens na igreja me ensinaram evoluiu com o tempo, embora pretendam dizer que sempre foi assim, mas não foi «bem assim».
Mas a Palavra de YHWH permanece eternamente.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Antipapas Empty Re: Antipapas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos