Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Auto-interpretação bíblica

+5
Lucas B.
Adriana V.
Jonas E.
Flávio Roberto Brainer de
diogo0912
9 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Qua Dez 12, 2012 1:46 pm

Fabricio escreveu:Meu caro, o senhor acusa-me de depositar minha fé em homens. Mas vejo que o senhor incorre neste erro, não eu. No princípio, colocaste tua fé no clero. Quando descobriu que o clero tem pecados, perdeste esta fé. Agora, colocas a fé no único homem que julga ser santo o suficiente para merecê-la: o senhor mesmo!
Essa agora está boa! «Colocar a minha fé num único homem (EU), que julga ser santo o suficiente para merecê-la». Eu não é em mim que tenho fé! Pois isso não é fé. Se eu sei que 2 e 2 são 4 e se disser que conclui isso sem ninguém me ter ensinado não estou a ter fé, mas a chegar a conclusões matemáticas, usando os esquemas mentais que YHWH me dotou para chegar a essa conclusão. Um cão não sabe isso! Também não preciso ir ter com um professor para confirmar isso e se algum professor da mais alta universidade usando sofismas me provar outra coisa eu não acredito nele, apesar da sua fama.
Quanto ao merecimento da fé fique sabendo que YHWH a dá sem a merecermos. É um dom que YHWH dá a qualquer pessoa que Lhe a pedir.
Quanto a «santidade» não me compete nem a mim, nem a si, nem a qualquer outra pessoa, incluindo os papas, classificar quem é «santo» e quem não é. YHWH e somente ELE é que escolhe as pessoas e as classifica em santos e não santos.


Fabricio escreveu:Graças ao bom Deus, meu amor não esfriou por causa das iniquidades. Sei que a Verdade passa pela Igreja, mas vem de Deus!
Se o seu amor esfriou ou não não me compete a mim julgar. Se é verdade, os meus parabéns.
Quanto à verdade passar pela Igreja, você não disse se se referia à Igreja Católica Romana, ou se se referia à Igreja de Cristo, que não é a mesma coisa.
Pelo que li antes você chama VERDADE a uma unidade doutrinária.
Isso para mim cheira-me a esturro! Era isso o que queria o imperador Constantino.
Eu não me deixo levar por teorias humanas. Se a sua Igreja diz que isto ou aquilo é verdade ou mentira tem que prová-lo. Caso contrário precisamos de outra fonte mais fidedigna: YHWH com o Seu Espirito. Não devemos ser tão imprudentes a ponto de pôr o Espirito Santo de lado.
O facto de a sua igreja dizer uma verdade, não quer dizer forçosamente que tudo o que diga o seja.



Fabricio escreveu:Não importam os pecados de alguns padres, Deus está no controle! E se quero seguí-lo, tenho que ser firme na fé e confiar na promessa Dele.
Eu também não me importa os pecados dos outros, se me não afetarem. Cada um responde por si. No entanto, se um padre fizer algo que enxovalhe a Igreja e a mesma o deixar continuar a desempenhar as mesmas missões principalmente sem se retratar, isso é um sinal evidente que essa Igreja não é de Cristo, pois ao ficar cúmplice com as obras desse «padre» tem as mesmas culpas.


Citação Bíblica de Fabrício que escreveu:"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (São Mateus, 16:18)
Vamos lá ser imparciais e colocar as palavras de Yeshua no contexto próprio:
Vamos colocar essa sua citação no seu contexto para não corrermos o risco de sermos enganados:
17*Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. 18*Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. 19*Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»
20Depois, ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que Ele era o Messias.

(Mc 8,31-33; Lc 9,21-22)
- 21A partir desse momento, Jesus Cristo começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar.
22Tomando-o de parte, Pedro começou a repreendê-lo, dizendo: «Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!» 23*Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!»
(Mateus 16:17-23)
Consulte também Marcos 8:27-33(Lucas 9:18-22)
Nestas palavras de Yeshua estava a tomar Simão Pedro (KEFAS) como um exemplo em várias situações que se podem ambas aplicar a qualquer um.
1) Na primeira Yeshua felicitou-o por o Pai lhe ter revelado o que tinha acabado de dizer e nessa ordem de ideias «qualquer Pedro» seria uma pedra onde o Cristo (não os homens) edificaria a Sua Igreja e não a(s) igreja(s) dos homens. Disse também que as portas do Abismo (no original está HADES, que significa a habitação dos mortos) nada poderão contra ela, isto é, a morte instituída por Satã no Éden, seria destruída no Lago de fogo e enxofre, mencionado em Apocalipse cap. 19, 20, 21, (esse lago de fogo é a 2ª. morte: a morte definitiva do que não presta para os propósitos de YHWH.).
Quanto às chaves do Reino do Céus posso ver nisso algo semelhante a um passaporte, e solução que tanto serviria para Pedro como para os que como ele seguiriam o Mestre.
Quanto ao ligar e desligar, posso ver nisso a associação dele com os outros numa comunidade solidária em cumplicidade e ação: YHWH aceitaria a decisão de Pedro de se associar com uns e dissociar com outros. Esse ligar e desligar não dava nem a Pedro, nem a qualquer outra pessoa a autoridade de decidir que seria «Santo do Altíssimo», isto é escolhido para rei e sacerdote no Reino de Deus.

2) No segundo exemplo o mesmo PEDRO foi chamado por Yeshua de Satanás e até parece à primeira vista que não disse nada de mal. Mesmo assim estava a ser UM ESTORVO.
Porquê?
Porque as palavras que tinham saído da sua boca não vieram do PAI CELESTIAL como as mencionadas atrás. Os pensamentos do mesmo Simão Pedro «não eram os de Deus, mas os dos homens!»

Nem num caso nem no outro Pedro estava a fazer doutrinação em nome de Yeshua, mas apenas a dar uma opinião.
A 1ª opinião teve uma origem: a de YHWH; a 2ª opinião teve outra origem nos «pensamentos dos homens».

O mesmo acontece com todas as pessoas. Pedro simboliza qualquer pessoa humana, que pode tomar essas duas atitudes de procedência divergente.

O que devemos fazer para sabermos se o que nos dizem vem de YHWH ou se é apenas dos homens?!

Resposta: Confirmarmos isso com o Espirito Santo.

O próprio Espirito vem em nosso auxilio e até intercede por nós quando não sabemos que pedir:

É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.
(Romanos 8:26)

Quanto ao resto que o senhor (você) escreveu, já não vale a pena estar a bater sempre na mesma tecla, pois vemos as coisas por primas diferentes.

1) Eu só confio nos homens (incluindo qualquer instituição religiosa) quando o que dizem tem o aval do Espirito Santo, depois de o consultar e ELE comunicar comigo. Sem esse aval tudo o que me disserem é simples pensamento humano e é nesse contexto que o incluo.

2) O senhor (você) confia numa instituição humana a que chama «A IGREJA» e tudo o que ela lhe disser é infalível para si. Por isso, não precisa de recorrer a YHWH por meio do Espirito Santo, já que supõe que tudo o que a sua Igreja diz vem do Espirito Santo e assim substitui o Espirito Santo por uma Igreja (a sua). Se já esteve numa Igreja protestante talvez fizesse o mesmo e por isso um dia ficou desiludido e parece que tem necessidade de confiar em alguém sem ter que recorrer ao Espirito Santo.

Meu caro, eu também ouço o que dizem os outros homens, incluindo as autoridades da Igreja Católica, quando as suas palavras chegam até mim, mas não fico feito bobo (como já muitas vezes fui) a acreditar que é tudo verdade. Para saber se é verdade ou não consulto o Espirito Santo. Quando me esqueço de fazer isso, o resultado é desagradável e fico desiludido. Contudo cada um faça o que quiser, pois respeito todas as pessoas ( e quem sou eu?! ...), pois YHWH também as respeita!

Consulte também Marcos 8:27-33(Lucas 9:18-22)
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Qua Dez 12, 2012 6:59 pm

Vamos lá, vou ser breve:

Na sua missiva, o senhor continua defendendo que não deve haver unidade, que cada um deve seguir o que bem entende, que não há hierarquia. Na sua visão de cristianismo, todo mundo deve interpretar as Escrituras e seguir a própria consciência, sem prestar contas a nenhuma instância superior.

Pois bem, por volta do ano 90 d.C. os coríntios queriam fazer como o senhor, e andaram desobedecendo as autoridades legitimamente constituídas. São Clemente, bispo de Roma, deu-lhes um puxão de orelhas, escrevendo uma carta que foi tida com tanta estima pela cristandade, sendo lida em diversas Igrejas locais.

Mas antes disso, o próprio apóstolo Paulo já falava para esses cristãos rebeldes como é a Igreja instituída por Nosso Senhor:

"Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? Fazem todos milagres? Têm todos a graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos?" (I Coríntios, 12:28-30)

Por favor, senhor Manuel, preste bastante atenção no último trecho (em negrito) antes de eleger a si próprio interprete das Escrituras.

O cristianismo fundado por Nosso Senhor não tem nada haver com essa anarquia que o senhor defende.

Fique com Deus

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Qui Dez 13, 2012 8:17 am

Meu caro,
Não queira fazer de mim lorpa!
A passagem que mencionou nessa carta de Paulo aos Coríntios refere-se aos dons do Espírito Santo que DEUS dá a cada qual conforme o Espírito de YHWH bem entende.
Assim a hierarquia está em DEUS e não em instituições humanas quer tenham ou não uma espécie de sucessão dinástica.
Marcos 9:35 - Afinal quem é o 1º?! ...
E quem é o 1º e o último:?!
(apocalipse 1:17)
(Apocalipse 2:8)
Apocalipse 22:13

Por favor leia o capítulo TODO e verificará que você está completamente enganado.
Paulo apresenta a congregação como um CORPO (que é o de Cristo) e as pessoas dessa congregação são os MEMBROS, todos sob a acção do Espirito Santo e cada um recebendo os seus dons.
Se faz uma enumeração de 1º, 2º etc, não está a estabelecer uma hierarquia humana, mas a colocar uma ordem de prioridades. Na verdade Cristo não estabeleceu hierarquias, mas SERVIÇOS, tendo por lema que o 1º será o último de todos, para realçar o SERVIÇO em detrimento de uma hierarquia onde cada um quer ser o 1º, como é aspiração do ser humano ao querer dominar o outro, defeito do pecado original.

E ainda bem que DEUS reparte os seus dons por todos para que precisemos uns dos outros e nos ajudemos mutuamente.

Por favor, leia aqui, e procure também o cap. seguinte que é um hino de AMOR AGAPE.

1*A respeito dos dons do Espírito, irmãos, não quero que fiqueis na ignorância. 2Sabeis que, quando éreis pagãos, vos deixáveis arrastar, irresistivelmente, para os ídolos mudos. 3*Por isso, quero que saibais que ninguém, falando sob a acção do Espírito Santo, pode dizer: «Jesus seja anátema», e ninguém pode dizer: «Jesus é Senhor», senão pelo Espírito Santo.
4*Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; 5há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; 6há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum. 8*A um é dada, pela acção do Espírito, uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, segundo o mesmo Espírito; 9a outro, a fé, no mesmo Espírito; a outro, o dom das curas, no único Espírito; 10a outro, o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. 11Tudo isto, porém, o realiza o único e o mesmo Espírito, distribuindo a cada um, conforme lhe apraz.

12*Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. 13*De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito.
14*O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. 15Se o pé dissesse: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. 16E se o ouvido dissesse: «Uma vez que não sou olho, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. 17Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfacto?
18Deus, porém, dispôs os membros no corpo, cada um conforme lhe pareceu melhor. 19Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. 21Não pode o olho dizer à mão: «Não tenho necessidade de ti», nem tão pouco a cabeça dizer aos pés: «Não tenho necessidade de vós.» 22Pelo contrário, quanto mais fracos parecem ser os membros do corpo, tanto mais são necessários, 23e aqueles que parecem ser os menos honrosos do corpo, a esses rodeamos de maior honra, e aqueles que são menos decentes, nós os tratamos com mais decoro; 24os que são decentes, não têm necessidade disso.
Mas Deus dispôs o corpo, de modo a dar maior honra ao que dela carecia, 25para não haver divisão no corpo e os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros. 26Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria.
27*Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro. 28*E aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são, em primeiro lugar, apóstolos; em segundo, profetas; em terceiro, mestres; em seguida, há o dom dos milagres, depois o das curas, o das obras de assistência, o de governo e o das diversas línguas. 29Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Fazem todos milagres? 30Possuem todos o dom das curas? Todos falam línguas? Todos as interpretam? 31*Aspirai, porém, aos melhores dons.
Aliás, vou mostrar-vos um caminho que ultrapassa todos os outros.
(1ª. Corintios 12)

Veja também 1ª. Corintios 13.

Quanto ao resto dos seus comentários ficam por sua conta e para sua delícia, se é isso que gosta! Manifeste à vontade os seus delírios, se se sente feliz com isso!

Marcos 9:35
(apocalipse 1:17)
(Apocalipse 2:8)
Apocalipse 22:13

Por favor arranje argumentos mais sólidos e não faca castelos no ar, nem construa nas areias movediças do deserto

Apocalipse 17:3

(Apocalipse 18:4=

O cristianismo fundado por Nosso Senhor tem TUDO a ver com o que eu defendo, que se baseia NA LEI PERFEITA DA LIBERDADE;

Aquele, porém, que medita com atenção a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera - não como quem a ouve e logo se esquece, mas como quem a cumpre - esse encontrará a felicidade ao pô-la em prática.
Tiago 1:25

e não nas leis da escravidão da carne e do pecado.


4para que assim a justiça exigida pela Lei possa ser plenamente cumprida em nós, que já não procedemos de acordo com a carne, mas com o Espírito.

7É que a carne aspira à inimizade com Deus, uma vez que não se submete à lei de Deus; aliás nem sequer é capaz disso.
(Romanos 8:4 e7)
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Qui Dez 13, 2012 6:11 pm

Senhor Manuel,

Em primeiro lugar, o senhor definitivamente não sabe o que é hierarquia. Erroneamente, infere que hierarquia significa classificar os homens em grau de importância, quando na verdade a hierarquia simplesmente distribui tarefas aos componentes de determinada instituição.

Assim, é errado dizer que o tenente é mais importante que o soldado. Ora, todos são importantes no pelotão, mas cada qual tem sua tarefa. O problema é que os homens são teimosos, muitas vezes menosprezam o lugar do soldado, e mesmo sem a menor qualificação, insistem em tomar o lugar do tenente. É isso que acontece, por pura soberba todo mundo quer ser tenente, esquecendo-se que um exército precisa tanto de soldados quanto de tenentes.

Mas tudo bem, vamos atender ao seu pedido e ler o capítulo inteiro:

" A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas." (I Coríntios, 12:7-10)

Pois é, cada um recebe um dom para benefício da Igreja. Ou seja, na Igreja encontramos diversas pessoas, cada qual exercendo uma função conforme o dom que recebeu de Deus. Mas o senhor, com essa postura de desobediência, roga para si todos os dons e não aceita os dons daqueles que o precederam. Por isso, o apóstolo fala mais à frente:

"Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos." (I Coríntios, 12:14)

E também nos ensina que cada qual tem sua tarefa, a despeito de todo mundo só almejar as posições que erroneamente julgam ser mais importantes:

"Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato? Mas Deus dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20. Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: Eu não preciso de ti; nem a cabeça aos pés: Não necessito de vós." (I Coríntios, 12:17:21)

Mas na Igreja local de Corínto havia muita anarquia, todos julgavam-se bispos e doutores, pois achavam que assim teriam mais prestígio. Para aplacar essa turba, lembra-lhes o apóstolo:

" Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários. E os membros do corpo que temos por menos honrosos, a esses cobrimos com mais decoro. Os que em nós são menos decentes, recatamo-los com maior empenho, ao passo que os membros decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm, para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros." (I Coríntios, 12:22:25)

Por isso, meu caro, ao invés de almejar tomar o lugar do clero, nos é melhor reconhecer nossa posição, na qual dependemos daqueles que foram instituídos apóstolos, profetas, doutores etc. porque assim foi construída a Igreja:

"Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas." (I Coríntios, 12:28)

Mas o senhor, quando toma para si a autoridade última para definir o que é certo ou errado, faz de ti mesmo apóstolo. Quando julga que seu entendimento das Escrituras é divinamente inspirado, elege-se profeta ao seu bel prazer. Quando julga que tu estás certo e toda a cristandade que te precedeu nestes 2 mil anos de História estão errados, assume indevidamente a posição de doutor. Mas isso é justamente o que o apóstolo criticava na Igreja de Corinto:

"São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? Fazem todos milagres? Têm todos a graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos?" (I Coríntios, 12:29-30)

E para o senhor que julga-se capaz de compreender as Escrituras, refaço-lhe a pergunta do apóstolo: por um acaso interpretam todos?

Por fim, o senhor complementa:

O cristianismo fundado por Nosso Senhor tem TUDO a ver com o que eu defendo, que se baseia NA LEI PERFEITA DA LIBERDADE;

Por favor, não confunda liberdade com liberalidade. Nosso Senhor nos oferece a liberdade em relação ao pecado, mas o senhor busca uma falsa liberdade que lhe excuse da obediência. Definitivamente essa ogeriza à autoridade constituída não condiz com a Igreja de Cristo:

"Sede submissos e obedecei aos que vos guiam (pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto." (Hebreus 13,17)

"Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano." (São Mateus, 18:15-17)

"Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou." (São Lucas, 10:16)

Pois é, senhor Manuel, as Escrituras estão cheias de exortação à obediência. Já o senhor, insiste em pregar a anarquia. Definitivamente o espírito que lhe inspira não é o Espírito Santo.

Fique com Deus

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Sáb Dez 15, 2012 10:18 am

Fabricio escreveu:Senhor Manuel,

Em primeiro lugar, o senhor definitivamente não sabe o que é hierarquia. Erroneamente, infere que hierarquia significa classificar os homens em grau de importância, quando na verdade a hierarquia simplesmente distribui tarefas aos componentes de determinada instituição.

Assim, é errado dizer que o tenente é mais importante que o soldado. Ora, todos são importantes no pelotão, mas cada qual tem sua tarefa. O problema é que os homens são teimosos, muitas vezes menosprezam o lugar do soldado, e mesmo sem a menor qualificação, insistem em tomar o lugar do tenente. É isso que acontece, por pura soberba todo mundo quer ser tenente, esquecendo-se que um exército precisa tanto de soldados quanto de tenentes.
O sr. Fabricio foi alguma vez incorporado obrigatoriamente nalgum exército?
Apesar de não ter a mínima vocação para o exército fui tropa durante 3,5 anos desde Agosto de 1955 até Janeiro de 1969.
Por experiência e não por teoria senti na pele o que é uma hierarquia. Fui «soldado maçarico», fui «soldado pronto», fui «cabo miliciano» e fui «furriel». Tive que deixar de estudar porque se o fizesse iria tirar o curso de Oficiais milicianos e uma vez Oficial Miliciano estava frito, porque não me livraria de ser mobilizado para a «guerra colonial». É que eu pedi a YHWH para não ser mobilizado, mas para que ELE me pudesse ajudar eu teria que colaborar em vez de desfazer a sua acção. Tive que escolher: viver com a SUA ajuda ou morrer engodado pela ambição.
A minha experiência de militar durante quase 4 anos perdidos, mostrou-me que o Sr. Fabricio vê muito mal o que é uma hierarquia.
Só lhe posso dizer que militarmente é uma coisa horrorosa, porque é constituída apenas por homens (desumanos).
A única hierarquia que leva ao AMOR AGAPE é a de YHWH em Yeshua Messiah.
Fabricio escreveu:Mas tudo bem, vamos atender ao seu pedido e ler o capítulo inteiro:
Mas na Igreja local de Corínto havia muita anarquia, todos julgavam-se bispos e doutores, pois achavam que assim teriam mais prestígio. Para aplacar essa turba, lembra-lhes o apóstolo:


" Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários. E os membros do corpo que temos por menos honrosos, a esses cobrimos com mais decoro. Os que em nós são menos decentes, recatamo-los com maior empenho, ao passo que os membros decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm, para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros." (I Coríntios, 12:22:25)

Por isso, meu caro, ao invés de almejar tomar o lugar do clero, nos é melhor reconhecer nossa posição, na qual dependevemos daqueles que foram instituídos apóstolos, profetas, doutores etc. porque assim foi construída a Igreja:
Em 1º lugar eu faço distinção entre a Igreja de Cristo e Igrejas dos Homens, nomeadamente a Igreja Católica.
Em 2º lugar eu não almejo tomar o lugar do «clero» embora tivesse sido educado para ser «padre».
Vejo nisto duas coisas:
1) o perigo de se ser «padre», ao analisar comportamentos, quando dizem a «missa» e atitudes para com os «irmãos na fé»
2) uma protecção de YHWH por não me deixar ser padre usando as decisões injustas de um «padre». Eu estou agradecido a YHWH.



Fabricio escreveu:
"Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas." (I Coríntios, 12:28)

Mas o senhor, quando toma para si a autoridade última para definir o que é certo ou errado, faz de ti mesmo apóstolo. Quando julga que seu entendimento das Escrituras é divinamente inspirado, elege-se profeta ao seu bel prazer. Quando julga que tu estás certo e toda a cristandade que te precedeu nestes 2 mil anos de História estão errados, assume indevidamente a posição de doutor. Mas isso é justamente o que o apóstolo criticava na Igreja de Corinto:
YHWH deu ao homem a possibilidade de escolha. Isso não é uma autoridade e muito menos autoritarismo sobre os outros! Eu não faço definições nas Escrituras. Leio, e se compreendo muito bem, se não compreende peço ajuda dos outros, não para fazerem de mim um «lorpa» (escravo deles) mas para me ajudarem. Quanto a «Apóstolo» significa «ENVIADO». Você está também a dizer que eu me ENVIO a mim mesmo?! Deve estar a delirar. Quanto ao entendimento das Escrituras é uma coisa que qualquer um pode ter, já que por experiência, são muito mais fáceis de compreender que os ensinamentos confusos da teologia. Quanto à inspiração divina, deixemos isso para YHWH em Yeshua julgar. ELE sabe o que faz! Nós devemos apenas colaborar. Quanto a ser «profeta a meu bel prazer» devo dizer-lhe que nunca tive nenhuma revelação que cientificamente pudesse considerar como divina.
Já me aconteceram coisas espantosas que julgo terem vindo da vontade de YHWH, mas ELE nunca me disse que foi ELE, logo não sou nem nunca fui um profeta. Sou uma pessoa como outra qualquer, já que tanto insiste em me qualificar. Quanto a ter a honra de ser um «doutor» posso dizer-lhe que eu bem queria, mesmo sem ter meios materiais, mas a vida foi para mim madrasta. Mais uma vez vejo nisso a vontade de YHWH, para que desvalorizasse coisas menos importantes.
Quanto a haver erros e graves erros na cristandade, nem é preciso dar a minha opinião, pois toda a gente sabe que houve.

Fabricio escreveu:
"São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? Fazem todos milagres? Têm todos a graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos?" (I Coríntios, 12:29-30)

E para o senhor que julga-se capaz de compreender as Escrituras, refaço-lhe a pergunta do apóstolo: por um acaso interpretam todos?
A minha compreensão das Escrituras (não confunda com interpretação e muito menos para daí tirar proveito material) já lhe disse que é mais fácil compreender as Escrituras (e mais seguro) que seguir o caminho enviosado da teologia. As Escrituras têm a colaboração de YHWH ao passo que as teologias são meras especulações de homens que eu muito respeito, mas que não confundo com YHWH.
Já agora vou contar um episódio que presenciei num salão das T.J.
Havia lá uma senhora de idade avançada analfabeta que fazia o seu trabalho como os outros.
Um dia um «ancião» que talvez tivesse alguns conhecimentos teológicos empregou, como não era costume, palavras da teologia.
Essa senhora idosa que estava ao meu lado exclamou para si mesma: «Não estou a perceber NADA». Eu contudo, embora nunca tivesse estudado teologia, mas já tivesse lido acerca do assunto que o ancião estava a comenta, percebi perfeitamente.
Isto para lhe dizer que teologia é para os «teólogos», mas a Bíblia é até para os analfabetos, desde que tenham quem lha leiam.



Fabricio escreveu:

Por fim, o senhor complementa:

O cristianismo fundado por Nosso Senhor tem TUDO a ver com o que eu defendo, que se baseia NA LEI PERFEITA DA LIBERDADE;
Por favor, não confunda liberdade com liberalidade. Nosso Senhor nos oferece a liberdade em relação ao pecado, mas o senhor busca uma falsa liberdade que lhe excuse da obediência. Definitivamente essa ogeriza à autoridade constituída não condiz com a Igreja de Cristo:
Não confundo «liberdade» com «liberalidade». A prova é que eu nunca quis ser politico, embora tivesse o convite de vários partidos, logo a seguir ao «25 de Abril» de 1974. Também não confundo «liberdade» com «libertinagem». A prova é que NUNCA fui desordeiro, nem NUNCA me aproveitei da confusão para fazer vinganças de qualquer espécie.

Fabricio escreveu:"Sede submissos e obedecei aos que vos guiam (pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto." (Hebreus 13,17)
Meu caro, eu sempre obedeci às autoridades quer militares, quer civis e até mesmo religiosas. A estas últimas, quando ainda participava nas missas, terços públicos, festas públicas, reuniões, etc. etc., eu nunca levantei problemas a ninguém. Quando verifiquei que eu estava só apenas deixei de participar e de ser o que chamam de «católico praticante», isto é, deixei de participar nos chamados « sacramentos», mas nunca abandonei a minha comunhão com YHWH, mas pelo contrário a intensifiquei cada vez mais e mais.
Fabricio escreveu:

"Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano." (São Mateus, 18:15-17)
Meu caro, tenho 68 anos. A Igreja Católica diz ter mais de 2.000 anos como se começasse com o nascimento do Cristo. Mas eu aprendi a ver que é diferente, muito diferente da Igreja do Cristo. Eu quero ser ganho por Cristo e para Cristo e não por um PARTIDO político ou uma ideologia religiosa (nem sequer por um club de futebol: que é uma religião moderna).

Fabricio escreveu:


"Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou." (São Lucas, 10:16)
Isto Cristo disse aos Apóstolos e aos que seguem os ensinamentos de Cristo que em vários casos (e são muitos) são bem diferentes.
Fabricio escreveu:Pois é, senhor Manuel, as Escrituras estão cheias de exortação à obediência. Já o senhor, insiste em pregar a anarquia. Definitivamente o espírito que lhe inspira não é o Espírito Santo.

Fique com Deus
Pois é!
Eu não sou um rebelde nem um anarca como o Sr. Fabricio quer me convencer.
Definitivamente o espírito que peço a DEUS YHWH é o SEU SANTO ESPÍRITO e não o espirito mundano dos homens.
Por isso mesmo fico com DEUS, (YHWH o meu DEUS) obedecendo à sua brilhante exortação.

Desejo-lhe o mesmo a si.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Sáb Dez 15, 2012 1:57 pm

Olá ricardo_gabriel
24Disse Jesus: «Não andareis enganados por desconhecer as Escrituras e o poder de Deus?
(Marcos 12:24)

ricardo_gabriel perguntou-me:
MSPP, você acha que é um erro buscar uma compreensão pessoal das Escrituras? São Marcos 12,24. Abraços fraternos.
Está claro que não! Temos mesmo o DEVER de pessoalmente procurarmos compreender as Sagradas Escrituras.
O que eu acho mal e muito mal é «interpretar» as Sagradas Escrituras em nosso benefício, quer para daí tirarmos proveito material, quer de domínio sobre os outros. Também penso que devemos ter em atenção a compreensão dos outros que nos pode ajudar e que pode incidir sobre vários ângulos, mas também acho prudente consultarmos o nosso Criador YHWH para nos ajudar com o seu Espírito Santo. Se fizermos isto, não há que temer.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Ter Dez 18, 2012 7:22 pm

Vamos lá, senhores, vou tentar ser objetivo separando em tópicos:

1) O passado do senhor Manuel e seus problemas com a hierarquia

Para ser militar é preciso vocação, assim como para ser padre, médico ou garçom. Não culpe as instituições por suas frustrações. Já que fostes militar, sabes qual era a principal diferença das Legiões Romanas para as Hordas Bárbaras? Hierarquia! Sabes por que as Legiões prevaleciam sobre as Horas? Hierarquia! Sabes qual o contrário da hierarquia? Anarquia. Aliás, a Igreja sempre foi hieráquica: Paulo se reportou a Tiago, Pedro e João...

2) A Bíblia é de fácil compreensão?
Lembremos o que nos diz São Pedro:
"Nelas [nas cartas de São Paulo] há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras." (São Pedro, 3:15)

3) Escândalos na cristandade:
Ninguém nega que houve desvios de comportamento, mas de forma alguma houve desvio doutrinário, caso contrário a promessa de Nosso Senhor seria falsa (cf São Mateus, 16:18). Não podemos utilizar os pecados alheios como pretexto para a desobediência

4) Igreja Católica e Igreja de Cristo
Por mais que alguns esperneiem, não há diferença. Em nenhum momento na História houve tal separação (já falei sobre isso aqui: https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t1206p60-auto-interpretacao-biblica#13247 e não houve refutação). Quando o senhor Manuel resolveu deixar a Igreja não levou Cristo junto com ele.

5) Quem manda e quem obedece
As Escrituras nos mostram que Nosso Senhor institui o colégio apostólico, e os apóstolos instituiram bispos, e os bispos instituíram presbíteros, diáconos e outros bispos (c.f. I Timóteo 4 e 5). Não há um só caso de alguém que tenha levantado as Escrituras e saído pregando o que bem queria. Todos que tinham autoridade a receberam de alguém previamente autorizado

6) Como saber onde está a verdadeira Igreja de Cristo?
Poderia dizer simplesmente para dirigir-se à Igreja Católica, mas se precisas ver para crer, sugiro que estuda a Patrística.

7) Qualquer um pode ler as Escrituras?
Sim, claro! Inclusive a Igreja muito estimula essa leitura. O problema é achar-se mais sabido que todo mundo e querer "reinventar" a roda.

Fiquem com Deus

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Qua Dez 19, 2012 3:06 pm

Conclusões suspeitas!
Só YHWH é Juiz!
Os homens devem contentar-se em ser apenas servos.
A igreja de Cristo está onde está o Cristo.

24*Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste, para que contemplem a minha glória, a glória que me deste, por me teres amado antes da criação do mundo.
25*Pai justo, o mundo não te conheceu, mas Eu conheci-te e estes reconheceram que Tu me enviaste. 26*Eu dei-lhes a conhecer quem Tu és e continuarei a dar-te a conhecer, a fim de que o amor que me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também.»
(João 17)
«Então, se vierem dizer-vos: 'Aqui está o Messias', ou 'Ali está Ele', não acrediteis;
(Mateus 24:23 Ver também Marcos 13:21.
Cristo, disse para não acreditarmos se disserem que o Cristo está aqui ou ali! Isto é TUDO o que nos disserem acerca de onde está o Messiah é de desconfiar.
Assim ninguém leva o Cristo (Messiah) com ele porque ele não está onde nos dizem que está. Também o Messiah não é uma marioneta que se leve para onde os comediantes o querem levar. Nós é que temos que ir ter com ELE. Ele apenas nos pode ajudar e está disposto a isso.

Quanto a hierarquias, todos temos o direito de escolher entre as hierarquias dos homens e a de YHWH. É uma escolha pessoal e livre.
Há uma diferença notória entre a igreja de Cristo (a de DEUS) e as dos homens, por mais que nos queiram impingir o contrário.
A autoridade que há na igreja de Cristo vem apenas e só de YHWH e não dos homens. Os homens têm apenas autoridade sobre as suas igrejas.
Se formos a uma Igreja e lhe perguntarmos se ela é a de Cristo, em princípio ela vai dizer que sim. Se nós acreditarmos estamos a ser otários e mais nada!

Qual é o problema?!
Para os que dominam querem dominar ainda mais e nunca perder o seu domínio sobre os outros.
Para os que se deixam dominar devem escolher a quem servir: ao messiah ou aos «falsos messias».
Eis a questão!

Quanto às frustrações que cada um tem ( e todos temos as nossas frustrações) devemos curá-las evitando confiar naqueles que no-las causaram, assim como nos seus cúmplices.
Devemos procurar AQUELE que é manso e humilde de coração. Esse sim pode tirar-nos as nossas frustrações e dar-nos confiança.
Quanto a hierarquias humanas não as devemos procurar, mas apenas aguentar enquanto não tivermos força para nos libertar delas.

Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos.» (Marcos 9:35)
Actuai como homens livres, não como aqueles que fazem da liberdade um pretexto para a maldade, mas como servos de Deus. (2ª Pedro 2:6)
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes, e não vos sujeiteis outra vez ao jugo da escravidão.
(Gálatas 5:1)
Ora, por causa de uns intrusos, falsos irmãos, esses que furtivamente se intrometeram a espiar a nossa liberdade, aquela que temos em Cristo Jesus, a fim de nos reduzirem à escravidão…
(Gálatas 2:4)


18*Estou convencido de que os sofrimentos do tempo presente não têm comparação com a glória que há-de revelar-se em nós. 19Pois até a criação se encontra em expectativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus. 20De facto, a criação foi sujeita à destruição - não voluntariamente, mas por disposição daquele que a sujeitou - na esperança 21de que também ela será libertada da escravidão da corrupção, para alcançar a liberdade na glória dos filhos de Deus. 22Bem sabemos como toda a criação geme e sofre as dores de parto até ao presente.
23Não só ela. Também nós, que possuímos as primícias do Espírito, nós próprios gememos no nosso íntimo, aguardando a adopção filial, a libertação do nosso corpo. 24De facto, foi na esperança que fomos salvos. Ora uma esperança naquilo que se vê não é esperança. Quem é que vai esperar aquilo que já está a ver? 25Mas, se é o que não vemos que esperamos, então é com paciência que o temos de aguardar.
26É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. 27E aquele que examina os corações conhece as intenções do Espírito, porque é de acordo com Deus que o Espírito intercede pelos santos.
28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, de acordo com o seu desígnio. 29Porque àqueles que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que Ele é o primogénito de muitos irmãos. 30E àqueles que predestinou, também os chamou; e àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou.

31*Que mais havemos de dizer? Se Deus está por nós, quem pode estar contra nós? 32Ele, que nem sequer poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não havia de nos oferecer tudo juntamente com Ele?
33Quem irá acusar os eleitos de Deus? Deus é quem nos justifica! 34Quem irá condená-los? Jesus Cristo, aquele que morreu, mais, que ressuscitou, que está à direita de Deus é quem intercede por nós.
35Quem poderá separar-nos do amor de Cristo?
A tribulação, a angústia,
a perseguição,
a fome, a nudez,
o perigo, a espada?
36*De acordo com o que está escrito:
Por causa de ti, estamos expostos à morte o dia inteiro,
fomos tratados como ovelhas destinadas ao matadouro.
37Mas em tudo isso saímos mais do que vencedores,
graças àquele que nos amou.
38Estou convencido de que nem a morte nem a vida,
nem os anjos nem os principados,
nem o presente nem o futuro,
nem as potestades,
39nem a altura, nem o abismo,
nem qualquer outra criatura
poderá separar-nos do amor de Deus
que está em Cristo Jesus, Senhor nosso.
(Romanos 8:18-39)
É vão o culto que me presta, ensinando doutrinas que são preceitos humanos.»
(Mateus 15:9)
Vazio é o culto que me prestam e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos. (Marcos 7:7)
O Espírito diz abertamente que, nos últimos tempos, alguns hão-de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas diabólicas,
2seduzidos pela hipocrisia de mentirosos, cuja consciência foi marcada com ferro em brasa. 3Proibirão o casamento e o uso de alimentos, que Deus criou para serem consumidos em acção de graças, pelos que têm fé e conhecem a verdade. 4Pois tudo o que Deus criou é bom e nada deve ser rejeitado, quando tomado com acção de graças. 5Com efeito, tudo é santificado pela palavra de Deus e pela oração.
(1ª Timóteo 4:1-4)
Mas Pedro e os Apóstolos responderam: «Importa mais obedecer a Deus do que aos homens. (Actos 5:29)

E lembremos-nos de uma coisa: Cristo ainda não veio! Mas primeiro vem o HOMEM da perdição com as suas seduções:
3*Ninguém, de modo algum, vos engane.
Com efeito, antes deve vir a apostasia e manifestar-se o homem da iniquidade, o filho da perdição, 4o adversário, aquele que se ergue contra tudo o que se chama Deus ou é objecto de culto, até a ponto de ele próprio se sentar no templo de Deus e de se ostentar a si mesmo como Deus. (2ª Ts.2:3)
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Qua Dez 19, 2012 7:45 pm

Vamos lá, prometo que é a última vez esse ano:

Os homens devem contentar-se em ser apenas servos.

Se o próprio Cristo contentou-se em ser servo, quem sou eu para querer ser senhor.

"Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão." (São Mateus 20:28)


Cristo, disse para não acreditarmos se disserem que o Cristo está aqui ou ali!
Ora, o senhor está me dizendo que está indo para onde o Cristo está. Dessa vez vou seguir o seu conselho, não vou acreditar no senhor.

Quanto a hierarquias, todos temos o direito de escolher entre as hierarquias dos homens e a de YHWH
Pois é, o problema é que Deus instituiu hierarquia entre os homens. Há algumas pessoas que têm certa autoridade, outras não:

"Peço-vos que, quando eu estiver presente, não me veja obrigado a usar de minha autoridade de que pretendo realmente usar com certas pessoas que imaginam que nós procedemos com intenções humanas." (II Coríntios 10,2)

Pois é, São Paulo era apenas um homem, mas tinha autoridade. E ele mesmo nos mostra que havia mais autoridade além da dele:

"Quanto aos que eram de autoridade - o que antes tenham sido não me importa, pois Deus não se deixa levar por consideração de pessoas -, estas autoridades, digo, nada me impuseram." (Gálatas, 2:6)

Há uma diferença notória entre a igreja de Cristo (a de DEUS) e as dos homens
Bem, até onde as Escrituras nos revelam, a Igreja de Cristo é formada por homens, tanto santos quanto pecadores, joio e trigo, e ambos se fazem notar:
"O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio." (São Mateus 13,26)
A Igreja que o senhor prega, onde só aparece o trigo, definitivamente não é a Igreja de Cristo.

Qual é o problema?!
Para os que dominam querem dominar ainda mais e nunca perder o seu domínio sobre os outros.
Para os que se deixam dominar devem escolher a quem servir: ao messiah ou aos «falsos messias»
Ser dominado e ser obediente são coisas diferentes, mas o senhor carrega muito rancor para perceber isso.

Fique com Deus e Feliz Natal

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Qui Dez 20, 2012 1:09 pm

Fabricio escreveu:Vamos lá, prometo que é a última vez esse ano:

Os homens devem contentar-se em ser apenas servos.

Se o próprio Cristo contentou-se em ser servo, quem sou eu para querer ser senhor.
Você compreendeu-me muito mal. Eu nunca disse que o «senhor» queria apresentar-se como «Senhor» de alguém. Aqui a palavra portuguesa «senhor» tem dois significados distintos:
1) «senhor» igual a «sénior» e como tratamento educado a todos os homens.
2) «Senhor» semelhante ao latim «Dominus» (português: «dono») com que os escravos tratavam os seus «donos» e «Domina» que era como os escravos e escravas tratavam as suas «donas». Em português ainda há, embora sem esse significado preciso, as palavras «DOM» (de dono) e «DONA», como tratamento honorifico, mas sem a força expressiva dos tempos romanos.
Por exemplo os «nobres» e «bispos» do «clero» continuam a ser tratados por D, (DOM) ... como resquícios que ficaram.


Fabricio escreveu:

"Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão." (São Mateus 20:28)


Cristo, disse para não acreditarmos se disserem que o Cristo está aqui ou ali!
Ora, o senhor está me dizendo que está indo para onde o Cristo está. Dessa vez vou seguir o seu conselho, não vou acreditar no senhor.
Eu não lhe estou a pedir que acredite em mim, nem preciso nem nunca precisei até agora que acreditem em mim.
Todas as pessoas têm o direito de comprovar tudo o que lhe dizem.
Quanto a eu dizer que estou «indo para onde o Cristo está», embora seja esquecido, e por isso não me lembro de ter dito tal, peço que me diga onde é que eu escrevi isso.
Eu apenas estou tentando fazer o meu melhor para alcançar a Cristo e todos nós devemos fazer o melhor para irmos até ELE.
ELE veio até nós apenas uma vez na carne. Agora, somos nós (com a sua ajuda) de procurarmos ir até ELE. Para fazermos isso, não precisamos de que os outros acreditem em nós.
Apenas precisamos aceitar a ajuda do Cristo e colaborarmos com ELE.


Fabricio escreveu:
Quanto a hierarquias, todos temos o direito de escolher entre as hierarquias dos homens e a de YHWH
Pois é, o problema é que Deus instituiu hierarquia entre os homens. Há algumas pessoas que têm certa autoridade, outras não:
Sim YHWH instituiu uma hierarquia nos homens elegendo o povo judeu (ou melhor Israel). Eles tinham os seus sacerdotes (tendo como Chefe o «sumo Sacerdote) e a tribo de Levi como instrutores do povo. Por isso não receberam herança, na partilha das terras, mas ficaram dispersos entre as outras tribos.
Deus também aceitou a nomeação de um REI a pedido do povo. O 1º foi Saul. Antes apenas haviam os sacerdotes e os profetas, como Samuel (Juízes), mas não havia reis em Israel.
Cristo ao ressuscitar dos mortos tornou-se uma nova hierarquia ao ser nomeado por YHWH de Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque (Leia carta aos Hebreus). Este sacerdócio será eterno e sem sucessores ao contrário do Sacerdócio dos descendentes de Aarão, filho de Levi. No Novo Mundo juntar-se-ão ao Cristo os «Santos do Altissimo» que simbolicamente se sentam em tronos para governar (como sacerdotes de juízes) as nações. Veja cap. 20 de Apocalipse, durante o tempo em que Satã fica preso para não poder tentar as ditas nações.
É a este tipo de hierarquia que eu prefiro me sujeitar e que muito anseio. Quanto às hierarquias estabelecidas por homens, temos o direito natural de as aceitarmos ou não, mas se estivermos sujeitos a elas por força de imposições legais dos homens não nos devemos opôr a elas, mas também não devemos ser seus cúmplices. Por. exemplo: Eu que sou definitivamente contra o «aborto voluntário» não sou obrigado a aceitá-lo, embora a lei civil, em Portugal até o proteja. Uma pessoa tem o direito de «objecção de consciência» que deve manifestar antecipadamente. E assim, quem manifestar essa «objecção de consciência», não é obrigado a abortar nem a ajudar alguém a isso.

Fabricio escreveu:
"Peço-vos que, quando eu estiver presente, não me veja obrigado a usar de minha autoridade de que pretendo realmente usar com certas pessoas que imaginam que nós procedemos com intenções humanas." (II Coríntios 10,2)ia»

Pois é, São Paulo era apenas um homem, mas tinha autoridade. E ele mesmo nos mostra que havia mais autoridade além da dele:
Essa autoridade de Paulo era uma «autoridade natural». Ele não dominava ninguém, nem se fazia superior a ninguém. Toda a gente tem esse tipo de autoridade, dentro dos dons que recebe de YHWH. Por exemplo, eu, embora nunca fosse nenhuma autoridade (pois nunca fui chefe de nada nem de ninguém) tinha uma certa autoridade em matéria de «informática» que todos os colegas viam em mim, pois nessa altura, mais ninguém percebia dessas coisas. Eu era uma espécie de «rei» em terra de cegos como diz o ditado:
"em terra de cego quem tem olho é rei".

Fabricio escreveu:"Quanto aos que eram de autoridade - o que antes tenham sido não me importa, pois Deus não se deixa levar por consideração de pessoas -, estas autoridades, digo, nada me impuseram." (Gálatas, 2:6)
Gálatas 2:6
6*Mas, quanto àqueles que eram considerados como autoridades - o que eles eram outrora de nada me interessa, já que Deus não faz acepção de pessoas - a mim, com efeito, nada mais me impuseram.
Está a ver que Paulo não se interessava do que os Apóstolos anteriormente eram! e concluiu que DEUS não faz acepção de pessoas. Este texto está precisamente a dar-me razão. Pois uma coisa é ter autoridade (na matéria) outra é ser dominador e nós deixarmos-nos dominar com subserviência.


Fabricio escreveu:
Há uma diferença notória entre a igreja de Cristo (a de DEUS) e as dos homens
Bem, até onde as Escrituras nos revelam, a Igreja de Cristo é formada por homens, tanto santos quanto pecadores, joio e trigo, e ambos se fazem notar:
"O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio." (São Mateus 13,26)
Está a ver! A igreja de Cristo é o «trigo» depois de colhido, semeado por Cristo (a PALAVRA de YHWH).
O campo onde ainda há «trigo» e «joio» não é a igreja de Cristo, mas uma torre de Babel.
A igreja de Cristo qual SUA esposa é santa e imaculada. Para que um pecador seja admitido por YHWH na igreja de Cristo (os eleitos) tem de purificar-se e ser espiritualmente virgem:
Sinto por vós um ciúme semelhante ao ciúme de Deus, pois vos desposei com um único esposo, Cristo, a quem devo apresentar-vos como virgem pura. (2 Corintios 11:2)
Ele quis apresentá-la esplêndida, como Igreja sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. (Efésios 5:27)
Estes são os que não se perverteram com mulheres, porque são virgens; estes são os que seguem o Cordeiro para toda a parte. Foram resgatados, como primícias da humanidade, para Deus e para o Cordeiro. (Apocalipse 14:4)
Fabricio escreveu:
A Igreja que o senhor prega, onde só aparece o trigo, definitivamente não é a Igreja de Cristo.
1º eu não prego nada, apenas defendo a igreja de Cristo que é como uma virgem pura sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. 2º Para a Igreja do Cristo só vai o «trigo» depois da colheita. O joio simbólico será definitivamente queimado com a palha.


Fabricio escreveu:
Qual é o problema?!
Para os que dominam querem dominar ainda mais e nunca perder o seu domínio sobre os outros.
Para os que se deixam dominar devem escolher a quem servir: ao messiah ou aos «falsos messias»
Ser dominado e ser obediente são coisas diferentes, mas o senhor carrega muito rancor para perceber isso.
Falámos de Igreja de Cristo, igrejas dos homens, em ser dominado e agora vou falar de «religião»:

A religião pura e sem mácula diante daquele que é Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.
(Tiago 1:27)
Não confunda «religião» com «Igreja(s)».
Mas Tiago também aponta uma «religião pura e sem mácula diante daquele que é Deus e Pai». Não se apercebeu ainda disso?!
Quanto a ser obediente, devemos todos obedecer a YHWH, antes que aos homens.
Dos homens podemos e devemos aceitar os seus conselhos, desde que não nos desviem da VONTADE de DEUS (YHWH); dos SEUS propósitos ,das SUAS LEIS.

Você faz isso?!
Se sim, parabéns!

Quanto ao «rancor» que não se cansa de mencionar, deixo isso como sendo uma simples opinião sua, que respeito.
Pense o que quiser, se isso o faz feliz.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Ter Jan 22, 2013 6:50 pm

Olá a todos...
Depois de um breve descanso, estou aqui de volta, com a graça de Deus.

Vamos lá analisar a missiva do senhor Manuel...
Definitivamente o senhor Manuel não sabe o que é hierarquia. Meu caro, hierarquia significa basicamente ORDEM, divisão de responsabilidades e tarefas, cada um faz aquilo que lhe compete. O médico trata dos doentes e o pedreiro constrói casas. Se o médico fizer o serviço do pedreiro, e vice-versa, as casas vão ruir e os doentes vão perecer... Nem o médico é melhor que o pedreiro, nem o padre é melhor que o leigo. Isso só acontece na sua imaginação impregnada de ideais marxistas. Não se trata de dominação, mas sim de ordem!

Em segundo lugar, o senhor Manuel não sabe o que é autoridade! Meu caro, o médico tem autoridade para tratar dos doentes. Os doentes não tratam a si próprio, sob o risco de tirar a própria vida. Antes devem se submeter a autoridade do médico, e fazer tudo aquilo que lhes foi prescrito por este profissional. Mas o médico não tem autoridade para projetar casas. Para tanto, deve ele se submeter a autoridade do arquiteto. E assim funcionam as coisas, na mais perfeita ORDEM! Toda autoridade legítima é natural! Mas quando o arquiteto julga ter autoridade para tratar doentes, não há legitimidade. Da mesma forma, a autoridade de São Paulo era legítima porque foi ele feito apóstolo. Já os rebelados de Corinto faziam como faz o senhor agora, reclamavam por uma autoridade que não lhe foi dada, eram ovelhas querendo ocupar o lugar do pastor. O exercício da autoridade legítima não é pecado, meu caro! Pelo contrário, o policial que excusa-se de exercer sua autoridade, deixando de prender um sociopata, incorre em pecado de omissão. Da mesma forma, se o clero deixar de apascentar o rebanho que lhe foi confiado, peca diante de Deus e dos homens.

Em terceiro lugar, o senhor Manuel não sabe o que é Igreja. Partindo de uma visão deturpada, nega a realidade terrena da Igreja, dizendo que em seu seio não há lugar para pecadores. Aqui cria um grande problema: não são poucas as vezes que as Escrituras nos exortam à submissão à Igreja, enquanto instituição (e.g. São Mateus, 18:17). Ora, mas na eclesiologia do senhor Manuel, na Igreja não há lugar para pecadores, ela seria um lugar habitado por santos... mas tal lugar não existe neste mundo! Então, como o próprio Cristo nos exorta a ouvir a Igreja se é impossível reconhecer a Igreja neste mundo! Em Cristo não há contradição, mas no senhor Manuel há muita!

Meu caro, Igreja não é um clube. A Igreja não é feita de pessoas, pelo contrário, ela contém as pessoas. A Igreja é canal de santificação usado por Cristo. É na Igreja que Cristo purifica nossos pecados. Qualquer outro caminho que não esse não provém de Cristo, é falso!

Fique com Deus

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Qua Jan 23, 2013 1:53 pm

Fabricio escreveu:Olá a todos...
Depois de um breve descanso, estou aqui de volta, com a graça de Deus.

Vamos lá analisar a missiva do senhor Manuel...
Definitivamente o senhor Manuel não sabe o que é hierarquia. Meu caro, hierarquia significa basicamente ORDEM, divisão de responsabilidades e tarefas, cada um faz aquilo que lhe compete. O médico trata dos doentes e o pedreiro constrói casas. Se o médico fizer o serviço do pedreiro, e vice-versa, as casas vão ruir e os doentes vão perecer... Nem o médico é melhor que o pedreiro, nem o padre é melhor que o leigo. Isso só acontece na sua imaginação impregnada de ideais marxistas. Não se trata de dominação, mas sim de ordem!
Tem razão! não sei o que é hierarquia, porque ninguém me ensinou! Apenas falo do que constato e comparo com o que julgo melhor.
Assim espero ansiosamente pela hierarquia estabelecida por YHWH.

Fabricio escreveu:
Em segundo lugar, o senhor Manuel não sabe o que é autoridade! Meu caro, o médico tem autoridade para tratar dos doentes. Os doentes não tratam a si próprio, sob o risco de tirar a própria vida. Antes devem se submeter a autoridade do médico, e fazer tudo aquilo que lhes foi prescrito por este profissional. Mas o médico não tem autoridade para projetar casas. Para tanto, deve ele se submeter a autoridade do arquiteto. E assim funcionam as coisas, na mais perfeita ORDEM! Toda autoridade legítima é natural! Mas quando o arquiteto julga ter autoridade para tratar doentes, não há legitimidade. Da mesma forma, a autoridade de São Paulo era legítima porque foi ele feito apóstolo. Já os rebelados de Corinto faziam como faz o senhor agora, reclamavam por uma autoridade que não lhe foi dada, eram ovelhas querendo ocupar o lugar do pastor. O exercício da autoridade legítima não é pecado, meu caro! Pelo contrário, o policial que excusa-se de exercer sua autoridade, deixando de prender um sociopata, incorre em pecado de omissão. Da mesma forma, se o clero deixar de apascentar o rebanho que lhe foi confiado, peca diante de Deus e dos homens.
Também tem razão! não sei o que é autoridade. 1º porque eu nunca fui nenhuma autoridade em nada nem exerci autoridade em ninguém, mas vejo como é exercida o que chamam de AUTORIDADE que mais me parece de autoritarismo!
Quanto a certos exemplos do que dá, como a «autoridade dos médicos», temos que ver as coisas com toda a realidade.
Quando eu era pequeno, as pessoas só recorriam aos médicos em casos muito graves por falta de meios. Assim acho que ser médico não é autoridade, mas uma simples profissão e eles embora sejam muitas vezes acusados de «negligentes», me parece ser antes de «falta de conhecimentos» para resolver os casos graves que lhes aparecem.
Uma coisa é AUTORIDADE, outra é CONFIANÇA. Nós é que somos RESPONSÁVEIS pela nossa saúde, não os médicos!


Ainda bem que fala da «autoridade» dos «arquitetos» e já agora posso incluir os «engenheiros».
Por isso vou anunciar o que me aconteceu.
Vi na estação de Ermesinde um quadro eléctrico colocado num sítio ERRADO.
Escrevi às autoridades do caminho de ferro para denunciar o erro, desfazendo no parecer dos engenheiros e dos arquitetos responsáveis.
Passado mais de um mês quando já não esperava resposta, vi que mudaram o quadro, precisamente para o sítio que eu indiquei e escreveram-me a agradecer.
Mas, na verdade eu não sei NADA: nem de engenharia nem de Arquitetura. Mas, os «responsáveis» devem ser corrigidos. Assim, «autoridade», é uma coisa; e «ser responsável» é outra.

A propósito de «ser responsável», havia muitos «administradores» que podiam fazer quase tudo sem assumir qualquer responsabilidade em empresas do Estado. A empresa deveria assumir riscos.

Agora, já começam, a exigir-lhes responsabilidade e muito bem.




Fabricio escreveu:

Em terceiro lugar, o senhor Manuel não sabe o que é Igreja. Partindo de uma visão deturpada, nega a realidade terrena da Igreja, dizendo que em seu seio não há lugar para pecadores. Aqui cria um grande problema: não são poucas as vezes que as Escrituras nos exortam à submissão à Igreja, enquanto instituição (e.g. São Mateus, 18:17). Ora, mas na eclesiologia do senhor Manuel, na Igreja não há lugar para pecadores, ela seria um lugar habitado por santos... mas tal lugar não existe neste mundo! Então, como o próprio Cristo nos exorta a ouvir a Igreja se é impossível reconhecer a Igreja neste mundo! Em Cristo não há contradição, mas no senhor Manuel há muita!
Pelo vistos, também tem uma certa razão o Sr. Fabricio.
Não compreendo a sua visão de Igreja! Refiro-me a Igreja de Cristo!
Eu sei que também há igrejas meramente humanas assim como há outras instituições meramente humanas, como os reis e imperadores.
As Escrituras também nos recomendam submissão a essas «autoridades terrenas».
1ª Pedro 2:13 diz claramente:
Sede, pois, submissos a toda a instituição humana, por amor do Senhor; quer ao rei, como soberano,
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=1+Pe+2#13
Mas ser submissos não quer dizer fazer pecados que desagradam a YHWH, portanto há limites! O mesmo deve acontecer com a submissão de qualquer membro à sua Igreja.

Efésios 5:21-24:
21*Submetei-vos uns aos outros, no respeito que tendes a Cristo: 22as mulheres, aos seus maridos como ao Senhor, 23porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja - Ele, o salvador do Corpo. 24Ora, como a Igreja se submete a Cristo, assim as mulheres, aos maridos, em tudo. http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Ef+5#21-24
Há aqui uma comparação.
Também diz que a Igreja se submete a Cristo .... em tudo. Se não se submeter em tudo é porque não tem como identidade a «Igreja de Cristo».
A conclusão está pois em Tiago 4:7:
Submetei-vos, portanto, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Tg+4#7
Isto sim, em última análise é a YHWH (DEUS) que nos devemos submeter, mesmo que tenhamos que lutar contra os que se armam com o PODER do seu Autoritarismo que nos impingem como sendo uma AUTORIDADE INFALÍVEL, mas muitas vezes irresponsável.

Fabricio escreveu:
Meu caro, Igreja não é um clube. A Igreja não é feita de pessoas, pelo contrário, ela contém as pessoas. A Igreja é canal de santificação usado por Cristo. É na Igreja que Cristo purifica nossos pecados. Qualquer outro caminho que não esse não provém de Cristo, é falso!

Fique com Deus
As Igrejas dos homens são como os clubes de futebol (bela comparação!) e como os partidos politicos (boa!).
A Igreja de Cristo é uma escolha divina tirada das várias «igrejas dos homens», são essas próprias pessoas unidas à cabeça de Cristo.
Por isso, Cristo a apresenta pura ao PAI.
Efésios 5,27 diz:
Ele quis apresentá-la esplêndida, como Igreja sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Ef+5#27
Sim, santa e imaculada.
É esta Igreja santa e imaculada; a Igreja do Deus vivo que é coluna e sustentáculo da verdade
1ª Timóteo 3:15 diz:
Porém, eu quero que saibas como deves proceder na casa de Deus, esta Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=1+Tm+3#15
Se lermos o que antecede 1ª Timóteo 3:15 vemos muito bem que estas recomendações se referem aos bispos (superintendentes também chamados de presbíteros: ansiãos), e diáconos, pois Paulo queria que eles soubessem como se deveriam comportar para executarem o seu papel. Caso contrário seriam rejeitados na eleição de YHWH, como é pertinente concluir.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Qui Jan 31, 2013 7:25 pm

Senhor Manuel,

O fato do senhor nunca ter exercido autoridade não tira a legitimidade daqueles que à exerceram. Afinal de contas, o mundo é muito mais amplo que suas constatações.

De certo que engenheiros e médicos podem cometer erros, afinal de contas são humanos. Então, se eu desconfio da postura de determinado médico ou engenheiro, posso recorrer aos Conselhos Regionais, se não me dou por satisfeito posso recorrer ainda aos Conselhos Federais. Agora, se mesmo sem ter estudado medicina ou engenharia coloco minhas opiniões acima dos Conselhos legitimamente instituídos, isso não tem outro nome senão arrogância. E para esconder essa arrogância não faltam artifícios travestidos de boas intenções, tais como: O Conselho Federal é corrompido! O Conselho Federal só busca interesses próprios! Pobre daquele que age assim...

E vejamos tua postura: reclama dos padres, já reclamou dos seus professores, dos seus superiores no trabalho, reclamas dos médicos, dos engenheiros, dos militares... desculpe, meu caro, mas parece aquela velha máxima: se não me entendo com um vizinho, o problema pode estar comigo ou com o vizinho, se não me entendo com dois vizinhos, o problema pode estar comigo ou com os dois vizinhos, mas se não me entendo com a vizinhança, o problema certamente é comigo!

Mas vamos adiante: o senhor buscando uma fuga quanto à subimissão à legítima autoridade clerical, distorce totalmente o conceito de Igreja. Sendo assim, vamos colocar aqui alguns esclarecimentos:

1) Os pecados dos filhos da Igreja não comprometem a santidade da Igreja. Ora, meu caro, uma boa escola pode ter no seu quadro maus alunos e ainda sim continuar sendo uma boa escola! Se eu for um mal filho, isso de maneira nenhum significa que tenho uma mãe ruim...

2) Os apóstolos tinham e exerciam autoridade! Por vezes o faziam de maneira suave, como fez Paulo com Filêmon:

" (...) se bem que eu tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te o que é da tua obrigação, prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade." (Filêmon, 8:9)

Outras vezes o faziam de maneira mais dura, como fez o próprio São Paulo com os coríntios:

"Peço-vos que, quando eu estiver presente, não me veja obrigado a usar de minha autoridade de que pretendo realmente usar com certas pessoas que imaginam que nós procedemos com intenções humanas." (II Coríntios 10,2)

3) Os apóstolos delegaram sua autoridade, como fez São Paulo com Timóteo:

"Eis o que deves ensinar, pregar e defender com toda a autoridade. E que ninguém te menospreze!" (Tito 2,15)

4) A Igreja de Cristo era visível. Aquele que procurasse pela Igreja de Cristo sabia que ela não se encontrava com os nicolaítas, ebionitas ou qualquer seita da época, mas estava com os apóstolos e seus sucessores. E as deliberações da Igreja Universal deveriam ser acatadas por todas as Igrejas locais, como vemos em Atos 15:23-29.

5) A Igreja tinha autoridade para resolver contendas, e os cristãos tinham obrigação de ouvir a Igreja, sob pena de ser considerado um pagão ou publicano (c.f. São Mateus, 18:17)

6) Se temos que recorrer a Igreja, é condição sinequanon saber onde está a Igreja. Antes os cristãos tinham Pedro, João, Tiago, Paulo etc. e depois Timóteo, Tito, etc. Hoje, se preciso recorrer à Igreja posso ir aos bispos. E tu, senhor Manuel? Como recorres a Igreja? Como faz para dar ouvidos à ela?
A visão de Igreja invisível e extra-terrena que o senhor defende é novidade no cristianismo. Não encontramos um só registro desta eclesiologia torta antes do final da Idade Média. Já quanto a Igreja instituída encontramos uma enorme gama de registros.

Enfim, sua eclesiologia não converge com a Igreja Neo-Testamentária, nunca foi ensinada pela cristandade. Doutrina semelhante a essa só veio aparecer no fim da Idade Média como pretexto para um grupo de anarquistas propagarem agitações sociais.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Sex Fev 01, 2013 1:59 pm

Fabricio escreveu:Senhor Manuel,

O fato do senhor nunca ter exercido autoridade não tira a legitimidade daqueles que à exerceram. Afinal de contas, o mundo é muito mais amplo que suas constatações.

De certo que engenheiros e médicos podem cometer erros, afinal de contas são humanos. Então, se eu desconfio da postura de determinado médico ou engenheiro, posso recorrer aos Conselhos Regionais, se não me dou por satisfeito posso recorrer ainda aos Conselhos Federais. Agora, se mesmo sem ter estudado medicina ou engenharia coloco minhas opiniões acima dos Conselhos legitimamente instituídos, isso não tem outro nome senão arrogância. E para esconder essa arrogância não faltam artifícios travestidos de boas intenções, tais como: O Conselho Federal é corrompido! O Conselho Federal só busca interesses próprios! Pobre daquele que age assim...
Legitimidade, vem de LEI. Basta saber que LEI. Lei de quem! Term razão o «mundo cão» é muito amplo e eu impreparado!
Quanto a «engenheiros» eu já dei opinião de coisas muito mal feitas e o erro era tão grave que foi aceite a minha opinião. apesar de eu ter diminuído a AUTORIDADE dos técnicos.
Quanto a médicos eu já fiz diagnósticos à minha doença. Os médicos erraram e eu acertei! Andaram-me a tratar uma semana do estomago quando estava na tropa, mas depois de fazerem os exames o médico da tropa, disse que o meu diagnóstico de « pleurisia» estava certo e o deles ERRADO. Quanto a advogados e juízes, deste mundo gosto de seguir o ditado que me ensinou minha mãe: «Quem se mete com a justiça, um fica em coiro e o outro sem camisa», Assim prefiro sofrer os prejuízos. O senhor que é sr. doutor, chama «ARROGÂNCIA» ao exito dos não doutores! Isso é lá consigo, mas a verdade é que os formados só depois de terem muita experiência é que ganham uma certa autoridade natural, até lá são uns autênticos «nabos». («nabo» é um termo militar que significa incompetente, inexperiente).

Fabricio escreveu:
E vejamos tua postura: reclama dos padres, já reclamou dos seus professores, dos seus superiores no trabalho, reclamas dos médicos, dos engenheiros, dos militares... desculpe, meu caro, mas parece aquela velha máxima: se não me entendo com um vizinho, o problema pode estar comigo ou com o vizinho, se não me entendo com dois vizinhos, o problema pode estar comigo ou com os dois vizinhos, mas se não me entendo com a vizinhança, o problema certamente é comigo!
Sim, eu tenho tido muitos problemas. Nasci com eles. Nasci num mundo problemático e fiquei sem pai aos 3,5 anos, depois de ele ter estado paralitico 1,5 anos. Fui educado para viver num mundo ideal e inexistente, e ao morrer minha mãe (estava na tropa com 21 anos) fiquei completamente sozinho sem ter a ajuda nem os conselhos de ninguém. Nunca fui problemático com ninguém. Aqui no forum pode-me acusar de problemático, mas o que aqui estou é apenas discutir ideias e factos, nada mais. Quanto à vizinhança, você pode estar certo, mas também errado! Se assistiu à criação de pintos, deveria ter reparado que o frango mais fraco é picado por todos os outros. Com os homens é a mesmissima coisa. Portanto as suas premissas não são universais.

Fabricio escreveu:
Mas vamos adiante: o senhor buscando uma fuga quanto à subimissão à legítima autoridade clerical, distorce totalmente o conceito de Igreja. Sendo assim, vamos colocar aqui alguns esclarecimentos:

1) Os pecados dos filhos da Igreja não comprometem a santidade da Igreja. Ora, meu caro, uma boa escola pode ter no seu quadro maus alunos e ainda sim continuar sendo uma boa escola! Se eu for um mal filho, isso de maneira nenhum significa que tenho uma mãe ruim...

2) Os apóstolos tinham e exerciam autoridade! Por vezes o faziam de maneira suave, como fez Paulo com Filêmon:

" (...) se bem que eu tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te o que é da tua obrigação, prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade." (Filêmon, 8:9)

Outras vezes o faziam de maneira mais dura, como fez o próprio São Paulo com os coríntios:

"Peço-vos que, quando eu estiver presente, não me veja obrigado a usar de minha autoridade de que pretendo realmente usar com certas pessoas que imaginam que nós procedemos com intenções humanas." (II Coríntios 10,2)

3) Os apóstolos delegaram sua autoridade, como fez São Paulo com Timóteo:

"Eis o que deves ensinar, pregar e defender com toda a autoridade. E que ninguém te menospreze!" (Tito 2,15)

4) A Igreja de Cristo era visível. Aquele que procurasse pela Igreja de Cristo sabia que ela não se encontrava com os nicolaítas, ebionitas ou qualquer seita da época, mas estava com os apóstolos e seus sucessores. E as deliberações da Igreja Universal deveriam ser acatadas por todas as Igrejas locais, como vemos em Atos 15:23-29.

5) A Igreja tinha autoridade para resolver contendas, e os cristãos tinham obrigação de ouvir a Igreja, sob pena de ser considerado um pagão ou publicano (c.f. São Mateus, 18:17)

6) Se temos que recorrer a Igreja, é condição sinequanon saber onde está a Igreja. Antes os cristãos tinham Pedro, João, Tiago, Paulo etc. e depois Timóteo, Tito, etc. Hoje, se preciso recorrer à Igreja posso ir aos bispos. E tu, senhor Manuel? Como recorres a Igreja? Como faz para dar ouvidos à ela?
A visão de Igreja invisível e extra-terrena que o senhor defende é novidade no cristianismo. Não encontramos um só registro desta eclesiologia torta antes do final da Idade Média. Já quanto a Igreja instituída encontramos uma enorme gama de registros.

Enfim, sua eclesiologia não converge com a Igreja Neo-Testamentária, nunca foi ensinada pela cristandade. Doutrina semelhante a essa só veio aparecer no fim da Idade Média como pretexto para um grupo de anarquistas propagarem agitações sociais.
Chamo às suas premissas propaganda religiosa baseada em falácias.
Meu caro, eu já recorri à IGREJA (através dos seus membros) e só levei porrada. Nem pelo facto de ser uma criança exemplar e órfão tive qualquer ajuda, antes pelo contrário.
Assim, desisti, como faz um doente que gasta todo o seu dinheiro em médicos e não se consegue curar.
Sabe o ditado popular: «gato escaldado de água fria tem medo»; e o conto popular «Aí vem lobo ... Aí vem lobo».

Falando ainda mais a sério:
Quem é que tem que provar se a Igreja Católica é a de Cristo?! Ela, com certeza. Se as provas que apresentar forem apenas as suas e equivalentes não merece qualquer confiança.
Cristo disse mesmo isso em relação a SI MESMO:

15Os judeus assombravam-se e diziam: «Como é que este é letrado, se não estudou?» 16*Então, Jesus respondeu-lhes, dizendo: «A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. 17Se alguém está disposto a fazer a vontade dele, é capaz de ajuizar se a doutrina procede de Deus, ou se Eu falo por minha conta. 18Quem fala por sua conta procura a sua glória pessoal; mas, quem procura a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro e nele não há impostura.
Veja o contexto de Jo+7,8.
36Mas tenho a meu favor um testemunho maior que o de João, pois as obras que o Pai me confiou para levar a cabo, essas mesmas obras que Eu faço, dão testemunho de que o Pai me enviou.
Confira no contexto de João 5:36

Pense bem, suponha que Cristo vinha e com ar de ditador escrevia uma bíblia, começava a armar-se em mandão a dar ordens para aqui e para ali etc. Você aceitava-O?! Eu não!
Eu aceito sim os seus ensinamentos e por meio deles quem os proferiu, porque ELE foi irrepreensível!

Espero resolver TODOS os meus problemas com a vinda de que confio CRISTO!
Era tão bom que já viesse neste ano de 2013.
Se eu fosse consultado escolheria a festa judaica dos Tabernáculos deste ano, ou talvez melhor: o dia do PERDÃO (ou expiação)
em princípios do Outono deste ano, mais propriamente no dia 1, 10 ou 15 do mês de Tishri (também com o nome de ETANIM) do ano 5774 do calendário Judaico que corresponde aos dias 5/9/2013, 14/9/2013 e 19/9/2013 que é quando os judeus celebram respectivamente o ano novo civil (dia das trombetas: Rosh Hashana); o dia do perdão (ou expiação: Yom Kippur) e o dia em que começa a semana da festa dos Tabernáculos. Também foi por altura destas festividades judaicas a altura em que nasceu Jesus (Yeshua) segundo o cálculo de muitos entendidos:
http://www.jacinto-mendes.eti.br/estudosbiblicos/evangelhos/aulas/nascimento.htm
http://www.montesiao.pro.br/estudos/curiosidades/nasceu_jesus.html
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Sex Fev 01, 2013 6:51 pm

Muito bem, meu caro, se o senhor coloca-se acima dos engenheiros e médicos em questões de engenharia e medicina, mesmo sem ter estudado tais disciplinas, não me resta dar outro nome a essa atitude: é arrogância!

Se tratas com arrogância as questões terrenas, não me surpreende que trates também dessa forma as questões espirituais. Sinto desapontar-lhe, mas o senhor não aceita os ensinamentos de Cristo, aceita apenas suas próprias convicções. O senhor não segue a Cristo, segue a si próprio.

Tens problemas? Bem vindo ao mundo real, meu caro. Aqui todos temos problemas!

Acredite, houve (e há) aqueles que tiveram muitos mais problemas que o senhor, inclusive com a Igreja, e mesmo assim mantiveram-se firmes na verdadeira fé!

Diz o senhor:

Pense bem, suponha que Cristo vinha e com ar de ditador escrevia uma bíblia, começava a armar-se em mandão a dar ordens para aqui e para ali etc.Você aceitava-O?! Eu não!

Vamos lá, Nosso Senhor não fundou uma comunidade hippie, muito menos uma sociedade alternativa. Nosso Senhor mandava! E muito! Tomou o lugar de mestre e reclamou para si sua legítima autoridade! Muitos o achavam demasiadamente austero, por isso deixaram de seguí-lo (conforme São João 6:51-71) Pelo visto, o senhor também não gosta de líderes austeros...acho que não preciso dizer mais nada...rezarei por sua alma...

Fique com Deus



Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Sáb Fev 02, 2013 2:01 pm

Arrogância?! ...
Austero?! ...
28«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. 29*Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»
Mateus 11
Onde está a austeridade?! ... e a arrogância?!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Qui Fev 07, 2013 7:03 pm

Senhor Manuel,

Releia meu texto, a arrogância está na sua missiva, nunca em Nosso Senhor. Arrogância cabe àqueles que fazem juízo demasiado de si próprios, o que definitivamente não é o caso de Nosso Senhor.

Já a austeridade, Ele sempre a usou quando necessário:

"Serpentes! Raça de víboras! Como escapareis ao castigo do inferno?" (São Mateus, 23:33)

"Jesus entrou no templo e expulsou dali todos aqueles que se entregavam ao comércio. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos negociantes de pombas" (São Mateus 21:12)

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Sex Fev 08, 2013 1:50 pm

Talvez estejamos a dar um significado diferente à palavra «austeridade».

Eu estava a pensar na injusta «austeridade» que as autoridades estão a lançar sobre os cidadãos, para pagarem os erros que essas autoridades cometeram.
Você usou talvez a palavra «austeridade» em vez de «Justeza».
Cristo era «justo» mas não era austero («oportunista») como estão a ser as autoridades dos nossos dias!
quanto à sua expressão «Arrogância cabe àqueles que fazem juízo demasiado de si próprios, » podemos dizer que Cristo (e nós devemos imitá-LO) nunca foi arrogante, mas humilde de coração.
Além do mais era «manso», e a sua mansidão torna-O muito diferente de todos os que julgam ter alguma autoridade.
Uma curiosidade!:::
Reparou que as frases que o amigo Fabrício transcreveu da Bíblia dizem respeito à justeza que levou o Cristo a ter reprimindo o comportamento de AUTORIDADES ESPIRITUAIS (escribas e fariseus: mestres da LEI: Mateus 23) e os que ganhavam dinheiro para as pessoas poderem cumprir alguns dos seus deveres sagrados, no templo(Mat.21)?!!!

Por favor confira o contexto: (Mateus 23 ... Mateus 21)

Se me quiser chamar «arrogante» por defender a «justeza» faça o que quiser.
Na verdade, como é que eu posso ser arrogante, se tenho uma vida completa de fracassos?!
(2ª Corintios 12:5) ... Confira o contexto aqui.
Está a dizer que sou arrogante, por não acreditar em quem não mostra as credenciais que são necessárias para provar que quem diz ser quem?! .
https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t1128p45-frases-papais#13899
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Qui Fev 14, 2013 6:28 pm

Senhor Manuel,

Sei das dificuldades da língua de Camões, mas francamente, a palavra "austero" não dá margem para sua interpretação. Austero pode significar rígido, inflexível, implacável ou algo do tipo, mas NUNCA injusto, arrogante ou oportunista. Daí observo que se fazes tanto malabarismo com o português para fazer valer sua visão das coisas, imagina quanto não distorces as Escrituras...

Na sua visão hippie do cristianismo, o seu Cristo sorri para todos e diz que está tudo bem, pois é "manso". No cristianismo de verdade, Cristo sorri quando deve sorrir e repreende quando deve repreender, pois antes de ser manso é justo.

Diz o senhor:

Reparou que as frases que o amigo Fabrício transcreveu da Bíblia dizem respeito à justeza que levou o Cristo a ter reprimindo o comportamento de AUTORIDADES ESPIRITUAIS

Reparou o senhor que Cristo tinha autoridade superior à dos fariseus, por isso os reprimia legitimamente?

Reparou o senhor que Cristo, embora reprimisse severamente os fariseus, nunca incitou o povo a fazer o mesmo? Pelo contrário, Cristo exortou o povo a obedecê-los (São Mateus, 22:2-3)

Reparou o senhor que Deus instituiu a autoridade dos sacerdotes judeus na Antiga Aliança, e que para substituí-la por uma outra autoridade (a autoridade dos apóstolos, na Nova Aliança) desceu Ele próprio a Terra, porque somente Ele tinha legitimidade para fazer isso?

Reparou o senhor que em nenhum momento sequer no Novo Testamento um sujeito contexta a autoridade legitimamente instituída dos apóstolos sem ser severamente repreendido?

Meu caro, o senhor tenta fugir do rótulo de arrogante alegando que é justo. Lembro que chegaste a dizer:

Quanto a «engenheiros» eu já dei opinião de coisas muito mal feitas e o erro era tão grave que foi aceite a minha opinião.

Os médicos erraram e eu acertei!

O senhor que é sr. doutor, chama «ARROGÂNCIA» ao exito dos não doutores!

Pois é, meu caro... eu, como bom brasileiro, sei muito bem onde vai dar esse "êxito dos não doutores".

Já que gostas de "causos", conto-lhe um.

Um pedreiro, muitíssimo experinete, resolveu abrir uma janela na parede de empena em um edifício. Seus anos de experiência lhe garantiam que não haveria problema, pois nenhuma viga seria comprometida. Ora, serviço tão simples não precisaria de assinatura de doutor, não é? Ainda mais, um pedreiro tão experiente saberia desviar-se das vigas de sustentação. Sabes qual foi o resultado: o edifício desabou, com danos irreparáveis ao patrimônio e o mais grave, perda de vidas humanas. O pedreiro de fato era muito experiente e competente, não comprometeu uma viga sequer, mas infelizmente nem o curso de pedreiro nem a vida ensinam que a empena tem função estrutural, não se pode mexer nela, isso só se aprende na faculdade de engenharia civil, qualquer engenheiro recém-formado saberia disso, mas o pedreiro não sabe. Infelizmente o pedreiro foi além do que devia, usou de uma autoridade que não possuia. Por mais que os engenheiros lhe proibissem de mexer na empena, ele não deu ouvidos. Preferiu confiar mais na sua "experiência de vida" do que no conhecimento dos engenheiros.

Enfim, os não doutores podem perfeitamente ter êxito, desde que trabalhem junto com os doutores. Cada qual fazendo o seu trabalho. Meu caro, aqui no Brasil estamos cansados de ver não doutores usurparem o lugar dos doutores, e acredite, o resultado não é bom.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Sex Fev 15, 2013 3:41 pm

O senhor está a confundir AUTORIDADE do «engenheiro» com conhecimentos.
Os simples conhecimentos por si só não dão autoridade, mas alguma confiança.
O bem intencionado pedreiro não tinha conhecimentos. Arriscou!
Não acredito que o pedreiro tivesse consultado algum engenheiro!
Se tivesse não arriscaria, com certeza, assim como eu não arrisco!

Quanto à palavra «austeridade» eu não estava a falar no seu significado intrínseco ou inerente, mas nas conotações que ela nos dá, especialmente «à austeridade» que os governos nos impõem.
Eles utilizam a palavra austeridade para encobrir algo de mais sério.
Como vê a gente pode estar a utilizar uma palavra e no nosso subconsciente estar um significado diferente. É a vida! Não a letra! É vida deste «mundo cão».

Quanto a exito dos não doutores:
Eu devo dizer-lhe que não sou nem nunca fui uma pessoa com exito, mas há neste mundo pessoas tanto doutores como «leigos na matéria» que têm exito e que não têm.

Você realça a AUTORIDADE que vê ou quer ver nas pessoas.
Eu realço a RESPONSABILIDADE que vejo ou não vejo nas pessoas que apesar de tudo agem como se fossem uns irresponsáveis. E essa irresponsabilidade convém-lhes.

Se alcançarmos a Autoridade pela via da RESPONSABILIDADE tudo bem, mas se é imposta pela via da irresponsabilidade a pretensa AUTORIDADE não passa de simples autoritarismo. A pessoa irresponsável e autoritária não age como um ser humano, mas como uma máquina egoísta.
Quanto à sua citação biblica permita-me corrigir que é Mateus 23:2-3
http://www.paroquias.org/biblia/?c=Mt+23

Quanto ao seu uso de «empena» de um edifício, confesso que nem sequer sei o que é.
Vou procurar na internet para saber, depois de mandar gravar este texto!
Obrigado pela dica informativa!

Já procurei e comecei a ficar empenado com a informação!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Seg Fev 25, 2013 7:37 pm

Vamos lá, senhor Manuel

O senhor está a confundir AUTORIDADE do «engenheiro» com conhecimentos
Errado, meu caro, quem está confundindo as coisas é o senhor. Autoridade não é algo que se sabe, ou algo que se toma ou se ganha no grito, nem algo que se alcança por via nenhuma, como pretende o senhor. Autoridade é algo que se recebe. O engenheiro recebeu autoridade do Conselho de Classe para atuar na referida profissão. Nosso Senhor recebeu autoridade do Pai, os apóstolos receberam autoridade de Nosso Senhor, e os bispos receberam autoridade dos apóstolos. É assim que as coisas funcionam. O problema é que hoje em dia qualquer um levanta uma Bíblia e diz que tem autoridade, só não explica como a recebeu.

Diz o senhor:

Não acredito que o pedreiro tivesse consultado algum engenheiro!
Continua acreditando mais em si do que nos fatos, senhor Manuel. Para se fazer as coisas dentro da lei, é preciso consultar o engenheiro. O pedreiro sabia disso, mas achou que seus 30 anos de experiência valiam mais que 5 anos de faculdade. Deu no que deu...

Continua o senhor:
Você realça a AUTORIDADE que vê ou quer ver nas pessoas.
Meu caro, a autoridade das pessoas não depende de mim, muito menos do que eu quero ou não quero ver. Por menos que eu goste do prefeito de minha cidade, tenho que reconhecer a autoridade dele, porque foi legitimamente eleito. Se ele não faz bom uso da autoridade que lhe foi conferida, isso não me dá o direito de proclamar-me prefeito. Há um processo legal para contestar o mau uso da autoridade, e se isso não for respeitado a sociedade caminhará para uma anarquia.

Os sacerdotes de Israel há muito tempo agiam com irresponsabildade e desagradavam a Deus. Mas para desqualificá-los, foi preciso que o próprio Deus descesse à Terra, pois somente Sua autoridade era superior a autoridade sacerdotal que Ele próprio instituiu.

Mas quando Nosso Senhor destituiu os sacerdotes da Antiga Aliança, instituiu os Apóstolos, que por sua vez instituíram bispos. Essa linha sucessória perpetua-se até hoje, isso pode ser facilmente verificado no decurso da História.

Daí, meu caro, não tenho eu nem o senhor autoridade maior que os bispos.
Se eles faltam com a responsabilidade que lhes foi confiada, podemos questioná-los, até repreendê-los. Se fazemos isso respeitosamente e piedosamente até agimos bem aos olhos do Senhor, mas NUNCA, eu disse NUNCA, podemos pretender usurpar a autoridade que lhes foi conferida. O recado das Escrituras é simples e claro: Nosso Senhor não é um subversivo!

Portanto, quanto rogo para mim o direito de ser intérprete das Escrituras e criar meu próprio "cristianismo", nada mais faço do que eleger-me meu próprio bispo. Definitivamente essa atitudade reacionária desagrada muito Nosso Senhor.

"Sede submissos e obedecei aos que vos guiam (pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto." (Hebreus 13,17)

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por MSPP Ter Mar 05, 2013 1:06 pm

Vamos lá ver se percebi o que você entende por Autoridade:
O patrão manda fazer um serviço ao criado
Logo o criado tem Autoridade, para fazer o serviço como quiser e quando quiser.
É isso o que você quer dizer?!

Mais um caso verdadeiro:
Eu confiava numa pessoa e passei-lhe uma procuração para poder vender e arrendar terrenos que me pertenciam. A minha intenção era de assinar por mim, substituindo-me.
Mas o «traste» aproveitou-se da lei e vendeu os terrenos pelo valor que quis e contra a minha vontade, depois de me ter consultado e deu-me o que quis e quando quis.
É a isto que chama Autoridade o amigo Fabrício?!
Meu caro uma coisa é a Lei outra é o bom ou mau uso dela.
Infelizmente eu tenho visto muita gente fazer um mau uso da lei.

O messiah veio à terra não para julgar, mas para assumir o Reino de Seu Pai.
Os sacerdotes e restante sinédrio não O receberam
11*Veio para o que era seu,
e os seus não o receberam.
João 1
mas julgaram-n'O no lugar próprio e entregaram-n'O a Pilatos e tanto insistiram que este teve que O mandar matar.
É a isto que chama de AUTORIDADE?!
Pois é esta a JUSTIÇA dos homens!

Cristo ou Messiah, não veio à terra na qualidade de DEUS, nem para condenar, mas para salvar.
47*Se alguém ouve as minhas palavras e não as cumpre, não sou Eu que o julgo, pois não vim para condenar o mundo, mas sim para o salvar.
(João 12:47)
Por isso despiu-se de toda a sua divindade:
Filipenses 2:6-8
6*Ele, que é de condição divina,
não considerou como uma usurpação ser igual a Deus;
7*no entanto, esvaziou-se a si mesmo,
tomando a condição de servo.
Tornando-se semelhante aos homens
e sendo, ao manifestar-se, identificado como homem,
8*rebaixou-se a si mesmo,
tornando-se obediente até à morte
e morte de cruz.
Confira aqui o contexto de Filipenses 2:6-8

Já reparou, que nós afinal não estamos nem podemos estar sintonizados, porque eu apresento as coisas tendo em conta a justiça divina (a salvação da humanidade) ao passo que você põe a tónica na injusta justiça dos homens.

Quanto ao belo conselho dado a hebreus 13:17, que transcrevo:
Hebreus 13:17
17Sede submissos e obedecei aos que vos guiam, pois eles velam pelas vossas almas, das quais terão de prestar contas; que eles o façam com alegria e não com gemidos, o que não seria vantajoso para vós.
Confira o contexto de Hebreus 13:17
Devo informar que fiquei órfão de pai aos 3,5 anos e aos 21 fiquei sem mãe que tinha apenas a 2ª classe. Quem me dera ter tido alguém que me tivesse guiado, mas infelizmente andei sempre á deriva e devo apenas a YHWH o ter-me ajudado a fim de não ter sido um desgraçado, semelhante a muitos que tiveram muita mais sorte que eu. Devo também informar que fui sempre submisso a minha mãe.
Assim, o que você tem em mente, acerca das Autoridades do Catolicismo (ambiente onde vivia e fui educado) foi letra morta, na prática.
Veja bem o que significa Tiago 1,27:
A religião pura e sem mácula diante daquele que é Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.
Confira o contexto deTiago 1:27 por favor.

Você é muito legalista, mas mesmo em relação à LEI de YHWH Paulo disse:
Romanos 3:20
19Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz, é dito para os que estão sob a Lei, a fim de que toda a língua se cale, e todo o mundo se reconheça culpado diante de Deus. 20*Pois, pelas obras da Lei, ninguém será justificado diante dele. De facto, pela Lei só se chega ao reconhecimento do pecado.
Confira aqui o contexto de Romanos 3:20, em especial os versos anteriores.

A conclusão é tremenda, se já leu o contexto de Romanos 3:20, em especial os versos anteriores.

Acerca do dia de YHWH Isaías escreveu em:

Isaías 2:22
22Cessai, pois, de confiar no homem,
cuja vida é um sopro.
Que estima podeis ter dele?
Veja também o contexto de Isaías 2:22

Sim, devemos respeitar e obedecer às autoridades se não forem contra a vontade de YHWH, mas não podemos CONFIAR NELAS.
Tito 3:1
Romanos 13:1
Gálatas 2:6
Efésios 3:10

Tenha muita atenção aos versos: Efésios 6:12 e Colossenses 2:15

Colossenses 1:16

E Jeremias concluiu:
em Jeremias 17:5
Isto diz YHWH: Maldito aquele que confia no homem e conta somente com a força humana, afastando o seu coração de YHWH.
Confira o contexto de Jeremias 17:5, aqui.

Eu não defendo a subversão mas advirto que não podemos confiar nas «autoridades», mas em YHWH.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Fabricio Ter Mar 05, 2013 2:55 pm

Senhor Manuel,

Parece que o senhor não leu nada do que escrevi sobre autoridade, ou se leu tratou de simplesmente negar, sem ao menos tentar entender. Mas vamos lá:

O patrão manda fazer um serviço ao criado
Logo o criado tem Autoridade, para fazer o serviço como quiser e quando quiser.
É isso o que você quer dizer?!
Ora, depende da jurisdição desta autoridade. Se o patrão disser ao servo: "tens autoridade para fazer este serviço quando e como quiser!" Ok, então tudo bem! Mas se o patrão disser ao servo:" dou-lhe autoridade para fazer este trabalho na segunda-feira." então o servo fez algo que não tinha autoridade para fazer. A coisa é simples assim, não sei porque tanta confusão de sua parte!

E continua o senhor com seus "causos"

Mais um caso verdadeiro: (...)

Ora, se o senhor não autorizou o tal sujeito a ficar com seu dinheiro, então ele não havia recebido autoridade para fazer o que fez... é simples assim.
Então vê que quando alguém se mete a fazer algo que não tem autoridade para fazer sempre acaba em problema?

É a isto que chama Autoridade o amigo Fabrício?!
Não, pelo contrário, é a isto que chamo de usurpação de autoridade.
Vejamos, o senhor Manuel autorizou o sujeito a resolver algumas questões em seu nome, mas o sujeito foi além da autoridade que recebeu, cometeu um crime. Da mesma forma, se eu for além da autoridade que Deus me deu, e começar dar uma de interprete das Escrituras, estarei cometendo um pecado.

Diz o senhor:

Já reparou, que nós afinal não estamos nem podemos estar sintonizados, porque eu apresento as coisas tendo em conta a justiça divina (a salvação da humanidade) ao passo que você põe a tónica na injusta justiça dos homens.

Aqui noto uma comparação interessante: tudo que vem da sua cabeça consideras "justiça divina", e tudo que está na minha missiva consideras justiça dos homens. Quando conta os seus "causos" está a falar de justiça divina, mas quando faço analogias, é porque sou simplesmente mundano... pois é, senhor Manuel, está novamente usando aquela sua velha balança... dois pesos e duas medidas. Esqueceu-se por um acaso que o senhor é tão humano quanto eu?

Continua o senhor:

Quanto ao belo conselho dado a hebreus 13:17, que transcrevo:
Hebreus 13:17
17Sede submissos e obedecei aos que vos guiam, pois eles velam pelas vossas almas, das quais terão de prestar contas; que eles o façam com alegria e não com gemidos, o que não seria vantajoso para vós.
Devo informar que fiquei órfão de pai aos 3,5 anos e aos 21 fiquei sem mãe que tinha apenas a 2ª classe. Quem me dera ter tido alguém que me tivesse guiado, mas infelizmente andei sempre á deriva e devo apenas a YHWH o ter-me ajudado a fim de não ter sido um desgraçado, semelhante a muitos que tiveram muita mais sorte que eu. Devo também informar que fui sempre submisso a minha mãe.
Assim, o que você tem em mente, acerca das Autoridades do Catolicismo (ambiente onde vivia e fui educado) foi letra morta, na prática.

Aqui o senhor vem novamente contar sua vida pessoal, mas não consegue refutar a colocação do texto, que nos exorta claramente à submissão. Aliás, até agora o senhor não me apresentou uma refutação sequer a essa colocação.
Insiste em colocar suas vivências como argumentos para deslegitimar a Igreja. Como sempre, tudo que me apresentas gira em torno do senhor. Só fala de si, senhor Manuel. Desculpe desapontá-lo, mas o senhor não é a pessoa mais importante do mundo.

Além do mais, sua visão individualista não converge com a mensagem cristã. Diferente dessa anarquia onde cada um segue o próprio umbigo, o cristianismo é vivido em comunidade. Ninguém pode ser cristão sozinho.

Continua sua missiva:
Você é muito legalista, mas mesmo em relação à LEI de YHWH Paulo disse:
Romanos 3:20
19Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz, é dito para os que estão sob a Lei, a fim de que toda a língua se cale, e todo o mundo se reconheça culpado diante de Deus. 20*Pois, pelas obras da Lei, ninguém será justificado diante dele. De facto, pela Lei só se chega ao reconhecimento do pecado.
Confira aqui o contexto de Romanos 3:20, em especial os versos anteriores.

A conclusão é tremenda, se já leu o contexto de Romanos 3:20, em especial os versos anteriores.

Pois bem, a conclusão é tremenda, mas será que o senhor entendeu?

Certamente que se nenhum homem pensasse em cometer homicídio, não haveria necessidade de se criar uma lei que o proíba. E é por isso que Cristo nos liberta da lei, porque com a graça de Cristo podemos nos libertar do pecado. Se temos ódio ao pecado, não há necessidade de lei que nos proíbam de pecar.

Mas eu sou criatura fraca, pecador indigno. Por mais que Cristo me ofereça sua graça, tenho vergonha em confessar que eu peco, muitas vezes, por minha culpa, minha tão grande culpa. Por isso, não posso dizer que estou livre de todas as leis, porque sou imperfeito. Sigo na busca da perfeição, na busca da santidade, mas tropeço na minha fraqueza. Reconheço humildemente minha imperfeição, e agradeço a Cristo por ter nos deixado a Igreja, que como mãe zelosa me repreende em meus momentos de fraqueza, e me ensina como seguir a Cristo.

Se o senhor acredita ser perfeito o suficiente para não precisar da Igreja, isso é entre o senhor e Deus. Mas eu sou fraco, não abro mão deste Santo Legado do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por mazzzo Qua Mar 06, 2013 9:30 pm

Fabricio escreveu:Senhor Manuel,

E continua o senhor com seus "causos"
.....

Aqui noto uma comparação interessante: tudo que vem da sua cabeça consideras "justiça divina", e tudo que está na minha missiva consideras justiça dos homens. Quando conta os seus "causos" está a falar de justiça divina, mas quando faço analogias, é porque sou simplesmente mundano... .

Tem gente que segue a si mesmo e acha que é seguidor das Escrituras...

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por mazzzo Qua Mar 06, 2013 9:33 pm

Fabricio escreveu:Senhor Manuel,


Aqui o senhor vem novamente contar sua vida pessoal, mas não consegue refutar a colocação do texto, que nos exorta claramente à submissão. Aliás, até agora o senhor não me apresentou uma refutação sequer a essa colocação.
Insiste em colocar suas vivências como argumentos para deslegitimar a Igreja. Como sempre, tudo que me apresentas gira em torno do senhor. Só fala de si, senhor Manuel. Desculpe desapontá-lo, mas o senhor não é a pessoa mais importante do mundo.

Além do mais, sua visão individualista não converge com a mensagem cristã. Diferente dessa anarquia onde cada um segue o próprio umbigo, o cristianismo é vivido em comunidade. Ninguém pode ser cristão sozinho.

Exato !!!!!!

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Auto-interpretação bíblica - Página 3 Empty Re: Auto-interpretação bíblica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos