Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Restauração de imagens

4 participantes

Ir para baixo

Restauração de imagens Empty Re: Restauração de imagens

Mensagem por Apologética Católica Sex Jan 25, 2013 10:30 pm

Caro irmão em Cristo Ricardo_gabriel, estou lhe respondendo está pergunta depois de um bom tempo que você a fez, porque sou novo no Fórum. E também tinha essa mesma dúvida sua.
Olhe veja bem digo isso de acordo com minha experiencia, pois eu acho que não tem nenhum documento da Igreja sobre isso, a imagem sacra quando for quebrada e levada para restauração ela continua a mesma imagem, só apenas com retoques, então não há a necessidade de uma benção para a consagração.
E a utilização de Materiais mais resistentes é uma alternativa para as imagens sacras de sua casa, nas igrejas (templos) não são muito comuns pois a arte sacra é uma cultura antiga e não se utilizavam dos materiais derivados do petróleo, ou outros materiais sintéticos, dando lugar a argila, madeira, pouco depois o gesso.
Deus abençoe. Espero ter ajudado.
"Buscai primeiro o reino de Deus e a sua Justiça e tudo mais vos será acrescentado." (Mt 6,33)
Apologética Católica
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de imagens Empty Re: Restauração de imagens

Mensagem por Geovanni146 Sáb Jan 26, 2013 11:52 am

Olá pessoal, paz de Cristo.

Caro Heli, também lhe desejo muitas graças, seja novamente bem vindo.

E o Ricardo Gabriel é brilhante, genial. Só tem um probleminha: é protestante. Mas quem não tem defeitos? kkk... Você entende que é só uma bricadeira. Já dizia Santo Agostinho que, na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos".

Grande abraço.
Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de imagens Empty Re: Restauração de imagens

Mensagem por Apologética Católica Sáb Jan 26, 2013 4:13 pm

Olá Irmão a paz de Cristo!
Fico muito feliz pelo acolhimento, já percebo que estou em um ambiente muito favorável à fraternidade. É isso que Jesus quer proximidade entre seus filhos. E como dizia um bispo Pernambuco, o saudoso Dom Helder Câmara: "Em nossas diferenças nos tornaremos mais parecidos".

Todos temos que nos respeitar acima de tudo, e fazer de nossas divergências ponto de dialogo e entendimento. A minha participação está caminhando em passos lentos, pois sempre tento passar qualidades em minhas palavras. Vou tentar responder outras perguntas que ainda estão sem respostas que são muitas. Um grande abraço a todos e apesar de nossas diferenças seremos companheiros de escrita Ricardo Gabriel e o Geovanni foi o indicador do fórum agradeço mais uma vez!
Qualquer coisa estamos aí.
Apologética Católica
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de imagens Empty Re: Restauração de imagens

Mensagem por mazzzo Sáb Jan 26, 2013 8:55 pm

Cada uma ! No

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de imagens Empty Re: Restauração de imagens

Mensagem por Apologética Católica Dom Jan 27, 2013 11:16 am

Caro Ricardo Gabriel, muito proveitosa sua colocação no que diz repeito às suas publicações concordo plenamente como você mesmo escreveu em um tópico que é melhor perder o debate do que perder o amigo, com certeza o respeito deve está em primeiro lugar, e o Deus que nos une é maior que as diferenças que nos separam, não acha?

Bem no que diz respeito ao assunto a ser abordado vou responder de acordo com o que sei;
Gostaria de salientar:
Primeiro o que uma peça (Imagem) de arte sacra?
A arte sacra é verdadeira e bela quando corresponde, por sua forma, à sua
vocação própria: evocar e glorificar, na fé e na adoração, o Mistério transcendente de Deus,
beleza excelsa invisível de verdade e amor, revelada em Cristo, "resplendor de sua glória,
expressão de seu Ser" (Hb 1,3), em quem "habita corporalmente toda a plenitude da divindade"
(Cl 2,9), beleza espiritual refletida na Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, nos anjos santos. A
arte sacra verdadeira leva o homem à adoração, à oração e ao amor de Deus Criador e
Salvador, Santo e Santificador.
(CIC §2502)

A imagem é em sua totalidade tem que representar um fim litúrgico, onde possa levar a pessoa a contemplação do culto divino (A Deus).
Respostas às Suas perguntas 1) Quando uma imagem é fragmentada suas partes continuam sendo partes da imagem, a imagem aos pedaços não tem nenhum sentido a não ser o descarte ou restauração se assim convir.
Vou citar-lhe um exemplo, a antiga imagem de Nossa Senhora Aparecida no mês de maio de 1978, sofreu um atentado onde um jovem que queri roubá-la a derrubou no chão fragmentando-a em mais de 200 pedaços, apos 33 dias de trabalho de restauração a imagem estava novamente bela e não tenho informações que ela foi consagrada novamente.
Mas se uma imagem for despedaçada não há nenhuma necessidade de dar as parte a devotos distintos como foi meu entender em sua colocação (não entendi muito bem).
A restauração é mais viável para artes sacras de grande importância como foi no caso da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
2) Os materiais de restauração não precisam ser consagrados vai da opinião do padre ou responsável pela imagem, pois só servirão de reajunte para as peças da imagem que sendo constituída tem sua mesma sacralidade de originalmente.
3) A quebra involuntária não é pecado e a restauração necessita ser feita por um profissional que esteja de acordo e agrado da Igreja, porque o artista expressa em sua arte aquilo que o profundo de sua alma comtempla então os profissionais devem estar de acordo com a fé,
"A Igreja se considerou sempre, com razão, como árbitro das mesmas, discernindo, entre as obras dos artistas aquelas que estavam de acordo com a fé, a piedade e as leis religiosas tradicionais e que eram consideradas aptas para o uso sagrado" (Concílio Vaticano II, Const.. Sacrosanctum Concilium, 122).

Espero ter ajudado, Um grande abraço fraternal ao irmão que a paz de Cristo esteja contigo!
Qualquer dúvida disponha.
Apologética Católica
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de imagens Empty Re: Restauração de imagens

Mensagem por Apologética Católica Dom Jan 27, 2013 11:29 pm

Olá Ricardo alegria mais uma vez em ser útil.

Ricardo pirataria de imagens não é uma coisa muito comum, porque pirataria se entende em uma forma de copia de um objeto com intenção de lucro, mas neste caso o objeto teria que ter direitos autorais que é uma coisa que as imagens em não têm. O que deve ser orientado é que as pessoas não comprem imagens sem saber a procedência, para não sair do âmbito das artes sacras, eu particularmente já vi imagens de "santos" sendo vendidas em lojas de artigos de umbanda e outras formas de baixo espiritismo, que são vendidas para um uso totalmente diferente do contexto ai não se encaixa em arte sacra e sim arte religiosa, pois a arte sacra só temos na Igreja Católica, onde os artistas são pessoas de vivencia de fé, como já salientei acima. O que deve ser feito é as pessoas devem adquirir as imagens em locais apropriados e que saiba da procedência do fabricante.

Todo mundo pode fazer uma obra de arte religiosa, as a arte sacra só pessoas reconhecidas pela Igreja.

No que diz respeito ao descarte, deve-se ter cuidado com a profanação, pois os pedaços ainda fazem parte da sacralidade da imagem, olhando para os pedaços facilmente você perceberá que são partes de uma imagem, então o que deve-se fazer?
Bem considerando o material que ela é feita, tem a forma certa de descarte
por exemplo: Se for de madeira deve ser incinerada, e se for de gesso pode-se colocar as partes na água para diluir totalmente e jogar a mistura em um buraco na terra, ou quebrar totalmente as partes danificadas e enterrá-las no solo também usa-se esse método nas imagens de terracota (argila especifica para a fabricação desses objetos).

A lavagem não influi em nada sobre a consagração, influi sim no aspecto físico da imagem, pois alguns produtos na lavagem podem ser abrasivos, a até a própria água pode danificar num processo de corrosão principalmente nas de gesso, se a imagem estiver muito suja, pode usar um pincel seco para tirar a poeira ou se a sujeira estiver muito impregnada pode usar alguns produtos desengordurantes claro que levando em consideração a substancia de que é feita a peça, se não resolver o único jeito é a restauração.

Um boa e abençoada semana para você irmão, A paz de Cristo esteja contigo!!!
Apologética Católica
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de imagens Empty Re: Restauração de imagens

Mensagem por MSPP Ter Jan 29, 2013 12:39 pm

Testemunho!
Para mim nem uma imagem, nem partes dela tem qualquer valor sagrado!
Os únicos valores que vejo nela é o talento do artista e o valor de cotação monetária, isto é o seu valor é estritamente material. O que for além disso é tendencialmente idolatria.
O mesmo se pode dizer das imagens (querubins) que o próprio YHWH mandou fazer.
Estavam escondidas para que não fossem objecto de latria ou mesmo dulia e hiperdulia.
Quando o povo começou a idolatrar, tornaram-se tão perigosas que até o próprio Templo foi destruído, pois YHWH retirou-lhe a Sua proteção.

Quanto à história de ricardo_gabriel ser protestante, eu ainda não me tinha apercebido e mesmo agora depois de alguém dizer que ele é protestante fico na dúvida.

Vou contar um testemunho que me aconteceu no ano de 1969 (data da ida do homem à lua).
Fui a uma reunião de católicos em Lisboa, numa paróquia perto da rotunda do Marquês de Pombal.
Um «padre» chefiava a reunião e veio à baila o tema da transubstanciação.
Um senhor argumentou com o padre contradizendo o que ele afirmava e chegou a altura de um intervalo.
Quando recomeçou a reunião o «padre» fez questão de dizer publicamente que o Sr. fulano (a pessoa com quem esteva a discutir) era católica e usou a seguinte frase.
«O Sr. fulano é dos nossos».
Eu que ainda tinha alguma confiança na Igreja Católica e em «padres» fiquei muito desiludido. Mais tarde verifiquei que geralmente os «padres» são assim, mesmo!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de imagens Empty Re: Restauração de imagens

Mensagem por Apologética Católica Ter Jan 29, 2013 3:47 pm

Olá Manoel, que a paz de Cristo esteja em teu coração, é com alegria que acolho suas opiniões e queria salientar alguns pontos divergentes entre nossas formas de concepções.
Para nós católicos as imagens são apenas referenciais, e seu valor sagrado é apenas uma ilustração, as imagens tiveram um papel fundamental nos primeiros séculos do cristianismo, se você tivesse vivido naquela época sua opinião seria bem diferente, pois um dos meios de compreensão dos acontecimentos narrados nos evangelhos eram representados em formas de imagens nas paredes das grandes catedrais que ainda hoje existem que permanecem bem conservadas, por isso que a restauração é importante, as pessoas que não sabiam ler tinham uma compreensão maior de saber como tudo tinha acontecido e principalmente as crianças que achavam àquelas cenas encantadoras.

O Irmão cita que a "nenhuma imagem ou parte dela tem valor sagrado pra você e Os únicos valores que vê nela é o talento do artista e o valor de cotação monetária, isto é o seu valor é estritamente material. O que for além disso é tendencialmente idolatria".
Eu lhe pergunto: Uma fotografia sua ou de alguém de sua família, o valor que ela tem é apenas o monetário e artístico, Você só avalia a qualidade do papel ou da impressão por exemplo, e o resto é tendencialmente idolatria?
Não tem nenhum valor e nem representa nada?
Nem sempre aquilo que achamos é realmente a verdade.

Embora sai do tema do tópico, mas o que caracteriza o ídolo é o idolatra, Deus quando fez os querubins não o fez para serem adorados, o povo corrompido pelo pecado e falta de conhecimento que por alguma ocasião alguma pessoas cometeu esse horrendo pecado de idolatria, mas isso não cabe a mim apontar. Lembrando que Deus não faz nada errado, Deus não faz nada de mau, tudo o que ele faz é bom.

Sua desilusão com relação a aquele padre, não lhe dá nenhuma base de subjugar todos os padres como sendo iguais, são pessoas boas irmão, claro que são seres humanos têm suas falhas.

Concluindo: As imagens sacras tem o valor representativo da sacralidade litúrgica, como essa sua foto do perfil ela representa a sua pessoa, quando olho vejo suas expressões. O papel da restauração é tornar as expressões evidentes, corrompidas pelo tempo fazendo-as mais compreensíveis.
Um fraternal abraço, Deus abençoe. Um grande prazer em me comunicar com a sua graça.
Apologética Católica
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de imagens Empty Re: Restauração de imagens

Mensagem por MSPP Qua Jan 30, 2013 4:01 pm

Apologética Católica escreveu:Olá Manoel, que a paz de Cristo esteja em teu coração, é com alegria que acolho suas opiniões e queria salientar alguns pontos divergentes entre nossas formas de concepções.
Para nós católicos as imagens são apenas referenciais, e seu valor sagrado é apenas uma ilustração, as imagens tiveram um papel fundamental nos primeiros séculos do cristianismo, se você tivesse vivido naquela época sua opinião seria bem diferente, pois um dos meios de compreensão dos acontecimentos narrados nos evangelhos eram representados em formas de imagens nas paredes das grandes catedrais que ainda hoje existem que permanecem bem conservadas, por isso que a restauração é importante, as pessoas que não sabiam ler tinham uma compreensão maior de saber como tudo tinha acontecido e principalmente as crianças que achavam àquelas cenas encantadoras.
Obrigado pela sua exortação de paz. Retribuo os mesmos desejos em Yeshua Messiah. Embora bastante desatualizado, penso que conheço, como poucos católicos, as doutrinas da Igreja Católica. Sei isso porque converso.
Está claro que não posso ter os conhecimentos de pessoas que tiraram cursos de teologia!
Embora do seu papel das imagens dentre os gentios mesmo depois de convertidos ao cristianismo, isso não invalida do perigo que elas nos podem causar. O seu perigo é superior, muito superior ao benefício didático. Eu fui professor primário e sei muito bem da sua função didática positiva, mas também conheço os perigos da imagem no ponto de vista espiritual.
Os judeus (incluindo David) tinha imagens de deuses em casa! Sabia?! Mas isso não é um bom exemplo a seguir!
Você prefere defender o que elas podem trazer de positivo. Eu sem o querer contradizer e para contrabalançar, prefiro realçar o que elas podem trazer de muito negativo!

Apologética Católica escreveu:
O Irmão cita que a "nenhuma imagem ou parte dela tem valor sagrado pra você e Os únicos valores que vê nela é o talento do artista e o valor de cotação monetária, isto é o seu valor é estritamente material. O que for além disso é tendencialmente idolatria".
Eu lhe pergunto: Uma fotografia sua ou de alguém de sua família, o valor que ela tem é apenas o monetário e artístico, Você só avalia a qualidade do papel ou da impressão por exemplo, e o resto é tendencialmente idolatria?
Não tem nenhum valor e nem representa nada?
Nem sempre aquilo que achamos é realmente a verdade.
Na verdade, embora não pareça eu desprezo até o meu retrato. Se o coloco aqui é para simples identificação e para não fugir ao anonimato, pois quem se esconde no anonimato é porque não tem coragem de dar a cara.
Quanto ao talento do artista, confesso que não sou bom apreciador, embora minha irmã tenha um dom para a pintura.
Um dia numa exposição de pintura abstrata em que estava presente o «padre» «prior de Ermesinde» peguei no catálogo e disse-lhe apontando para uma fotografia da natureza:
«Esta é a melhor obra de arte que tem este catálogo».
E ele respondeu-me que as pinturas do artista tinham valor porque podiam ser interpretadas pelo apreciador .....
Assim posso concluir que a melhor obra de arte é o que YHWH criou.
Com a arte abstrata não devemos valorizar o artista, mas a imaginação do apreciador. É uma ilusão!


Apologética Católica escreveu:
Embora sai do tema do tópico, mas o que caracteriza o ídolo é o idolatra, Deus quando fez os querubins não o fez para serem adorados, o povo corrompido pelo pecado e falta de conhecimento que por alguma ocasião alguma pessoas cometeu esse horrendo pecado de idolatria, mas isso não cabe a mim apontar. Lembrando que Deus não faz nada errado, Deus não faz nada de mau, tudo o que ele faz é bom.
Tem toda a razão!


Apologética Católica escreveu:
Sua desilusão com relação a aquele padre, não lhe dá nenhuma base de subjugar todos os padres como sendo iguais, são pessoas boas irmão, claro que são seres humanos têm suas falhas.
Tem toda a razão, mas isso é precisamente a tendencia de todas as pessoas, mesmo que lutemos sem querer fazer isso.

Apologética Católica escreveu:
Concluindo: As imagens sacras tem o valor representativo da sacralidade litúrgica, como essa sua foto do perfil ela representa a sua pessoa, quando olho vejo suas expressões. O papel da restauração é tornar as expressões evidentes, corrompidas pelo tempo fazendo-as mais compreensíveis.
Um fraternal abraço, Deus abençoe. Um grande prazer em me comunicar com a sua graça.
Sim têm um valor histórico e apenas isso. Mas quanto à minha foto, ainda não pensou que eu escolhi a que me parecia melhor, para ficar com uma impressão melhor do que realmente eu sou?! Toda a gente escolhe a melhor e esconde a pior. Embora todos façamos isso, incluindo eu mesmo, não vê nisso uma tendência de tentarmos parecer melhor do que somos?!
Já houve quem me dissesse que eu era vaidoso só por colocar a minha fotografia como identificação.
Embora eu não me considere muito vaidoso, essa pessoa não deixou de ter alguma razão.
É este lado da moeda que eu estou a explorar neste diálogo.
Agradeço e retribuo o seu abraço fraternal, desejando-lhe igualmente a bênção de YHWH em Yeshua na unidade da graça divina do Espirito Santo!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de imagens Empty Re: Restauração de imagens

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos