Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico?

3 participantes

Ir para baixo

O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico? Empty O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico?

Mensagem por Binhokraus Sex Nov 11, 2011 4:11 pm

TEOR INICIAL DO TÓPICO: Tão remoto quanto a origem do homem, os rituais sagrados pagãos dão conta de uma tradição mitológica

Crato. O ritual se reveste de mistérios. Símbolos sagrados, rezas, rosários, sal, água benta, cordão e nomes de santos envolvem o solo sagrado da casa das rezadeiras. Nos remete às divindades protetoras de origem africana, indígena e européia. Imagens de santos espalhadas pelas paredes mostram o sincretismo religioso.

Mãos ágeis sustentam ramos verdes e pequenos. Traçam no ar cruzes sobre a cabeça do doente. Tecem um fio invisível, poderoso, unindo as dores dos homens, mazelas sem fim à magia do benzimento. Ramos murcham, absorvem o espírito da doença. As orações invocam a santíssima trindade, não permitem cruzar pés e mãos para não invalidar a oração.

Fonte: BORGES, Ana Rosa. Benzedeiras como deusas-mães. Diário do Nordeste. Publicado em 24 de fevereiro de 2008.
Gostaria de saber se a tradição das benzedeiras é reconhecida pela Igreja como legítima manifestação de fé.
__________________________________

A resposta é simples: NÃO! O que acontece nessa região do nordeste devido a um fato já abordado em outro momento neste fórum que é o sincretismo religioso.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico? Empty Re: O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico?

Mensagem por Binhokraus Sex Nov 11, 2011 5:05 pm

Mas temos que ter cuidado. Se as orações feita por ela, evocam a Deus somente, ou recorre a intecessão dos santos, mas de forma consciente sabe que quem realiza é Deus, isso não pode ser considerado errado. Embora eu ache difícil, uma vez que essas tradições das rezadeiras tem fortes influencias do candomblé.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico? Empty Re: O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sáb Nov 12, 2011 10:11 am

Ainda complementando o colóquio de Binho, tive a oportunidade de conhecer várias rezadeiras ou benzedeiras aqui na minha região. Elas sempre me chamaram a atenção pela forma com que exerciam seus rituais, como também me chama a atenção a crendice popular.

Uma dessas benzedeiras que se dizia muito católica se tornou minha amiga pessoal e, a partir de então, comecei a indagá-la sobre as suas orações e os seus ritos.

Nas orações, de tudo o que ela rezava em voz alta, nada havia que pudesse se constituir em um erro, pois tais orações eram orações como o Pai Nosso, a Ave Maria, algumas jaculatórias e até mesmo palavras bíblicas.

O uso de ramos de arruda, de manjericão, alecrim e oliveira, bem como o uso de agulhas e cordões, dentre outros objetos, foi o que me cusou estranheza. Entretanto, ela me respondia que tais ramos eram criaturas de Deus, e que os objetos eram simplesmente componentes dos rituais.

Um certo dia, já pressentindo que a morte estava próxima, ela me procurou para me passar a sua missão conforme tinha feito um juramento. Para receber essa missão, eu teria que plantar uma Oliveira no meu quintal e deixá-la crescer até atingir um metro. Quando se passasse o tempo do crescimento da oliveira, teria que levá-la para enterrar comigo, à sua sombra daquela árvore, dentre vários rituais, uma peça íntima minha usada por sete dias sem interrupção, um cabelo da virilha cheio de vários nós, velas, sal grosso e outros objetos. Depois disso, faria uma consagração a um guia e aprenderia cada reza e cada ritual de acordo com a necessidade de cada oração, além de passar a ter várias obrigações pelo resto da vida. Ela me falou sobre muitos detalhes que se mostravam provenientes de vários cultos pagãos de origens diversas e que nem ela mesma sabia explicar.

O que dizer, então? É preciso ter muito cuidado com essas orações que muitas vezes, bonitas e aparentemente inocentes, trazem em si, mesmo que não vejamos, outras práticas abomináveis aos olhos de Deus, conforme está escrito:

"QUANDO ENTRARES NA TERRA QUE O SENHOR TE DARÁ, NÃO IMITEIS AS ABOMINAÇÕES DESSES POVOS. NÃO HAJA ENTRE VÓS QUEM FAÇA PASSAR PELO FOGO SEUS FILHOS OU SUAS FILHAS, NEM ADIVINHOS, NEM ASTRÓLOGOS, NEM AGOUREIROS, NEM FEITICEIROS, NEM ENCANTADORES, NEM ESPIRITISTAS, NEM ADIVINHOS, NEM NECROMANTES. PORQUE QUEM PRATICA ISSO É ABOMINÁVEL AO SENHOR. E POR TAIS ABOMINAÇÕES O SENHOR TEU DEUS OS DESERDARÁ. SEDE ÍNTEGROS NAS VOSSAS RELAÇÕES COM O SENHOR VOSSO DEUS. ESSES POVOS DÃO OUVIDOS A ESSAS PRÁTICAS. A VÓS, PORÉM, O SENHOR NÃO O PERMITE" (Dt 18,9-14).

Um grande abraço a todos !

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico? Empty Re: O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sáb Nov 12, 2011 7:45 pm

Só para esclarecer um pouco a respeito do meu ultimo colóquio e não ser interpretado de forma equivocada, o fato que citei como exemplo se refere a um caso de uma senhora, não significando que todas façam a mesma coisa, o que seria uma generalização e aqui não vem ao caso.

Em todas estas questões, é muito importante que tenhamos o dom do discernimento dos espíritos, para que possamos conhecer a procedência de cada uma.

Não posso reprovar quem se serviu dos serviços das rezadeiras e benzedeiras.

Acredito que, pelo batismo, somos consagrados a Deus e, desta foma estamos livres dos maus olhados, do olho grande, e de tantas outras formas que a crendice popular propaga no meio do povo mais simples.

Acredito que a oração da Igreja pode nos livrar de todos os males e, de modo muito particular, a oração dos pais sobre os filhos tem muito poder em decorrência do sacramento que receberam.

Acredito que a oração do Pai Nosso é a maior de todas, principalmente quando, se referindo a esta questão, pede ao Senhor que "NOS LIVRE DO MAL".

Acredito na oração daqueles que, em comunhão com a Igreja e a ela subordinados, pela imposição das mãos, curam as nossas enfermidades e nos revelam mistérios dos mais simples aos mais profundos pelo exercício dos dons da Palavra de Ciência de Sabedoria.

Enfim, se temos esta riqueza no seio da Igreja, por que buscarmos pessoas que, embora demonstrem fé, devoção e dedicação, não estão incorporadas nos serviços ministeriais da nossa Igreja.

Isso não significa que as reprove, até mesmo porque entre elas pode haver pessoas santas, pessoas agraciadas com algum dom específico para ser colocado a serviço do povo. Entretanto, procuro, no meu dia-a-dia, buscar esta riqueza na Igreja que foi fundada por Jesus para, dentre outras coisas, o exercício deste ministério.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico? Empty Re: O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico?

Mensagem por RenatoPaulo Ter Nov 22, 2011 8:15 am

[quote="ricardo_gabriel"]
As orações invocam a santíssima trindade, não permitem cruzar pés e mãos para não invalidar a oração.

Se vc quiser ter a certeza visite esses locais,mas cruze os pés e mãos e ore a Santo André.

Mas o melhor é fujir desses locais e pessoas.Pois sao todas do maligno!

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico? Empty Re: O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Nov 22, 2011 12:04 pm

Éverdade, Renato,

Este seu colóquio é muito interessante porque nos mostra que nessa prática existem várias modalidades de suspertições e de crendices que são antagônicas ao ensino das Sagradas Escrituras.

Muito obrigado por esse seu esclarecimento que vem enriquecer o nosso diálogo.

Um grande abraço, e que Deus o abençoe !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico? Empty Re: O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico?

Mensagem por RenatoPaulo Seg Nov 28, 2011 7:02 pm

Que Deus tambem o abençoe a si Flávio!

Voltando ao tema acima,quero aqui apenas lembrar de quem esta doente.
Seria maravilhoso se todos estivessemos bem de saude!Mas na realidade nao se passa bem assim...
Ficamos por vezes doentes e entao descaimos e ficamos fracos nao apenas corporalmente,mas tambem fracos na Alma.
Que Deus nos ajude a todos,mas quem tiver essa infelicidade,por favor continue a amar a Deus!Pois a cruz para essa pessoa é essa determinada doenca.
Claro que devemos tentar ao maximo pedir ajuda aos medicos,pois eles receberam Ciencia de Deus.Assim temos hipoteses de nos curar.
Mas se por acaso nao houver cura,entao teremos de aceitar essa cruz por amor a Deus,pois Ele nos esta pondo á prova.
Lembremo-nos tambem do nosso querido Santo Padre Joao Paulo!Lembremo-nos pois do exemplo que ele nos deu a todos enquanto estava combatendo a doenca.
Com o exemplo do Santo Padre,conseguiu todo o mundo atento ver e distinguir realmente o poder da carne e o poder do espirito.
E o espirito venceu!!
Venceu e concerteza absoluta que hoje Joao Paulo vive num corpo maravilhoso que Deus lhe deu,num mundo onde ainda nao conhecemos porque nao o pudemos ainda perceber.

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico? Empty Re: O ofício das benzedeiras pode ser considerado católico?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos