Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O fruto proibido

+3
Wilian Gall
alessandro
Renata
7 participantes

Ir para baixo

O fruto proibido Empty O fruto proibido

Mensagem por Renata Qui Ago 21, 2008 8:12 pm

Boa Noite,

Gostaria de saber por que Deus criou a árvore do fruto proibido já que não era pra comer Question

Renata

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty respondendo

Mensagem por alessandro Sáb Ago 23, 2008 7:11 pm

Ola Renata...
Parabéns, vc entrou para a história!!! Fez a primeira pergunta do "quem tem boca vai a Roma"!!!

Mas deixando as brincadeiras de lado, vamos responder sua pergunta.
É, antes de mais nada, importante lembrar que o livro do Gênesis é escrito em uma linguagem simbólica. Quando fala de um fruto proibido está simplesmente dizendo que Deus deixou uma prova ao homem.

Mas por que Deus deixou esta prova?

O motivo é relativamente simples. Deus nos criou livres. Não haveria liberdade se o homem não pudesse dizer não a Deus. Quando o livro do Gênesis fala sobre essa prova original pela qual passou a humanidade está apontando para o fato de que Deus nao nos criou robôs. Deus no chama a amá-lo, mas isso deve ser feito livremente.

Deus nao criou um fruto simplesmente para brincar com o ser humano, mas fez o homem livre. E esse é, com certeza, um dos maiores presentes que ele já nos deu.

um abraço e espero ter respondido sua pergunta. Caso tenha ficado alguma dúvida nao hesite em perguntar.

E os outro amigos do fórum? Algum aprofundamento sobre a questão?
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty continuando

Mensagem por Wilian Gall Seg Set 01, 2008 12:29 am

ate ai perfeito, td explicado!!!!
mas como entender a incomparavel ira d Deus com o fato???
Deus eh sempre piedoso, oq levou a ele tomar tamanha decisão? nao podia dar apenas a consequencia do fato depois de ter determinado q nao poderiam "comer o fruto proibido"??? e expor as consequencias a adão e eva tbm?

abs!!!
Wilian Gall
Wilian Gall

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/09/2008
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty Re: O fruto proibido

Mensagem por alessandro Seg Set 01, 2008 10:20 am

Boa pergunta Willian!

Mais uma vez a resposta está no estilo literário e na cultura do momento. Vários livros do antigo testamento atribuem ações a Deus, mas o fazem em chave simbólica. O livro do êxodo por exemplo diz que "Deus endureceu o coração do Faraó", sendo que o Faraó foi punido por isso depois!!

Acredito que a melhor forma de ler o que ocorreu após o pecado original não encarando como "astigo de um Deus zangado', mas como consequências de um ato ruim. Por exemplo, se uso drogas e morro de overdose, isso não foi um castigo de Deus, mas uma consequência de um ato meu. Da mesma forma tudo o que se sucedeu após a queda foi fruto da maior burrice da história!!!

Espero ter respondido sua pergunta.
Abração
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty Re: O fruto proibido

Mensagem por Wilian Gall Seg Set 01, 2008 9:47 pm

Prometo q nao te encho mais o saco com isso Alessandro!
soh pra completar!
vc não acha q seria mais justo se ants q eles provassem o "fruto" Deus avisasse q se eles provassem aconteceria: tal, tal, tal e tal...... ????
assim como as consequencias d qq coisa ja estao relevantes pra tds nois... pra eles ainda era algo misterioso ou segredo??? ou eles ja sabiam das consequencias???

obrigado pela atenção!

abs
Wilian Gall
Wilian Gall

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/09/2008
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty Re: O fruto proibido

Mensagem por alessandro Seg Set 01, 2008 11:10 pm

Não fique com vergonha não rapaz. O fórum existe para isso.

Vamos a resposta da sua pergunta. O texto bíblico diz que Adão e Eva sabiam que haveria consequências para a desobediência.
"O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo. Deu-lhe este preceito: 'Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; mas não comas da árvore do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente." Gênesis 2, 15-18.

Acredito, no entanto, que o pecado não deve ser evitado apenas por medo da punição, mas por amor a Deus.

Abração e espero ter respondido sua pergunta.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty Re: O fruto proibido

Mensagem por Wilian Gall Ter Set 02, 2008 8:43 pm

respondido!!!
obrigado
Wilian Gall
Wilian Gall

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/09/2008
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty O fruto salvador!

Mensagem por Pe. Anderson Sex Set 19, 2008 3:14 pm

Queridos amigos,

Gostaria de acrescentar algo sobre o tema em questao. O fruto proibido é uma imagem do pecado, de toda desobediencia do homem a Deus, por meio da qual o homem se exalta ao ponto de desprezar a Deus. Esse fruto foi vencido por outro fruto que aparece na Sagrada Escritura. Na anunciaçao do anjo a Maria esse exclama: "bendita tu eres entre todas as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre".

Segundo Santo Tomás de Aquino, no fruto de Maria encontramos tudo aquilo que Eva procurou no seu fruto e nao encontrou.

Em primeiro lugar: Eva procurava a deificaçao: "Sereis como deuses" (Gen 3,5). E pelo fruto de Maria nos tornamos filhos de Deus: "Quando Deus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos como Ele é" (1Jo 3,2).
Em segundo lugar: Eva desejava o deleite no seu fruto, mas nao o encontrou, descobriu que estava nua e entrou a dor na sua vida. No fruto de Maria, por outro lado, encontramos o deleite e a salvaçao: "Quem come minha carne tem a vida eterna" (Jo 6, 55).
Por último: o fruto de Eva era sedutor no seu aspecto. O filho de Maria porém é tao belo que os próprios anjos contemplam: "É o mais belo dos filhos dos homens" (Sl 44, 3), porque "é o esplendor da glória de seu Pai" (Heb 1, 3).

Portanto, Eva não pôde achar em seu fruto o que também nenhum pecador achará em seu pecado. Acharemos, no entanto, tudo o que desejamos no fruto da Virgem. Busquemo-lo.

O fruto de Maria traz pois a salvaçao humana e cancela o efeito do fruto de Eva. Da mesma forma que recebemos de Eva (nossa primeira mae) a mancha do pecado, recebemos de Maria o início da nossa salvaçao. Dessa forma, Maria se torna a Mae da humanidade redimida.

Segundo Santo Tomás "o fruto da Virgem Maria é bendito por Deus, que de tal forma encheu-o de graças que sua simples vinda já nos faz render homenagem a Deus. Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, declara São Paulo (Ef 1, 3)".

Espero que isso possa ajudá-los um pouco mais. Deus os abençoe e um grande abraço!
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty A maçã não era o fruto proibido:

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sáb Ago 20, 2011 2:47 pm

Há ainda que anotar que o fruto proibido, não era necessariamente uma maçã, inventada pela tradição. A biblia não fala de maçã nem diz qual o nome do fruto.
Talvez a maçã que em latim se diz mala, e que também parece significar males, acabou por ser a vítima do desconhecimento.
Sabe-se que por essa altura não havia macieiras entre o Tigre e o Eufrates!
Poderia mais ser um «figo» já que a bíblia diz que havia figueiras nesse local, cujas folhas serviram para ocultar a vergonha. Mas será que havia lá apenas uma figueira, no meio do jardim, além de muitas outras árvores?! O que interessa é o significado e assim nenhuma árvore criada por Deus ficará com a culpa da maldição.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty Re: O fruto proibido

Mensagem por Binhokraus Dom Ago 21, 2011 10:30 am

Deixar claro que a tradição a que o senhor Manuel se refere não é a Sagrada Tradição da fé Católica, mas sim uma tradição popular. A Igreja não ensina que o fruto foi uma maçã. Mas é perfeitamente compreensível a necessidade de se identificar ou atribuir um nome ao fruto, para melhor explicar o ocorrido, embora eu repita, a Igreja não ensina que foi uma maçã!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty Re: O fruto proibido

Mensagem por Manuel Portugal Pires Dom Ago 21, 2011 12:51 pm

Sim é a tradição popular do mundo cristão. Ora que tradição devia ser! Penso que essa tradição existe não só entre católicos como entre protestantes.
Contudo, só agora neste "forum" é que verifiquei que além das tradições populares cristãs, existiam escritos de pessoas famosas a quem chamam de Padres ou Pais da igreja, que têm tanto valor para a hierarquia católica como as escrituras para a sustentação de dogmas de fé. Eu já tinha ouvido falar desses «Pais da igreja» mas não sabia o que isso era e sei que a maior parte dos católicos de há 60 ou 70 anos também não sabe. Mesmo agora eu ainda não sei bem! Penso que são pessoas do mundo teológico cujas opiniões tiveram muito êxito.

A era do computador e da "internet", vomita todos esses e outros segredos e agora a informação é tão abundante e confusa que as pessoas ficam como que perdidas.
Cada pessoa capta as coisas para as quais tem mais afinidade e que acabam, mais ou menos por ser o seu centro de interesse.

Quando eu era criança, gostava de saber tudo, e acompanhei a evolução cientifica e tecnológica, pois o seu "BOOM" se deu na minha geração. Fazia experiências malucas em casa, porque não eram feitas na escola etc. ... Nem sequer havia televisão, nem rádio, nem frigoríficos, nem computadores, nem esgotos, nem água canalizada nas aldeias.
Os automóveis que passavam na minha aldeia, atravessada por uma estrada internacional, contavam-se pelos dedos das mãos. Eu dava-me ao luxo de me deitar no meio da estrada e de lá dormir uma soneca. As pessoas andavam a pé ou de camionete (que passava na aldeia uma vez por dia, só nos dias úteis). Os homens usavam geralmente a bicicleta e os mais abastados um cavalo. Como eu gostava de ver passar os homens a cavalo para irem às feiras anuais como o S. João. A «Via Láctea» que é uma galáxia ( a nossa galáxia) era para mim e para as pessoas do meu tempo de infância a «Estrada de Santiago». As colheitas eram feitas à mão. O centeio e o trigo era malhado com manguais.
A alimentação vinha da terra que se cultivava e não dos supermercados.

Agora, as crianças quando crescem, ficam como que a pensar que o mundo foi sempre assim, como é hoje.

Eu na verdade sou um produto de entre-gerações: Quando nasci, logo depois da 2ª grande guerra mundial, nada ou quase nada havia, agora o mundo é completamente artificial. Se houver uma 3ª grande guerra mundial e se as pessoas tiverem que voltar a viver da auto-subsistência, penso que ninguém está preparado para tal. O mundo humano nunca esteve numa situação semelhante. Eu não sei se isto é bom ou se pode desembocar numa calamidade sem solução à vista.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty Re: O fruto proibido

Mensagem por quemtembocadizaverdade Ter Ago 23, 2011 4:53 pm

Wilian, a bíblia relata que Deus avisou para o casal as consequências de comerem do fruto. A razão pela existencia da árvore do conhecimento do bem e do mal era a questão da escolha. Quando Deus assim o fez já havia ocorrido a rebelião de Lúcifer no céu. Esse por sua vez queria o domínio da Terra. deus como não criou robôs para adorá-lo permitiu que esses escolhecem a quem servir. Na realidade é tudo questão de adoração. lúcifer sempre desejou ser adorado como deus, Por esse motovo até Cristo foi tentado por ele no monte da tentação. No meio do jardim haviam 2 árvores: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Se Deus deu todos os frutos do jardim para eles por que teriam que provar logo do proibido? Quando eles provaram desse fruto estavam a transgridir a lei de Deus pois estavam roubando, visto o mesmo não ter sido dado a eles. Na verdade estavam escolhendo o reino da desobediência, ou seja, o reino de lúcifer, mas graças a deus que proveu o cordeiro para cobrir-lhes as vergonhas, simbolizando assim a graça de Cristo. Deus permitiu que escolhessem assim como permite a nós, mas providencio o resgate com o sangue de seu filho amado.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty Cristo é o «fruto salvador».

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Ago 24, 2011 2:15 pm

Interessante é que o «fruto proibido» não tenha «nome» de verdade; é apenas «o fruto proibido».
Há quem diga infelizmente, que «o fruto proibido é o mais apetecido».
Isso é consequência do pecado adâmico, que todos nós herdámos.

Mas o «fruto salvador» esse sim tem nome e é possível identificá-Lo.
Seu nome é Yeshua, (mais conhecido por Jesus).
Ele assumiu os nossos «pecados» na sua carne, de modo a ter sido confundido com o «pecado», apesar de nunca ter cometido «pecado».
Aquele que não havia conhecido o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nos tornássemos, nele, justiça de Deus. (2ª Corintios 5,21)
De facto, Deus fez o que era impossível à Lei, por estar sujeita à fraqueza da carne: ao enviar o seu próprio Filho, em carne idêntica à do pecado e como sacrifício de expiação pelo pecado, condenou o pecado na carne, (Romanos 8,3)
1*Mas eu digo-vos: durante todo o tempo em que o herdeiro é criança, em nada difere de um escravo, apesar de ser senhor de tudo. 2*Pelo contrário, está sob o domínio de tutores e administradores, até ao dia fixado pelo seu pai. 3*Assim também nós, quando éramos crianças, estávamos sob o domínio dos elementos do mundo, a eles sujeitos como escravos.
4*Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da Lei, 5*para resgatar os que se encontravam sob o domínio da Lei, a fim de recebermos a adopção de filhos. 6*E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: «Abbá! - Pai!» 7*Deste modo, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro, por graça de Deus.
(Gálatas 4,1-7)
Para isso ELE teve que se esvaziar, e rebaixar-se, fazer-se servo, identificar-se com os homens e aceitar a morte mais ignominiosa.
5Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus:
6*Ele, que é de condição divina,
não considerou como uma usurpação ser igual a Deus;
7*no entanto, esvaziou-se a si mesmo,
tomando a condição de servo.
Tornando-se semelhante aos homens
e sendo, ao manifestar-se, identificado como homem,
8*rebaixou-se a si mesmo,
tornando-se obediente até à morte
e morte de cruz.

9*Por isso mesmo é que Deus o elevou acima de tudo
e lhe concedeu o nome
que está acima de todo o nome
,
10*para que, ao nome de Jesus,
se dobrem todos os joelhos,
os dos seres que estão no céu,
na terra e debaixo da terra;
11e toda a língua proclame:
«Jesus Cristo é o Senhor!»,
para glória de Deus Pai. (Filipenses 2,5-11)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

O fruto proibido Empty Re: O fruto proibido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos