Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso?

5 participantes

Ir para baixo

O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso? Empty O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso?

Mensagem por Petrus Romanus Dom Abr 17, 2011 10:36 pm

Sempre tive a curisidade de saber essas coisas, por exemplo, um arcebispo esta acima dos bispos, ou ele se chama arcebispo só porque a diocese dele é grande? Quais são os titulos que a Igreja confere aos sacerdotes? Um cardeal tem poder sobre os bispos assim como o bispo tem poder sobre os padres e o Papa sobre toda a Igreja e o Cristo sobre Tudo? (Não sei se esta pergunta esta no lugar certo, se estiver errado me desculpem)

Um abraço a todos!
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso? Empty Re: O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso?

Mensagem por Alan Seg Abr 18, 2011 3:06 pm

Olá Petrus, a paz de Cristo esteja contigo!

Sobre as suas perguntas vamos por partes:

A diferença de um padre religioso para um diocesano em termos sacramentais não existe, pois o Sacramento da Ordem que ambos receberam é o mesmo. A diferença se situa mais na vocação e na espiritualidade.
Um padre religioso tem o ponto principal da sua vocação no "ser religioso" e como uma "extensão" dessa vocação o "ser sacerdote". Um religioso consagra a sua vida a Deus por meio dos votos de obediência, pobreza e castidade. Porém ele pode ser um religioso sem ser ordenado sacerdote. Os beneditinos, por exemplo, escolhem alguns entre eles para serem ordenados, normalmente escolhem os melhores pregadores.
Já na parte da espiritualidade o padre diocesano tem uma espiritualidade mais livre enquanto, o religioso tem uma espiritualidade atrelada ao carisma do fundador de sua congregração.

Já a diferença entre Bispo e Arcebispo é necessário entender o que é uma Arquidiocese. Uma Arquidiocese é uma diocese mais importante por motivo histórico ou de extensão. Ela pode conter outras Dioceses que são chamadas Dioceses sufragêneas. Então o Bispo no encargo dessa diocese passa a ser chamado de Arcebispo ou Metropolita.

Em relação a titulos conferidos a padres só conheço o título de Monsenhor que é dado a sacerdotes que fizeram obras de grande expressão dentro da Igreja. Exemplo: Padre Jonas Abib recebeu o título de Monsenhor por ter fundado a Canção Nova.

Um Cardeal é um Bispo designado a compor o Colégio Cardinalício que tem a função de eleger o Romano Pontífice. Também auxiliam o mesmo em suas funções administrativas.

Em relação ao poder ou autoridade funciona assim : Um padre deve obediência ao seu Bispo. O Bispo comanda a sua diocese e deve obediência ao Papa. A questão da autoridade deve ser vista deste modo: Ninguém tem autoridade por si mesmo. Ela é conferida pelo próprio Jesus que recebeu toda autoridade no céu e na terra após ter ressucitado (cf. Mt 28, 18). Ou seja o Papa tem autoridade por estar unido ao Cristo em seu ministério e assim os Cardeais/Bispos/Arcebispos recebem sua autoridade também enquanto unidos ao Papa em comunhão ,desse modo, unidos ao próprio Cristo.

Espero ter respondido suas dúvidas e não ter criado mais =P
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso? Empty Re: O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Abr 18, 2011 6:28 pm

Antes de contribuir com este tópico, quero manifestar a minha alegria por reencontrar Allan no nosso fórum. Envio-lhe um abraço e reafirmo o meu compromisso no sentido de orar pelo êxito de sua vocação.

Em relação aos títulos que os padres podem receber, não sei enunciar todos, mas o meu tio, Pe. José Batista Florentino de Oliveira, da diocese de Caruaru-PE, recebeu três títulos durante a sua vida sacerdotal:

1. Cônego
2. Monsenhor
3. Prelado Honorífico do Papa

Não sei se existem outros títulos.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso? Empty Arcipreste

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sáb Ago 27, 2011 10:54 am

Em Portugal há ainda o arcipreste, que está à frente de um arciprestado constituído por várias paróquias (e com vários párocos) e o «pároco» o que está a frente de uma (ou mais) paróquias.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso? Empty Re: O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso?

Mensagem por Binhokraus Sáb Ago 27, 2011 11:09 am

Só quero ressaltar que os títulos dentro da Igreja, não são como por exemplo os títulos ou patentes militares. Excetuando-se os Bispos e o Papa, que por suas funções exercem autoridade em relação aos sacerdotes, todos os outros títulos são de reconhecimento por obras realizadas. Os Cardeais, além das funções já citadas pelo Alan, não tem nenhum poder sobre os outros Bispos. O único que tem autoridade sobre os Bispos é o Papa, o que é normal, já que este é o Sumo Pontífice.

Fiz questão de ressaltar isso, porque a mim parece, que as vezes, as pessoa pensam que a hierarquia eclesial é semelhante a hierarquia militar, o que não procede.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso? Empty Re: O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sáb Ago 27, 2011 12:30 pm

Eu prefiro inverter a pirâmide, e falar em vez de autoridade (ou talvez autoritarismo), falar de representante.
Assim um arcipreste representa todos os párocos do seu arciprestado.
O bispo representa ou responde por todos os párocos.
Um cardeal patriarca dum estado embora não mande nas outras dioceses, representa perante o papa, todos os bispos desse estado.
Um cónego é um «padre» que faz parte de um cabido de uma diocese.
Um «Monsenhor» é um cónego que tem relevância sobre os outros cónegos do cabido.
http://www.diocesedecoimbra.pt/diocese/index.php?option=com_php&Itemid=13
Ainda há o arcebispo que representa os bispos de várias dioceses.
Há também o «coadjutor» que é um padre que ajuda um pároco que tem uma paróquia muito extensa.
E agora há ainda os «diáconos» como na igreja Apostólica, mas que depois, durante muito tempo, passou a ser uma ordem de transição. Agora voltou a haver diáconos (solteiros ou casados) que fazem os serviços «menores» nas «igrejas» em representação do pároco.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso? Empty Re: O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso?

Mensagem por Binhokraus Sáb Ago 27, 2011 12:38 pm

Isso não é totalmente verdadeiro. Embora de fato exista essa representatividade, cada sacerdote, seja bispo ou não, responde por si. Assim, qualquer deslize, é um deslize individual, não sendo o Bispo responsável por responder pelo deslize de um sacerdote de sua diocese. Ao inverter a pirâmide, o senhor mudou completamente o sentido das coisas. Sem contar que um Arcebispo não representa várias dioceses, mas como foi dito acima, ele é responsável por uma Arquidiocese, que pode, conter dioceses menores, não é uma regra, pode conter, mas mesmo que contenha, ele é o responsável por todas elas. Cada Diocese, seja arquidiocese ou não, tem bispos auxiliares para ajudar ao bispo principal.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso? Empty Re: O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sáb Ago 27, 2011 1:08 pm

Eu não me refiro a deslizes.
Eu estava a referir-me a uma representatividade que lhe era dada pelos outros bispos.
Poderia talvez utilizar a palavra mandatário dos outros bispos para o Cardeal patriarca.
Alias a palavra Cardeal quer dizer «principal» e patriarca está relacionado com «padre» ou «pai». Penso que só os cardeais é que presentemente são os eleitores e os elegíveis para «papa».
No caso de «arciprestre» passa-se algo parecido. Ele não é o responsável dos erros dos outros párocos perante o bispo, mas é o mandatário dos mesmos.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso? Empty Re: O que é um presbítero diocesano? E um presbítero religioso?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos