Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Extra Ecclesiam, nulla salus?

4 participantes

Ir para baixo

Extra Ecclesiam, nulla salus? Empty Extra Ecclesiam, nulla salus?

Mensagem por Petrus Romanus Sex Abr 15, 2011 10:00 pm

É o aviso contínuo dos Padres: fora da Igreja católica pode encontrar-se tudo - admite Santo Agostinho - menos a salvação. Pode ter-se honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o "aleluia", pode responder-se "amém", pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusivamente, até pregá-la. Mas nunca, se não for na Igreja católica, pode encontrar-se a salvação." (São José Maria Escrivá - Amar a Igreja pt 24)

Encontra-se a salvação somente na Igreja Santa e Católica, ou quem é de outra igreja também pode salvar-se?
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Extra Ecclesiam, nulla salus? Empty Re: Extra Ecclesiam, nulla salus?

Mensagem por Alan Seg Abr 18, 2011 4:00 pm

Olá Petrus

A pergunta é interessante e a resposta imediata seria como a frase diz: fora da Igreja não há salvação.

Mas vamos refletir sobre ela um pouco.

Para nós cristãos Cristo é o Redentor e Juiz Universal e para os católicos isso é também um dogma. Se somente Cristo pode salvar, a salvação nesse mundo só pode ocorrer mediante a pertença a Cristo fazendo parte de seu corpo. Ora para nós o corpo de Cristo é a Igreja, então a Igreja é por consequência sacramento universal de salvação.

Mas a Igreja não nega a possibilidade de que alguém desconhecendo o Evangelho, sem culpa própria, possa chegar a salvação. Porém essa pessoas será salva por Jesus Cristo na sua Igreja, a Católica Apostólica Romana.

Espero ter respondido às suas perguntas.
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Extra Ecclesiam, nulla salus? Empty Re: Extra Ecclesiam, nulla salus?

Mensagem por Pe. Anderson Seg Abr 18, 2011 4:04 pm

Caros amigos,

Só para completar a resposta do Alan sugiro a nossa respostas nesse tópico:

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t392-salvacao-de-um-nao-batizado?highlight=salva%E7ao+nao+batizado

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Extra Ecclesiam, nulla salus? Empty Quem pode, então, salvar-se?! ...

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sáb Ago 27, 2011 11:38 am

3*Antes de mais, ficai a saber que, nos últimos dias, hão-de vir uns impostores trocistas, que viverão segundo as suas más paixões e, troçando, 4*vos perguntarão: «Em que fica a promessa da sua vinda? Desde que os pais morreram, tudo continua na mesma, como desde o princípio do mundo!»
5*Esquecem-se propositadamente de que, noutros tempos, havia uns céus e uma terra que a palavra de Deus tornou firmes a partir da água e no meio das águas; 6*e, em virtude destas, o mundo de então pereceu afogado. 7*Quanto aos céus e à terra que agora existem, a mesma palavra os tem reservados para o fogo, mantendo-os até ao dia do juízo e da perdição dos ímpios.
8*Mas há uma coisa, caríssimos, que não deveis esquecer: um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um só dia. 9*Não é que o Senhor tarde em cumprir a sua promessa, como alguns pensam, mas simplesmente usa de paciência para convosco, pois não quer que ninguém pereça, mas que todos se convertam. (2ª Pedro 3)
23Olhando em volta, Jesus disse aos discípulos: «Quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que têm riquezas!» 24Os discípulos ficaram espantados com as suas palavras. Mas Jesus prosseguiu: «Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.»
26Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode, então, salvar-se?» 27Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.» (Marcos 10,23-27)
Não devemos confundir salvação com eleição.
https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t730-sacerdotes-ou-presbiteros#9520

Estes são os que não se perverteram com mulheres, porque são virgens; estes são os que seguem o Cordeiro para toda a parte. Foram resgatados, como primícias da humanidade, para Deus e para o Cordeiro. (Apocalipse 14,4)
As primícias (os primeiros frutos) é o conjunto do eleitos (os santos do Altissimo).
Por sua livre decisão, nos gerou com a palavra da verdade, para sermos como que as primícias das suas criaturas.
(Tiago 1,18)
20*Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. 21Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem vem a ressurreição dos mortos. 22E, como todos morrem em Adão, assim em Cristo todos voltarão a receber a vida. 23*Mas cada um na sua própria ordem: primeiro, Cristo; depois, aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24Depois, será o fim: quando Ele entregar o reino a Deus e Pai, depois de ter destruído todo o principado, toda a dominação e poder. 25Pois é necessário que Ele reine até que tenha colocado todos os inimigos debaixo dos seus pés. 26O último inimigo a ser destruído será a morte, 27pois Deus tudo submeteu debaixo dos pés dele. Mas quando diz: «Tudo foi submetido», é claro que se exclui aquele que lhe submeteu tudo. 28E quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, a fim de que Deus seja tudo em todos.
(1ª Corintios 15,20-28)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Extra Ecclesiam, nulla salus? Empty Reis e Sacerdotes do Reino de YHWH

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sáb Ago 27, 2011 12:51 pm

Ele respondeu-lhe: «Em verdade te digo hoje estarás comigo no Paraíso.» (Lucas 23,43)
Não me passa pela cabeça que o malfeitor que pediu a Yeshua que se lembrasse dele quando Yeshua estivesse no Seu Reino, venha a fazer parte da corte celestial dos «santos do Altíssimo», os reis e sacerdotes: os virgens, que nunca se contaminaram com ídolos (mulheres simbólicas); as primícias para YHWH.

Penso sim que irá fazer parte do conjunto de todos os súbditos do Reino de DEUS, sem contudo ser REI, nem sacerdote.
9*Vós, porém, sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável. (1ª Pedro 2,9)
*Vi também alguns tronos; e aos que neles estavam sentados foi dado o poder de julgar. Vi ainda as almas dos que foram decapitados pelo testemunho de Jesus e pela Palavra de Deus, os quais não adoraram a Besta, nem a sua estátua, nem trouxeram na fronte ou na mão o sinal da Besta. Eles reviveram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5*O resto dos mortos não voltou à vida antes de se cumprirem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.
6*Felizes e santos os que tomam parte na primeira ressurreição! Sobre eles a segunda morte não tem qualquer poder; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele durante mil anos.
(Apocalipse 20)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Extra Ecclesiam, nulla salus? Empty Re: Extra Ecclesiam, nulla salus?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos