Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Levítico 10, 16-20 (Tensão entre Moisés e Aarão)

2 participantes

Ir para baixo

Levítico 10, 16-20 (Tensão entre Moisés e Aarão) Empty Levítico 10, 16-20 (Tensão entre Moisés e Aarão)

Mensagem por edson.mmj Seg Out 21, 2013 11:37 am

Prezados irmãos,

Em contato com a Sagrada Escritura, surgiu uma dificuldade de compreensão em Lv 10, 16-20. O trecho segue transcrito ao final da mensagem.

Depois do castigo do Senhor aos irmãos Nadab e Abiú, restaram Eleazar e Itamar. O bode deveria ser imolado em sacrifício expiatório pelo povo. Ocorre que Moisés ficou irado pelo fato dos irmãos sacerdotes não terem consumido sua parte do banquete sacrificial, deixando toda a oferta ser queimada.


  • As dificuldades de compreensão surgem a parti do versículo 18. Quais as situações em que o sangue da vítima não é trazido para dentro do tabernáculo? Toda vítima não deve ser imolada no Santuário? Com deveria ter acontecido o sacrifício, em que local exatamente do Santuário? Gostaria que me detalhassem esse versículo.


  • Nos versículos 19 e 20, o que aconteceu exatamente com Aarão? Porque Moisés ficou satisfeito com a resposta de Aarão? Não consegui compreender o porquê.



16. Moisés se informou acerca do bode imolado pelo pecado, mas eis que ele tinha sido já queimado. Irou-se, então, contra Eleazar e Itamar, os últimos filhos de Aarão:
17. “Por que, disse ele, não comestes no lugar santo o sacrifício pelo pecado? Pois essa é uma coisa santíssima que o Senhor vos deu, a fim de que leveis a iniqüidade da assembléia e façais a expiação por ela diante dele.
18. Já que o sangue da vítima não foi trazido para dentro do tabernáculo, vós devíeis tê-la comido em um lugar santo como ordenei.”
19. Aarão disse-lhe: “Eles ofereceram hoje seu sacrifício pelo pecado e seu holocausto ao Senhor; mas, depois do que me aconteceu, se eu tivesse comido hoje a vítima pelo pecado, teria isso agradado ao Senhor?”
20. Moisés, ouvindo essas palavras, deu-se por satisfeito.
edson.mmj
edson.mmj

Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/08/2013
Idade : 44
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Levítico 10, 16-20 (Tensão entre Moisés e Aarão) Empty Re: Levítico 10, 16-20 (Tensão entre Moisés e Aarão)

Mensagem por Ralão Sex Jan 03, 2014 7:48 am

Boas,

O Antigo Testamento é de facto nas maiorias das situações um conjunto de textos que colocam muita dificuldade de compreenção aos Cristãos de hoje em dia.

Em diversas situações existem actos por parte do Povo de Deus que como que embaraçam as permissas Cristãs actuais, quer pela sua violência quer pela sua justificação.

Admito que será falha minha mas tb eu muitas vezes não me revejo nesse Deus do Antigo Testamento, que por vezes parece Vingativo e Manipulador.

Cumprimentos

Ralão
Ralão
Ralão

Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 56
Localização : Portugal - Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Levítico 10, 16-20 (Tensão entre Moisés e Aarão) Empty Re: Levítico 10, 16-20 (Tensão entre Moisés e Aarão)

Mensagem por edson.mmj Ter Jan 21, 2014 12:54 pm

Vejo os fatos controversos narrados no Antigo Testamento como atos de um povo que está em companhia de Deus, mas ainda não sabe andar com ele.
Quanto às questões que levantei, alguém poderia dar mais
alguma contribuição? Grato.

Edson
edson.mmj
edson.mmj

Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/08/2013
Idade : 44
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Levítico 10, 16-20 (Tensão entre Moisés e Aarão) Empty Re: Levítico 10, 16-20 (Tensão entre Moisés e Aarão)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos