Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar??

5 participantes

Ir para baixo

 Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar?? Empty Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar??

Mensagem por Petrus Romanus Seg Out 10, 2011 10:49 pm

Hoje eu estava conversando com um padre e ele disse sobre a Trindade o seguinte: "Deus, Criador, Pai, se fez homem" então eu perguntei: "Então Jesus Cristo, o Filho, nada mais é do que uma MANIFESTAÇÃO DE DEUS?", ele me disse então: "Sim A Trindade é isso: Deus que se MANIFESTA de três formas: Pai, Filho e Espirito Santo!"
Ai eu pergunto, isso é certo? é que me pareceu meio herético...
Qual é a verdade da Igreja?
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

 Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar?? Empty Re: Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar??

Mensagem por Binhokraus Seg Out 10, 2011 11:25 pm

Caro Petrus, temos um tópico que trata do assunto da trindade: https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t88-santissima-trindade?highlight=Trindade
Recomendo que você leia, e se persistirem as dúvidas volte aqui e tentamos esclarecer. Forte abraço.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

 Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar?? Empty Re: Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar??

Mensagem por Pe. Anderson Seg Nov 07, 2011 2:41 pm

Caro Petrus,

De fato, tecnicamente, o que esse padre defendeu foram afirmaçoes heréticas. Sao afirmaçoes do chamado "Monarquianismo modalista" ou Patripassionistas, que defende que foi o Pai quem padeceu na Cruz e nao Jesus Cristo. Creio que esse padre criou essa confusao em voce porque ele tambem está confuso. Acho que isso se deve à falta de estudo e nao podemos afirmar categoricamente que esse padre cometeu o pecado formal da heresia, que é a negaçao pertinente (consciente) de uma ou mais verdades da fé. Acho que ela afirmou tal coisa por ignorancia; devemos rezar por ele e, se for possível, mostrar para ele bom material de estudo, para que ele possa se conscientizar da verdadeira fé católica.

Coloco aqui um texto que resume bem a
questao:

Monarquianismo modalista
Esta corrente ensinava que o Filho era o próprio Pai ou uma modalidade pela qual o Pai se manifestava; por conseguinte, o Pai terá padecido na cruz (donde o nome patri, de pater, pai; passianismo, de passus, padecido).Tal doutrina, devida a Noeto de Esmirna, foi levada para Roma e Cartago (África), dando origem ao partido patripassiano, que muito agitou a comunidade de Roma.

O Papa Zeferino (198´217), numa declaração oficial, afirmou a Divindade de Cristo e a unidade de essência em Deus, sem, porém, negar, como faziam os patripassianos, a diversidade de pessoas do Pai e do Filho. O modalismo foi estendido por Sabélio, em Roma, ao Espírito Santo. Este pregador professava três revelações de Deus: uma, como Pai, na criação e na legislação do Antigo Testamento; outra, como Filho, na Redenção; e a terceira, como Espírito Santo, na obra de santificação dos homens. Designava cada uma dessas manifestações como prósopon, palavra grega que significava originariamente "máscara ou papel de ator de teatro", visto que posteriormente prósopon significou também pessoa, a doutrina de Sabélio tornou´se ambígua e conquistou muitos adeptos, que de boa fé lhe aderiram sem querer negar a trindade de Pessoas em Deus.

Como se vê, o grande problema consistia em afirmar a Trindade de Pessoas em Deus sem cair no triteísmo ou sem professar três deuses. A controvérsia havia de arder por todo o século IV, envolvendo todas as camadas da população, desde o Imperador até os mais simples fiéis; a ingerência do poder imperial, que desde 313 era simpático ao Cristianismo, contribuiu para tornar difíceis e penosas essas discussões teológicas; elas assumiam, não raro, um caráter direta ou indiretamente político.

A problemática suscitou na Igreja os esforços de numerosos santos e doutores, que, com seus talentos intelectuais e sua vida, colaboraram decisivamente para a reta formulação da fé cristã. O período áureo da literatura cristã está precisamente ligado às disputas teológicas.

Fonte: http://www.veritatis.com.br/doutrina/118-a-igreja/1083-heresias-trinitarias

Para completar o que disse a Erenice. É verdade que a fé trinitária é um mistério em sentido completo, que jamais alcançaremos entende-lo completamente. Mas sim podemos compreende-lo em parte, a partir daquilo que Cristo nos revelou, que é necessário para nossa salvaçao. A partir da Revelaçao de Cristo podemos julgar se uma doutrina ou opiniao está ou nao de acordo com os dogmas, que nada mais sao do que aas verdades bíblicas, elaboradas com palavras semelhantes.

Um grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

 Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar?? Empty Re: Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar??

Mensagem por RenatoPaulo Qua Dez 21, 2011 6:45 am

Ora bem...

Para ja a doutrina da Trindade,nao é uma doutrina actualmente popular,mas sim a Unica doutrina existente que foi dada a conhecer ao homem desde o Gênesis.

Agora eu em nome de Deus vos pergunto:
Quem vos da autorizacao para falarem de coisas Espirituais sem as conhecer?
Quem de vós conhece a "Linguagem"ou a forma de Deus pensar?
Nenhum homem conhece a Linguagem de Deus,mas Deus conhece a linguagem do homem.
Conhecendo pois Deus a linguagem do homem,tambem Deus usou dessa linguagem para se comunicar com o homem.
Por isso Deus,para nos transmitir Suas coisas Santas,deu-nos exemplos visiveis para o homem as perceber conforme seu entendimento.

Tambem eu me atrevo a dizer que em verdade vos digo que Jesus o Cristo é Deus.
Quando sairdes deste mundo,apenas tereis Jesus como Deus.
Aqui esta misterio,e aqui vossos coracoes serao descobertos.Pois para muitos Jesus-Deus nao pode ser possivel!Nao O aceitarao e muitos de vós ao ler este meu comentario tambem se revoltarao.
Mas assim ficais a conhecer vosso coracao e que tipo de amor tendes com Jesus.

Nessa hora a verdade sera conhecida e aqueles que sao contra Deus serao descobertos.
Mesmo aqueles que dizem que amam o Pai,mas nao aceitam Jesus como Deus,parecerao.
E mesmo aqueles que amam a Jesus,mas nao O aceitando como Pai parecerao.

Voltando ao tema:
Vcs nao podem confundir a vida terrena com a vida espiritual.
Jesus encarnou e veio ao mundo para nos salvar e nos mostrar Seu exemplo.
Jesus se fez homem para nos ensinar como um homem deve orar ao Pai!
Ele mesmo orou ao Pai-Deus,para nos ensinar.
Ele nos disse varias vezes que era o filho do homem,mas que tambem era o Filho de Deus.

Vcs ainda nao perceberam que cada um pode ser Jesus Cristo?
Somos todos filhos do homem!E pudemos tambem ser todos chamados filhos de Deus!
Se carregarmos a cruz de Cristo,se agirmos como Cristo,se perdoarmos como Cristo,se amarmos como Cristo,se acreditarmos em Deus e se orarmos a Jesus tambem nós ressuscitaremos.
Jesus encarnou no mundo e gerou um corpo de um homem.Esse homem passou a ser o Filho de Deus,o proprio Jesus-Cristo.Jesus é o Nome de Deus e Cristo o messias que veio de Deus para nos salvar,ajudar e dar-nos o verdadeiro exemplo.
Ora ficamos pois a saber que atraves do nome Jesus-Cristo,existe uma separacao entre o terreno e o divino(ou espiritual).
Assim se separarmos esse nome ficamos com o Jesus-Deus divino e o Cristo terreno.

Agora ficais a saber uma coisa:
Que na hora de vossa morte tereis de proclamar o verdadeiro Nome de Deus para serdes conhecidos.Nessa hora havera muitos rangeres de dentes...
Jesus é Seu Santo Nome!
Jesus o Emmanuel esta convosco.
Jesus é vosso Deus!

Voltando a doutrina da Trindade:
Essa doutrina apenas é valida para o homem terreno entender conforme seu entendimento as coisas de Deus.
Assim o homem entende melhor as coisas.Atraves dessa doutrina e da vinda do messias Jesus,ficou o homem a conhecer Deus.

Na lei antiga antes do messias,as pessoas tinham os profetas e as escrituras para seguirem os mandamentos de Deus.
Com a vinda do messias,Deus deu-nos nova lei e criou Sua Igreja.
Essa Igreja da-vos os ensinamentos e o batismo e prepara-vos nesta vossa vida terrena.
Permanecei nela sempre humildes.
Nem pio dareis,nem revolucoes fareis,nem havera ciumes nem avareza entre vós.
Fazei isso em memoria de Jesus Cristo nosso Senhor e Deus.

Humildade e Fé em Deus,é o principal

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

 Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar?? Empty Re: Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar??

Mensagem por RenatoPaulo Qua Dez 21, 2011 6:15 pm

Eu sou um leigo Catolico.


RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

 Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar?? Empty Re: Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar??

Mensagem por cleidsonal Sex Jan 13, 2012 9:23 pm

O Padre está correto.

cleidsonal

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 39
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/cleidsonal

Ir para o topo Ir para baixo

 Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar?? Empty Re: Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar??

Mensagem por Pe. Anderson Sáb Jan 21, 2012 6:47 am

Caros amigos,

Mais detalhes sobre a doutrina da Santissima Trindade, desde a Biblia e desde a fe crista, vejam:

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t88-santissima-trindade

Outro topico, onde mostramos que o homem é imagem e semelhança do Deus Uno e Trino:

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t71-quem-somos-nos?highlight=que+somos+nos

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

 Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar?? Empty Re: Um padre me fez um confusão na cabeça, alguém pode me explicar??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos