Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onipotência e infinita bondade divinas...

2 participantes

Ir para baixo

Onipotência e infinita bondade divinas... Empty Onipotência e infinita bondade divinas...

Mensagem por Daiane Fonseca Costa Ter Fev 01, 2011 11:20 pm

Amigos, gostaria de esclarecimentos.

Como a onipotência e a infinita bondade divinas são capazes de não se excluir mutuamente, ou seja, como estes 'atributos' que pertencem somente a Deus permanecem invioláveis em relação à entrada do mal no mundo e à liberdade do homem?
A possibilidade do mal já não seria um mal? A liberdade do homem não estaria subordinando Deus, de modo que, para respeitar esta liberdade, Deus não elimina os males?

Sei que Deus é infinitamente perfeito, e que sua perfeição inclui também isso: conciliar o que, a nossos olhos, seria inconciliável. No entanto, gostaria de argumentos que fundamentassem isso.

Aguardo respostas...

Abraços a todos. Que Deus nos abençoe sempre!
Daiane Fonseca Costa
Daiane Fonseca Costa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/12/2010
Idade : 31
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onipotência e infinita bondade divinas... Empty Re: Onipotência e infinita bondade divinas...

Mensagem por Binhokraus Ter Fev 01, 2011 11:56 pm

Olá Daiane. Seja muito bem vinda ao nosso fórum.

Bom, antes de mais nada preciso perguntar se você já olhou os outros tópicos que tratamos da Onipotencia, Oniciência e Onipresença divinas. Caso, não tenha lido, peço que por favor de uma olhada neles primeiro, pois lá já tem bastante material, e acredito que até mesmo de forma indireta, essa questão já tenha sido tratada. Caso, após a leitura, suas questões permanecerem sem resposta, podemos desenvolver algo por aqui mesmo.

Abaixo segue o endereço de tópicos relacionados para facilitar sua busca.
https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t610-predestinacao-e-onisciencia-divina

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t6-onipotencia-de-deus

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t810-se-deus-sabia-que-judas-iria-ao-inferno-antes-mesmo-de-cria-lo-pq-criou

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t729-justica-divina-e-onisciencia-deus-controverso

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t147-deus-e-a-causa-do-mal

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t4-onisciencia-de-deus

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t15-eternidade-de-deus

Permaneça em Deus. E grande abraço.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onipotência e infinita bondade divinas... Empty Re: Onipotência e infinita bondade divinas...

Mensagem por Daiane Fonseca Costa Qua Fev 02, 2011 12:07 pm

Olá, Cleber. Obrigada pela atenção dispensada ao disponibilizar os links.
Retomo algumas colocações do Roberson e do Thales, no tópico "Deus é a causa do mal?", as quais achei múitíssimo interessantes, que gostaria de comentá-las, para estar consicente de que minha interpretação não foi equivocada.

O Roberson disse que "Deus é Amor, e por ser amor não poderia fechar-se em si mesmo, e por isso nos criou para nos amar e sermos amados por Ele."
Disse também que "amor pressupõe liberdade, e para evitar o mal, Deus teria que ter deixado o livre-arbítrio de lado. Isso seria logicamente contra Seu próprio objetivo de criar o ser humano no amor e para o amor. E Deus não Se contradiz."

O fato de Deus não desejar destruir o mal, se para isso ele tiver que destruir a chance de alguém se aproximar dele amando (como colocou o Thales), o que feriria sua infinita bondade - devido às consequências das más escolhas do homem que atingem não apenas quem praticou o mal, mas outros que estão ao redor - e a suposta submissão à liberdade do homem, que o impediria de destruir o mal, ferindo sua onipotência, tem como resposta justamente o fato de que "Deus não pode agir contra a lógica, pois isso é contra a Sua natureza, e que a onipotência consiste em poder fazer aquilo que é absolutamente possível, ou seja, fazer qualquer coisa que não fira o que Ele mesmo determinou"?

Interpretei corretamente?

Aproveito para lançar uma outra questão, que certa vez discutíamos em sala de aula e que não encontramos resposta:

Por que a infinita bondade divina não poupa das consequências do mal aqueles que não optaram livremente pelo mal?

Abraços a todos.

E de fato, este fórum é excelente... discussões muito construtivas.
Os mistérios de Deus são fascinantes. Deus e a sua Igreja me fascinam, e procurar compreendê-los melhor (na medida em que a infinita bondade de Deus nos revele) é essencial para que estejamos sempre prontos a dar "razão da nossa esperança", como nos exorta São Pedro em sua carta!

Que Deus nos abençoe!
Daiane Fonseca Costa
Daiane Fonseca Costa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/12/2010
Idade : 31
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onipotência e infinita bondade divinas... Empty Re: Onipotência e infinita bondade divinas...

Mensagem por Binhokraus Sex Fev 04, 2011 10:58 am

Não vi problemas no que você disse. Acredito que a princípio é isso mesmo. Talvez depois o Pe. Anderson ou outro tira dúvidas possa fazer alguma consideração mais profunda, já que filosofia e teologia não são o meu forte... sou mero curioso nessas matérias.

Agora, quanto a sua questão, na minha condição de curioso, eu vou arriscar uma resposta, que pelo menos vai lançar luzes a questão.

Um problema que a humanidade tem, é ser individualista. O fato de eu não ter escolhido livremente o mal, não impede que eu enfrente as consequencias pelas escolhas erradas de outras pessoas.
Para muitos isso é injusto. Mas só por causa do pensamento individualista, que a cada dia mais, cresce na nossa sociedade moderna.

Precisamos entender que a humanidade, apesar de ser composta por vários indivíduos, é uma só. A escolha de um, seja ela boa ou ruim, afeta a todos. Afeta de maneira mais perceptível aqueles que estão a nossa volta, ou que estejam diretamente relacionados com a escolha feita. Mas todos são afetados em escala mundial.

Como podemos comprovar isso? Bom, Jung já falava do inconsciente coletivo, e alguns fatos recentes, sugerem que talvez ele esteja mesmo correto em alguns aspectos. É sabido que as pessoas são submetidas aos testes de QI já a algum tempo. Esses testes são basicamente os mesmos, com as mesmas perguntas, em praticamente todo lugar do mundo. Percebe-se que ao longo dos anos, as pessoas estão acertando cada vez mais questões destes testes. Isso poderia sugerir que o QI da população está aumentando. Porém, o que se verifica não é bem isso. Então, postula-se, que quanto mais pessoas aprendem uma coisa, as outras tem maior facilidade de aprender aquela mesma coisa.

Ora, nós observamos isso claramente. As crianças, ainda bem pequenas, tem uma facilidade tremenda em lidar com tecnologia, celulares, computadores, video games, e ninguem ensinou, elas simplesmente tem mais habilidade para aprender a manusear tais aparatos tecnológicos que gerações passadas. Ou seja, o conhecimento de gerações passadas, ajuda as gerações futuras a ter mais facilidade. Isso serve para tudo.

Tudo isso sugere que, de alguma forma, todos nós estamos conectados. Logo, mesmo que eu não escolha livremente pelo mal, as consequencias de outros que o fazem, recaem também sobre nós. Então, o que eu faço ou deixo de fazer afeta não só a mim, mas também a todos que estão a minha volta, e de uma certa forma, afeta a todos no mundo todo. Sejam pelas coisas boas ou pelas ruins que escolhemos.

Não sei se ajudei, mas penso que é por ai... hehehe


Última edição por Binhokraus em Sex Fev 04, 2011 11:04 am, editado 1 vez(es)
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onipotência e infinita bondade divinas... Empty Re: Onipotência e infinita bondade divinas...

Mensagem por Daiane Fonseca Costa Sex Fev 04, 2011 11:04 am

Olá...

Ajudou sim...

Obrigada!!!

Abraços, em Cristo,
Daiane!
Daiane Fonseca Costa
Daiane Fonseca Costa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/12/2010
Idade : 31
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onipotência e infinita bondade divinas... Empty Re: Onipotência e infinita bondade divinas...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos