Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que excluímos algumas mensagens?

Ir para baixo

Por que excluímos algumas mensagens? Empty Por que excluímos algumas mensagens?

Mensagem por Pe. Anderson Dom Dez 12, 2010 2:45 pm

Caros amigos,

“Eu não pequei contra a luz” (Beato Cardeal Newman).

Gostaria de esclarecer mais uns pontos em geral, do nosso fórum, e fazer alguns comentários sobre a postura de alguns usuários do nosso fórum.Em primeiro lugar: não excluímos mensagens do nosso fórum de maneira arbitrária. Quando o fazemos temos sempre critérios, que gostaria de expor aqui.

a) Excluímos alguns textos quando se inicia um novo tópico com o pouco inteligente método de “copiar” “colar” textos de sites protestantes no nosso fórum. O motivo é que “quemtembocavaiaroma” é um fórum de discussões e não um blog protestante. Quem quer escrever textos longos ou difundir textos já feitos pode fazer blogs o sites específicos. O nosso objetivo é dialogar e não impor nada a ninguém;

b) Há algumas mensagens que parecem que foram excluídas, mas não o foram. Isso porque há tópicos que foram movidos recentemente e outros que foram unidos a outro tópicos, pois há um grande números de tópicos com assuntos repetidos, que nós procuramos unificar, para facilitar o acesso dos nossos leitores. Portanto, se alguém perceber que faltam mensagens, por favor, que procure melhor nos tópicos ou nos envie uma mensagem pessoal. Nós possuímos um arquivo com todas as mensagens que foram excluídas e, se alguém reclamar e a reclamação for justa, podemos mover novamente as mensagens aos tópicos correspondentes.

c) Depois, excluímos algumas mensagens que apresentam um tom ofensivo ou contra nossa fé ou contra outros usuários do nosso fórum. Em geral excluímos as mensagens em que há acusações ofensivas, gratuitas e que não colaboram com nenhum argumento relevante para os tópicos. Há algumas mensagens um pouco ofensivas (em geral movidas a nós “tira-dúvidas oficiais”) que nós mantemos, por estarem mescladas com argumentos que podem ser considerados. Há algumas assim do senhor Manuel, que não foram excluídas, por exemplo. Há algumas poucas que não não toleramos: são as ofensivas contra pessoas que nós amamos. Dessa forma, não suportamos que ninguém venha no nosso fórum católico e publique mensagens, por exemplo, a Maria, a “Mãe do meu Senhor” a quem nós dedicamos um amor filial. Contra o amor filial não há argumentos. Estou certo que, se alguém entrasse na minha casa e ofendesse a minha mãe, o único que eu poderia fazer era usar os argumentos que eu aprendi nos 7 anos em que eu fiz karatê. Tenho certeza que teria a obrigação de fazê-lo e creio que se o fizesse, não seria mais do que um pecado venial. O mesmo válido no nosso fórum. Não admitimos nenhuma afirmação irreverente em relação à “Serva do Senhor” a quem “todas as gerações chamarão de bem-aventurada”. Sabemos bem que o Demônio, o dragão do Apocalipse está sempre disposto de vomitar violências e blasfêmias contra ela e isso nós aqui nós não o permitimos. Se Jesus Cristo nos disse que deveríamos amar até aos nossos inimigos, quanto mais não deveríamos amar a sua mesma Mãe?

d) Felizmente, vemos que nosso fórum tem quase 600 pessoas e são pouquíssimas as mensagens excluídas do nosso fórum até hoje. Isso porque, certamente, a imensa maioria das pessoas que nos acompanham são bem educadas e tem um verdadeiro espírito cristão. Damos sempre graças a Deus por isso. Até hoje, excluímos mensagens de menos de uns 5 usuários do nosso fórum. Creio que temos muitos mais motivos para nos alegrar do que nos entristecer.

Agora gostaria de aprofundar um pouco mais. Por que nós excluímos mensagens puramente ofensivas e permitimos que algumas mensagens ofensivas referidas a nós (quando estao mescladas com argumentos) permaneçam no nosso site. Se vocês me permitirem, gostaria de responder à essa questão a partir de uma reflexão filosófica.

Um dos maiores filósofos católicos vivos na atualidade é o alemão Robert Spaemann (grande amigo do Papa Bento XVI). Esse senhor é espetacular e, infelizmente, é quase totalmente desconhecido no Brasil. Esse senhor faz reflexões muito sérias sobre os problemas atuais.
Uma delas foi feita no período da Guerra do Golfo. Ficaram conhecidas em todo o mundo umas fotos nas quais alguns militares americanos estavam “humilhando” certos prisioneiros de Guerra.

Spaemann dizia que, ao olhar aquelas fotos, aparentemente vemos soldados humilhando a outros. Mas, se olharmos com mais atenção, o que vemos é que quem está realmente perdendo a dignidade são os soldados que agridem e não os agredidos. Conclusao: uma pessoa pode ser humilhada, ofendida, mas não perde com isso a própria dignidade. Porque, no fundo, ninguém pode tirar a nossa dignidade, somente cada um de nós pode perde-la, com os próprios atos.

Dessa forma, que ofende gratuitamente é que está perdendo a própria dignidade e não quem sofre a agressão.

No fundo, por detrás dessas reflexões de Spaemann está presente a idéia de Platao: é melhor sofrer a injustiça do que comete-la. Porque quem faz a injustiça se torna injusto; quem a sofre, não perde nada do que realmente tem.

Por isso, quando retiramos algumas mensagens que são gratuitamente ofensivas estamos, no fundo tendo um ato de caridade com nosso usuários, que, em raríssimas vezes (devemos dizer), nos ofenderam gratuitamente. Não estamos permitindo que dessa forma uma pessoa, a quem respeitamos, não faça um papel ridículo. Quando apagamos mensagens temos a vontade de preservar a boa fama dos usuários do nosso fórum e não a nossa.

Espero que assim esclarecemos bem a questão. Um grande abraço e que Deus abençoe a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos