Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

foi Pedro o primeiro papa

+7
Catholic
Rafaela Botelho
fcastro
Pe. Anderson
Binhokraus
Yuri07
Ralão
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

foi Pedro o primeiro papa - Página 2 Empty Re: foi Pedro o primeiro papa

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Jan 05, 2011 2:42 pm

Não devemos confundir KEFA ou Cefa (Pedro ou Pedra) com PAPA (πάππας).
Pedro significa «pedra» ao passo que PAPA significa Pai (ou papai), é uma uma palavra carinhosa para pai (Veja Wikipédia - clique aqui)
Quanto ao uso de ABBA que em hebraico também significa papai, (confira aqui) temos a advertência de Yeshua em Mateus 23, verso 9
9E, na terra, a ninguém chameis 'Pai', porque um só é o vosso 'Pai': aquele que está no Céu.
.(Mateus 23)
Aqui, Pai em hebraico ABBA significa PAPAI (título que Yeshua usava referindo-se ao PAI Celestial), é comparado com o título que os escribas e fariseus (Doutores) orgulhosamente usavam então.
Portanto, concluo que Pedro nunca foi ABBA (PAPA).

Quanto ao Primado de Pedro também temos a admoestação de Yeshua:

11*O maior de entre vós será o vosso servo. 12Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.
(Mateus 23, 11-12)

Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos
(Marcos 9,35)

Esta última frase de Yeshua destrói todo o princípio de PRIMADO, e realça o de SERVIÇO.

Desta forma podemos concluir que PEDRO (Apóstolo) nunca foi PAPA em vida.

Foi sim nomeado PAPA à posteriori, pelos homens, muitos anos depois da sua morte.
Nesta altura, supostamente, já existia o título de PAPA.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

foi Pedro o primeiro papa - Página 2 Empty Re: foi Pedro o primeiro papa

Mensagem por Pe. Anderson Ter Fev 22, 2011 9:25 am

Caros amigos,

Hoje, festa da Cátedra de Sao Pedro, publico aqui um texto excelente que explica muito bem a questao aqui apresentada. Se trata de uma homilia belíssima de Sao Leao Magno, onde vemos como os cristaos de todos os tempos sempre interpretaram esses textos bíblicos.


Dos Sermões de São Leão Magno, papa
(Sermo 4 de Natali ipsius, 2-3: PL 54,149-151) (Séc.V)

A Igreja de Cristo ergue-se na firmeza da fé do apóstolo Pedro

Dentre todos os homens do mundo, Pedro foi o único escolhido para estar à frente de todos os povos chamados à fé, de todos os apóstolos e de todos os padres da Igreja. Embora no povo de Deus haja muitos sacerdotes e pastores, na verdade, Pedro é o verdadeiro guia de todos aqueles que têm Cristo como chefe supremo. Deus dignou-se conceder a este homem, caríssimos filhos, uma grande e admirável participação no seu poder. E se ele quis que os outros chefes da Igreja tivessem com Pedro algo em comum, foi por intermédio do mesmo Pedro que isso lhes foi concedido.

A todos os apóstolos o Senhor pergunta qual a opinião que os homens têm a seu respeito; e a resposta de todos revela de modo unânime as hesitações da ignorância humana.

Mas, quando procura saber o pensamento dos discípulos, o primeiro a reconhecer o Senhor é o primeiro na dignidade apostólica. Tendo ele dito: Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo, Jesus lhe respondeu: Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu (Mt 16,16-17). Quer dizer, és feliz, porque o meu Pai te ensinou, e a opinião humana não te iludiu, mas a inspiração do céu te instruiu; não foi um ser humano que me revelou a ti, mas sim aquele de quem sou o Filho unigênito.

Por isso eu te digo, acrescentou, como o Pai te manifestou a minha divindade, também eu te revelo a tua dignidade: Tu és Pedro (Mt 16,18). Isto significa que eu sou a pedra inquebrantável, a pedra principal que de dois povos faço um só (cf. Ef 2,20.14), o fundamento sobre o qual ninguém pode colocar outro. Todavia, tu também és pedra, porque és solidário com a minha força. Desse modo, o poder, que me é próprio por prerrogativa pessoal, te será dado pela participação comigo.

E sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la (Mt 16,18). Sobre esta fortaleza, construirei um templo eterno. A minha Igreja destinada a elevar-se até ao céu deverá apoiar-se sobre a solidez da fé de Pedro.

O poder do inferno não impedirá esse testemunho, os grilhões da morte não o prenderão; porque essa palavra é palavra de vida. E assim como conduz aos céus os que a proclamam, também precipita no inferno os que a negam.

Por isso, foi dito a São Pedro: Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus (Mt 16,19).

Na verdade, o direito de exercer esse poder passou também para os outros apóstolos, e o dispositivo desse decreto atingiu todos os príncipes da Igreja. Mas não é sem razão que é confiado a um só o que é comunicado a todos. O poder é dado a Pedro de modo singular, porque a sua dignidade é superior à de todos os que governam a Igreja.

"Pedro, eu te conhecia, já bem antes de chamar-te do teu barco junto ao lago, e de ti fiz o pastor do rebanho que é meu povo. A ti eu confiei as chaves do meu Reino. O que ligares na terra, será ligado nos céus;"

Fonte do texto:
http://www.liturgiadashoras.org/oracao.html

Creio que com isso fechamos essa discussao. Se alguem quiser colocar alguma questao relacionada com esse tema, envie-nos uma mensagem pessoal ou, se for algo muito bom e novidade no nosso forum, por favor, crie um novo tópico.

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

foi Pedro o primeiro papa - Página 2 Empty Re: foi Pedro o primeiro papa

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Jul 08, 2013 8:46 pm

Caros amigos,

Por solicitação de Jonas, estou desbloqueando este tópico, no sentido de viabilizar a sua continuidade. Devo esclarecer a todos que foi aberto um outro tópico que se insere na temática deste e que foi bloqueado em virtude deste já existir. Entretanto, quando tranquei o outro tópico justificando a existência deste, não tive a preocupação de verificar se este estava bloqueado, como realmente estava. Assim, comunico a todos que o presente tópico está aberto e colocado à disposição dos amigos.

Aproveito a oportunidade para me fazer desculpar diante do acontecido, e agradecer ao Jonas pelas suas observações e ricas sugestões. Entretanto, junto ao meu pedido de desculpas, tenho que relembrar a todos que o afastamento dos demais membros da equipe do fórum me deixou muito sobrecarregado tanto pelo pouco tempo disponível quanto pela minha falta de qualificação para manusear as ferramentas do fórum, das quais algumas são bastante complexas para mim que sou leigo em matéria de informática.

Acredito que me fiz compreender, e mais que isso, espero poder contar com a compreensão de todos.

Um grande abraço a todos !!!

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

foi Pedro o primeiro papa - Página 2 Empty Re: foi Pedro o primeiro papa

Mensagem por MSPP Sex Jul 12, 2013 5:46 pm

Começo a acreditar em milagres! ...
Supõe-se que Pedro Apóstolo foi o 1º Papa, mas a verdade é que ele nem sequer sabia.
Mas olhando ao significado da palavra PAPA que quer dizer «pai» e sabendo que Pedro foi casado, podemos supor que ele teve algum filho ou filha, mas não temos a certeza.

Ele foi sim «pescador» de «peixes» e o Messiah nomeou-o pescador de Homens para a proclamação das BOAS NOVAS do REINO.

Eu continuo à espera que esse REINO do Messiah tenha cumprimento, aqui na terra e em breve, se se concretizar o meu sonho que tive em finais do ano passado.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=1+Rs+8:22-53

http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=1+Rs+9#5


11 O SENHOR fez um juramento a David, 
uma promessa a que não faltará: 
"Hei-de colocar no teu trono 
um descendente da tua família.
12Se os teus filhos guardarem a minha aliança 
e os preceitos que lhes hei-de ensinar, 
também os filhos deles se hão-de sentar 
para sempre no teu trono."

http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Sl+132#11

Também em Mateus 23 Yeshua disse aos seus discípulos que a ninguém chamassem de PAI (ou PAPA) a não ser o PAI (ou PAPA) que está no céu, do que se induz que muito antes de Pedro já havia alguém que era tratado de PAI (ou PAPA) e o Messiah queria que esse costume não se instalasse entre os seus discípulos.


9E, na terra, a ninguém chameis 'Pai', porque um só é o vosso 'Pai': aquele que está no Céu
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Mt+23


MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

foi Pedro o primeiro papa - Página 2 Empty Re: foi Pedro o primeiro papa

Mensagem por MSPP Sex Jul 12, 2013 5:58 pm

Observação:
Uma coisa são as justificações que se dão para isto ou aquilo; outra é a vontade nitidamente expressa do Messiah cuja vinda aguardo com todo o entusiasmo.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

foi Pedro o primeiro papa - Página 2 Empty Re: foi Pedro o primeiro papa

Mensagem por MSPP Sex Jul 12, 2013 6:07 pm

Para que servem as «chaves»?!
Para abrir a «porta» para entrar ou sair.
Tudo indica que Pedro entrou (isto é faz parte dos escolhidos» para o Reino que há-de vir, e que é regido pelo Messiah e seus coadjutores: os «Santos do Altíssimo».)
Não confundamos «escolhidos» para SEMPRE com «sucessores» numa determinada tarefa terrestre provisóeia.
Espero que esse tão esperado Reino na terra (como prometido por YHWH) venha depressa e que se cumpram as palavras de Zacarias:


16Os que restarem de todas as nações, que tiverem marchado contra Jerusalém, irão todos os anos adorar o Rei, o SENHOR do universo, e celebrar a festa das Tendas.
17Qualquer das famílias da terra que não subir a Jerusalém adorar o Rei, o SENHOR do universo, não receberá chuva!
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Zc+14

Ora esta profecia ainda não se cumpriu, porque o REINO do Messiah ainda não foi estabelecido, na terra, conforme prometido, apenas no céu.

O cristianismo não celebra a festa das TENDAS, mas será celebrada pelas nações logo que reine o Messiah, na terra.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

foi Pedro o primeiro papa - Página 2 Empty Re: foi Pedro o primeiro papa

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Abr 19, 2017 10:52 am

Eu gostaria muito que Yeshua venha estabelecer o mais depressa possível na terra.
O que se me consta é que cada vez essa vinda é mais esperada e falada e comentada, em especial na «internet».

Se Cristo não vier estabelecer o seu reino, não vale a pena viver na terra, em especial porque cada vez somos mais velhos, caducos e fracos.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

foi Pedro o primeiro papa - Página 2 Empty Re: foi Pedro o primeiro papa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos