Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre o sacramento da Confissão

+8
Maria Inez
Arthur
quemtembocadizaverdade
Binhokraus
Paulo Henrique Viana
Pe. Anderson
Flávio Roberto Brainer de
Rita Santos Rocha
12 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas sobre o sacramento da Confissão - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre o sacramento da Confissão

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Jul 01, 2011 12:31 pm

Muito bem.
Mas eu digo: Crer em quem?!
Aqui é que está a diferença!

Um dia eu estava a ler a Bíblia no combóio quando ia para o emprego.
Um jovem que julgo ser evangélico perguntou-me se eu era «crente».
Eu respondi: Crente em quem?! Em Cristo?!
Ele disse: Sim.
Eu respondi: Sim, sou crente em Cristo.

Assim, eu distingo as pessoas em quem posso acreditar.

Ora quando Cristo disse a Tomé
"FELIZES OS QUE NÃO VIRAM E CRERAM" (Jo 20,29).
(João 20,19-29)
estava a referir-se às boas novas da ressurreição que ELE mesmo tinha anunciado antes de ter sido morto.

Contextos inteiramente diferentes!
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o sacramento da Confissão - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre o sacramento da Confissão

Mensagem por Binhokraus Sex Jul 01, 2011 9:46 pm

Lamento sr. Manuel, mas o senhor equívoca-se mais uma vez. Quando ressucitado Jesus apareceu aos discípulos, mas tomé não estava. Contaram a Tomé que o mestre tinha aparecido, ele não acreditou e disse que se não visse, se não colocasse o dedo nas chagas não acreditaria. Jesus tornou a aparecer, convidou Tomé para tocar as chagas e por a mão no lado aberto, ao que Tomé exclamou: "Meu Senhor e Meu Deus!" E ai Jesus diz o que o Flávio postou. Esse é o contexto. Feliz dos que acreditam sem ver! O senhor disse que é como Tomé, precisa ver pra crer. Palavras suas...
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o sacramento da Confissão - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre o sacramento da Confissão

Mensagem por Pe. Anderson Sáb Jul 02, 2011 5:25 am

Caros amigos,

Desculpa, mas o tema aqui é o Sacramento da Penitência. Voltemos ao tema, por favor. Se nao há mais dúvidas sobre esse tema, fecharemos o tópico. Creio que tudo está já respondido. Quem nao quiser ter fé, respeitamos, pois a fé é um dom, nao somente fruto de argumentos.

Rezemos uns pelos outros, pois, e voltemos aos temas que realmente interessam.

Grande abraço e que o Senhor abençoe a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o sacramento da Confissão - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre o sacramento da Confissão

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sáb Jul 02, 2011 1:50 pm

Senhor «Nunes Kraus»,
Escrevi pouco e não compreendeu como de costume:

Cristo disse, sim, aos seus discípulos que ia ser morto e ressuscitar:
(Mateus 17,23; Mateus 16,21; Mateus 20,19; Lucas 9,22; Lucas 18,33)

Assim como Jonas esteve no ventre do monstro marinho, três dias e três noites , assim o Filho do Homem estará no seio da terra, três dias e três noites.
(Mateus 12,40)

Já que o tema vai ser trancado, queria deixar bem claro, que o mais importante é o perdão como disse o Cristo que deixou sacrificar a sua vida humana:
(Mateus 9,13; e Mateus 12,7)

É a chave do perdão que Cristo nos deu para sermos salvos da morte eterna.
(Mateus 5,43-48; Mateus 6,9-14))

E esta chave deve ser usada por todos: ricos e pobres; sábios e ignorantes; grandes e pequenos; judeus e pagãos.

Aprendamos todos já agora a usá-la sem protelar isso para o dia seguinte.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o sacramento da Confissão - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre o sacramento da Confissão

Mensagem por Pe. Anderson Dom Jul 03, 2011 4:25 am

Caros amigos,

Vejam esse texto, do citado encontro acima do Papa com as crianças de Roma, em 2005:

Andrea: "A minha catequista, ao preparar-me para o dia da minha Primeira Comunhão, disse-me que Jesus está presente na Eucaristia. Mas como? Eu não o vejo!".

Bento XVI: Sim, não o vemos, mas existem tantas coisas que não vemos e que existem e são essenciais. Por exemplo, não vemos a nossa razão, contudo temos a razão. Não vemos a nossa inteligência e temo-la. Não vemos, numa palavra, a nossa alma e todavia ela existe e vemos os seus efeitos, pois podemos falar, pensar, decidir, etc... Assim também não vemos, por exemplo, a corrente eléctrica, mas sabemos que existe, vemos este microfone como funciona; vemos as luzes. Numa palavra, precisamente, as coisas mais profundas, que sustentam realmente a vida e o mundo, não as vemos, mas podemos ver, sentir os efeitos. A electricidade, a corrente não as vemos, mas a luz sim. E assim por diante. Desse modo, também o Senhor ressuscitado não o vemos com os nossos olhos, mas vemos que onde está Jesus, os homens mudam, tornam-se melhores. Cria-se uma maior capacidade de paz, de reconciliação, etc... Portanto, não vemos o próprio Senhor, mas vemos os efeitos: assim podemos entender que Jesus está presente. Como disse, precisamente as coisas invisíveis são as mais profundas e importantes. Vamos, então, ao encontro deste Senhor invisível, mas forte, que nos ajuda a viver bem.

A afirmaçao "as coisas essenciais da vida sao essenciais aos olhos" é uma afirmaçao do livro o Pequeno Príncipe, um livro escrito para crianças e a partir dessa afirmaçao o Papa respondeu à crianças o que é o dom da fé. Essa afirmaçao está muito de acordo com a do Senhor nos Evangelhos: "bem-aventurados os que creram sem ter visto" (Jo 20,29).

O livro "O Pequeno Príncipe" é genial e é uma sátira feita numa linguagem infantil aos racionalistas, aqueles que pensam que viver é contar, que a razao só se reduz à capacidade de resolver problemas matemáticos e que dizem só acreditar no que veem. Nesse livro vemos que os valores essenciais da vida (a amizade, a inocência, o amor, a gratuidade, a generosidade etc.) sao invisíveis aos olhos, mas sao o que sustenta a vida humana. O mesmo vale para a fé.

Grande abraço a todos.

Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o sacramento da Confissão - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre o sacramento da Confissão

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Jul 03, 2011 4:58 am

Que beleza, Pe. Anderson, este seu comentário!

Muitas vezes algumas pessoas querem compreender todas as coisas à luz da razão.

No livro "O Pequeno Príncipe", Saint-Exupéry, cheio de propriedade, afirma que "SÓ SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO".

Nas Sagradas Escrituras, São Paulo, cheio do Espírito Santo de Deus, afirma que "O JUSTO VIVE PELA FÉ" (Gl 3,11).

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o sacramento da Confissão - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre o sacramento da Confissão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos