Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tempo do Advento

Ir para baixo

Tempo do Advento Empty Tempo do Advento

Mensagem por Davison Sáb Dez 05, 2009 10:51 pm

Olá pessoas!

Chegamos ao início de mais um ano litúrgico e recomeçamos o tempo do advento.

Tempo, palavra simples e no entanto tão preciosa. Com ele nós estabelecemos uma estranha relação, pois nos acampanha em toda a vida. Falar do tempo é falar de algo que é esquisito, contraditório, porque se de um lado é cronos, que passa e nos revela que tudo passa, por outro lado, é kairós, é tempo não medido, é tempo atemporal, tempo de graça, de presença. Se o cronos marca a ausência dos que amamos, se nos recorda que nada dura, tudo e todos passam, o kairós nos revela que é possível estabelecer uma relação que rompe os limites, que não esteja sujeita ao que perece, que se atualiza, que reacontece.

Este é o sentido belo doadvento, do tempo litúrgico como um todo, nos recordar que é permitido romper os limites do tempo, pois o Cristo que venceu a morte, também venceu o tempo que nps marca. Se há dois mil anos da ausência de Cristo, cronologicamente, há para os que tem fé uma presença constante que não se limita ao tempo, pois o que é a Eucaristia senão o mistério deste kairós para a humanidade?

Bom, simples devaneios de alguém que está sem sono, tentando romper o tempo que me leva ao passado e me faz lembrar aquilo que quero esquecer. Abç fraterno.
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos