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Dons do Espírito Santo de Deus

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Mensagem por fcbalter Ter Nov 03, 2009 1:55 pm

Olá a todos os membros deste maravilhoso fórum o qual nos esclarece muitas coisas de nossa fé.

Gostaria que alguém me esclarecesse os dons do espírito santo, conheço eles mais não profundamente, e adoraria ter um conhecimento mais aprofundado sobre esses dons maravilhosos vindos de Deus.

Atenciosamente. Dons do Espírito Santo de Deus Icon_wink
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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Nov 03, 2009 10:23 pm

SPIRITVS QVI A PATRE PROCEDIT, ILLE ME CLAIFICABIT! ALLELVIA!

Meu Caro Felipe,

Que a paz do Senhor Jesus esteja sempre no seu coração!

A palavra "dom" é de origem latina "DONUM", e quer dizer presente, dádiva, privilégio, vantagem, virtude, poder, condão, mérito, merecimento. Já a palavra "carisma" é de origem grega "KARISMA", e quer dizer graça divina, graça que cada cristão recebe de modo especial do Espírito Santo de Deus para o bem dos outros irmãos em Cristo.

Os dons do Espírito Santo são muitos e nem todos estão contidos nas Sagradas Escrituras. Há uma organização didático-pedagógica no estudo dos dons e carismas espirituais que, para compreendermos necessitamos de um tempo considerável.

No ritual do sacramento da confirmação (CRISMA) e na seqüência do Espírito Santo estão contidos os sete dons descritos pelo profeta Isaias: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus (Is 11,2-3). Estes dons nos prepara para a santidade e são conhecidos como dosn crismais ou infusos.

Há também os dons efusos que se constituem em dons de serviço, de formação e de aperfeiçoamento dos ministérios na Igreja, descritos principalmente por São Paulo (Rm 8,26; 12,6-8; 1Cor 12,4-11.28; 13,1-13), com especial destaque para o amor, a caridade.

Para uma melhor compreensão a respeito dos dons,é importante estudá-loa a partir dos dons sobrenaturais conhecidos como dons de Adão.

DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO, COM A GRAÇA DE DEUS, VOU ACRESCENTANDO ALGUMA COISA.

Sancta Dei genitrix, ora pro nobis!
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Mensagem por fcbalter Qua Nov 04, 2009 11:45 am

Muito Obrigado Flávio me esclareceu bastante algumas duvidas porem eu gostaria também de saber sobre a manifestação do Espírito Santo durante uma oração - Por exemplo oração em línguas palavra de sabedoria etc.... Dons do Espírito Santo de Deus Icon_smile
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Mensagem por fcbalter Qua Nov 04, 2009 12:56 pm

Queria no momento estou curioso sobre os dons de Adão o que seriam esses dons?


atenciosamente
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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Nov 04, 2009 2:03 pm

"A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância" (1Cor 12,1).

Meu Caro Felipe,

Que a paz de Jesus esteja no seu coração!

Quando Deus criou o homem, o criou à sua imagem e semelhança (Gn 1,26a) e o criou repleto de DONS SOBRENATURAIS. Adão conhecia a Deus como quem o via. Tinha a maior intimidade com Deus que um homem já pode ter, conhecendo a Deus diretamente, sem a necessidade de raciocínios, sermões ou discursos, poedendo vê-lo clara e imediatamente na glória. Isso era o dom da GRAÇA SANTIFICANTE na mais perfeita plenitude.

Se não tivesse pecado, Adão não provaria a morte física, pois "foi pelo pecado que o homem contraiu a morte" (Rm 5,12), e desse modo, antes de pecar, ao ser criado por Deus, Adão recebera o dom da IMORTALIDADE.

Adão não tinha desejos de quaisquer cobiça voluntária e involuntária. Não ostentava nada, nenhum bem material ou espiritual, pois desfrutava de uma vida de fartura de bens temporais e espirituais sem medo de perdê-los. Ele dominava sem cobiça todas as coisas terrestres que Deus lhe tinha confiado: "Reine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre os répteis que se arrastam sobre a terra. Eis que vos dou toda erva que dá sementes sobre a face da terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas as suas sementes, para que vos sirvam de alimento" (Gn 1,26b.29), e este era o dom da IMUNIDADE DE CONCUPISCÊNCIA.

Adão, sem nunca ter estudado, recebeu o conhecimento pleno de todas as coisas terrestres, nomeando plantas e animais, e conhecendo suas propriedades e características. Este era o dom de CIÊNCIA.

Finalmente, Adão não conhecia o sofrimento. Todo o sofrimento que conhecemos hoje é conseqüência do pecado. Este não conhecer o sofrimento era o dom da IMPASSIBILIDADE.

Portanto, o homem foi criado imagem e semelhança de Deus. Esta imagem e semelhança não conferia ao homem os atributos divinos, mas lhe dava caracteres de Deus, sendo o homem um ser imortal, livre de cobiças, cheio de sabedoria, cheio de vida plena, cheio de graça da parte de Deus. Estes dons eram SOBRENATUAIS e tinham uma característica muito individual, pois eram para o gozo e felicidade do próprio homem. Estes dons são conhecidos também como DONS DE ADÃO e tiveram existência enquanto não aconteceu o pecado. Com o pecado, o homem perdeu estes dons. A imagem e semelhança de Deus que havia no homem foi maculada, limitando a sua intimidade com Deus e tornando-o como órfão perante a sua própria consciência.

Com este pequeno resumo, espero tê-lo ajudado.

No amor de Jesus e de Maria, fraternalmente, o abraço.
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Mensagem por são vieira Qua Nov 04, 2009 2:32 pm

sr. flávio... há um ponto que não achei bem explicado...
imortalidade segundo as escrituras não é igual a vida eterna...

A palavra grega a-tha-na-sí-a é formada pelo prefixo negativo a, seguido duma forma da palavra para “morte” (thá-na-tos). Assim, o sentido básico é “imortalidade”, e refere-se à qualidade de vida que se usufrui, seu caráter infindável e indestrutível. (1Co 15:53, 54 ; 1Ti 6:16 ) A palavra grega a-fthar-sí-a, que significa “incorrupção”, refere-se àquilo que não pode decompor-se ou ser corrompido, aquilo que é imperecível. — Ro 2:7; 1Co 15:42, 50, 53; Ef 6:24; 2Ti 1:10.

só é associado imortalidade a Deus, jesus e aos santos escolhidos e aprovados por Deus pois provaram que mereciam a plena confiança de Deus para usufruir vida em si mesmos e usufruem do pacto, ou seja, não dependerem de Deus para viver...mas nem todos usufruem de imortalidade mas a maioria usufruirá de vida eterna...a mesma condição de Adão...tanto os anjos como os humanos em geral debaixo do governo de Deus usufruirão tal vida perfeita enquanto obedientes...

imortalidade não é igual a vida eterna

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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Nov 04, 2009 3:20 pm

Caro Vieira,

Que Deus esteja no seu coração!

No meu colóquio, em nenhum momento afirmei que imortalidade e vida eterna sejam a mesma coisa.

Que Deus o abençoi!
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Mensagem por são vieira Qua Nov 04, 2009 4:04 pm

peço desculpa mas a frase que pronunciou induziu-me a esse raciocinio

"Se não tivesse pecado, Adão não provaria a morte física, pois "foi pelo pecado que o homem contraiu a morte" (Rm 5,12), e desse modo, antes de pecar, ao ser criado por Deus, Adão recebera o dom da IMORTALIDADE."

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Mensagem por fcbalter Qua Nov 04, 2009 6:12 pm

Dons do Espírito Santo de Deus Herz Paz e Bem a Todos

Olhas minhas duvidas estão sumindo aos poucos amsi este é um assunto muito interessante e ainda tem muito a ser discutido porque afinal este topico vai alem da minha dúvida. Vou começar a estudar sobre isso um pouco mais hoje ou amanha e ai contribuirei com o topico também.

Paz e Bem a todos os filhos amados de DEUS presentes neste Forum
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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sáb Nov 07, 2009 2:19 am

No sacramento do Crisma ou Confirmação, recebemos em plenitude os dons chamados INFUSOS, também chamados CRISMAIS, VIRTUDES, ou ainda, DONS DE SANTIFICAÇÃO PESSOAL. Estes dons que recebemos se infundem em nós juntamente com a graça santificante, nos tornando aptos para reconhecer e agir com facilidade as moções do Espírito Santo de Deus em nós.
A graça santificante que o velho homem perdera por causa do pecado nos é devolvida no ato do batismo. Nele, o homem renasce como filho de Deus e se incorpora na Igreja (lumen Gentium 11 / Suma Teológica III, q 63, a2). Pelo batismo o homem é incorporado e regenerado para participar da vida eterna, da vida divina (Unitatis Redintegratio 22). Assim, o batismo nos coloca numa dimensão espiritual de volta para Deus.
Pelo sacramento da confirmação (crisma), o homem é vinculado mais perfeitamente à Igreja e enriquecido de especial força do Espírito Santo, sendo assim, mais estritamente obrigado à fé. Como verdadeira testemunha de Cristo, deve difundir a fé tanto por obras como por palavras (Lumen Gentium 11), ou seja, ganha maturidade na fé, sendo consagrado pela unção para a vida atuante dentro da Igreja como co-responsável pela vida e pelo ministério eclesial, trabalhando pelo reino de Deus.
O sacramento do Crisma vem completar no homem os efeitos do batismo. Daí é que vem o nome de Confirmação. Numa linguagem mais simples, costumo dizer que o batismo caracteriza a "infância espiritual", ao passo que o crisma caracteriza a "maturidade espiritual". Em outras palavras, o batismo nos torna membros da Igreja, enquanto o Crisma nos torna "soldados de Cristo" aptos para a batalha espiritual. Neste sentido, da mesma forma que o soldado de qualquer exército de qualquer nação do mundo possui as suas armas, o "soldado de Cristo", inserido no combate espiritual contra o príncipe do mundo e autor de todo o pecado, tem também as suas armas e, se a guerra que tem que enfrentar é contra o pecado, o pecado se combate com SANTIDADE! Assim sendo, os dons infusos ou crismais, acima de tudo, nos preparam para a santidade. É, portanto, com esta arma que havemos de lutar e de vncer!
CONTINUO MAIS TARDE!
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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sáb Nov 07, 2009 2:47 am

CORREÇÃO:

Estou pedindo desculpas por um erro cometido quando digitava meu ultimo texto. Na ultima frase do primeiro parágrafo, onde está escrito:

"reconhecer e agir com facilidade as moções do Espírito Santo de Deus em nós",

leia-se:

"RECONHECER COM FACILIDADE AS MOÇÕES DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS EM NÓS E AGIR DE ACORDO COM ELAS."

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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sáb Nov 07, 2009 1:40 pm

Os dons crismais estão contidos no ritual do sacramento da Confirmação (Crisma) e na seqüência do Espírito Santo: "Aos vossos fiéis que vivem em oração, cumulai com os sete dons, concedendo-lhes virtude e prêmio". Todos estes dons foram anunciados pelo profeta Izaias: "E descansará sobre ele o Espírito do Senhor: Espírito de sabedoria e entendimento, Espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e piedade, e enche-lo-á do Espírito do temor do Senhor" (Iz 11,2-3). Estes dons, em número de sete, indicam a plenitude da graça que nos é dada pelo Espírito Santo de Deus.

É importante ressaltar que a tradução hebraica da Bíblia apresenta seis dons do Espírito Santo: "khokmah (sabedoria), bimah (entendimento), etsah (conselho), gebourah (fortaleza), da'ath (ciência) e iri'ath Yahveh (piedade e temor do Senhor)" (Iz 11,2-3). Nela, percebemos que a expressão "IRI'ATH YAHVEH" se resume, traduzido para nossa língua, nos dosn de piedade e temor do Senhor.

Na prática, o dom da sabedoria nos confere a graça de buscar as coisas que são do Senhor, não por um saber teórico, mas por um sentimento pofundo que emana do mais íntimo do nosso ser.

O dom do entendimento nos faz compreender e discernir com prudência as coisas que são do Senhor.

O dom do conselho nos faz esco0lher, na prática, o que devemos fazer ou evitar, ou seja, indica o caminho prático que nos leva a perpetuar ou omitir determinados atos.

O dom da fortaleza nos dá a força de vontade que só executa o que aconselha a sabedoria, fazendo com que levemos a cabo as boas obras e esmeremo-nos na sua prática.

O dom de ciência nos confere o conhecimento da lei de Deus, nos tornando aptos para julgar retamente todas as coisas.

O dom de piedade nos convence da necessidade da religião, nos levando a cultuar a Deus como ser supremo, nosso Pai, Senhor e Criador.

O dom do temor do Senhor nos leva a um respeito profundo ao nosso Deus e às coisas do alto, levnado-nos a evitar toda a ofensa para não entristecer o Espírito Santo de Deus.


CONTINUO MAIS TARDE !

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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sáb Nov 07, 2009 4:35 pm

A vivência dos dons do Espírito Santo torna mais fácil o caminho para a santidade, embora isso não signifique que quem recebeu o Espírito Santo com a riqueza dos seus dons não possa mais pecar. Na verdade nunca devemos pecar, mas a nossa natureza de pecadores faz com que facilmente tendamos ao pecado. Os dons do Espírito Santo de Deus são, portanto, meios eficases para que o homem vença o mal fazendo o bem, supere o pecado ao apropriar-se da graça do Senhor.

Estes dons de santificação pessoal devem ser cultivados por quem os recebe. São como uma plantinha que germina no nosso coração e que precisa ser regada, tratada e cultivada, de maneira que, enquanto mais nos esforçarmos por cuidar dela, mais a veremos crescer e produzir em nós os frutos de santidade, os frutos do Espírito Santo, como descreve São Paulo: "O fruto do Espírito é a caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança" (Gl 4,22-23).

Ao contrário, se nos descuidarmos, aos poucos iremos matando a nossa plantinha, de modo que não podemos facilitar, pois com o pecado não se brinca. Às vezes pecamos por brincadeira e acabamos por gostar de pecar, de modo que aquilo que parecia uma brincadeira passa a exercer um senhorio sobre nossas vidas e, como conseqüência, nos tornamos escravos do pecado. Por outro lado, se somos escravos do pecado não podemos agradar a Deus e não podemos restaurar em nós a imagem e semelhança de Deus que nos conduz a uma vida feliz no paraíso celestial. Se somos escravos do pecado, precisamos trocar algo em nossas vidas para nos tornarmos, a exemplo de Maria Santíssima, escravos do Senhor dos Exércitos!

O cristão deve contemplar a Mãe de Jesus e imitar-lhe as virtudes. Ela foi, mais que qualquer criatura, cheia do Espírito Santo, repleta dos seus dons, plenificada de sua graça (Lc 1,28). (Este será o foco do meu próximo colóquio)

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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Nov 08, 2009 4:58 am

Como Maria Santíssima, recebeendo os dons do Espírito Santo, se tornou modelo para os cristãos?
Ao receber a mensagem que o Anjo Gabriel lhe trouxe da parte de Deus, respondeu prontamente, sem duvidar no seu coração: "Eis aqui a escrava do Senhor" (Lc 1,38) e, além de colocar-se na condição de escrava do Senhor, confiou plenamente nas palavras que o anjo lhe proferira, acrescentando: "Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Op. cit).
Maria estava cheia do Espírito Santo de Deus. Estava coberta com a sombra do Onipotente (Lc 1,36) de uma forma tal que o anjo a chamou de "Cheia de Graça" (Lc 1,28), ou seja, no seu coração, nada mais havia a não ser a graça de Deus que a fez diferente de todas as mulheres e preservada de qualquer pecado para assim gerar em suas entranhas aquele que é a santidade suprema, Jesus, o Filho de Deus, o Filho de Maria Santíssima.
Plena do Espírito Santo, Maria Santíssima, mais do que qualquer criatura tanto celestial quanto terrena, viveu a plenitude dos dons infusos, de maneira que, pela sabedoria, Ela cumpriu a vontade de Deus com toda a sua alma e com todo o seu ser; pelo entendimento, Ela discerniu, sem sombra de qualquer dúvida, que aquele anjo veio realmente do Senhor; pelo conselho, Ela escolheu o que devia fazer sem qualquer vacilo; pela fortaleza, Ela levou a sério a proposta de Deus; pela ciência, Ela tomou conhecimento pleno do desejo de Deus a seu respeito, a respeito do seu Filho e a respeito da proposta de salvação para a humanidade; pela piedade, Ela rendeu a Deus um culto de louvor recitando o Magníficat (Lc 1,46-55); e finalmente, pelo temor de Deus, Ela foi fiel até o fim.
Em Maria Santíssima estava, portanto, a plenitude dos sete dons. Deste modo, Ela é o modelo puramente humano e perfeito que temos entre todas as criaturas. Foi pela aceitação do plano do Pai que Ela encarnou Jesus no seu ventre, nas suas entranhas, na sua integralidade.
Adotar ou admitir Maria Santíssima como modelo humano da plenitude dos dons espirituais implica, necessariamente, dentre outros aspectos, a abertura do nosso coração à vontade do Senhor, a confissão do Senhorio de Jesus sobre a nossa vida e o consentimento incondicional à ação do Espírito Santo de Deus em nós.
Desse o Senhor: "Vós vos santificareis e sereis santos, porque Eu sou santo" (Lv 11,44; 1Pd 1,16). A pessoa puramente humana que nos aponta com maior precisão para essa possibilidade é a Maria Santíssima, a Mãe de Jesus e nossa Mãe! Sejamos, portanto, seus imitadores!
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Mensagem por são vieira Dom Nov 08, 2009 5:08 am

é muito interessante o que nos diz o apóstolo Paulo...

1cor.13:8 A caridade jamais se acaba; mas quer haja profecias, desaparecerão; quer línguas, cessarão; quer ciência, desaparecerá.

e de uma coisa tenho a certeza de que estes dons acabaram com o ultimo apóstolo...pois os sinais que manifestam com o espirito foi para demonstrar que aquela recente congregação criada tinha a provação de Deus...hoje não são necessários esses dons milagrosos para firmar quem se tem o espirito santo mas sim os frutos do espirito é que são evidência e se os praticarmos..eis a congregação de Deus.

as escrituras são o unico meio profético que nos temos de guiar

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Mensagem por Yuri07 Dom Nov 08, 2009 10:00 am

Os dons do Espírito não acabaram com o último apóstolo, mas continuam a nos ser dados através do sacramento da Crisma, para nos conduzirem à santidade.

As Escrituras não são o único meio profético, pois podem ser lidas de diferentes formas. E o princípio protestante da livre interpretação da bíblia conduz a isso. Uma prova de que não funciona é a variedade de doutrinas, muitas vezes contraditórias entre as igrejas protestantes. Não podem doutrinas contraditórias estar certas.
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Mensagem por são vieira Dom Nov 08, 2009 2:41 pm

yuri...as escrituras são só uma e dai tira-se a questão que até que ponto as religiões usam plenamente o ensino da biblia e usam tradição e ensinos de homens em detrimento a esta...isso vê-se pelos frutos... ser protestante, católico, ortodoxo...etc... se não se baseiam inteiramente nas escrituras os seus ensinos... para Deus o que conta são os que fazem a sua vontade e não a vontade de homens... e nas escrituras não encontro o termo crisma... que é a confirmação do baptismo... que será ser confirmado?não se foi voluntário...como foi o de Jesus e de qualquer discipulo. atenciosamente

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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Nov 08, 2009 3:55 pm

O apóstolo São Paulo se refere à permanencia do amor (AGAPE) por ocasião da vinda do Senhor. Aí cessarão as linguas, a profecia, a ciência e todos os dons espirituais que são para a edificação do corpo místico de Cristo que é a Igreja, pois nesta volta de Cristo, haverá a ressurreição e o arrebatamento dos salvos, não havendo mais necessidade dos dons, pois aqueles que forem ressuscitados e/ou arrebatados estarão plenamente santificados e gozando da presença do Senhor nos céus. (1Tes 4,13-18)

Afirmar que o uso dos dons espirituais cessou com o ultimo dos apóstolos corresponde a afirmar que não mais existem apóstolos, o que não pode ser verdadeiro, pois a Igreja de Cristo tem uma sucessão apostólica que seguirá seu curso até a volta de Jesus. Tal afirmação contesta a palavra de Jesus que prometeu o Paráclito (Espírito Santo de Deus) para ficar eternamente na sua Igreja como Mestre da Verdade, Consolador e Doador dos Dons (Jo 14,15-26), de uma forma tal que São Paulo nos estimula a buscar incessantemente os dons espirituais para a edificação da Igreja. Se trata, portanto, da negação da terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo de Deus.

É certo que algumas denominações tomaram o dom da profecia não para edificar, exortar e consolar (1Cor 14,3), mas para fazer vãs previsões sobre o fim do mundo, o futuro, o armagedon, a derrocada do cristianismo, o fim dos tempos para os gentios, a destruição de todas as formas de governo dos povos e nações, dentre tantos outros supostos fatos (VER: Whith H.G. O Conflito dos Séculos, p. 321-642; Torre de Vigia. Finished Mystery, p.258-485; Qualified To Be Ministers, p. 300; The Time Is At Hand, p. 76-101). Estes escritos contêm "profecias" inerentes ao fim do mundo que não se cumpriram no tempo predito e que, ignominiosamente, são redefinidas e remarcadas por tantas vezes quanto seja necessário, de acordo com os "profetas" que as monitoram. Estas profecias não eram sequer para existir e têm que cessar mesmo, pois provam a falsidade de uma "religião" e o surgimento de uma seita.

Jesus nos ensinou que "Quanto aquele dia e aquela hora, ninguem o sabe, nem mesmo os anjos dos céus, mas somente o Pai" (Mt 24,36).

Peço desculpas aos participantes e visitantes por, no sentido de responder a esta questão, ter me desviado um poco do foco do tópico, do seu objeto de estudo.

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Mensagem por são vieira Dom Nov 08, 2009 4:21 pm

sr.flávio... a apóstasia realmente é feroz...a derrocada do cristianismo?
que nunca tal aconteça...
as profecias biblias se cumprem ao pormenor mesmo que não as aceitem... como nos dias de Noé... mateus 24:3-42, 2 pedro 2: 4-6, 2timoteo 3:1-5, 12...
e Jesus deu o conselho...manter vigilância... em breve a vontade de Deus será feita plenamente na terra e, sim, ai daqueles que não praticam o que é justo e que alegria terão os justos... salmos 37:9-11, 29... vejam os textos e transportem para a realidade que vivemos e vejam se não é profecia...

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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Nov 08, 2009 5:15 pm

Meu Caro Vieira,

Desculpe-me, mas não dá para entender !

Às 6:08 a.m. de hoje você escreveu afirmando que tem certeza que os dons espirituais acabaram com o ultimo apóstolo e às 5:21 p.m. escreveu o contrário afirmando o dom da profecia !

Desta forma, percebe-se um tremendo equívoco.

Com relação aos textos citados na minha mensagem 47, volto a repetir que "Quanto aquele dia e aquela hora, ninguem o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai" (Mt 24,36)

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Mensagem por são vieira Dom Nov 08, 2009 7:01 pm

profecia biblica ninguém a pode apagar...sr.flávio mas tem de se cumprir assim como está escrito e como um dos próprios profetas disse só iriam ser entendidas no tempo do fim...como Daniel. se não me fiz entender neste ponto peço desculpa....

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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Nov 09, 2009 5:27 am

Percorrendo a história da Igreja, podemos perceber que no seu início havia de forma constante muitas manifestações dos carismas ou dons do Espírito Santo. Facilmente percebemos a diversidade dos carismas que se constituiu na maior manifestação do poder de Deus naquela época, de modo que todos ficavam maravilhados com os milagres, sinais e prodígios que aconteciam e que se perpetuarão até a volta gloriosa de Jesus.

São Paulo nos ensina detalhadamente a respeito dos carismas e nos mostra como discipliná-los para formar a Igreja enquanto comunidade e povo de Deus. Ele nos ensina sobre os dons efusos, também chamados dons de serviço ou dons de formação e aperfeiçoamento dos ministérios na Igreja (VER: Rm 12,6-8; 1Cor 12,4-11.28).

Por outro lado, devemos levar em consideração que o maior dom do Espírito Santo é o amor, a caridade, o dom que jamais acabará (1Cor 13,1-13), e que todos os dons do Espírito Santo têm sua utilidade para o crescimento e para a edificação do corpo místico de Cristo que é a sua Igreja. Assim, nos ensina São Pedro Apóstolo: "Como bons dispensadores das diversas graças de Deus, cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu" (1Pd 4,10).

Enquanto os dons infusos têm um caráter particular de edificação pessoal voltado para a santificação do indivíduo,os dons efusos têm um caráter necessariamente coletivo, ou seja, mesmo que edifique o indivíduo de forma particular, edifica, acima deste, toda a comunidade eclesial.

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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Nov 17, 2009 5:28 am

OS CARISMAS SÃO PARA O APERFEIÇOAMENTO DOS MINISTÉRIOS NA IGREJA
O livro dos Atos dos Apóstolos narra que "Paulo e Barnabé se demoravam alí (em Icônio) por muito tempo, falando com desassombro e confiança no Senhor, que dava testemunho à Palavra de sua graça pelos milagres e prodígios que Ele operava por mãos dos apóstolos" (At 14,3). Em outras palavras, o Senhor confirmava com milagres, sinais e prodígios a Palavra que os apóstolos anunciavam. Dessa forma, o ministério da pregação do Evangelho era aperfeiçoado de forma que, ao verem estes sinais que acompanhavam a pregação dos apóstolos, muitas pessoas passavam a crer em Jesus e se tornavam cristãs.
Essa pedagogia deve ser observada também na vida de Jesus. Assim, quando os judeus se escandalizaram e afirmaram que Ele não podia perdoar pecados, Jesus retrucou com um milagre: "Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te - disse ao paralítico - toma o teu leito e volta para a tua casa" (Mt 9,6), o que de fato aconteceu, pois o paralítico levantou-se aos olhos de todos de modo que tal milagre confirmou a autenticidade das palavras de Jesus.
Assim, o Senhor não falha para conosco. Se decidimos ser seus apóstolos ou discípulos, devemos ter a certeza de que nos momentos em que nos puserem à prova, Ele nos será favorável e os seus sinais acontecerão. Aíás, muitas vezes nem é preciso que sejamos colocados à prova, pois o Senhor sempre realiza os seus sinais e os seus prodígios para que os que nos escutam, para que, vendo as bênçãos que acontecem, creiam na Palavra do Evangelho que anunciamos. Afinal, Jesus não falha no cumprimento das suas promessas. Ele prometeu! Ele cumpre!
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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Nov 17, 2009 6:16 am

OS CARISMAS E A FORMAÇÃO DOS MINISTÉRIOS NA IGREJA
Os carismas formam a Igreja hierarquicamente. "Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas" (1Cor 12,28), conforme nos ensina São Paulo Apóstolo.
Na Carta aos Romanos, ele orienta a ação dos carismas segundo a sua natureza com todo o zelo e devoção possíveis: "Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi concedida. Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; aquele que tem o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui esmolas, faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce misericórdia, que o faça com afabilidade" (Rm 12,6-8).
Na Carta aos Efésios, São Paulo nos fala sobre sobre o aperfeiçoamento e a maturidade do Corpo Místico de Cristo que é a Igreja: "A uns Ele constituiu apóstolos; a outros, profetas, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa a construção do Corpo Místico de Cristo (A IGREJA), até que todos tenham chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirem o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo, para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopre de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. Mas pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a Cabeça, Cristo. É por Ele que todo o corpo, coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme o carisma que lhe é próprio, efetua esse crescimento, visando a sua plena edifica~ção na caridade" (Ef 4,11-16).
São Paulo nos deixa muito clara a importância dos carismas na Igreja, obedecendo uma ordem hierárquica e organizada de acordo com as peculiaridades de cada cristão (vocação ou chamado), de maneira que, na diversidade, possa promover a UNIDADE enquanto instituição (IGREJA) em matéria de fé, de doutrina e de comunhão e participação efetiva como MEMBROS INTIMAMENTE UNIDOS ENTRE SI POR CRISTO, COM CRITO E EM CRISTO.
Assim a Igreja de Cristo deve ser edificada.
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Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qui Nov 19, 2009 4:39 am

CARISMAS DE CONHECIMENTO
São carismas através dos quais o Senhor nos faz conhecer os desejos do Espírito Santo de Deus, movendo-se em nós intimamente, secretamente, e nos dando uma convicção de que Ele nos fala ao coração, mostrando no mais profundo do nosso ser a maneira como devemos agir para ajudar aos irmãos, para assistir melhor a comunidade dos cristãos, a partir de onde o Senhor quer agir na vida de alguem que necessita de conversão, de salvação, de exortação e de consolação, dentre outras graças: "Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos segundo Deus" (Rm 8,26-27).
Em outras palavras, o Espírito Santo de Deus coloca em nossos corações, quando oramos por nós mesmos ou pelos outros:
1. Palavras de Sabedoria e Palavras de Ciência: "A um é dada pelo Espírito uma Palavra de Sabedoria; a outro, uma Palavra de Ciência, por esse mesmo Espírito" (1Cor 12,8). Estes dons nos dão o conhecimento pleno do desejo de Deus em uma dada situação, em um dado momento. Muitas vezes a Palavra de Ciência nos revela algo por meio de um sentimento interior ou através de uma visualização. Por sua vez, a Palavra de Sabedoria nos mostra instantaneamente como devemos falar em um dado momento ou situação para expressar a vontade de Deus na revelação de uma Palavra de Ciência, no esclarecimento de uma dúvida e na exposição de uma verdade, dentre outros aspectos.
2. Profecias: "A outro é dado o dom da profecia" (1Cor 12,10). "Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o em conformidade com a fé" (Rm 12,6), para edificar, para exortar, para consolar a comunidade dos cristãos, podendo essas profecias aparecerem em vernáculo ou em línguas estranhas que necessitam de interpretação das línguas (1Cor 12,10) e devendo serem confirmadas de acordo com as Sagradas Escrituras.
3. Discernir os espíritos: "A outro, o discernimento dos espíritos" (1Cor 12,10). O Espírito Santo de Deus nos faz conhecer a procedência das diversas manifestações pelo discernimento dos espíritos, se tais manifestações são divinas, humanas ou diabólicas.
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