Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!!

4 participantes

Ir para baixo

anglicanos - Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!! Empty Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!!

Mensagem por M.Levi Ter Out 20, 2009 8:36 pm

Acaba de passar no Jornal Nacional de que o Vaticano aceitou a conversão de milhares de anglicanos casados e com sua particularidades na Igreja Católica. Três questões: A primeira, para nós, isso não é nenhuma novidade, o processo é longo e já havia sido discutido há tempo ( A correspondente da globo, afirmou que foi uma surpresa). Segundo, só pra citar o mais famoso o magnífico cardeal Newman era anglicano e casado e foi aceito na Igreja Católica no século XIX, dentre outros muitos casos. E finalmente terceiro - Não era esse tal Bento XVI um sinal de atraso, ortodoxo, tradicional, conservador e etc ( Detalhe, quis ser EXTREMAMENTE IRÓNICO).... Ahhhh eu não aguento!!!!!


Lembrei que havia lido a uns 4 anos atrás um texto muito bom relacioando a questão do conservadorismo e da tradição ligada á Bento XVI, consegui achar o texto no meu email do gmail que quase não uso. Vale muito a pena ler.

"Desde o momento em que cardeal Joseph Ratzinger se tornou o Papa Bento XVI pela escolha quase unânime de seus pares, opiniões elogiosas a seu respeito não cessaram de serem emitidas em todo mundo. No Brasil, porém, não tem faltado criticas ao sucessor de João Paulo II, especialmente da parte de teólogos da Libertação ou “comunistas místicos” (usando uma expressão de Umberto Eco), e também de setores da mídia, notadamente de alguns âncoras que na TV insistem em chamar o novo pontífice de conservador num acento extremamente negativo.

Essas atitudes fazem lembrar a última campanha presidencial nos Estados Unidos quando entre nós, em ritmo de Copa do Mundo, torceu-se pelo candidato Kerry que encarnou o bem, contra o presidente Bush, personificação do mal. Parecia que a votação seria aqui, competindo aos brasileiros eleger o presidente norte-americano. Ao final a frustração quando Bush foi reeleito. Agora a decepção pode ter sido maior, pois se acentuou o elemento nacionalista/petista. Torceu-se por um companheiro cardeal, amigo do presidente Luiz Inácio e apontado, naturalmente de forma equivocada, como um dos mais fortes candidatos ao trono papal. Em ambos os episódios foi óbvia a manipulação da opinião pública, sendo que a eleição de Bento XVI se configurou em nova derrota no plano internacional para o governo petista. Se D. Cláudio Hummes tivesse ganho, quem sabe dona Mariza Letícia mandaria apagar aquela velharia de Michelangelo do teto da Capela Sistina e no mesmo lugar mandaria pintar, juntamente com o símbolo do Coríntias, uma grande e rutilante estrela vermelha do PT. Ficaria assim quebrado o estilo conservador da Capela.

Sobre as críticas ao novo Papa, impressiona a má fé ou a ignorância. Primeiro a mídia enalteceu João Paulo II e concentrou por dias a fio os noticiários em sua doença, morte e funeral. Mas, Bento XVI, que sempre se identificou com as idéias do papa polonês, o grande combatente do comunismo na Polônia, está sendo apontado como o conservador e linha-dura, o que soa tão pejorativamente quanto, por exemplo, neoliberal, uma espécie de xingamento que a esquerda costuma usar para designar aqueles que não rezam pelo seu credo e que, portanto, seriam atrasados e reacionários. Acontece, porém, que a Igreja sempre foi conservadora no sentido de defender valores morais e, assim, se torna incoerente a ênfase no “conservadorismo” do papa Bento XVI.

Por outro lado, o irmão leigo frei Betto, expoente de comunista místico, referindo-se à “Igreja brasileira” disse temer que Bento XVI atrapalhe os movimentos sociais no País. Já o ex-frade franciscano, Leonardo Boff, afirmou que lhe vai ser difícil amar o novo papa.

Certamente frei Betto sabe que não existe Igreja brasileira, pois a ecclesia é universal. Com relação a movimentos sociais, se é ao MST que o bom frei se refere, é bom lembrar que essa organização é um embrião adaptado ao Brasil das Farc ou do Sendero Luminoso, sendo que o mentor dos chamados sem-terra, João Pedro Stédile, já anunciou aos quatro ventos que reforma agrária é assunto superado, lhe interessando a implantação no Brasil da utopia comunista ultrapassada que fracassou em todo mundo. Desse modo, será mesmo difícil o apoio do papa ou de qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento e bom senso aos sem-terra ou com-terra.

Quanto a Leonardo Boff, eminente teólogo da libertação, melhor seria se recolher de novo ao silêncio obsequioso que lhe foi presenteado pelo cardeal Joseph Ratzinger, pois se ainda é católico lhe compete menos amar e mais obedecer às doutrinas, preceitos e dogmas exarados pelo Santo pontífice. E mais coerente seria para clérigos e católicos insatisfeitos com a manutenção de certas normas de conduta ditadas pela Igreja, deixar a religião com a qual não concordam ao invés de simular seguí-la.

Ainda sobre “comunistas místicos” da libertação (ou da liberalidade) convém indagar se não seriam eles os conservadores. Afinal, depois de sincretizar numa estranha mistura Jesus e Marx, ainda defendem ditaduras de esquerda que podem ser tão ou mais terríveis do que as de direita, nas quais houve - e ainda há nas que restam, como a cubana - o terror, o baixo nível de vida, a ausência de liberdade, a negação dos direitos humanos e da democracia.

Em suma, é importante indagar se a “Ecclesia Pauperum” é realmente voltada para o progresso ou para o atraso, se trará a salvação para os pobres ou os manterá na pobreza. Seria bom se os católicos refletissem sobre esses aspectos diante das críticas que se fazem no Brasil ao papa Bento XVI. Mesmo porque, O “reino de Deus” na terra, proposto pelos comunistas místicos, até agora não conseguiu se converter no paraíso perdido. Muito pelo contrário."



Maria Lucia Victor Barbosa - Revista Jus Vigilantibus, Segunda-feira, 25 de abril de 2005
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 41
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

anglicanos - Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!! Empty Re: Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!!

Mensagem por Ju Maria Ter Out 20, 2009 10:11 pm

Oi Levi!

Na hora que eu ouvi a notícia no JN, pensei logo no fórum e em um dos tópicos criados por você que fala sobre isso. E a sua frase

...para nós isso não é nenhuma novidade...


Foi exatamente no que eu pensei a respeito.

Acho que a imprensa só deu essa importância porque queria criar uma certa "polêmica" entre nós católicos. Não sei se você percebeu, mas eles enfatizaram bastante a questão de aceitação de padres casados...

Ah, muito bom o texto que você postou!! Acho que o que eu disse acima tem a ver com ele também...

Obrigada por nos trazer tantas coisas interessantes!

= ]

Fique com Deus!!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

anglicanos - Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!! Empty Re: Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!!

Mensagem por Alan Qua Out 21, 2009 4:13 pm

Também não é novidade ver a mídia ( no caso representada pela Rede Globo) manipulando informações para seu sensacionalismo barato. Como diz um amigo meu "Não tem coisa mais maligna nesse mundo do que a Rede Globo"

Paz e Bem

Alan
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

anglicanos - Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!! Empty Re: Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!!

Mensagem por Pe. Anderson Qui Out 22, 2009 1:07 pm

Caros amigos,

Temos que agradecer muito a Deus esse grande dom da unidade que o Espírito Santo concede aos cristaos. Certamente a volta dos anglicanos à Igreja Católica nao é nenhuma novidade, está ocorrendo desde a conversao do Cardeal Newman, passado por Chesterton e pelos maiores escritores do final do século XIX ao século XX.

Agora tenho que publicar aqui outra notícia semelhante. Há aproximandamente um mes, o arcebispo católico de Moscou, Pablo Pezzi (italiano) disse que a uniao entre católicos e ortodoxos pode acontecer a qualquer momento, até mesmo nos próximos meses! Ponho aqui um trecho da entrevista (infelizmente só está em italiano.)

«La riunificazione tra cattolici e ortodossi, la fine dello storico
scisma, la comunione spirituale della cristianità potrebbe accadere
presto, anche nel giro di qualche mese. In fondo siamo stati uniti per
mille anni. Poi per altri mille siamo stati divisi. Ora il cammino di
riavvicinamento è al culmine: il terzo millennio della Chiesa potrebbe
cominciare all’insegna dell’unità. Ormai non ci sono più ostacoli
formali; tutto dipende dal reale desiderio di comunione. Da parte
nostra, della Chiesa cattolica, il desiderio è vivissimo».

Mais detalhes: http://www.tracce.it/default.asp?id=344&id_n=12007

Que grande alegria isso nos dá. Se o primeiro milênio foi o século da unidade (relativa unidade) e o segundo milênio do cristianismo foi marcado pelas dolorosas separaçoes, ou "dilaçeraçoes do corpo de Cristo", como diz nosso Papa, pareçe que o terceiro Milênio cristao será o milênio das reconciliaçoes, o período da comunhao na Igreja! Rezemos para que isso seja realmente assim. Lembremos que Cristo pediu isso ao Pai na véspera da sua paixao e que a unidade é um dom do Espírito Santo: "que todos sejam, como tu, Pai, e eu somos um" (JO 17).

Agradeçemos a Deus o nosso amado Papa, que desde o início do seu Pontificado tem trabalhado incessantemente (e com discreçao) pela causa do Ecumenismo. Rezemos sempre por ele.

Um grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

anglicanos - Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!! Empty Re: Papa aceita ingresso de anglicanos casados na Igreja Católica, como se isso fosse uma novidade !!!!!!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos